Para evitar protestos, governo planeja maquiar a Copa para a população.

Preocupados com eventuais protestos durante a Copa de 2014, articuladores do governo começaram a preparar "antídotos" para tentar evitar impacto sobre a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Dos obstáculos projetados, o chamado "risco Copa" é o que mais tem tirado o sono dos estrategistas. Apesar de preocupações com os rumos da economia, a aposta do Planalto é que a inflação estará sob controle e o nível de desemprego, estável. A tensão maior recai justamente sobre o que o governo não controla: as ruas.
 
No Executivo, a ordem é evitar a "reencarnação das manifestações" deste ano, conforme definiu um auxiliar. Os protestos de junho fizeram com que Dilma perdesse 27 pontos, desabando de 57% de aprovação para 30% em apenas três semanas. Avalia-se que a repetição de um mergulho dessa ordem pode ser fatal na campanha. Após a queda abrupta de junho, Dilma começou, aos poucos, a mostrar recuperação, chegando em dezembro com 41% de aprovação, de acordo com o Datafolha. Mesmo assim, continua distante do seu pico de popularidade: 65% em março deste ano.
 
VACINAS
 
Na lista de antídotos está uma campanha publicitária federal explicando aos brasileiros o legado da Copa. O governo também avalia exigir melhorias de gestão dos clubes de futebol na hora de conceder renegociações de dívidas. Os clubes queriam o perdão de dívidas previdenciárias e trabalhistas, mas, no máximo, conseguirão um refinanciamento. A ideia é que as condições contratuais, como o tamanho das prestações, dependam do grau de contrapartidas.
 
O governo também deve chamar o Bom Senso Futebol Clube --movimento que pede melhorias nas condições de trabalho dos atletas-- para discutir as dívidas. Para diminuir a resistência aos estádios, um dos deflagradores dos protestos de junho, um comitê governamental trabalha com um calendário de eventos nas arenas da Copa para que a população encare as construções como patrimônio e desfaça a ideia de que não passam de "elefantes brancos" que perderão a função após o mundial.
 
Pesquisas internas mostraram que, quanto mais a população tomou contato com os estádios, menores foram as resistências a eles. Na área de segurança, já está em curso uma ação da Polícia Federal contra alguns dos agitadores das manifestações de junho, o que levará à prisão aqueles que reincidirem em depredações. Por fim, a equipe de Dilma Rousseff fará, a partir de 2014, diagnósticos regionalizados para detectar ameaças em cada Estado.
 
Ontem, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) disse que o governo planeja enviar representantes às 12 cidades-sede para monitorar demandas de movimentos sociais. "Vamos continuar persistindo teimosamente na atitude de dialogar, seja com quem for (...). Mesmo que os protestos ocorram, que ocorram de maneira civilizada, democrática, sem que se impeça o direito de ir e vir, sem que se impeça a festa popular." (Folha de São Paulo)

15 comentários

E aparentemente, continuam apostando no futebol para enganar os trouxas.
Com isto, depois da Venezuela, chegou a vez da Argentina de viver o terror comunista do Foro de São Paulo.

Veja aqui no blog do Aluizio Amorim:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/12/agitacao-apagao-de-energia-saques.html

Reply

'sem que se impeça a festa popular'. Só rindo. Qual popular vai poder ir a festa pelos preços praticados pela FIFA? A Copa do Mundo sempre foi dirigida aos mais abastados. Na África do Sul em 2010, para não ver estádios vazios, a FIFA foi obrigada a distribuir gratuitamente os ingressos.

Reply

Tomara que essa copa seja um fracasso em todos os níveis.

Reply

"Ontem, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) disse que o governo planeja enviar representantes às 12 cidades-sede para monitorar demandas de movimentos sociais. "

eh a arapongagem petista sendo despachada para vigiar a população...

tal como acontece em Cuba e na Venezuela...

Reply

Coronel,

A chapa do Gilbertinho vai esquentar!!

JulioK

Reply

Será que teremos internet funcionando durante a copa ?

Essa copa só é boa para governos excelentes, governos padrão FIFA.

Reply

Tomara que a madame recebe a maior vaia da sua vida, ao vivo e a cores, direto para todo o mundo!

Reply

Caso as pesquisas fossem favoráveis às violências incitadas pelo Palácio do Planalto (alguém esqueceu que o Gilberto Carvalho teve assessores seus identificados nas manifestações e que o próprio participou de manifestações no RJ quando o Papa estava no Brasil-interrogação) o PT estaria investindo na anarquia contra o Governo de SP e RJ. Espero que em SP e RJ a queima de ônibus venha acompanhada de fotos de petistas ou de gravações dos presos indicando votos na quadrilha).

Reply

Eu queria mesmo é que esta Copa fosse um fracasso em todos os níveis! Vaia nos políticos, povo na rua protestando e arquibancadas vazias, só assim esses PETRALHAS entenderiam o que a população quer. Infelizmente, quem pode comprar ingressos, os ricos, não estão se incomodando com os rumos do país, pois além de serem comparsas deste governo corrupto, estão enchendo os bolsos de dinheiro.

Reply

Cel
Essas pesquisas são fajutas. Os elementos tomaram o cuidado de baixar a popularidade de Dilma e depois subir aos poucos, como tem ocorrido. A governanta não está com essa bola toda. As pesquisas apenas justificarão a "vitória" fraudada dela. Mas, se houver passeatas durante a Copa as pesquisas não poderão dar o "jeitinho" que estão dando agora. A Anta jamais ganhará em 1º turno. Tudo isto é papo furado e, se ganhar será por fraude nas urnas, infelizmente, tal qual a "vitória fraudada do Maduro. Caso ela tenha coragem de abrir a Copa, o que eu duvido, será ovacionada com vaias.
Esther

Reply

Esses canalhas agora estão preocupados com a segurança da população.Corona,se esses crápulas morassem na Alemanha na época de Hitler..................

Reply

Brasileiros,

Vamos pra rua durante a copa, vamos botar este país de cabeça pra baixo, e mostrar ao mundo este governo pifio, que construiu estadios 4 vezes mais caros que em outros países, que não fez infraestrutura nenhuma para receber os turistas, vai dar ferias escolares para os estudantes dar a vaga nos onibus para os turistas, vai decretar feriado nas cidades da onde ocorrerão os jogos para ninguem usar os onibus e liberar para os turistas.

Nosso dinheiro dos impostos gastos com concreto dos estadios, ao inves de construir hospitais, escolas, medicamentos, melhorar os professores, enfim gastar com coisa util para a população.

Por isso, vamos pra rua, vamos mostrar ao mundo o que é o Brasil.

Reply

Vacina contra a falta de vergonha a canalha não toma, não é?

Reply

Êta vontade de calar a boca do povo... Fiquemos alertas para que o povo não se engane... No meu blog coloquei umas denúncias que acho que vão gostar.

Reply

Esther (21 de dezembro de 2013 16:42)

Concordo inteiramente com seu ponto de vista. Não houve recuperação da popularidade de Dilma e os petralhas sabem disso. As palavras do PT de confiança em Dilma fazem parte de um jogo de cena enquanto arquitetam manobras para ganhar fraudando a eleição. E bom lembrar que a fraude pode ocorrer nas urnas (votação, na contagem (apuração) ou em ambas.

Reply