Dilma montou "gabinete de crise", mas para resolver o caos prisional do Maranhão chamaram um tucano.

 
Cardozo, ministro da Justiça da Dilma, aprendendo com Beto Richa.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), foi orientada a pedir ajuda ao governador tucano do Paraná, Beto Richa. Em telefonema na quinta-feira, Roseana pediu socorro para tentar resolver a sangrenta crise prisional no Maranhão. Na próxima terça-feira, Richa vai enviar a São Luís sua secretária de Justiça, Maria Tereza Uille, para repassar o modelo de um premiado programa implantado no estado.

O programa que despertou o interesse de Roseana é o Business Intelligence Carcerário do Paraná, que interliga as informações dos poderes Executivo e Judiciário, consolidando dados detalhados de cada preso do estado, além de ter um mutirão da Defensoria Pública para revisão de 30 mil processos de presos, que levou à redução em 62% da superlotação nas cadeias no estado nos últimos três anos.

Ontem, Cardozo disse que Roseana devolveu aos governo federal quase R$ 22 milhões que deveriam ter sido usados para um presídio. Segundo um funcionário do ministério, o dinheiro teve que retornar aos cofres federais porque o projeto apresentado pela equipe de Roseana não atendia as exigências técnicas. E ainda não há outro projeto aprovado para substituir a proposta anterior. Levantamento feito pelo GLOBO a partir do Portal da Transparência do Maranhão mostrou que os gastos com o Fundo Penitenciário Estadual em 2013 foram 65,5% menores que os de 2012.

O governador tucano, além da secretária de Justiça, também se colocou à disposição para ir ao Maranhão e fornecer toda a ajuda possível. — Encontramos um sistema prisional em uma situação delicada e refizemos o modelo. Criamos mais de 7 mil novas vagas, acertamos uma parceria com o Ministério da Justiça para construção e ampliação de outras 20 unidades prisionais. E fizemos a revisão dos processos de 30 mil presos no Paraná através de mutirões da Defensoria Pública. Também implantamos um programa de gestão prisional avançado, que já foi colocado à disposição do Superior Tribunal de Justiça — disse o governador Beto Richa.

Segundo Beto Richa, os 25 mutirões carcerários no Paraná reavaliaram os processos de 30 mil presidiários, muitos presos indevidamente, enquanto não havia vagas para outros que de fato deveriam estar presos. Com esses mutirões e interligação de informações, foram assinados 5.901 alvarás de solturas. Em outra ponta, com criação de novas vagas e construção de presídios, a superlotação caiu de 10.118 em 2010 para 3.850 em 2013.

No dia 30 de novembro, o próprio ministro Cardozo esteve no Paraná para assinar protocolos da construção de 20 novos presídios, com previsão de 6.670 novas vagas. O ex-presidente da CPI do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (SDD-MA), avalia que a explosão da violência no complexo penitenciário de Pedrinhas e outros presídios do Maranhão é o resultado de problemas antigos das cadeias locais que teriam sido negligenciados pela governadora Roseana Sarney.

Segundo Dutra disse ao GLOBO, em 2011, Roseana chegou a anunciar a construção ou a conclusão de presídios em Bacabal, Pinheiros, Chapadinha e Imperatriz para abrir 1.500 vagas e aliviar, pelo menos em parte, a pressão da superlotação dos presídios existentes. Mas, segundo o deputado, nenhuma das promessas saiu do papel porque a governadora teria pouca disposição para o trabalho. — A primeira coisa a fazer para resolver a crise é a governadora governar. Roseana passa as noites jogando baralho — afirma o deputado. (O Globo)

23 comentários

Isto mostra com clareza a incompetência do PT. O que não consigo entender. Já que não têm competência para administrar, por que não abrem mão, por que insistem em continuar destruindo o país? Estão mais preocupados em comprar apoio do que resolver os problemas. Este lixo chamado PT, nos enoja.

Vaza, canalhada, vaza, lixo.

Reply

VIRAMOS A VENEZUELA E ARGENTINA:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/01/manaus-sofre-com-falta-de-moeda-americana-em-suas-casas-de-cambio.html

Reply

A vovó da Barbie, aquela secretária babaca da Dilma que quer criar uma banda para o superávit primário, deve estar (mais) P#T@ com essa notícia. Passou os últimos três anos tentando sabotar o governo do Beto Richa, mesmo ferrando com o povo paranaense. Como disse a dona redonda, na eleição vale fazer até o diabo para ganhar. Será que o paranaense é trouxa como os paulistas?

Reply

Coronel,

A solução para a SEGURANÇA PÚBLICA é simples e fácil, como demonstra o exemplo do Paraná.

Construir presídios e combater a corrupção na polícia é o caminho mais rápido para resolver os problemas.

As questões "sociais" ficam para a 2a. Fase!!!

Nova York é a prova concreta, o resto é blá, blá, blá!!!

Espero que o PSDB esteja filmando tudo para mostrar para o Brasil!!!

JulioK

Reply

Pois é. Os Sarney's dominam o Maranhão há décadas. O povo de lá adora viver como escravo pelo simples prazer de não precisar trabalhar (é o que parece, pois 60% daqueles miseráveis vivem do Bolsa Família e não parecem querer mudar suas vidas). O governo federal, por sua vez, está engessado e passivo porque depende do apoio político da corja sarnenta e do PMDB.

Esse é o Brasil de Lula e do PT. Uma nação de escravos sem vontade e a mercê dos alcaides da vez.

Reply

e como bom republicano o tucano vai ajudar e nem vai faturar em cima disto...agora ,imaginem se fosse o contrario, já teriamos a midia petralha(o globo et caterva) divulgando em machete: Governador tucano pede ajuda a petista !"

Mas é isto mesmo, alguem precisa fazer alguma coisa pelo povo do maranhão, já que a dilma e seus aliados da famiglia sarney não sabem o que fazer para ajuda-los , os tucanos sabem...

Reply

Coroné, e o inicio da Vitória dos Tucanos, o único Partido que consegue arrumar essa merda toda que os petralhas fizeram.

Reply

Quer dizer, então, que chamaram tucanos, para resolver o problema no Maranhão? Rendição, capitulação de peemedebista tão carne e unha com petistas?

Reply

sobre os Sarney tudo q se disser de ruim,eh pouco.......os brasileiros vao ter q chamar um tucano p consertar toda a m......que o pt estah fazendo!Aecio presidente!

Reply

cel,

Eu tambem gostaria de jogar baralho do que trabalhar. Mas preciso trabalhar. Essa vagaba acho que não precisa trabalhar, e o povo que sifoda.

Reply

Dilma estah fazendo uma anarquia,uma confusao no Brasil,vai degringolar tudo..........

Reply

Parabéns ao GRANDE Governador BETO RICHA, governador do meu Estado: o Paraná.

Nunca vi um petralha ou alguém da base alugada ser eficiente em alguma coisa, aliás, a única coisa que essa gentalha sabe fazer é passar a mão no jarro do Estado(Cofres Públicos) e difamar a oposição. Mas se não fosse a oposição, hoje em dia os brasileiros não teriam comida, nem nada... e ainda, ainda existe algo de bom, não foi a petralhada e sua base comprada que proporcionou, isso pode ter certeza!

Reply

Sim, uma beleza, mas onde se pode ganhar alguma grana nesse esquema do tucano?

Reply

KRLH! Baralho?! KKKKKKKKKKKKKKK
Assim,à la Marie Antoinette?
Mas isso quando MA ainda era uma jovem e bela delfina, meio doidivanas é verdade,mas nada que tenha perdurado por muito tempo.
Agora,governar de uma mesa de baccarat? Me faz cócegas.


Nome Próprio

Reply

cuidado, Richa!

o Barba pode querer gatunar o teu programa pra ele como fez com o Bolsa-Familia...

se der tudo certo, em dois meses eles começam uma campanha para dizer que o sistema prisional do teu governo foi ideia deles!

e vao contar com a ajuda de sempre da imprensa, nao resta duvida...

Reply

De que adianta levar a formula tucana, se a aplicação caberá aos petralhas ignóbeis?

Reply

Por coincidência eu estava agora há pouco numa livraria folheando o livro "Honoráveis Bandidos" que conta a saga da família Sarney. Realmente o livro menciona que Roseana é viciada em jogo. Chego aqui e leio essa declaração: ela não trabalha porque passa as noites jogando. Só por isso o Maranhão deveria sofrer intervenção federal.
P.S. - É tanta podridão que esse livro conta, que sinceramente nem tive coragem de comprar. Chega a causar depressão.

Reply

E você foi, Beto??? devia deixar elles falando sozinhos! porque daqui há alguns meses a "representante" do partido do diabo delles estará tentando acabar com você, na ânsia de te desacreditar como governador do Paraná - não sei se VExª irá concorrer a reeleição, mas que a Barbie irá vir com toda a máquina sinistra dos comunistas, ahh isso vai!!!

Reply


Quanto maior a superpopulação, mais barato custa um preso .
Comida é cincão por dia, no máximo, all inclusive, se feita no presídio. Terceirizada, na mesma ou mais baixa qualidade, sobe con$ideravelmente, claro.
Mas aí $$$ão outros quinhentos...
O espaço físico é o mesmo. Mais colchões, nem cabem. É aquele rolinho de dez metros de papel higiênico para um mês, 1 dentifrício tipo sapólio radium, até nas cores, 50 gramas por mês, 1 sabonetinho de 50 gramas por mês, para as mulheres 1 pacote com 5 absorventes pequenos, e só.
Manutenção não existe, só gambiarra, retiradas partes, peças componentes de tudo quanto é lixo, sobras de repartições, etc que chegam como doações e o desmanche come solto, nem tem outro jeito.
E vêm dizer que preso custa 7 mil reais por mês. Ora, faça-me o favor...
Se fizermos bem as contas, teremos que quanto pior, melhor!!!
Entra mais .

Reply

11 de janeiro de 2014 14:22

Disse tudo. Resumindo pode-se dizer que o Brasil é o país dos VAGABUNDOS PROFISSIONAIS.

Reply

O que mais me impressiona em tudo isso é a quantidade de processos de presos que nem ao menos são acompanhados! Isso é o inferno na terra!
Muitos estão ali entregues às baratas por não poderem pagar um advogado para os defenderem, enquanto seus crimes na grande maioria das vezes são crimes menores, o famosos ladrões de galinha!
Ou seja: nada funciona no sistema prisional brasileiro! Nem a justiça! De novo!

Reply

Espero que não deixem (PSDB) de usar isso na campanha presidencial...

Reply

Roseana poderia partir um baralhozinho em Pedrinhas, não? Iria ocupar o seu tempo e o dos presos.

Francisco

Reply