Aécio quer CPI da Petrobras para saber quem está falando a verdade: Dilma ou a diretoria da Petrobras. Porque alguém está mentindo. E fraudando o país.

O senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, afirmou, nesta quinta-feira, 20, que a presidente Dilma Rousseff precisa explicar porque o diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, não foi punido ou investigado, se a induziu ao "equívoco" de aprovar a compra das ações da refinaria de Pasadena em 2006 pela Petrobras.

"Não dá novamente para fazer aquilo que se tornou um mantra em todas as denúncias que ocorrem em relação ao PT: terceirizar responsabilidades, [dizer] 'eu não sabia'. De não sabia em não sabia, o Brasil chegou aonde chegou", disse o senador. Ele também afirmou que Dilma deve explicações sobre as razões que a levaram a aprovar a operação "danosa" à empresa brasileira e a "omitir", por seis anos, dos brasileiros as causas da compra.

"A presidente contradiz a diretoria anterior da Petrobras e é preciso que o Brasil saiba a verdade. Se houve encaminhamento do qual ela não teve conhecimento e se isso foi feito por má fé, tinha que haver punição exemplar de quem fez isso, com processo e prisão. Se foi por negligência, no mínimo teria que ser afastado da vida pública", disse Aécio.

A versão segundo a qual Cerveró, hoje diretor de finanças da BR Distribuidora, foi o responsável pela elaboração do "resumo executivo" apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras para aprovar a aquisição, que omitia duas regras da operação danosas à empresa brasileira, consta de resposta da Presidência da República à reportagem publicada na quarta, 19, pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Aécio defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o episódio e disse que os partidos de oposição se reunirão na terça, 25, em Brasília com o objetivo de discutir estratégias para tornar viável a criação da comissão. Ele defende que a CPI seja mista, formada por deputados e senadores, e disse que será levado à reunião requerimento nesse sentido.

"O Brasil precisa que se esclareça quais foram as razões pelas quais a presidente da República, especialista na área de minas e energia, tomou uma decisão tão danosa para as finanças da Petrobras e para o país", disse Aécio. "O que se espera, se houve encaminhamento equivocado por parte da diretoria internacional como atesta a nota da presidente da República, é que aquele que fez o encaminhamento fosse demitido ou investigado."

Para Aécio, é "inaceitável" que, em vez de punido, Cerveró tenha sido promovido a uma diretoria na BR Distribuidora.  "Que força tem esse cidadão? Quem o protege? Essas são questões que precisamos esclarecer", disse. O tucano afirmou que esse "modus operandi do PT não é mais aceito pela sociedade brasileira", que está "cansada da ausência de respostas".

O presidenciável afirmou que a explicação dada pela presidente Dilma Rousseff para a operação é "absolutamente contraditória" com  o depoimento do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, em audiência pública no Senado. Gabrielli dissera que a medida parecia benéfica naquele momento, de acordo com a conjuntura de mercado.

"Não acuso a presidente de improbidade. A presidente é uma pessoa de bem. Acredito na honestidade da presidente. O que está em xeque, neste instante, é a incapacidade, a incompetência de alguém, com as responsabilidades que tem, ter tomado decisão dessa gravidade. É preciso, no limite, que se assuma o erro, mas nem isso o governo consegue fazer."

Para criar a CPI mista Aécio pede apoio de parlamentares da base aliada do governo que já deram assinatura para a criação da comissão externa encarregada de apurar outras denúncias envolvendo a Petrobras. "Ou a versão do então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, é a correta, e tomaram uma decisão sabendo o que estavam fazendo, ou é a versão da presidente da República. O PT tem que escolher entre uma e outra. E o Brasil tem que dizer se está satisfeito com uma ou com outra." (Valor Econômico)

25 comentários

Alguns imbecis questionando a exemplar atitude de Aécio Neves neste episódio da Petrobras. Sereno, firme, educado. E contundente."


Não sou imbecil e foi assim, "sereno,calmo e educado" que o PSDB perdeu as ultimas 3 eleições....e se não me falha a memoria o SR viva cobrando atitude mais contunde ao Jose Serra, dizendo que ele estava sendo educado demais...

Reply

"Não acuso a presidente de improbidade. A presidente é uma pessoa de bem. Acredito na honestidade da presidente"... Pergunto: depois desta rasgação de seda, para que a CPI. Ou o Aécio assume seu papel de candidato da oposição, ou sai da frente. Alguém da turma de Minas, que é a que ele mais ouve precisa se trancar num quarto com ele e mudar a sua cabecinhaa. Se continuar assim, estamos perdidos e teremos que aguentar o PT mais 4 anos e pior vendo eles destruirem o Brasil.

Reply

Coronel, discordo de querer saber quem está falando a verdade, se é Dilma ou se é Gabrielli. Pois nenhum dos dois, alíás NINGUÉM neese meio aí está falando a verdade. Nunca falaram, nem seria agora.

É preciso chamar as coisas pelo nome. Dilma é mentirosa, Gabrielli idem, Graça Foster idem, Diretores cumpanheiros (todos, senão não seriam Diretores) idem e assim por diante.

Se Aécio não pode ser tão incisivo, se precisa maneirar um pouco, que dissesse: "É preciso que ALGUÉM FALE A VERDADE, a população já foi enganada demais".

Simples assim, sem ficar nessa de que um dos dois esta mentindo, quando se sabe que não é isso.

Mariana

Reply

pra que dizer que a comunista é uma pessoa de bem quando todos sabem que não é?? é pra aplaudir essa fala do aécio?? pessoal do psdb não aprende nunca!!!

Reply

esse pessoal do PT et caterva eram os que iam mudar "tudo isso que está aí", certo?

somente confirmam o que muitos já sabiam: não passam de um bando de poltrões.

vejam as atitudes recentes de André Vargas e Gleisi Hoffman. são exemplos da falta de vergonha, de decoro, de grandeza que acomete essa laia.

e Dilma e os demais membros do conselho? não passam de incompetentes - para dizer o mínimo. não fazem a menor idéia do que seja fazer parte de um board. acham que é só sentar-se a uma mesa de reuniões de vez em quando, desfrutar água mineral francesa enquanto comem biscoitos amanteigados dinamarqueses e bombons de chocolate belga, dar risadas por reencontrar os amigos, e no fim do mês embolsar o jeton.

Reply

O PT adotou um código próprio de comportamento, cujo principal parâmetro é a perpetuação do partido no poder e as benesses de seus mandatários, desta feita, não será diferente a brindagem da presidente neste fato - que é apenas mais um entre tantos. A oposição esta no caminho certo, porém, esperamos que a imprensa "comprada" faça sua parte com honestidade intelectual, o que é pouco provável.

Reply

Investiguem a BR Distribuidora, este Cerveró não deixou de roubar do dia para a noite; ou seja, apenas transferiu seus malfeitos de endereço.


Lanterna.

Reply

É isso aí, sem tirar, nem por!

Não aceitamos mais o "não sei" ou o "não sabia"...

Queremos saber a VERDADE, doa a quem doer.

CPI JÁ!!!!

PARABÉNS, AÉCIO NEVES !


Chris/SP

Reply

CORONEL. esta é fácil, logicamente tanto a Petrossáuro quanto a anta DILMA ROUSSEFF estão mentindo, cada um PUXA a sardinha para O SEU LADO.

Dilma cometeu deslizes que precisam ser apurados, desde improbidade administrativa até um " MENSALÃO DE DILMA ". Todos são culpados de algo e não temos nenhum inocente, apurar para saber qual crime é de quem.

Reply

CORONEL. esta é fácil, logicamente tanto a Petrossáuro quanto a anta DILMA ROUSSEFF estão mentindo, cada um PUXA a sardinha para O SEU LADO.

Dilma cometeu deslizes que precisam ser apurados, desde improbidade administrativa até um " MENSALÃO DE DILMA ". Todos são culpados de algo e não temos nenhum inocente, apurar para saber qual crime é de quem.

Reply

OFF

Ontem, comentei que o William Bonner encheu a boca no JN para falar de denúncias envolvendo o PSDB.

Hoje tive a grata surpresa de ver o post abaixo de Reinaldo Azevedo:

POR UMA QUESTÃO DE ISONOMIA, DUAS PERGUNTAS AO JORNALISMO DA GLOBO

O Jornal Nacional consagrou uma fórmula para tratar da suposta formação de cartel em São Paulo: “Os contratos se deram nos governos Covas, Alckmin e Serra, todos do PSDB”. Como, agora, os contratos celebrados pelas estatais federais Trensurb e CBTU também estão sob investigação do CADE, pergunto: vai se aplicar, de forma metódica, a fórmula: “OS CONTRATOS FORAM CELEBRADOS DURANTE O GOVERNO DILMA, DO PT”?

A propósito: o escândalo da Petrobras — que vale vários cartéis!!! — não merece a mesma fórmula: “A PRIMEIRA METADE DA REFINARIA FOI COMPRADA NO GOVERNO LULA, E O PAGAMENTO DA SEGUNDA METADE FOI FEITA NO GOVERNO DILMA, AMBOS DO PT”?

E noto: não me oponho a que se chame a atenção para o partido, não, ou a que se evoque a responsabilidade do governante máximo da instância em que se deu o caso DESDE QUE A REGRA VALHA PARA TODO MUNDO.

Afinal, uma justiça mal distribuída é, por si, injusta, ainda que justa em si.

Por Reinaldo Azevedo


Chris/SP

Reply


Com certeza tem caroço nesse angu !

Reply

Dilma 40%...

Nome Próprio

Reply

Tem alguma coisa errada. Dilma nunca assumiu nada e agora assumir um erro deste assim, acho que é para esconder outra.....(as explicações não batem)....

Reply

Coronel,

Tem que bater nesta tecla(Petrobras) até o eleitor encher o saco e entender o que aconteceu!!

O Alckimin abriu as "perninhas" e botou aquele colete ridículo para provar que não venderia a empresa.

Agora é hora da Dillma botar o tal coletinho!!

JulioK

Reply


Coronel
Será que alguns tanques dessa refinaria, se metamorfosearam ( epa!!!) e viraram fazenda em São Paulo....
Isto sim é um fenômeno.....kkkk

Reply

Pesquisa do IBOPE-PT diz que Dilma tem 43% das intenções de voto, Aécio 15% e E.Campos 7%.

Desculpe-me, mas só dando gargalhadas: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Claro que o IBOPE dá este resultado ridículo. É tudo sob contrato com o Planalto!


Chris/SP

Reply
51 na cabeça !!!! mod

***** PLANTÃO DO CORONELDOBLOG

Eu vi a Raquel Sheherezade no SBT, falaram muito mas NA HORA DE DAR A OPINIÃO, QUEM FEZ O EDITORIAL FOI O PETRALHA AOS SEU LADO, colocou toda a culpa dos "mensalões dos trens" nos GOVERNANTES DOS ESTADOS e ainda colocou, será que todas as empresas são culpadas ou tem um maestro ??

ISTO FOI NO JORNAL DO SBT, a Raquel NÃO É MAIS ÂNCORA, não opina mais.
O SÍLVIO SANTOS ( PANAMERICANO ) deve ter tomado o PUXÃO DE ORELHAS do patrão Gilberto Carvalho e do dipsomaníaco LUIZ 51.

Reply

Querido Coronel,

o sr coloca ali no twitter:
"Alguns imbecis questionando a exemplar atitude de Aécio Neves neste episódio da Petrobras. Sereno, firme, educado. E contundente."

Penso sim que ele foi brilhante nas colocações. Porém, ele erra gravemente quando diz que "confia na Dilma", que a acha honesta.
Ele precisa dizer tudo o que disse, sem falar este tipo de coisa que é uma redonda INVERDADE!
Pega mal para ele Coronel. Fica um comentário demagogo…
Ele não precisa disso! Pode simplesmente silenciar e ser contundente com todo o resto.

Abraço!
Flor Lilás

Reply

Baixaria é coisa de Petista.Está correto Aécio,agir com equilíbrio e serenidade é próprio de grandes homens.Aécio presidente.

Túlio Xavier

Reply

Áecio está lidando com um monstro, então se prepare porque ela vai botar para estraçalhar a vida dele e de quem estiver com ele, lembre-se estamos lidando com psicopatas comunistas que já fizeram e tem costume e aprenderam a fazer das pessoas o que quiserem e o que bem entenderem, os comunistas nos consideram COISAS.

Reply

Ou os lava jatos lavaram ou não lavaram. Só que 10 bi ficarem numa nebulosa qualquer, numa nuvem, não é muito fácil.
Tiro no pé ela acha que não deu.
Tá complicado.
Muitos candidatos a Celso.
Não o Pizzo bon-vivant fujão,e ressurecto, evidentemente.

Reply

...eh tanta grana,que metade do "filet mignon" do Brasil deve estar nas maos de petistas e cia.a luta eh gigantesca!

Reply

cel,

Direto e reto, Roubaram, encheram o bolso, e agora dão risada na nossa cara, nos chamando de idiotas.

Reply

Eu não acredito na honestidade do Presidente.

Reply