20 anos de Plano Real. O que o PSDB construiu em 8 anos, o PT está destruindo em 12 anos. É hora de começar de novo.

Em junho de 1994, período em que foi lançado o Plano Real, o Brasil teve uma inflação de 46%. Era o resultado de 30 anos de descalabros que foram resumidos por Joelmir Betting com a seguinte conta:

“Aqui jaz a moeda que acumulou, de julho de 1965 a junho de 1994, uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento. Sim, inflação de 16 dígitos, em três décadas. Ou precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%. Dá para decorar? Perdemos a noção disso porque realizamos quatro reformas monetárias no período e em cada uma delas deletamos três dígitos da moeda nacional. Um descarte de 12 dígitos no período. Caso único no mundo, desde a hiperinflação alemã dos anos 1920.”

Esta foi a guerra vencida pelo PSDB, sempre com a oposição ferrenha do PT, que lutou e sabotou o Plano Real o quanto pode. E que só chegou ao poder num momento de grave crise mundial, que impactou especialmente os países emergentes. Chegando ao poder, Lula, o inimigo número 1 do Real, passou a segui-lo rigorosamente, utilizando os seus fundamentos para que o Brasil retomasse o crescimento. 

Hoje, o que o PSDB passou 8 anos construindo e defendendo, está sendo ameaçado pela gestão incompetente e desastrosa de Dilma Rousseff. A estabilidade está ameaçada. O crescimento está comprometido. A economia patina. A corrupção toma conta do Estado. As soluções desesperadas do governo federal, visando apenas a reeleição, estão destruindo uma conquista de todos os brasileiros. A matéria abaixo é de O Globo.

Passados 20 anos do Plano Real, os números da economia mostram o Brasil com inflação alta de Terceiro Mundo e crescimento baixo de país desenvolvido. Ao cruzar os dois indicadores com os de 32 países de América Latina, Brics (além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Tigres Asiáticos (Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan) e desenvolvidos, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, encontrou a sétima maior inflação acumulada de 1995 a 2013, de 275,4%, mesmo com a estabilização — o que representou taxa média anual de 7,2%, pouco acima da expectativa de inflação do mercado para este ano, de 6,46%. 

Na América Latina, o Brasil só perde para Venezuela e Colômbia. No ranking de crescimento, o Brasil cai para o meio da lista. Está na 15ª posição, com média de expansão de 3%.

— O que essa tabela mostra é que, em termos de crescimento econômico, o Brasil tem característica de país desenvolvido (países maduros que crescem mais devagar). Já a inflação revela problema crônico de país de Terceiro Mundo. Podemos sintetizar o problema pelo custo Brasil, colocando no preço as nossas deficiências estruturais, como logística, mobilidade urbana caótica, burocracia, tributação complexa e excessivamente elevada.

‘CUSTO BRASIL AFUGENTA CRESCIMENTO’

O economista ainda cita problemas de ingerência política em decisões técnicas, o que provoca insegurança jurídica e baixo crescimento. — Todo esse custo Brasil afugenta o crescimento. Os Tigres Asiáticos estão à frente do Brasil. Crescem quase o dobro, enfrentando adversidades externas maiores que o Brasil. Na comparação com os outros, é emblemática a nossa situação.

Essa situação não é à toa. O processo de estabilização do Brasil combateu 30 anos de indexação (repasse para os preços da inflação passada), afirma o decano da PUC e especialista em inflação Luiz Roberto Cunha: — Ninguém teve 30 anos de indexação como nós tivemos. No crescimento, tivemos problemas sim, não evoluímos nas reformas como o Chile, a Colômbia e o Peru (todos tiveram expansão superior à do Brasil). Eles caminharam melhor do que nós. É claro que a complexidade da economia brasileira também é maior.

Para poder conviver com a inflação, foi criada a correção monetária no período militar, que embutia, na maioria dos preços, a inflação passada. A correção monetária foi extinta com o Plano Real. Cunha afirma que a indexação ainda existe, atualmente causada por uma inflação renitente em 6%: — A demanda por indexação cristalizada em 6% é muito grande, formal e informal. O aumento real do salário mínimo tem como contrapartida a inflação de serviços, que está comendo parte do ganho.

O professor da USP Heron de Carmo teme esse repasse da inflação passada aos preços de hoje. Para ele, o governo errou ao não reduzir para 3% a meta de inflação quando as taxas estavam perto de 4%, entre 2006 e 2007: — A inflação começou a subir com os choques. Agora, vivemos administrando choques. Ainda temos o custo da taxa de juros entre as mais altas do mundo.

Há de se ter cuidado com as comparações, afirma Mônica de Bolle, da Galanto Consultoria, diante de estágios diferentes de desenvolvimento entre os países. Ela cita o exemplo da China, que deu um impulso no crescimento com a migração da população rural para as cidades, elevando a produtividade e o crescimento. O Brasil viveu este fenômeno com mais intensidade nas décadas de 1960 e 1970. 

A economista considera boa a média de 3% de crescimento anual, mas chama a atenção para o fato de esta performance ter piorado nos últimos anos. Para 2014, o Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado semana passada, já prevê expansão da economia de apenas 1,6%. Mas a avaliação da economista não se repete para as taxas de inflação:

— Ficamos mal na foto na inflação. É alta a média de 7,2%. Muito longe da meta de 4,5%. Tem havido um enfraquecimento institucional no Brasil. Isso fica claro com a inflação muito alta. Se alguns preços não estivessem represados, poderia estar até acima de 7,2%. Deveríamos estar hoje bem abaixo desta média de 20 anos.

Cunha lembra que mesmo países que sofreram com inflação alta não tinham a tradição de indexação do Brasil, citando a quantidade de índices de preços aqui, com os da FGV, da Fipe e do IBGE. Mônica afirma que Colômbia, Chile e Peru não tiveram o problema inflacionário do Brasil, mas conseguiram adotar políticas de abertura comercial e fazer reformas como a tributária e trabalhista: — Quando se faz reforma estrutural, ganha-se eficiência. O crescimento sobe, e a inflação cai.

REAL: FALTA DE SURPRESA EXPLICA SUCESSO

Para Lia Valls, especialista em América Latina da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil se saiu bem, na medida do possível, principalmente baixando o patamar da inflação: — Dentro do possível, a gente se saiu bem. Conseguimos, principalmente, sair da âncora cambial de uma forma que não causou muito trauma na economia. Conseguimos fazer isso de uma maneira que não a inflação não acelerou. Depois se criou um consenso de que a inflação é algo que a gente não deve aceitar.

Cunha afirma que o sucesso do real veio da falta de surpresas. Num artigo em dezembro de 1993, o professor da PUC explica cada passo do plano, com base na divulgação oficial, ao contrário de planos anteriores, que a população só sabia o que ia acontecer na hora.

Na avaliação do diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Unicamp, Francisco Lopreato, foi a renegociação da dívida externa que viabilizou o sucesso do Plano Real. Segundo ele, a experiência brasileira seguiu a de outros países da América Latina, que conseguiram se livrar da hiperinflação após reestruturar a dívida dos países.

— Não é coincidência que o Plano Real só tenha ocorrido depois da renegociação. Sem querer tirar o mérito do real, que foi um plano inteligente, o acordo da dívida retomou o acesso ao crédito internacional, o que tornou viável o plano.

13 comentários

Coronel,

Que o Brasil retome seu rumo antes que seja tarde, pois o PT gastou tudo e não sabe mais de onde tirar.

Que os HOMENS deixem as "picuinhas" de lado e salvem o Brasil destes LUNÁTICOS/SONHÁTICOS/UTÓPICOS/CORRUPTOS.

JulioK

Reply

Esse é o gancho que uso para pedir votos para o Aécio Neves onde quer que eu vou: Quem melhor para salvar a melhor coisa que foi feita nos últimos 30 anos no Brasil, o Plano Real, senão ALGUÉM da turma que o criou, o PSDB?

Reply

O extenso post contém tudo.

O PT está querendo é um novo plano, o "plano peso cubano" onde existem duas moedas, a inconversível para os inimigos do regime que estão quietos e aos comuns da plebe cubana.
O CUC é às lojas de importados e com valor do dólar.

Isto feito seria voltar à URV ou unidade real de valor, indexador universal na transição do CR$ ou cruzeiro-real, a moeda real.

Se a URV fosse mantida até hoje, os salários dos membros do governo federal, lojas de importados e os turistas que trocam dólares teriam notas de U.R.V. em mãos para seus gastos na ilha que seriam baixos.

Nenhum trabalhador teria as URV que em Cuba são os pesos cubanos conversíveis ou CUC e este estado de coisas eterno era o sonho desde criancinhas dos petistas.
Se houvesse a revolução comunista que derrubasse FHC em 1994 no meio do plano Real, o CR$ conversível teria sido implementado pelos PT e comunistas e armas nucleares da URSS estariam apontadas para os EUA ( O país pediria à Rússia de Yeltsin a instalação de mísseis para proteger o país de ...).

O país tinha o maior exército e poderia conquistar toda a América do sul até chegar a Honduras e Belize, o México seria o PARALELO 38 DA GRANDE BANÂNIA SULINA.


O POST TEM MINHA OPINIÃO E ESTE EXTENSO E IMAGINATIVO besteirol mostra uma "história alternativa com os comunistas no comando da economia se ganhassem as eleições de 1994 na marra ou no voto, Sarney era odiado e amado pelo plano Cruzado "que só no RS ainda está bem" eles cumprem muito bem o TEM QUE DAR, CERTO? KKK

Reply

Por onde ando e infelizmente me deparo com essa massa de filhos de mães solteiras que compõe a maioria do Brasil eu digo exatamente isso e relembro aos mais velhos essa triste realidade que assolava todos os brasileiros.
Ocorre que como o brasileiro é sub-nitrato de pó de merda, ele tem dificuldades em ser grato e ter na memória fatos relevantes do passado. á pena olhar para o focinho dessa escumalha ( principalmente os mais velhos ) como eram esses tempos que o PSDB e o Plano Real aniquilaram.

Olhando para o caráter desse povo escroto e escroque eu fico a pensar se essa gentalha não merecia ter continuado sob fogo cerrado da inflação, até porque naquele tempo ir ao supermercado era uma coisa tranquila, não havia pobres e favorecidos pelas esmolas comprando queijo e iogurte, o que acho um absurdo total.

Não há dúvida de minha parte - o pobre é o câncer da humanidade. Onde tem pobre tudo é uma merda !

Por isso o Brasil continua sendo essa merda desde 1500. E será para todo o sempre enquanto houver tal escumalha exigindo o que não podem ter ou ser.

Reply

e a petezada cretina, a mando do chefe, ainda quer comparar o que aconteceu naquela epoca com o que acontece agora...

FHC, sim, pegou um pais destroçado e de cabeça baixa...

o brasileiro era desanimo puro com as constantes trocas de moedas e inflação galopante...

os cretinos pegaram um país arrumado, com uma moeda estável e com um plano econômico ja consolidado e colocaram tudo a perder...

a "prosperidade" dos cretináceos vermelhos só fez aumentar o numero de assistidos e dependentes do Bolsa-Familia...

Reply

cel,

Os petralhas não trabalham, só roubam, mas para roubar precisam gastar em obras superfaturadas, e a partir dai, enchem os bolsos, e como agora a entrada de dinheiro esta menor que a roubalheira, a inflação chegou e como a roubalheira esta sem controle, esta sem controle a inflação, e pior não realizaram nada, não construiram nada, apenas mamam nas tetas do governo, sem trabalhar, exemplo disso é a nossa presidenta, só fica fazendo campanha eleitoral ha 3,5 anos, junto com seu principal ministro, joão santana. É esse o principal ministro deste governo, só vagabundagem, roubalheira, e maquiagem da imagem. Por isso: ei dilma vai tomar no cu, ei joão santana vai tomar no cu, ei lula, vai tomar no cu.

Reply

Vale a pena ler a materia e ver que um dia houve brasileiros que pensaram no pais......Um dos formuladores dos planos Cruzado e Real, o economista Edmar Bacha conta que a experiência —e os artifícios — de tentativas anteriores de controlar a inflação foram fundamentais para persuadir políticos e empresários a aderirem à proposta heterodoxa de fazer a URV virar o real. O apoio da população, conta, foi o “pulo do gato” do plano. “O incômodo com a inflação era muito grande, então isso era algo importante para a vida das pessoas”

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/licoes-do-cruzado-da-ditadura-13057076#ixzz362o883wS

Reply

CEL,

Primeiramente gostaria de dizer que tenho boas lembranças do saudoso Joelmir Betting, grande economista e comentarista da Folha. A partir da década de 1960, na minha mocidade, lia quase que diariamente sua coluna de economia, leitura obrigatória, naquela época se lia jornal diariamente.

Durante o tempo em que predominou a inflação galopante citada no artigo em pauta, trabalhava eu como programador de computador em uma empresa multinacional e sei bem o que era atender as mudanças exigidas pelos planos econômicos até chegarmos à URV que estabilizou a moeda. Com o Plano Real passamos a ter a ideia do verdadeiro valor de uma caixa de fósforos, um centavo tinha valor.

Naquela época, tínhamos que estocar alimentos em casa, na medida do possível, pois que os preços mudavam diariamente. Dinheiro então, tínhamos que aplicar diariamente no over-night para tentar reduzir as perdas, quando se tinha é claro. Era uma loucura.

Hoje, vejo com tristeza a volta da inflação pois ela corrói o salário e o poder de compra do trabalhador. E olha que a inflação verdadeira não é essa divulgada pelo PT a verdadeira é aquela que esses abestados do desgoverno PT estão tentando esconder. Começar de novo Coronel? Ainda dá tempo.

O saudoso Joelmir que do alto nos olha agora deve estar ficando arrepiado, arrrhh!


Índio Tonto/SP

Reply

Caro Ronald, 29 de junho de 2014 12:01,

confesso que seus escritos me chocaram...
Peço que se coloque no lugar de alguém com muitas dificuldades. Sem casa, sem comida, sem emprego. Óbvio que me refiro a alguém correto que batalha para alimentar a prole, não consegue crescer por situações incontroláveis da vida e passa por sofrimento real.

Por favor, não endureça seu coração.
Não caia nas armadilhas desses comunistas miseráveis que desejam exatamente isso! Colocar um contra o outro! Rico contra pobre e vice versa.

O PT se utiliza da pobreza e da miséria como massa de manobra. Infelizmente, ao invés de dar dignidade aos pobres, com educação de boa qualidade, cursos técnicos, empregos básicos tão importantes para qualquer sociedade, optou por dar bolsas-esmolas que transformaram milhões de pessoas em acomodados que recebem todo tipo de dinheiro sem desejar andar com as próprias pernas.

Acalme o coração meu caro! Muito teremos que enfrentar e precisaremos ter serenidade, equilíbrio, força moral, e acima de tudo, retidão de conduta! O Bem nunca vence o mal.

Precisaremos ser instrumentos de transformação da nossa sociedade tão gravemente doente. Comecemos imediatamente.

Abraço fraterno,
Flor Lilás

Reply

concordo com o Ronald.

Reply

Acho que o Ronald é um vermelho que veio comentar aqui só pra bagunçar.

Reply

Flor,

Obrigado pelo seu reply. Sim, estou endurecido mesmo até pelo fato de ter optado por ficar no Brasil quando deveria ter pego minha família e tomado o caminho do aeroporto. Não que ainda não possa faze-lo mas aqui é o meu país. Nasci aqui e acho uma sacanagem eu ter que deixar o meu país por causa de um bando de comunistas fdp's.

Ver a situação atual me incomoda demais da conta mesmo por saber que o Brasil reúne todos os aspectos e qualidades para ser o maior e melhor país do mundo e só não o é por conta de uma gente vil, abjeta e cretina. Digo isso com conhecimento próprio por ter vivido fora do país por anos. Ademais ainda sou de um tempo em que o respeito, a ordem, a honestidade e a dignidade pautavam os relacionamentos e as atitudes, o inverso do que vemos hoje.
Esse partido-seita já ultrapassou todos os limites e parte da minha ira e raiva se dá pelo fato de ver como as pessoas estão alienadas e abestadas absorvidas por uma vida modorrenta e vulgar, materialista e egoísta, um apego ao material até o raiz do cabelo, uns pobres coitados, entrevados !!!! E eu é que acabo sempre passando como o maluco, o doido, o excêntrico quando sei que na verdade estou totalmente certo. Acompanho o Coronel desde bem antes de ele receber 1 milhão de acessos e me bate uma angústia quando vejo que poucas pessoas ( como os Coturneiros) sabem o que está acontecendo.

Fui criado entre militares e fico indignado vendo a passividade com que as FFAA enfrentam tudo isso. Gostaria de vê-los fechando aquela fossa a céu aberto em Brasília que atende pelo nome de Congresso assim como o Senado ! Ambos são desprezíveis e descartáveis sob o atual modelo político.

Poderia ficar até de manhã me justificando para você pois minhas razões acho que já são conhecidas para você.

De qualquer forma, vou tentar sim acalmar o meu coração e unir forças para enfrentarmos esse câncer que é o partido da traição com o único objetivo de elimina-lo da vida e dos destinos de nosso amado Brasil.

Cordialmente,
Ronald

Reply

Ao Anônimo do dia 30 de junho de 2014 00:34

Leia minha resposta para a Flor Lilás. Você acompanha o Coronel desde quando ? Estou aqui desde o comecinho do blog. Ele mesmo pode atesta isso. E vc ?

Reply