Ex-diretor na gestão de Dilma no Conselho de Administração culpa a presidente pelos maus negócios da Petrobras.

O estatuto e o modelo de governança da Petrobras permitem esclarecer as responsabilidades sobre as controversas decisões corporativas.

O estatuto social estabelece que o Conselho de Administração (CA) é o órgão de orientação e direção superior da Petrobras, competindo-lhe: fiscalizar a gestão dos diretores e fixar-lhes as atribuições; avaliar resultados de desempenho; deliberar privativamente sobre a constituição de subsidiárias, participações em sociedades; determinar a realização de inspeções, auditagens ou tomadas de contas, bem como a contratação de especialistas para melhor instruírem as matérias sujeitas à sua deliberação.

As matérias submetidas ao CA serão instruídas com: a decisão da Diretoria Executiva (DE), as manifestações da área técnica ou do comitê competente e parecer jurídico, quando necessário. O presidente do CA poderá convocar diretores para prestar esclarecimentos.

Cabe à DE exercer a gestão dos negócios da companhia, de acordo com estratégias e diretrizes fixadas pelo CA. A DE deve encaminhar ao CA cópias das atas de suas reuniões e prestar as informações que permitam avaliar o desempenho da empresa.

As diretrizes de governança são claras: "Os conselheiros devem ter acesso direto aos membros da DE e às funções de administração superior da companhia para esclarecimentos adicionais, bem como a quaisquer documentos corporativos. Os conselheiros podem solicitar ao CA a contratação de profissionais externos para melhor entendimento de algumas matérias". Outrossim: "O CA deve avaliar anualmente o desempenho da DE".

Portanto, constitui ingenuidade ou negligência o presidente do CA invocar a inversão de papéis e responsabilidades ao afirmar que dependia da tutela de um diretor para obter os esclarecimentos e elementos necessários ao exercício de sua indelegável responsabilidade pessoal de decidir sobre a aquisição da refinaria de Pasadena (EUA).

Se informações, documentos e análises contiveram dados falhos, incompletos, insuficientes ou viciados, o conselho tinha a obrigação de promover as apurações e responsabilizações imediatamente.

Em Abreu e Lima (PE), o investimento já é de US$ 20 bilhões, quando pelo padrão internacional, para refinarias de complexidade semelhante, não deveria exceder US$ 7 bilhões. Paradigma semelhante acompanha o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A montagem do gasoduto Urucu-Manaus teve seus custos duplicados, gerando reclamações quanto à explosão da tarifa de transporte do gás. E o programa de alienação na África, no golfo do México, na Argentina e de petróleo e eletricidade no Brasil? A Petrobras, desde o final da década de 1990, seguiu estratégia, agora abandonada, de internacionalização e de conversão em empresa integrada de energia.

Nos casos mencionados e outros, o CA vem cumprindo seu papel de fiscalizar a gestão, avaliar o desempenho e de examinar toda a documentação com as análises pertinentes? As matérias foram instruídas adequadamente? O CA deveria explicar isso ao acionista controlador, o povo, e ao Congresso Nacional.

ILDO SAUER, doutor pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), é professor titular e diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Foi diretor da Petrobras (2003-2007). O artigo acima foi publicado hoje na Folha de São Paulo.

9 comentários

Coronel,

estão fritando a Dna Dilma com tudo isso. É ótimo, porque é verdade. Mas é necessário lembrar que ela foi colocada na Petrobrás, e depois como Ministra das Minas e Energia e como Ministra da Casa Civil, e como Candidata "maravilhosa-grande-gestora" para a presidência da república pelo maior-corruPTo-da-história-desse-país: Lulla.

Estivéssemos em um país sério e ele estaria na prisão com todos seus bens confiscados para devolver ao erário tudo o que roubou, desviou, destruiu.

Flor Lilás

Reply

Coronel, é fundamental o PSDB trabalhar em cima do movimento "Aezão" no rio de Janeiro. Com Aécio o PSDB vai ganhar em Minas, SP e pode agora também surpreender no Rio de Janeiro.

Matéria da Época sobre a chapa "Aezão" no Rio de janeiro.

Parte do PMDB-RJ, PP, PSD e Solidariedade apoiam Aécio e Pezão

praticamente todos os deputados federais do PMDB no Estado, assim como prefeitos e ex-prefeitos fluminenses, também participam do grupo

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/04/curvas-na-estrada-de-baecio-nevesb.html

Reply

Coronel,

Já passou da hora da PF colocar algemas nesta cambada do PT!!

Lulla, Dillma, Jorge Gerdau, Temer e etc .... já deveriam estar presos.

JulioK

Reply

leiam o primeiro paragrafo...

as atribuições do tal Conselho da Petrossauro são gigantescas...

e perguntem se ha alguém que entenda de fato do setor e que faça parte dessa estrovenga...

Reply

o que Dilma entende de petrolifera????? N A D A!!!!!!o que Dilma entende de politica???? N A D A!!!!!!!!!!!!! o que fez Dilma como presidente????????? SOH ESTRAGOS!!!!!!!!!!!! SAI DILMA SAI LULA< SAI PT!!!!!!!!!!!!!

Reply

Mais um petista muito arrependido.

Reply

Absolutamente correto ! O Presidente do Conselho é o responsável, sim, pelos atos e fatos ocorridos sob sua responsabilidade.
Caso contrário, seria a anarquia, qual seria a serventia do presidente, só receber grandes salários ?
A Dilma aceitou ordens do seu chefe na época, que pagues as consequências, assim como Zé está pagando !

Reply

A roubalheira tomou conta da PTroubras.

Reply

Esse Prof Sauer acusou fortemente o Senador Delcidio, que exigiu de Lula a saída dele.

Reply