Vice da Câmara, o petista André Vargas, agradece ao doleiro preso pela PF pela mordomia do jatinho: "valeu, irmão!". O mimo custou R$ 100 mil.

 
Quando fretou um avião particular para as férias do vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), o doleiro Alberto Youssef não estava fazendo apenas um favor para um político influente no governo da presidente Dilma Rousseff. Vargas era mais do que isso para o doleiro. Ambos tratavam-se como irmãos. 

Nas conversas interceptadas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato, o deputado petista não esconde a euforia ao agradecer Youssef pelo aluguel do jato: “Valeu irmão.” Um verdadeiro presente de irmão mesmo. Documentos obtidos por VEJA revelam que o aluguel do Learjet 45, fretado para transportar a família do petista de Londrina (PR) a João Pessoa, na Paraíba, custou 100.000 reais.

Pivô de um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado até 10 bilhões de reais, o doleiro Alberto Youssef é um antigo conhecido de André Vargas. Como VEJA revela na edição desta semana, Vargas e Youssef moram na mesma cidade, Londrina, se conhecem há vinte anos e, nos últimos anos, com a chegada de André Vargas a cargos importantes no Congresso, conversavam rotineiramente sobre negócios variados. 

“Ele me procurava para avaliar investimentos, colher informações, trocar ideias”, disse Vargas na semana passada. Nessa “troca de informações” entrariam dados valiosos sobre o programa Minha Casa Minha Vida – cujo relator foi justamente André Vargas, na Câmara – e negócios do doleiro no Ministério da Saúde.

Foi interceptando o telefone black barry, o mesmo modelo utilizado por André Vargas, que a Polícia Federal estabeleceu o vínculo do doleiro com o deputado petista. No dia 2 de janeiro, véspera da viagem de férias da família, Vargas e Youssef trocaram vinte mensagens sobre o avião. “Tudo certo para amanhã. Daqui a pouco te passo o tel do comandante... Duração do voo: 3h45 minutos, João Pessoa, Paraíba”, avisa Youssef a Vargas. “Tem o telefone da América?”, pergunta o deputado, referindo-se ao hangar aonde o avião chegaria. “Da América, não. Mas é só buzinar no portão que eles abrem”, orientou o doleiro. “Valeu irmão”, devolveu Vargas. “Boa viagem e boas férias abs (sic)”, responde Youssef.

A proprietária do jato disponibilizado por Youssef ao vice-presidente da Câmara é a Elite Aviation, uma empresa de taxi aéreo de Salvador, na Bahia. O dono da empresa, Bernardo Tosto, conta que o voo de André Vargas foi acertado diretamente com uma agência de São Paulo, que intermediou o contrato com o cliente no Paraná. 

“Eu não sei nem quem é esse doleiro e esse deputado. Não gosto da política brasileira e não trabalho com isso. Eu fretei o avião para uma empresa de agenciamento de voos. Não preciso saber quem entra no avião. Só tenho que saber que o dinheiro é lícito”, diz Bernardo, que confirmou os valores pagos pelo fretamento da aeronave, mas não quis revelar o nome da agência que intermediou o contrato. 

Jatos luxuosos como o disponibilizado ao petista costumam vir acompanhados com mimos a bordo, como bebidas caras, chocolates e até pratos sofisticados. A empresa nega, no entanto, que o voo de André Vargas e sua família, com duração de 3 horas e 45 minutos, tenha contato com tais mordomias.

Na sexta-feira, quando foi ouvido por VEJA, André Vargas negava ter obtido qualquer vantagem a partir da amizade com o doleiro. Na verdade, nem a relação de proximidade o deputado confirmava: “Amizade é uma palavra sagrada. Não dá para dizer que ele é meu amigo. É no máximo um conhecido corriqueiro. Eu tinha ele como um cidadão comum, que tinha passado por problemas como outros passaram. Posso ter incorrido em alguma coisa imprópria, mas eram apenas conversas, nada ilegal. Se eu soubesse que ele estava sendo investigado de novo eu não teria falado com ele”, disse Vargas. 

Questionado se o doleiro havia providenciado um avião para sua viagem, André Vargas despistou: “Esse negócio de avião quem está espalhando é o deputado Fernando Francischini, mas não existe isso.” Hoje, porém, ao jornal Folha de S.Paulo, que revelou a viagem de Vargas, o deputado mudou o discurso. Disse que pediu o avião porque os voos comerciais estavam muito caros no período. "Não sei se o avião é dele, ele foi dono de hangar e eu perguntei se ele conhecia alguém com avião", disse o petista.(VEJA)

12 comentários

É um dos piores. Só falta a barbicha, o cabelo ralo, eriçado e grisalho dos demais petralhas. A barriguinha prospera, muito bem nutrida com manjares pagos com nosso dinheiro. Enquanto eu faço malabarismos para conseguir uns pontinhos a mais para fazer uma reles viagem de avião para visitar pessoa doente da família, elles se esbaldam em jatinhos fretados por doleiros. Quero que elle se explique direitinho. E o tal doleiro? Tem que investigar e publicar todas as suas relações com politicos. E depois ainda tem coragem de falar mal dos militares...

Reply

Senadores prometem chutar o balde se a turma do Palhaço do Planalto continuar com pressões espúrias para que eles retirem suas assinaturas do pedido de abertura da CPI da Petrobras.

Ontem, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), repetiu que o governo vai trabalhar até o fim pela retirada de assinaturas, que hoje somam 29.

O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) já gritou ontem que não retira sua assinatura...

Outros, ameaçados com dossiês que revelariam desde amantes até supostos negócios escusos, ameaçam detonar o governo se a pressão espúria não parar...

Reply

Coronel,
O deputado Mão de Vaca, amigão de mensaleiros e doleiros, informou que pagou o combustível. Mentirinha de perna curta. E pelo que conheço do Deputado Francischini, esse amigão de doleiro, já deve estar com uma bruta dor de cabeça, prestes a explodir.

Reply

TOMARA QUE ELE SEJA PROCESSADO E CAIA NO STF PRA O EXEL. SENHOR MIN. JOAQUIM BARBOSA DAR UMA, UMA NÃO, DUAS COTOVELADAS NA BOCA DESTE SAPO.

OS CARAS:

Reply

esse caso lembra de outro do senador demostenes nao seria uma boa oportunidade pra manda esse mala pra casa.

Reply

100 mil!!! isso que o motivo do jato foi pq as passagens estavam mto caro!!! só para o deputado msm que jato fretado fica mais barato do que voo comercial.

Reply

Tweet ao lado: "Presidente usa jatinho da FAB para levar noiva ao Maracanã".

Nossa!!! E quem é a noiva da presidente?

Reply

Estou precisando de umas férias. Pô Coronel, a propósito: você conhece aí alguém com "avião"?

Êta gente feia, sô!


Reply

"A empresa nega, no entanto, que o voo de André Vargas e sua família, com duração de 3 horas e 45 minutos, tenha contato com tais mordomias."

Ah bom, o voo não ofereceu mordomias ao ilustre deputado e familia...Como voces são maldosos pensando mal deste noço nobre representante...Peçam perdão a Deus por este pecado...Fui

Reply

A PF diz que o Deputado André Vargas (PT) é "lobista" do doleiro Alberto Youssef - conforme as gravações em poder da PF. O deputado safado ainda reclamou com o outro safado, ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, do vazamento da informação pela PF.

Reply

Há fatos graves o suficiente para submeter esse pilantra à Comissão de Etica para cassar o mandato de André Vargas, que desonra a casa legislativa.

Reply

Ele estava treinando a maneira como vai ser sua (dele) entrada na Papuda. KKKKKKK

Reply