Novo recorde de incompetência da Dilma: participação da indústria no PIB é a menor nos últimos 60 anos.

O encolhimento da indústria brasileira virou arma comum nas campanhas de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Os dois pré-candidatos da oposição ao Planalto passaram a repetir, nas últimas semanas, que o país passa por um processo grave de desindustrialização e "voltou aos anos 50" no setor.

Eles dizem que o peso da indústria no PIB (Produto Interno Bruto) recuou ao menor patamar desde o salto iniciado em 1955, quando o presidente Juscelino Kubitschek tomou posse. "O Brasil vive um processo grave de desindustrialização. Voltamos a ser aquilo que éramos na década de 1950", disse Aécio em visita à Firjan (federação das indústrias do Rio) no último dia 14.

No dia seguinte, e na mesma cidade, Campos bateu na mesma tecla em visita a uma universidade particular. "A indústria brasileira de transformação chegou em 2013 ao mesmo patamar que ela tinha no PIB antes do governo JK, em 1955. Nós não podemos imaginar que o país pode se segurar só no setor primário ou no setor de serviços", afirmou.

Em palestras a empresários e estudantes, Campos tem exibido um gráfico com os números que mostram a curva da desindustrialização. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, o peso do setor no PIB caiu para 24,9% no ano passado, o pior resultado desde o início da série histórica, em 1947. A fatia da indústria de transformação também bateu recorde negativo de 13%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

CONTESTAÇÃO

O Ministério do Desenvolvimento, responsável pela política industrial do governo, não quis comentar as críticas dos pré-candidatos. O ex-ministro Fernando Pimentel (PT), que deixou o cargo para disputar o governo de Minas, disse não haver desindustrialização no país. "Só posso atribuir as críticas à disputa eleitoral, já que elas não têm relação com a realidade", disse, em nota.

Representantes do setor produtivo pensam o contrário. A CNI se diz preocupada com a queda da participação da indústria na economia. A entidade afirma que houve mudança no perfil da demanda, com o crescimento do setor de serviços, mas reclama de falta de eficiência e perda de competitividade.

"Vivemos num cenário hostil ao ambiente de negócios. O investimento em infraestrutura e logística cresce em ritmo muito inferior ao necessário", disse o diretor de políticas e estratégia da CNI, José Augusto Fernandes. "O governo atual relutou muito em assumir a importância das concessões de rodovias, por exemplo. Queremos que os candidatos se comprometam com a reforma tributária e com uma agenda de competitividade", afirmou.

A queda da participação da indústria na economia já foi tema da eleição de 2010, quando José Serra (PSDB) acusava o governo Lula de fazer uma "política de desindustrialização". Ele foi derrotado por Dilma no 2º turno.(Folha de São Paulo)

10 comentários


Do Estadão

Empresariado vê Marina como entrave para Campos.

Diante da ausência inédita de ministros de Dilma, Eduardo Campos e o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, encontraram campo livre para cortejar o PIB. Depois de um debate de cinco horas em que a dupla respondeu lado a lado, pela primeira vez, perguntas do público e de jornalistas, o tucano saiu ovacionado pela plateia. Já o ex-governador de Pernambuco, que esteve o tempo todo acompanhado de Marina, teve uma recepção bem menos calorosa.

Reply

Coronel,

O Lulla começou este processo quando o preço das commodities explodiram.

Voltamos ao Brasil Colônia!!!

JulioK

Reply

Coronel,
corrupção e incompetência é o único legado dessa canalha.

Reply

Que esperar de um ex grupo de guerrilheiros marxistas, materialistas e ateus, que apenas têm planos de poder e nunca de governo, como aprendizes, apenas oportunistas?
A TOMADA DO PODER DEVERÁ SER A OBRA DA INSSURREIÇÃO; PORÉM, A META POLÍTICA SE VERÁ DEPOIS QUE SE TIVER ENTRADO NO PODER - Lênin.
Ou seja, tomemos o poder e depois veremos de como arranjaremos, daí exploda o povo, formando países miseráveis onde entram, como Cuba, Coreia do Norte etc., exemplos adorados pelo PT.

Reply

O PT está cambojizando o país e matando a indústria...fora petralhas!

Gabriel-DF

Reply

O LULA VEM SE ESPECIALIZANDO NA AREA DE DESTRUIÇAO DO BRASIL HA TEMPOS.O BRASIL,QUE PODERIA SER REI,ESTAH VIRANDO VASSALO.............

Reply

A oposição precisa dizer também, quem era o presiMENTE à época em que Dilma era Chefe da Casa Civil.
Colocar a culpa TAMBÉM na mulla.
Foram dois mandados de Lulla e dois mandatos de corrupção no país.
Por favor deem ênfase a esse discurso.
Quem foi o Presidente no período de 2003 a 2010 e quais os escandalos ocorrridos neste período. Enumere se for capaz, pois são muitos.
A CULPA TAMBÉM É DE LULLA.

Reply

Parte do decréscimo percentual da indústria é causada pelo AUMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA E PECUÁRIA ou setor primário E SERVIÇOS o chamado setor terciário, a ZONA FRANCA DE MANAUS que importa e coloca selinhos "made in Brazil" nas mercadorias e querem prorrogar para sempre é a grande culpada pela ausência de indústrias de computadores, telefone celular ( smart ) e outras, em SP só é permitido a produção de aplicativos para telefone celular e software para microcomputadores, o estado não pode ele mesmo importar nem mesmo produzir, não tem reservas cambiais, é obrigado a poupar bem mais que 10% do PIB local para o pagamento de dívida interna que é em São Paulo de SELIC + 9% AO ANO, a maior taxa do mundo.
MELHOR SÃO PAULO DECRETAR UMA MORATÓRIA E NÃO MAIS PAGAR POIS A RENEGOCIAÇÃO É PROIBIDA.
O governo central ficaria com um enorme déficit primário o que iria obrigar a renunciar de receber os juros de 9% passando a 2% mais a Selic, é mais razoável.
Estados pobres pagarem a SELIC SEM ACRÉSCIMO e intermediários 1% .

Reply

Brasileiros,

Essa vaca atolada na lama não trabalha, é uma vagabunda. Tudo tem de encolher mesmo, pois os mafiosos agora só roubam de bilhões.

Reply

recebi como propaganda do magazine luiza, uma lâmpada que é inflável, dobrável e funciona através de uma pequena placa para captação de energia solar (maiores especificações, vejam no site), porém, havia "um conheça mais", sobre o produto. fui atrás. essa lâmpada foi inventada por duas estudantes de arquitetura da universidade de columbia. como querer industrialização no país, se há professores como a chaui e outros que só pregam o esquerdismo de mais de 50 anos atrás. neste país nada se cria, nada se desenvolve nos meios universitários, só se fuma maconha e se usa máscaras para quebrar vitrines e fachadas de bancos. a "última e melhor" criação, foram os black blocs.......

Reply