Por que Dilma censurou a pesquisa sobre desemprego do IBGE?

Suspensa de maneira de controversa, a pesquisa ampliada do IBGE sobre o mercado de trabalho tem o potencial de derrubar mitos propagados pelo governo Dilma Rousseff sobre o emprego no país. Apurados em todo o país, os números mostram que o cenário atual é, sim, favorável -mas não a ponto de autorizar afirmações de tom épico como as mostradas abaixo, retiradas de discursos da presidente.

1) “Nós hoje, no Brasil, vivemos uma situação especial. Nós vivemos uma situação de pleno emprego.”(Dilma, 29/01/13)
O mito revisto: “Nós chegamos próximos do pleno emprego.” (Dilma, 17/07/13)
Os dados: A tese do (quase) pleno emprego se amparou nos resultados da pesquisa mais tradicional do IBGE, limitada a seis regiões metropolitanas, que mostra desemprego na casa dos 5%. A pesquisa ampliada que começou a ser divulgada neste ano mostra taxa mais alta, de 7,1% na média de 2013, e, sobretudo, desigualdades regionais: no Nordeste, o desemprego médio do ano ficou em 9,5%.

 2) “O Brasil, hoje, é um país que, em meio à crise econômica das mais graves, talvez a mais grave desde 1929, é um país que tem a menor taxa de desemprego do mundo.” (Dilma, 14/06/13)
O mito revisto: “Hoje nós temos uma das menores taxas de desemprego do mundo.“ (Dilma, no mesmo discurso)
Os dados: Em comparação com o resto do mundo, não há nada de muito especial na taxa brasileira. É semelhante, por exemplo, à dos Estados Unidos (6,7% em março), que ainda se recuperam de uma das mais graves crises de sua história. O desemprego no Brasil é menor que o de importantes países europeus, mas supera o de emergentes como Coreia do Sul (3,9%), China, (4,1%,), México (4,7%) e Rússia (5,6%), além de ricos como Japão (3,6%), Noruega (3,5%) e Suíça (3,2%).

3) “Temos o menor desemprego da história.” (Dilma, 23/12/12)
O mito não foi revisto.
Os dados: A base da afirmação é que a taxa apurada em apenas seis metrópoles é a menor apurada pela atual metodologia, iniciada em 2001. Já foram apuradas no passado, com outros critérios, taxas iguais ou mais baixas. A pesquisa ampliada permite comparações com taxas apuradas no passado por amostras de domicílios.Dados do Ipea mostram que o desemprego atual é semelhante, por exemplo, ao medido na primeira metade nos anos 90. (Dinheiro Público - Folha de São Paulo)

14 comentários

cel,

o correto é pesquisar os 5.564 municípios, ai sim ficaria correto o índice de desemprego no país. E chega de enganação pela dilma.

Reply

Nem dá para comparar a nossa taxa com a de outros países, pois a metodologia adotada no Brasil é absurda.

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1471

Reply

Coronel,

Desde JUN2013 as mentiras começaram a ruir.

O povão perdeu os seus cartões de crédito do Itaú/Santander/Brasdesco e parou de comprar geladeira.

Sobraram as "dolorosas 24/36/48 prestações" de bens que já não são mais "novidade".

O gerente do banco não faz campanha para a Dillma, mas para os acionistas.

JulioK


Reply

Coronel, os beneficiários vitalícios do Bolsa Família são considerados empregados ou desempregados? A rigor, como não estão empregados e como o governo dos PT se orgulha de seus 13 milhões de Bolsa Família e a PEA é de cerca de 100 milhões, então a taxa desemprego devia ser pelo menos 13 pontos percentuais a mais, ou seja, a taxa real de desemprego fica em cerca de 20%.

Reply

O que essa corja tá medindo não é "Taxa de Desemprego", é "Taxa de Desocupação", mas o Governo faz Propaganda de quase PLENO EMPREGO, deve ser o pleno emprego dos Recalcados de Esquerda, Vagabundos de Fundo Sindical, MentecaPTos, inePTos e Filhos Papuda empregados nesse desgoverno do PT..
Somos 200.000.000 de brasileiros - Temos 27.500.000 trabalhando dos 109.000.000 com idades de 21 a 65 anos - O que o IBGE/PT mede é Taxa de Desocupação, onde os 1.750.000 inscritos no SINE, são os desocupados em relação aos quase 28 milhões trabalhando..
Viva os 50.108 homicídios por ano, desejo que todo Petista tenha um parente nessa crescente estatística o ano que vem.. Viramos uma PIADA travestida de NAÇÃO..

Reply

Coronel, DE VOLTA A BANÂNIA desde hoje às 13:00, avião chegou 6:00

Dos EUA ( Orlando ) vi a sujeira pior que o mostrado na CORTINA DE BANANAS,( nosso Brasil e repúblicas vizinhas escravas do socialismo) de Nicolas Podrido, nome que se chama o ditador de lá) e a "briga de ratos" no IBGE.

As imundas patas de Dilma, Lulla "the nine fingers" é visto como o provável FUTURO DITADOR DE BANÂNIA pois a Dilma com A CURVA EM FORMA DE CAIXÃO DE MORTO (IGUAL JUNHO).

O IBGE está esfacelado, duas das diretoras foram demitidas ( elas pediram demissão segundo Dilma ).

O incrível é Aécio e E.Campos não herdarem nenhum eleitor da cobra.

EU DIGO QUE O ÚNICO CANDIDATO NO MOMENTO É DIL-MAMADA, pois ela já é PRESIDENTE e a campanha das eleições que porão AÉCIO NEVES PRESIDENTE do Brasil não mostram os candidatos.

Desemprego se contar os nossos BOLSISTAS FAMILIARES como sendo desempregados faria subir a 20%.
Há muito SUB-EMPREGO e nossos irmãos do povo que vivem de bico são contados como empregados ou mesmo como empresários de M.E.I.

Tem muitos que de fato são desempregados mas pagam os R$ 12 de contribuição ao INSS e pagam um imposto simplificado.

AS PATAS SUJAS DO NINE FINGERS é visível com o DESMONTE DO IBGE e FGV, a maldita não quer mais o PNAD contínuo e o rebelaram todos os petistas da FGV e IBGE que calcula a "inflação" do mês passado QUE FOI PRÓXIMA DE 2% NO MÊS PASSADO, a alimentação subiu os 2% não concentrados em itens voláteis. O CAIXÃO DA CANDIDATURA DILMA ESTÁ FECHADO, O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA teria que tirar coelhos da cartola.
PAC 3, PAC 4 ( CONJUNTO DE PROMESSAS DE OBRAS A SEREM FEITAS EM 2015 A 18 (Governo Aécio Neves)

EU bpistelli FICO TOTALMENTE INDIGNADO com promessas da Dilma para AÉCIO NEVES CUNHA cumprir.

Coronel, por ter estado uma semana em Orlando onde fazia poucos contatos de internet pelo meu telefone celular, via WI-FI eu colocava como anônimo meu nome e dentro da mensagem meu nome e expressões conhecidas.

POR TER FICADO 8 DIAS FORA DA CORTINA DE BANANAS via na rede Telemundo ( canal em espanhol americano ), REDE BOBO NEM MORTO.

VAMOS ELEGER AÉCIO NEVES CUNHA e pescar os eleitores que fugiram do navio de Dilma.
Muitos brasileiros lá que eram do PT resolveram votar em branco a presidente e sabem que 9 dedos será posto no lugar da aranha.

Os FDP estrebucham até morrer igual a porcos e ratos.

OS RATOS SÃO OS PRIMEIROS A FUGIREM DE UM NAUFRÁGIO !!!!
A FUGA DAS RATAS DO IBGE, FGV e meu otimismo é total.

bpistelli.




Reply

Eles divulgam o favorável e escondem o que não favorece. Cabe a imprensa ir atras da verdade. Ai vem verdadeira diferença. Estamos na realidade bolivariana, como Argentina(taxa de inflação, censura aos jornais)Venezuela, Equador, Bolivia, Nicaragua.

Reply

dilmentira.o Brasil da dilma eh como ela sem plasticas,sem maquiagem, ao natural......horrorosa!!!!!!!!!!!

Reply

lula nao serah o futuro pres ditador do Brasil,jah eh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Coronel, MUITO IMPORTANTE!
.
O Brasil nos arquivos de espionagem do bloco soviético ...
www.youtube.com/watch?v=Dbt1rIg8FbI
.
só se fala da influência dos EUA naquela época - 1964, e sobre a URSS?
.
um brasileiro que mora no leste europeu gravou um video mostrando arquivos divulgados pelo governo, do antigo serviço secreto, que colaborava com a KGB, mostrando ações na América Latina, no Brasil, etc, no início dos anos 60 (bem antes de 1964), com ações de espionagem, difamação, atuação na imprensa, sindicatos, meios militares, cita as ligas camponesas, etc. Ele tb conversa com um colunista polonês, sobre os arquivos, e apresenta a conversa, com legendas, no final do vídeo.
.
Há nos arquivos (ele não divulga os nomes) nomes de pessoas que podem ter colaborado aqui no Brasil, com a KGB, jornalistas, políticos, etc., como sempre suspeitei.
.
E mostra nos arquivos o nome de um agente que fugiu para o ocidente, confirmando que era agente mesmo, Ladislav Bittman, que escreveu um livro "A KGB e a desinformação soviética", mostrando como os soviéticos inventaram documentos divulgados na imprensa brasileira, sobre a ação de americanos no golpe de 64 - eram documentos falsificados pelos soviéticos, para difamar americanos que estavam aqui naquela época, funcionários do gov. americano, como por exemplo, Thomas Mann (http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_C._Mann)
.
tem muito material aí, imagine o que não deve existir nos arquivos da KGB na Rússia!
.
o outro lado da história que é negado aos brasileiros. O autor do vídeo criou uma página no fb:
https://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3ria-Heroica/431552873646487

Reply

Esta senhora é a maior enganação,que é a invenção do maior enganador que este pais ja teve e terá ! Chama - la de poste é elogio,pois um poste é útil para ser suporte para fios e lampadas e para os cães fazerem xixi, e ela para que serve ???

Reply

A Dilma censurou porque não dá mais pra maquiar.

Reply

Em 2013, o governo destinou 20,6 bilhões de reais para bancar o Bolsa Família a 14,1 milhões de famílias – ou seja: um em cada quatro brasileiros. Pois bem, alguma coisa não bate aí, já que o governo alega termos só 6% de desemprego. Como é que pode?

Na verdade, os 61,3 milhões de brasileiros de 14 anos ou mais que não trabalham nem procuram ocupação não entram nas estatísticas do desemprego. Ou seja, trata-se de 38,5% da população considerada em idade de trabalhar pelo IBGE (159,1 milhões), ou o equivalente à soma do total de habitantes dos Estados de São Paulo e do Rio.

Mesmo tirando da conta os menores de 18 e os maiores de 60 anos, são 29,8 milhões de pessoas fora da força de trabalho, seja porque desistiram de procurar emprego, seja porque nem tentaram, seja porque são amparados por benefícios sociais.

Portanto, se somarmos esses 61,3 milhões aos 9,5 milhões de “desempregados oficiais”, vamos ter 70,8 milhões de desempregados reais, ou 44,5% da população considerada em idade de trabalhar pelo IBGE.

Reply

Porque? oras porque tem medo da verdade.

Reply