Economia não aceita photoshop, Dilma.

A única esperança do PT é que o ministro da Marquetagem Eleitoral, João Santana (ao fundo) consiga pintar um quadro de fantasia e ilusão no horário eleitoral, recuperando a imagem da Presidente da Maquiagem.

A safra de dados econômicos negativos divulgados no dia de ontem, unida com os números da pesquisa Datafolha, mostra que a até então inesgotável capacidade de tentar resolver a crise com factóides, demonstrada por Dilma Rousseff nos últimos três anos, acabou.  O governo esperava rolar a crise econômica com a barriga até setembro, quando a reeleição, teoricamente, estaria encaminhada.

Ontem foram divulgados três indicadores preocupantes, reforçando previsões de que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2014 crescerá apenas um pouco acima de 1%, ante os 2,5% do ano passado. A renomada consultoria Tendências já prevê um pibinho de 0,6%!

Primeiro, o indicador de atividade econômica calculado pelo Banco Central (IBC-Br) registrou em maio o pior desempenho dos cinco primeiros meses do ano, uma retração de 0,18% na comparação com abril. A queda foi puxada pelo fraco desempenho da indústria e do comércio.

Em segundo, o Ministério do Trabalho informou que a criação de empregos formais foi a menor para um mês de junho desde 1998 --foram geradas 25.363 vagas. No primeiro semestre, foram 588.671 novos postos com carteira assinada, menor saldo para esse período do ano desde 2008 (397.936 vagas). Em relação a junho do ano passado, a queda passa de 100.000 empregos.

Por fim, o setor de serviços, segundo dados do IBGE, registrou em maio a segunda menor taxa de crescimento na série do instituto. Sem descontar a inflação, o faturamento cresceu 6,6% na comparação com maio de 2013, maior apenas do que os 6,2% de abril. Considerando a inflação em 12 meses, o avanço foi quase nulo. A expectativa é que a Copa tenha impulsionado o setor em junho e julho. O problema é que a indústria tende a piorar no período exatamente por causa do torneio.

Analistas avaliam que a economia possa esfriar ainda mais em junho. Então ainda não chegamos ao fundo do poço? A consultoria LCA espera queda de 1,5% em relação a maio no indicador do BC. A consultoria Rosenberg também afirma ser provável recuo próximo de 1%.

O pânico toma conta da campanha de Dilma Rousseff, porque não há mais mágica a fazer na economia. O estrago foi produzido durante um governo inteiro que preferiu maquiar, manipular e usar a contabilidade criativa para enganar o eleitor, esquecendo que a vida no supermercado é real. Não tem photoshop que resolva.

Os dados da inflação oficial ainda tentam mascarar o aumento do preço dos alimentos para além de dois dígitos, tentando convencer a dona de casa que houve um recuo dos preços de alimentos. Não há mais confiança em recuperação econômica e as expectativas da população quanto ao futuro caem a cada dia. 

Ao  governo resta torcer que a piora no mercado de trabalho não seja tão forte antes de setembro, reduzindo impactos negativos para a reeleição da atual presidente. Mas uma outra grande dúvida é sobre a extensão da conta negativa do pós-Copa. A indústria seguirá demitindo, ainda não sendo possível avaliar como serão as demissões de trabalhadores temporários contratados para o torneio.

O ritmo fraco da economia foi determinante para que  o BC mantivesse inalterada a taxa de juros, em 11% ao ano. No mercado, já há especulações de que o BC poderia reduzir os juros nas próximos reuniões. Corremos o risco de ainda ver um governo agindo no limite da responsabilidade para tentar reeleger Dilma. Se eles já fazem o diabo na internet, também podem querer fazer o diabo na economia. 

12 comentários

Coronel,

- "Oi, muito prazer. meu nome é Inflação, mas pode me chamar de Dillma"!! Afinal, só assim para eu subir na pesquisa(de preços)"!

Coronel, a Classe Média de 1,5 s.m. já se deu conta do estrago na mesa que a "Dillma" vem causando.

A "Dillma" não permite mais a Classe C chegue no final do mês!!

JulioK

Reply

estou batendo palmas - a perda do titulo de campeão do mundo no futebol, já deu o início e agora a descida do canavial da economia, fortalece a cada dia o prenúncio de uma derrota da dona presidenta. Bem feito para ela - em vez de governar este Brasil - ela só se preocupa em se re eleger - para que? eu pergunto. 0 país já está a beira do abismo - só falta um empurrãosinho.

Reply

Essa brutamontes não serve para comandar uma panela, quanto mais o país. Ver suas fotos é um castigo, ela é muito desagradável.

Reply

e ainda tem os 7x1 !!!

Reply

Acabo de ouvir uma entrevista com o Mauro Paulino na qual ele explica os resultados da pesquisa Datafolha. Segundo ele os resultados estão diretamente ligados ao fracasso da seleção na Copa e não nos problemas da economia. Isto pode ser verdade se verificarmos que boa parte dos brasileiros não tem medo de perder o emprego. Obviamente que na toada que nossa economia vai, isto vai acontecer (perder o emprego) vai acontecer para muita gente e com reflexos danosos para a campanha da Dilma. Ai como vc diz nem o marketing mentiroso e criativo dará conta do recado.

Reply

Dilmentira cai e a Bolsa dispara.

Clico em sites na internet e encontro isso:

Mais 4 Anos de PT?
empiricus.com.br/Ações_Seguras
Saiba Como Proteger seu Patrimônio em Caso de Reeleição da Dilma.

Tá feia a coisa. Quer dizer, tá bonita a coisa, e ficando linda.

Fora Dilma, fora PT!

Reply

efeito datafolha..Bolsa toda verdinha agora pela manha...

Reply

Coronel,
o pibinho será negativo, como há muito venho insistindo. Somente os "especialistas" viviam mostrando 3,5% e foi caindo aos pouquinhos. Estão a serviço da quadrilha.

Reply

Iniciemos aqui uma campanha pra calar de vez a boca dos petralhas.
Ao discutir com eles, ao vivo e em ambience virtual, apenas dizer:
QUERO UM LÍDER PADRÃO ANGELA MERKEL
e
QUEREMOS HOSPITAIS, ESCOLAS, TRENS, ÔNIBUS, FÁBRICAS E ECONOMIAPADRÃO ALEMANHA
E
QUEREMOS UM TIME PADRÃO JOACHIM LÖW
Garantido para escorraçar concentrações de petistas e MAVs

Reply

Isso é só o começo. Vai piorar ainda muito mais. Pegue somente um indicativo negativo: suas compras no supermercado cada dia estão mais caras. Fora o resto........contas água, luz, etc e tal!*

Reply

Como assim? A COPA não ia gerar milhares de empregos? Desde 198?

Iiiiiiiii... a culpa será já de FHC!

Reply

Ah! Esqueci!

É que quem trabalhou na Copa foi volun-otário!

Reply