Novo ministro da Saúde é consultor e alvo do MP por improbidade administrativa.

O trio: Dilma, Padilha e Chioro, mais um consultor petista.

Convidado ontem pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Alexandre Padilha, Arthur Chioro, atual secretário de Saúde em São Bernardo do Campo (SP), é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa.

"O objeto da apuração é de possível violação ao princípio da administração pública, porque ele é secretário municipal e, concomitantemente, sócio majoritário da empresa Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda., que presta serviço para diversos municípios, confrontando a Lei Orgânica de São Bernardo do Campo", disse a promotora Taciana Trevisoli Panagio.

Segundo o "Diário do Grande ABC" e o "Correio Braziliense", o inquérito civil público foi instaurado em setembro de 2013. A consultoria, que pertence ao secretário desde 1997, presta serviços na área da saúde a várias cidades do Estado de São Paulo, sobretudo em municípios sob a gestão petista, como Ubatuba e Botucatu.

Procurada pela Folha, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) não comentou a investigação até o fechamento desta edição. A escolha de Chioro começou a ser sacramentada na semana passada. A presidente tinha boas referências sobre a atuação do secretário quando de sua passagem pelo Ministério da Saúde entre 2003 e 2005, no governo Lula.

À época, Chioro dirigia o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, onde foi responsável pela implementação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Secretário de Saúde em São Bernardo desde 2009, Chioro é formado em medicina e tem doutorado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ele também foi secretário de Saúde de São Vicente (SP), de 1993 a 1996.

Desde 2011, é presidente do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). Pesquisador em diversas áreas, escreveu em 1996 um livro intitulado "Magnetismo, Vitalismo e o Pensamento de Kardec", baseado nas teorias do espiritismo.

TERCEIRA VIA
Após a formalização da escolha, Chioro almoçou com Padilha em uma sala privativa de um badalado restaurante da capital federal. Segundo a Folha apurou, os dois podem acompanhar, juntos, a presidente Dilma em viagem oficial a Cuba na semana que vem.

Outro fator que contou a favor de Chioro foi a disputa entre Padilha e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, pela indicação do futuro titular da saúde. Ambos queriam influenciar na escolha, mas, como é de costume quando há disputas do gênero, Dilma optou por uma terceira via.(Folha de São Paulo)

10 comentários

Olhem as gravatas vermelhas deles ! deve ser parte do uniforme do PT !Que idiotice !!! o crime das gravatas vermelhas,agora não é mais crime do colarinho branco !!! rsrsrsrs

Reply

Já observou? Este partido só tem bandido, só tem tranqueira. Por isto que eles assassinam a reputação dos adversários. Para igualar a moral do adversário à deles na marra. Bando de bandidos, vagabundos.

Reply

EM VENDO ESSE VENAL TRIO DA TURMA BRABA DO BARBA, ATÉ EU QUE ORO CHORO!!!

Reply

Coronel,
mais um. Espero que os Paulistas, nas próximas eleições, não caiam na embromação desse canalha.

Reply
corruPToinassiodaciuva mod

Investigado por improbidade administrativa? Então serve para o governo do PT.Tem expertise.

Reply
corruPToinassiodaciuva mod

Investigado por improbidade? Então serve para o governo do PT,pois tem expertise.

Reply

Affff... que gente de reputação LIBADA!

Reply

O pior é que o vagabundo terá que fazer um estágio em....Cuba, onde receberá as instruções de los Castros...ééé mooolleeeee?? @fitza

Reply

Dá nojo olhar pro focinho dessa filha da puta.

Reply

O maior problema do PT é revelar um petralha que tenha uma ficha-limpa. Caramba! Não escapa um!!!

Reply