Que nome tem a associação entre dois ou mais juízes para absolver uma quadrilha?

Protagonista de vários embates durante o julgamento do processo do mensalão nos últimos dois anos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, voltou à carga nesta quarta-feira. O alvo desta vez foi o ministro Luís Roberto Barroso, o primeiro a votar pela absolvição dos réus do crime de formação de quadrilha.

Barroso havia afirmado que o STF exagerou na pena dos réus por quadrilha apenas para aumentar o tempo de cadeia. Irritado, Barbosa acusou seu colega de dar um voto político, sem argumentos jurídicos. Também insinuou que Barroso, nomeado para a Corte depois do julgamento do mensalão, já tinha uma fórmula pronta para o julgamento antes de ser ministro.

Em seu voto, ao criticar o tamanho das penas por formação de quadrilha, Barroso disse que é natural se indignar contra a “histórica impunidade das classes dirigentes no Brasil”, mas argumentou que o STF não pode confundir o discurso político com o discurso jurídico: — O Supremo Tribunal Federal é um espaço da razão pública, e não das paixões inflamadas. Antes de ser exemplar e simbólica, a Justiça precisa ser justa, sob pena de não poder ser nem um bom exemplo nem um bom signo.

Barbosa contra-atacou, lembrando que o mensalão somou mais de R$ 70 milhões. — O tempo em que essa quadrilha movimentou toda essa montanha de dinheiro, a forma como esse dinheiro era distribuído aos parlamentares, tudo isso foi objeto de debate intenso aqui neste plenário. Agora, Vossa Excelência me chega aqui com uma fórmula prontinha, não é? Já proclamou inclusive o resultado do julgamento. Vossa Excelência já disse qual é o placar antes mesmo de o colegiado ter votado. A sua decisão não é técnica. É simplesmente política. É isso que estou dizendo.

Em tom sereno, Barroso, rebateu:— Para mal dos pecados de Vossa Excelência, o meu voto vale tanto quanto de Vossa Excelência. O esforço para depreciar quem pensa diferentemente, com todo o respeito, é um déficit civilizatório. Quem pensa diferente de mim só pode estar mal intencionado ou com motivação indevida: é errada essa forma de pensar. Precisamos evoluir. Discutir o argumento e não a pessoa. É assim que se vive civilizadamente.

Barbosa começou a se irritar quando Barroso disse que o STF aumentou a pena de quadrilha numa proporção maior.— Em que dispositivo do Código Penal se encontram esses parâmetros tarifários que Vossa Excelência está utilizando no seu voto? Isso não existe. É pura discricionariedade de Vossa Excelência. Admita isso — reclamou Barbosa.

Dias Toffoli, que votou pela absolvição, saiu em defesa de Barroso. — Presidente, vamos ouvir o voto do colega. Todos nós ouvimos Vossa Excelência votar horas e horas, dias e dias, sem interrompê-lo — afirmou Toffoli.

— Não seja hipócrita — disse Barbosa.

— Vossa Excelência não quer presidir deixando ele proferir o voto. Só porque o voto discorda da opinião de Vossa Excelência! — reagiu Toffoli.

À noite, Barroso evitou polemizar e disse que divergências são naturais.

(Matéria de O Globo)

43 comentários

POR QUE A “SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, MESMO SENDO “SOFISTICADA” E “ORGANIZADA”, NÃO ERA UMA QUADRILHA. OU: POR QUE O PAÍS QUE PRESTA ESTÁ COM A ESTRANHA SENSAÇÃO DE QUE LHE BATERAM A CARTEIRA.


Porque as ministras e Rosa Weber e Carmem Lúcia sacaram uma concepção personalíssima do que seja quadrilha

porque o ministro Tófolli jamais deveria ter participado de um julgamento para o qual estava eticamente impedido. Seu voto, favorável aos réus a quem servira antes como advogado, foi, nas circunstâncias, decisivo

porque o ministro Lewandóvsky é o ministro Lewandóvsky

porque uma condenação por 6x4 não é suficiente para condenar pelo crime de formação de quadrilha]

porque foram feitos todos os esforços protelatórios por parte dos advogados de defesa e de um dos ministros para que que houvesse um adiamento do processo, com o objetivo aparente de excluir do julgamento, por aposentadoria, os ministros Peluso e Ayres Britto, considerados técnicos e duros

porque os ministros Peluso e Ayres Britto se aposentaram

porque o ministro Celso de Mello, decano do tribunal, não hesitou em colocar, surpreendentemente, o regimento do STF acima da lei

porque os ministros Barroso e Teori vieram depois, aparentemente para desfazer o que o STF tinha feito antes. Compuseram uma espécie de STF-R , revisado e revisor. O ministro Barbosa, com ou sem razão, por franqueza ou “deficit civilizatório’, chegou a perguntar ao ministro Barroso se ele já tinha o voto pronto antes de chegar ao tribunal

Aí está o minha modesta suposição acerca do por que a “Sofisticada Organização Criminosa”, mesmo sendo “sofisticada” e “organizada”, não foi considerada como uma quadrilha. Pelo visto, os mensaleiros agiram sempre individualmente, sem nenhuma comunicação entre si, e as ações e objetivos que compartilharam foram, até onde se sabe, compartilhados por mera coincidência. O que significa que as intrincadas operações levadas a efeito pelos núcleos político, financeiro e operacional do Golpe do Mensalão Federal, embora extraordinariamente bem concatenadas, foram aleatórias, nada tendo a ver umas com as outras. Tudo obra do acaso. Nada unia os mensaleiros, tudo os separava. O roubo, inclusive de dinheiro público, não teria,assim, por escopo, a “causa”, como se suspeitava, mas “apenas” o enriquecimento pessoal.

Segundo o grande Merval Pereira, essa questão é apenas conceitual, e não importa muito. O que importa, no dizer dele, é que os mensaleiros estão condenados e presos. Realmente, num país de penas e execuções penais quase sempre pífias, simbólicas, não é pouca coisa ver esses tubarões da política atrás das grades (faltou um, que não é o foragido!). Ainda mais em se tratando de figurões do partido que manda e desmanda no país, como se já estivéssemos num regime bolivariano e, não, a caminho dele.

Para mim, se não era uma quadrilha, era mesmo uma organização criminosa muito sofisticada, e as penas dos políticos que a integraram poderia ter sido muito maior do que foi. A régua deveria ter sido a pena imposta ao operador Marcos Valério, que acabou pagando, de fato, o pato da patuscada. Não sendo, “ganharam” os mensaleiros e seus trêfegos apoiadores, que estão festejando como se os réus fossem inocentes e, não, assaltantes, julgados e condenados, dos cofres públicos. Um deboche, um escárnio, um acinte! Perdeu a Justiça, Perdeu o Estado Democrático de Direito. Perdeu o País Que Presta.

Reply

Esses togados integrantes da quadrilha socialista do PT têm que entender que o voto deles, de absolvição aos quadrilheiros não vai só contra o voto de sua Excelência o Ministro Joaquim Barbosa, esse voto sem lisura vai principalmente contra a parte honesta da Nação Brasileira.

Até meu pet sabe que essa corja corrupta foi infiltrada indevidamente no STF com a clara incumbência de livrar os criminosos socialistas larápios cumpanheiros nesse governo.

Reply

Coronel,

quadrilha que absolve quadrilha.
Quadrilha que protege quadrilha.
Quadrilha mancomunada com quadrilha.
Quadrilha que acorberta quadrilha.
Quadrilha que liberta quadrilha.
Quadrilha que beija a mão de quadrilha.

Qual desses nomes o Sr prefere Coronel? Ops… o nome é na realidade um só:
quadrilha de juízes petralhas imorais e amorais.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

Nojo. Só esta palavra para definir o sentimento de ver tudo isso.
Indignação, revolta, ódio também ajudam.
Desespero… Estamos a passos largos para nos tornarmos uma Venezuela.

A nova bandeira brasileira já foi modificada por esta esquerdalha asquerosa, que substituiu nosso lindo céu azul estrelado, com sua extinta "Ordem e Progresso" pelo vermelho e preto da foice e do martelo.

O Sr poderia colocar uma enquete ali do lado:
Qual o nome que o brasileiro prefere ter no futuro?
Cubrasil ou Brazuela?

Flor Lilás

Reply

Bom, a pergunta do ministro presidente, na hora certa e certeira ficou no ar, sem resposta. Ora, o cidadão que assiste tem direito de saber!

Reply

OffTopic
Coronel, veja esta reportagem da Band:

BA: pessoas são coagidas a fazer cadastro na Funai
Moradores eram recrutados para se inscreverem como se fossem índios para engrossar invasões de terra no sul da Bahia

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000666624/ba-moradores-sao-coagidos-a-fazer-cadastro-como-indios-.html

Reply


Uma coisa é certa Coronel
A partir de hoje, eu e milhoes de brasileiros, mudaremos a orientação dada a filhos e netos..
Para não serem engolidos em terra comandada por bandidos, diremos a eles para serem bandidos tambem...
Beira Mar e Marcola fazem muito menos mal ao país, do que certos cidadãos togados, que deveriam zelar não só pela justiça , mas pela referencia aos brasileiros de amanhã..
Em terra de sapos, de cocoras com eles...

Reply


Ensinarei a filhos e netos, que, se em beneficio pessoal puderem praticar algum malfeito, que o façam sem pestanejar.
Principalmente se a pratica do malfeito for suficienta para comprar consciencias....

Reply

Coronel,

CBN - julgamento da qaudrilha

Kennedy Alencar ousa dizer que Barroso é muito forte e que bateu firme em Joaquim Barbosa.
Diz que Joaquim Barbosa saiu fraco!

Kennedy Petralha Alencar. Nojo.
Haja estômago para aguentar tudo isso…

Flor Lilás

Reply

Este está aparelhado. É inútil perdermos tempo com este merda e seus comparsas do STF. Vamos acabar com isso tudo no dia 05 OUT 2014.

Reply

A nomeação de alguns "ministros" do STF é uma afronta ao bom senso de qualquer cidadão com um mínimo discernimento político. Simplesmente aparelharam o STF para rezar conforme a cartilha daqueles que querem ser donos do país, na marra, nem que se tenha de apelar à Rússia, China e Cuba. Esses ministros e políticos ficarão na história,sim, como vergonha nacional, para vergonha dos seus descendentes!!!

Reply

Ontem, 26, o STF, através de um grupo de ministros, oficializou a assinatura do "Contrato de Prestação de Serviços Ideológicos de Interesse do Partido dos Trabalhadores".
Portanto, foi criado o braço (bando/quadrilha?)) mais importante da Sofisticada Organização Criminosa que dá sustentação ao partido no poder da nação: o Bando Jurídico. Brevemente, ele libertará os líderes do Bando Financeiro que estão "presos" na Papuda.
Para chegarem - os ministros do bando da toga vermelha - a esse ponto, de não necessitarem de máscaras para confessarem o seu propósito político - não técnico -, é sinal de que o curral foi fechado naquela sessão do dia 26.
Inês é morta!
Gaudêncio.

Reply

Prezados Coturneiros de
27 de fevereiro de 2014 08:49 e 08:50

Acredito que sejam a mesma pessoa…
Entendo a amargura que sentem. Sinto-a também.

No entanto, se fizerem isso serão iguais a toda esta canalha que está destruindo o Brasil! E auxiliarão no processo de extinção do Bem Maior!
Transformar-se-ão em selvagens, criminosos.

Façamos o contrário! Temos que ser cada vez mais honestos, mais corretos, mais dignos e limpar da face da Terra esse tipo de comportamento vil e sórdido.

Mesmo que não sejam cristãos, considerem pelo menos Jesus Cristo como um grande divisor de águas, filósofo, professor.
Ele disse: dai a outra face. Não estava dizendo para que déssemos a cara para apanhar! Estava dizendo que precisamos agir diferente...

PARA O ALTO E AVANTE!
HAVEMOS DE CONSEGUIR!

Sigamos corretos rumo à liberdade!

PRECISAMOS TIRAR O PT DO PODER!
URGENTE!

Flor Lilás


Reply

SOCIEDADE ANÔNIMA

Os canalhas legalizaram o mensalão, agora ações menores de mesmo artigo como o Azeredo, o mensalão de Brasilia ( o do Arruda e continuado pelo Agnelo Queirós do PT ) no caso são crimes de pessoas não envolvem os partidos.

O FILHO DA PUTA DOS FILHOS DA LULA vão condenar a 22 anos os do Azeredo pois a dosimetria já foi feita pelo procurador Rodrigo Janot e o julgamento demorará dois dias no máximo e PAPUDA NO DIA SEGUINTE.

ABAIXO A PETRALHADA IMUNDA.

SE OS MENSALEIROS SÃO INOCENTES E NÃO FORMARAM QUADRILHA, SOLTEM OS BANDIDOS DO PCC são "inocentes do mesmo crime" pois não registraram em cartório e junta comercial a quadrilha PCC S.A. ou a empresa de quadrilha do PSDB mineiro ou mesmo a MARCOS VALÉRIO CRIMES S.A .

Será que Barroso não dirá que os ocorridos há mais de 20 anos dos casos de Azeredo ? em 20 anos até homicídios são prescritos.

Reply

CORONEL, TEMOS QUE TRAZER A TONA UM DEBATE SÉRIO E EXAUSTIVO, O FIM DAS URNAS ELETRÔNICAS. SE ESTES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE PARTIDO SÃO CAPAZES DE CORROMPER EM TODAS AS ESFERAS DO PODER, ROUBAR A NAÇÃO DO JEITO QUE ROUBAM, QUEM NOS GARANTE QUE NÃO NOS ROUBAM NA URNA ELETRÔNICA???????

OS CARAS:

Reply

Alguem me ajuda a entender?

Como pode essa quadrilha petista infiltrada propositalmente no STF para isso, pode absolver e achar inocentes esses meliantes do mensalão que, já comprovado, afanaram dinheiro público para o próprio bolso?
Então alguém rouba dinheiro do povo e não merece nenhum castigo? Sim porque, esses togados que se venderam para o PT, absolveram os cumpanheiros em todos os quesitos julgados, são inocentes, isso quer dizer que para essa quadrilha do STF, roubar dinheiro público não é crime?
Âh! tá!

Vamos lá povão assaltar as contas do governos e levar o nosso também, estaremos salvos por barroso, levandowiski, tófolli, carmem, rosa, zavASCO. Que ASCO dessa corja de meliantes!

Resta saber qual a Corte que vai exonerar por tanta cara de pau, irresponsabilidade e prevaricação no cargo, esses marginais togados do STF. Ou vão ficar impunes votando pela absolvição de uma quadrilha, ladrões do povo?

O Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa está cada vez mais amado pelos cidadãos de bem do Brasil.
Parabéns Joaquim Barbosa, que Deus o abençõe.
Os capangas do PT locupletados na Corte, que votam pela absolvição, logo logo terão o que merece, porque FRUTA PODRE, por si só, chega o dia em que inevitavelmente caem do pé.

Reply

BRASILEIROS,

Não precisamos mais da justiça. Acho que deveríamos SOLTAR OS MAIS DE 500 MIL PRESOS deste país. A justiça está falida.


PAÍS RICO É PAÍS HONESTO.
Aécio, estamos ficando pobres, sem justiça, sem pessoas honestas, até quando?

Reply

Conjecturando, o tamanho absurdo dessa absolvição, concluo que podem até ter razão. De fato UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA não pode ser relegada ao simples conceito de quadrilha, UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA é coisa muuuuiiiito mais séria e perigosa, merece um castigo, no mínimo, 5 vezes maior.

Bora rever a pena!

Reply

NÃO PODE SER QUALIFICADO POR QUADRILHA SENÃO TEM QUE PRENDER O CHEFE. ELLE ESTÁ EM CUBA. VENDENDO O QUE SOBROU DO BRASIL. TÔ TORCENDO PARA ELLES NÃO VENDEREM O MEU VALE QUERIDO: O VALE DO PAJEÚ EM PERNAMBUCO.
.

Reply

Isto é uma prova de que as coisas aqui estão caminhando como na Venezuela: contração de "médicos" escravos cubanos, aparelhamento do STF e mais uma infinidade de barbáries. Brasileiros, vamos reagir e nos unir às Forças que é a única capaz de desmantelar o plano comunista em andamento.
Muito bem fez o ministro Luis Fux não se deixando levar por ter sido nomeado pelo petralhas. Os cargos públicos é do brasileiros que preenche os pré requisitos e não dos petralhas. Nenhum ministro tem obrigação de defender criminosos que age de má-fé cometendo crimes pensando em se livrar deles nomeando ministros pegando-os pelos favores.

Reply

Pensam que MÁFIA tem territórios restritos?

Reply

Coronel,

Yasha Gallazzi disse tudo ali no twitter:

"Barroso disse que a associação de mensaleiros petistas não é quadrilha. Vai ver quadrilha é a associação de juízes pra absolver bandidos."

Flor Lilás

Reply

>>

Em quase 12 anos, a quadrilha petista conseguiu aparelhar o Supremo Tribunal e tem maioria ali.

Não são ministros "que pensam diferente". São pessoas que só estão ali porque prometeram trabalhar para o partido e cumprir suas ordens.

<<

Reply

Kennedy Alencar quem saiu fraco foi o povo brasileiro.Vergonha.

Reply

Este Barroso saber ser cínico.

Reply


Supremo Tribunal Bolivariano !

Tudo dentro do plano do foro de São Paulo.
O governo não perde mais nenhuma.

6x5

Reply

"Que nome tem a associação entre dois ou mais juízes para absolver uma quadrilha?"

Núcleo Jurídico, Coronel, Núcleo Jurídico... a denúcia da PGR está incompleta.

Reply

É Coronel,Flor Lilás,Chris e coturneiros,é por isso que parei de comentar,essas notícias nos dão nojo,nojo dessas pessoas,enfim fazem mal a nossa saúde.Mas vamos aguardar a "COPAS DAS COPAS" com certeza o bicho vai pegar.Socorro FFAA nos acudam.
Tuco-SP

Reply

Algum coturneiro ouviu hoje o voto da advogada-dos-mensaleiros-disfarçada-de-juíza-do-stf Cármem Petralha Lúcia? Só faltou dizer que absolveu de formação de quadrilha porque não achou nenhum recibo com firma reconhecida em cartório dos acusados se auto condenando. Vai braziuziuziu!!!

Reply

Bom dia, Coronel. Por quê o Bolívar não leva uma Cia da PE no STFPetralha e dá um jeito nesta gentalha??!!! É um escárnio, um deboche!!!

Reply

Aécio precisa ter cuidado com o SCF pois os juízes o perseguirão, a pena de 22 anos a Azeredo já é realidade e o STF encenará um julgamento para condenar a "sofisticadérrima e socialmente perigosa organização criminosa" de E.Azeredo de Minas, os seis juízes adestrados vão tornar super-célere o julgamento e até maio o Azeredo ( sozinho ) estará condenado aos 22 anos de formação de quadrilha e por "outros delitos" .
Depois da condenação os outros vão ser absolvidos no tribunal do juri e no TJ mineiro. Não caberá um infringente pois serão 8 a 3.
*** Tem 2 a aposentarem e Barbosa vai SER EXPULSO DO STF em célere processo de impeachment no senado.

Aécio ao entrar precisará usar um artifício de aprovar uma PEC que baixe a idade de aposentadoria compulsória dos 70 anos para 50 e assim TODOS SERIAM APOSENTADOS e dois meses depois nova PEC suprimir o limite de idade para a aposentadoria, depois de nomeados os novos onze ministros do STF e Barbosa ser anistiado e voltar ao quadro como JUIZ APOSENTADO ou integrar uma nova corte, o TRIBUNAL CONSTITUCIONAL BRASILEIRO que jamais julgaria pessoas, só leis e atos ( de governo, juízes e outros na GUARDA DA CONSTITUIÇÃO ) e o STF ser uma vara de mandados infringentes do STJ a última instância criminal para julgamento completo, o STF seria tribunal de infringência, nada mais.

OS JUÍZES APOSENTADOS E INIMIGOS DO NOVO GOVERNO SEJAM APOSENTADOS POR INVALIDEZ PERMANENTE e assim impedidos de participar de outro tribunal.
"HEIL LULA, HEIL DILMA eu jamais aceitarei nem que a vaca fale.

*** Vaca gripada tosse.

Reply

Kennedy Alencar é simplesmente integrante da quadrilha PTista! É um tremendo puxa-saco! Com certeza está levando algum dinheiro público que é desviado pela quadrilha. Agora, se existia dúvida sobre o Brasil ser uma grande quadrilha em todos os níveis, agora não existe mais. O STF, também já tem sua quadrilha formada. Uma vergonha!!!

Reply

É uma quadrilha? Tem certeza? Escreva um post afirmando que Dirceu, Genoino e Delubio são quadrilheiros se for homem.

Reply

O nome é simples, comparsas.

Reply

Coronel
Para acabar com todas as quadrilhas deste país instaladas no Executivo, no Legislativo e, provado agora, no Judiciário, é preciso começar a colocar em prática a "solução final", se quisermos deixar um país livre e decente para os nossos filhos e netos. Fuzilamento já!

Reply

Caríssimos coturneiros

Nem vou comentar, posto que todos vocês já falaram por mim. Cansei desta patacoada!

Agora, temos de concentrar nossos esforços para eleger AÉCIO NEVES PRESIDENTE!! É só o que importa.

Vamos formar um exército e conseguir cada dia mais votos para ele. Mãos à obra!


Chris/SP


Chris/SP

Reply

Hummm... boa pergunta. Acho que depende muito do país né não?

Reply

Acho que SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA cai bem.

Reply

Coronel,

PETRALHA ATREVIDO EM 27 de fevereiro de 2014 15:26

Flor Lilás

Reply

Caro Tuco-SP 27 de fevereiro de 2014 12:31

por favor não desista!
Sua palavra é importante.

HAVEMOS DE CONSEGUIR!

Flor Lilás

Reply

Flor Lilás

"Quenidi" Alencar é um lambe-botas do Chefe. Um serviçal!

Reply

Afffffffffffffffff!

Reply