Brasil rumo à argentinização. Com a inflação estourando o teto de 6,5%, Dilma Kirchner quer tirar alimentos do cálculo.

Depois de aparelhar o IPEA e censurar o IBGE, o governo Dilma incentiva técnicos a estudarem fórmulas mágicas, entre as quais tirar os alimentos do cálculo do índice inflacionário. É maquiagem pesada para esconder o botox econômico. Na Argentina, a inflação real é de 30%, enquanto a oficial é dada como 10% ao ano. 

Preocupados com o impacto da alta dos alimentos na inflação, alguns técnicos do governo começaram a defender nos bastidores mudanças polêmicas na formulação da política econômica. Diante dos frequentes choques nos preços de produtos in natura por causa de problemas climáticos, eles acreditam que esses itens deveriam simplesmente ser retirados do cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

A ideia não é novidade e tem a simpatia da equipe econômica, pois tornaria o indicador mais realista. No entanto, todos os técnicos ouvidos pelo GLOBO são unânimes em afirmar que isso teria que ser feito com cuidado e num momento de inflação baixa, para que o governo não seja acusado de mais uma maquiagem.

Economistas do mercado financeiro estimaram na terça-feira, pela primeira vez, que a inflação vai estourar o teto da meta do governo em 2014. Analistas ouvidos pela pesquisa Focus, do Banco Central, pioraram suas estimativas e esperam agora que a inflação oficial medida pelo IPCA encerre o ano em 6,51% — ante uma projeção de 6,47% na semana passada. Esta foi a sétima alta consecutiva na previsão para a inflação.

O argumento dos defensores da mudança na formulação da política econômica é que as altas de alimentos, como o tomate e o chuchu, por exemplo, não deveriam influenciar o IPCA total, uma vez que não são produtos insubstituíveis. Os consumidores costumam deixar de comprá-los quando os preços sobem demais em função do clima. Eles afirmam que inflação teria de ser medida por itens que não podem ser trocados por outros, como combustíveis ou alimentação fora de casa.

— Nos Estados Unidos, por exemplo, não há alimentos no índice oficial de inflação por uma questão simples: se você vai ao mercado e vê o tomate caro, você pode substituir por outra coisa. A gente faz isso com morango. Ninguém come morango o tempo inteiro — argumentou um técnico do governo. — Essa é uma discussão interessante e oportuna. Será que o IPCA é o melhor índice para o Brasil guiar a política monetária? — questionou outra fonte da área econômica.

A inflação acumulada em 12 meses até março está em 6,15%, muito próxima do teto da meta de 6,5% fixada pelo governo para o ano. Grande parte dessa alta é resultado do aumento dos preços de alimentos. Só o preço do tomate já subiu 31,72% em 2014. A batata inglesa teve alta de 17,27% no mesmo período.

Os economistas do mercado financeiro afirmam que qualquer alteração no índice seria vista com muita desconfiança. Segundo o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, não há nada de honesto no argumento que os alimentos que contaminaram o IPCA e provocaram a persistência da inflação que, por sua vez, acomodou-se perto do teto da meta. — (A ideia) tem um alto nível de cretinice. Acho surpreendente que as pessoas voltem a debater isso neste momento, porque parece que elas não prestam atenção nos números — disse.

Schwartsman se referia aos dados do núcleo da inflação, ou seja, o número que despreza a alta dos alimentos e das tarifas de serviços públicos. Nos últimos 12 meses, esse núcleo está ainda maior que o IPCA geral: 7,36%. Ou seja, a culpa não está apenas nos alimentos. A inflação sofre também com outros fatores, como altas nos serviços.

— Seria trocar seis por meia dúzia e ainda na hora errada. O único resultado seria mais um arranhão na credibilidade do país. Se olharmos os dados do passado, a inflação brasileira não tem um histórico de pressão por alimentos — disse o ex-secretário do Tesouro Nacional Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra.

Para 2014, o governo espera que os alimentos deem uma trégua à inflação nos próximos meses. Em apresentação feita ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário de Política Econômica, Márcio Holland, informou que o IPCA deve subir menos a partir de agora, por causa da entrada da safra no mercado.

A meta do governo para o IPCA é de 4,5% ao ano, com margem de tolerância de dois pontos percentuais. Se não atingir a meta, o BC precisará explicar, oficialmente, por que não conseguiu, além de informar as providências que serão tomadas. Para 2015, a estimativa de inflação no Boletim Focus foi mantida em 6% ao ano. O grupo de economistas que mais acertam as projeções já havia projetado uma inflação acima do teto da meta para este ano. A mediana das projeções do chamado “top 5” chegou a 6,57% há cerca de um mês e, agora, está em 6,59%.

O economista da LCA Consultores César Esperandio, destacou que o resultado recente do IPCA-15, a prévia da inflação, ficou abaixo do esperado — com percentual de 6,19% em 12 meses — o que contribuiria para uma redução na estimativa dos analistas. No entanto, observou, os reajustes recentes das tarifas de energia elétrica pressionaram as projeções. Na semana passada, a AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, por exemplo, foi autorizada a reajustar em 28,86% a tarifa de consumidores residenciais.

Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria, ressaltou que, embora o IPCA-15 tenha vindo abaixo do esperado pelo mercado, ele trouxe expectativa de reajuste elevado da alimentação no domicílio. — Com isso, nós elevamos nossa expectativa de inflação para abril de 0,70% para 0,77%. Nossa projeção para o ano, de 6,3%, passa a ter viés de alta — afirmou Alessandra. (O Globo)

25 comentários

É fácil: é só tirar o alimento da mesa do brasileiro que ele não vai pesar na inflação .

Reply

Vão fazer a CAGADA outra vez? PÔ...Esses merdas não aprendem...

Reply

Coronel,

A esquizofrenia do PT esta só começando.

PIB ruim, mudam o cálculo e o número continua decepcionante.

IPCA ruim, querem mudar o cálculo e o número continuará ruim.

O problema do Brasil não é de cálculo ou matemática e sim de GOVERNO RUIM!!

JulioK

Reply

Coronel, nossa inflação já chegou aos dois dígitos faz um tempão.
As ratazanas vermelhas são insaciáveis em criam números em benefício próprio.
Dilma deveria estar mofando na cadeia!

Reply

Coronel, nossa inflação já chegou aos dois dígitos faz um tempão.
As ratazanas vermelhas são insaciáveis em criam números em benefício próprio.
Dilma deveria estar mofando na cadeia!

Reply

Está certo que não se come morango nem chuchu o ano todo mas vamos deixar a cretinice de lado como disse o economista Alexandre Schwartsman e procurar resolver os problemas com inteligência e atitudes. Mas bah! onde está a inteligência do "governo" petista? Não sei, você já viu algum comunista inteligente?

Reply

Cel

Há mais de seis meses escrevo aqui que o Governo Dilma+Lula+PT fizeram parceria com o governo bolivariano Argentino da Cristina Kirchner pelo uso do programa do INDEC( Instituto Nacional de Estadística y Censos - www.indec.gov.ar) que falsifica os dados de inflação.

A prova disto é que precisaram parar o IBGE este mês para implantar o programa.

Resta saber se o FMI e o povo brasileiro vão aguentar esta roubalheira.

Átila

Reply

É meu amigo! Eu já vi este filme na década de 80, com os planos mirabolantes do então Zé Sarney no GOVERNO...

Reply

Brasileiros de bem, do jeito que a coisa anda, essas periguetes não têm mais vez, acabou a mamata, vão dar com os burro n'água sem dúvida, ou melhor já deram, as vacas já estão atoladas no brejo. Venceremos essa corja, não tenham dúvidas. Aqui temos brasileiros e não babacas.
O Brasil sempre foi lindo e essa beleza renascerá.

Vale a pena citar Casemiro de Abreu:

MEUS OITO ANOS
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus
— Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
................................
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!
------------------------------

Embora o Brasil tenha sido vergonhosamente aviltado pelos petistas, ainda temos homens de brio, temos as palmeiras onde cantam os sabiás, aqui vence o bem e as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá.
Nunca seremos Argentina, Venezuela e muito menos Cuba.
FORA PT E SUA CORJA DE VAGABUNDOS.

Reply

EU JÁ VI NOS EUA quando estive lá que a inflação no Brasil é de 9% ao ano, os alimentos perecíveis não devem fazer parte do índice, assim como CIGARROS E BEBIDAS ALCOÓLICAS drogas legais, eu preferiria diluir os aumentos de alimentos em dois meses e preços administrados em três pois assim ACABARÁ O TABELAMENTO DOS PREÇOS DE ENERGIA, transportes e outros preços tabelados.

SE DILMA FIZER ESTE ANO A MUDANÇA O ÍNDICE DE 2014 SERÁ ZERO pois só produtos tabelados entrariam.

O MELHOR ÍNDICE DE CUSTO DE VIDA É O IGP-M que é um índice composto por três índices, o dos preços ao produtor , preços no atacado e preços na construção civil.
Este é um índice mais completo e neste ano corre abaixo do IPCA, teve anos onde foi 15% e IPCA 8% no governo Lula. O IGP-M não é maquiado.

EU JÁ FALAVA HÁ MESES QUE DILMA K iria melar os índices de custo de vida ( NÃO É INFLAÇÃO ), esta pode ser extinta EM UM MÊS com reforma administrativa, tributária e uma reforma da saúde com profundas mudanças do SUS, ele seria como uma MEGA EMPRESA para planos de saúde, faria planos corporativos de todos os brasileiros que não têm planos de saúde, seria uma versão mais light do obamacare.
Vacinação, pronto-socorro e aos brasileiros e outros no país que não tem plano privado ou mesmo o plano corporativo de empresa e sus acabariam com assistência no velho e modelo do sus, simplificado e bem mais barato ao governo.

MESMO QUE O GOVERNO PAGUE 80% DOS VALORES DOS PLANOS DOS POBRES E DA CLASSE MÉDIA COM PLANO BÁSICO será o fim da grande corrupção no SUS.

SE NÃO HOUVER DÉFICIT NAS CONTAS, O SUPERÁVIT NOMINAL DO PAÍS, não existirá inflação e sim alta de todos os tamanhos no custo de vida e QUANTO MAIS SUBIR PIOR A CRISE PARA OBRIGAR A BAIXAR PREÇOS, ATÉ PREÇOS DE SERVIÇOS.

SELIC DE 5% POR UM ANO E ENTRE ZERO E 1% DEPOIS.

Reply

Podem mudar o que quiser mas o índice do povo brasileiro é o povo e eles e4stão percebendo que seu poder de compra está diminuindo cada vez mais. O crescimento das vendas da Páscoa foi de apenas, 2.5% sobre um ano já ruim de 2013. Três ou quatro dias antes os grandes supermercados iniciaram a liquidação dos ovos, para não morrer com um grande estoque. Simples assim.

Reply

Merda em cima de merda. Isso e roubo descarado em cima de assalariados e aposentados. Acorda Brasil!!!

Ate quando o brasileiro vai aguentar esses merdas no governo?

Reply

Mas, nao seria mais facil e objtivo tirar logo essa coisa grotesca da presidencia? Ela nao fez nada em seu governo, nao sabe nem falar e eu nao aguento nem ve-la, em nenhuma situacao. Arrumem uma forma de nos livrarem dela de uma vez.

Reply

Daqui a pouco, passaremos a nos alimentar com luz!!!, para ajudar a Dilmanta!


FORA DILMA INCOMPETENTE!
FORA PT!


Chris/SP





Reply

Ouça, Amor.


http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/MAX-GEHRINGER.htm

Reply

O problema é que, depois dos 6,5%, vem os 8% e depois os 10% e por aí vai.
Será que não aprendemos nada com a hiperinflação ?]
Será que, por razões políticas vamos deixar a vaca ide de novo para o brejo ?

Reply

PF ameaça investigar patrimônio de US$ 4,77 bilhões de pessoa muito próxima a Lula da Silva.

Reply
Paulistano Estressado mod


Depois da argentinização virá a venezuelização !!!

Reply

Anônimo de 23 de abril de 2014, às 14:19, nós, brasileiros, aprendemos até demais e não apoiamos isso! O problema é que o PT não chegou nem a ver essa parte da aula, de tão preocupado que estava em chegar ao "pudê" e em ser contra qualquer coisa que fosse feita pelo PSDB ou que fosse boa para o país, incluindo a nossa Constituição Cidadã!

Agora, amigos coturneiros, uma coisa é certa! O brasileiro mais ignorante, aquele que vota "de cabresto" no bolsa miséria, pode não saber ler nem conhecer a realidade do país, mas ele entende direitinho que o dinheiro não está mais dando pro básico! Falta um cabra de brio e com aquilo roxo para dizer em alto e bom som a esse povo que o culpado disso é o PT! Aí eu quero ver se a jiripoca não vai piar!

Saudações coturneiras a todos!

Reply

Manipular indice de inflacao e o mesmo que confiscar renda de assalariados e pensionistas. Mas, o povo alienado e mal informado nao percebe isso. Acorda Brasil!!!!!

Reply

Newclair - 19:04

Você ainda verá que o Aécio Neves é o cabra de brio (não sei se tem aquilo roxo, rsrs) para dizer o que este povinho precisa ouvir, e mudar de posição.


Chris/SP

Reply

Chris/SP 13:27
kkkkkk

Luz solar,não é? Ou lunar...pois se houver apagão...

Nome Próprio

Reply

Caro Coronel,

Escrevi o seguinte post sobre o tema:

Governo agora quer expurgar preços do índice de preços
(http://www.bdadolfo.blogspot.com.br/2014/04/governo-agora-quer-expurgar-precos-do.html)

No post explico os absurdos e ERROS da equipe econômica. Por exemplo, nos EUA os alimentos entram sim no computo da inflação.

Adolfo

Reply

Ao rei tatuzinho O SOL também se apaga, depois da quinta GARRAFA DE PINGA ou no terceiro litro de etanol de posto de gasolina.

FORA BÊBADO COMUNISTA.

Reply

Vai passar dos 6,5% imaginários desse desgoverno né?!

Já passou disso faz é tempo.

Reply