Como este blog antecipou, o "dossiê do aeroporto", produzido pela Folha para o PT atacar Aécio, era uma grande mentira.

Nota Oficial 1

Com relação à reportagem “Governo de Minas fez aeroporto em terra de tio de Aécio”, publicada na Folha de S.Paulo em 20 de Julho de 2014, a Coligação Muda Brasil lamenta os equívocos contidos no texto e esclarece que:

Ao contrario do que foi publicado, “o Governo do Estado não construiu aeroporto em terra de tio de Aécio”. O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo portanto o investimento publico em área privada afirmado no título da reportagem.

De forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado na reportagem como dono do terreno.
Não se trata também de construção de um novo aeroporto, mas de melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de 20 anos no local, realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado.

O senador Aécio Neves não é proprietário da fazenda da Mata, no município de Cláudio, em Minas Gerais. O imóvel é de propriedade do espólio da avó da Aécio, Risoleta Neves —portanto, pertence aos três filhos dela. A fazenda está há cinco gerações na família. A bisavó do senador nasceu no local.

A documentação para homologação do aeroporto foi enviada à Anac em 22 de julho de 2011. Assim como vários outros aeroportos no Estado, aguarda a conclusão do processo.

Nota Oficial 2

Todos os aeroportos do país pertencem à Secretaria Nacional de Aviação Civil. Em maio de 2014, a Secretaria assinou convênio com o governo de Minas transferindo a jurisdição do aeroporto para o Estado.
Não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio como insinua a reportagem. O ex-proprietário não concordou com as bases da desapropriação definidas pelo Estado e luta até hoje na Justiça contra elas. Até hoje ele não recebeu nenhum centavo.

Todas as atitudes do governo de Minas Gerais referentes ao aeroporto de Cláudio se deram dentro da mais absoluta transparência e lisura.

É também lamentável que a reportagem não tenha registrado que aeroportos locais (que não possuem voos comerciais) ou pistas de pouso fechadas são prática comum em aeroportos públicos, no interior do país, como forma de evitar invasões e danos na pista que possam oferecer riscos à segurança dos usuários. Ao ignorar esse fato, a reportagem deu a entender que o acesso à pista feito de forma controlada no município de Cláudio constitui algum tipo de exceção.

Em 2003, o governo do Estado lançou o Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero-MG), com objetivo de fortalecer a infraestrutura dos aeroportos públicos do Estado. Nos últimos anos, o Governo do Estado de Minas Gerais tem investido na construção e em melhoramentos de aeroportos em todo o território mineiro. Esses aeroportos são classificados nas categorias “regional” e “local”. O aeroporto do município de Cláudio (MG) pertence à última categoria, de forma similar a cerca de 85% dos aeroportos públicos do Estado.

Os aeroportos regionais recebem investimentos de apoio à aviação comercial. Os aeroportos locais têm como objetivo apoiar a aviação de pequeno porte, com a finalidade principal de atendimento a ações nas áreas de segurança e saúde e de apoio a atividades econômicas locais.

Cláudio é um próspero município da região centro-oeste de Minas Gerais. A cidade é conhecida por seu grande pólo de fundições e metalúrgica, considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina. Destacam-se a produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido e outros. Mais de 100 empresas do setor atuam na cidade. Apenas em 2014, foram formalizados junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) novos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no município.

O programa ProAero previu um aeroporto local de pequeno porte no município. A escolha da área se deu por critérios técnicos, não tendo interferido na decisão o fato do proprietário à época ser ou não ser parente do então governador. Já havia no terreno em questão uma pista de pouso construída há 20 anos, o que tornaria a obra muito mais barata. Prevaleceu exclusivamente o interesse público.

Em outra hipótese, o Estado teria buscado uma outra solução mais cara para os cofres públicos apenas para evitar que a obra fosse feita em terreno cujo proprietário tivesse laços de parentesco com o então governador. Nessa hipótese, os agentes públicos poderiam, inclusive, ser acusados de improbidade administrativa, pois teriam deixado de pensar na melhor solução para o erário público apenas para não contrariar os interesses particulares de um parente do governador que não queria ter sua área desapropriada.

O ex-proprietário do terreno não concordou com as bases da desapropriação definidas pelo Estado e luta até hoje na justiça contra elas. O governo estadual agiu com rigor e seguiu todos os trâmites legais para garantir a melhor solução para o Estado. Prova disso é que os interesses de um parente do governador na época foram contrariados para que prevalecesse o interesse público.

O aeroporto do município de Cláudio (MG) é de uso público e, assim como outros, aguarda a conclusão do processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cujo início se deu em 22 de julho de 2011. No país, todos os aeroportos estão subordinados à Secretaria Nacional de Aviação Civil. Em maio de 2014, a Secretaria transferiu a jurisidição do aeroporto ao Estado de Minas Gerais.

14 comentários

é, Aecio vai precisar acionar mais do que o acesso ao arquivo do governo do estado para desmentir as matérias da Bolha...

parece que nada na matéria corresponde a verdade...

portanto, a Justiça esta ai para reparar esse tipo de "erro"...

e se não for pra cima dessa gente, da próxima eles fazem pior...

mas essa conversinha de bolar factoides levantando a bola para os petista chutarem, sinceramente, não vai funcionar com Aecio...

a denuncia é tao irrelevante que chega a dar pena da petralhada, que nao tem nada mais a se agarrar para combater Aecio do que mentiras e calunias...

Reply

Corona, enquanto isso Lulinha (o meu guri) aquele que teve o enriquecimento mais célere e ilícito da historia deste país continua intocável.

Reply

Coronel,

Replicado por ZH(RS) mesmo depois de saberem dos documentos desmentido a F.S.P.

A mesma ZH que NÃO divulgou o resultado do 2o.Turno para Governador no RS.

A guerra começou!!

JulioK

Reply

RA publicou mais alguns documentos que desmentem a questão.

ÁREA EM QUE SE CONSTRUIU AEROPORTO JÁ TINHA SIDO DESAPROPRIADA

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/area-em-que-se-construiu-aeroporto-ja-tinha-sido-desapropriada/#comments


Chris/SP

Reply

A uol colocou ontem de manhã uma chamada de capa com essa reportagem, depois sumiu com ela. O PSDB tem de processar esses portais de notícias e exigir direito de resposta...

Reply

Não tem jeito Coronel, a vagabundagem petralha vai gerar notícias falsas o tempo inteiro. É bom estarmos preparados para isso.

Reply

https://www.facebook.com/fmello3

Reply

A Folha de São Paulo tem obrigação de publicar estas verdades com o mesmo destaque que foi dado através do tal jornalista embusteiro.

Reply
Antonio Zanato Sobrinho mod

OS 'ALOPRADOS' DO PT ESTÃO PONDO OS FOCINHOS E AS PATAS SUJAS DE CORRUPÇÃO A MOSTRA. ELES ESTÃO DESESPERADOS. FOI BOM O AÉCIO COM SUA ASSESSORIA, TORNAR ESTA RESPOSTA EM PÚBLICO COM PROVAS DE LISURA. CABERIA UM PROCESSO A FOLHA DE SÃO PAULO.

Reply

Coronel
Aécio tem a OBRIGAÇÃO de ir já à justiça.Tem que matar essas iniciativas no nascedouro. NADA DE NOTINHAS OFICIAIS.Processo no petralinha da dataenem.Exigir o mesmo espaço, imediatamente e divulgar maciçamente essa iniciativa

Reply

O sujeito tem cara de petralha...

Reply

Na semana passada, vazaram dois fatos ligados a este: que Dilmá telefonou do Planalto para um celular identificado como de José Dirceu, aquele que foi condenado pelo STF como chefe da quadrilha que roubava o Brasil.

O outro, que após este telefonema (não se sabe ainda quantos dias), o reeducando José Dirceu saiu de Brasília às escondidas e voou para SP em um jatinho fretado.

Agora já sabemos o motivo. Acione suas fontes nos meios militares, a coisa está fervendo do Alto Comando das FFAA, que não sabem o que fazer.


Lanterna.

Reply

É meus caros, daqui até as eleições vai aparecer tanta sacanagem que até Deus vai duvidar. No entanto não podemos esmorecer nem desanimar, é ganhar ou ganhar estas eleições, sob pena de afundarmos nesse regime comunista maldito que querem instalar em nosso país.

Reply

Caro Lanterna, 21 de julho de 2014 17:24

não entendi...
Um golpe? Cuba vai nos invadir de vez?
Montes de dólares vindos de lá nas malas de Raul Castro para pagar o PCC? Pagar haitianos?
Comprar armas?

Flor Lilás

Reply