Imprensa rendeu-se! Folha define governo Dilma: " três anos de imediatismos simplórios e, obviamente, ineficazes."

Abaixo, editorial da Folha de São Paulo:
 
O governo rendeu-se
 
Pressionada pelos próprios fracassos e pelo descrédito internacional, administração Dilma percebeu que precisa mudar a política econômica
 
Muito a contragosto, o governo rendeu-se às críticas de que sua política econômica conduziria o país a uma crise grave. Premido pelo esvaziamento de seus cofres, rendeu-se ao fato de que não pode continuar a gastar como nos primeiros anos de Dilma Rousseff. Acuado pelo risco de fracasso das privatizações de serviços públicos, rendeu-se à necessidade de reformular os leilões de concessão.
 
Rendeu-se ainda à necessidade de dar combate direto à inflação, e a taxa básica de juros voltou a subir. Rendeu-se ao descrédito e malogro de sua política de controlar preços, diretamente ou por meio de desonerações de impostos, embora os desarranjos ainda permaneçam, maquiando e reprimindo artificialmente a inflação. O esgotamento do arsenal de medidas de estímulo econômico e de intervenção em preços e rendas não resultou em progresso nem segundo os critérios do governo.
 
A presidente e seus ministros diziam no início de 2011 que a economia cresceria a 6% ao ano; mudaram para 4,5% em 2012. No final do ano passado, acreditavam em expansão de 4% neste 2013. Na média anual, o PIB do triênio não terá avançado mais de 2%.

Seria difícil ter crescido muito mais que isso, sob qualquer governo. No início dos anos Dilma, o país tinha de lidar com os problemas da crise mundial, os excessos do final da gestão Lula, os efeitos de quase meia década de inércia reformista, entre outros obstáculos. Mas é lamentável que o triênio tenha sido perdido em tentativas pueris de estimular a economia no curto prazo, como se o país estivesse pronto para deslanchar.
 
Impressionado pelas ruas, pelo descrédito internacional, pelo aumento das taxas de juros no mercado doméstico, o governo cedeu. Até sua estimativa de crescimento é mais modesta para 2014: "melhor que o deste ano", apenas. Ainda assim, não se percebe atitude positiva do governo. Desistiu de acumular equívocos, mas não deu provas de que vai reformular de modo decisivo sua política.

Se por mais não fosse, 2014 é ano de eleição. Convém não fazer marolas, não desagradar nem a comunidade financeira nem o eleitorado.Seria ingênuo, pois, reivindicar que fizesse logo o ajuste necessário para o país retomar ao menos o caminho da normalidade, tendo, assim, condições de refletir sobre alternativas de desenvolvimento.

Normal seria o governo ao menos controlar sua dívida. Desistir de reprimir preços --arbitrariedade que, por exemplo, avaria a mais importante empresa do país, a Petrobras. Normal seria o realismo tarifário no setor elétrico, nos serviços públicos a conceder; seria a redução de subsídios caríssimos a empresas, por meio do BNDES.
 
Trata-se de uma proposta muito modesta, nada além de um primeiro e pequeno passo para que o Brasil se habilite a planejar e modificar o seu futuro, nublado por três anos de imediatismos simplórios e, obviamente, ineficazes.

28 comentários


Dilma realmente recebeu uma herança Maldita de seu parceiro Lula. Desacreditada aqui e no exterior esnobando Obama e Outros. Fico temerosa que o Lula se arvore a salvasor da Patria e dê um golpe se candidatando a Presidente em 2014.Que Deus realmente seja brasileiro e nos salve de tamanha desgraça.

Reply

so nao abriram mão da contabilidade criativa...

essa anda a mil por hora...

Reply

Coronel,

faltou dizer:
imprensa rendeu-se à verdade!

Rendida à ditadura do PT ela já está… e faz tempo!

Flor Lilás

Reply

Podes verificar,a esquerda odeia a classe média, e a porrada é inteiramente sobre ela :
1 -reajuste cavalar nos planos de saúde
2- impostos pesados sobra cartões internacionais
3-correção absurda da tabela do IR ,abaixo da inflação
4- cerco econômico em todos os impostos e taxas , tipo IPTU , IPVA , multas selvagens de transito

Classe média de esquerda , só louco.

Ah , quando o país vai bem , a classe média trabalha e investe , e vice versa, quando a classe média trabalha e investe , o país vai bem. Algo está pôdre, tem até fábrica de automóveis fechando, estouro da boiada no desinvestimento começando.

Reply

E uzbrazilêru esperavam o quê? Crescimento chinês? Vai demorar pelo menos 20 anos pra começar a consertar as cagadas do pt. Bem feito. Brasil, um país de otários pensando que são ixxxperrrrtus!

Reply

Levar três anos para chegar a conclusão que está errada ?
Isto é o que dá por uma retardada mental como presidente.
Até um poste real ( de cimento ) reagiria mais rápido.
Ao invés de fora Dilma , lanço . Dilma , vá se tratar !!!

Reply

Coronel,

sobre o IOF de gastos no exterior:
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/12/eliane-cantanhede-diz-que-aumento-do.html

Flor Lilás

Reply

Beleza Cel,os canalhas estão "descendo o morro".

Reply

CEL,

Excertos do Livro de Tuma Jr copiados do artigo publicado por Políbio Braga:

Em 20 páginas (51 a 70) de enorme consistência, o delegado Romeu Tuma Júnior desconstrói por completo a imagem que Lula e o PT forjaram ao longo da sua exitosa carreira de sindicalista e líder político, reduzindo-o a um reles dedo duro da ditadura militar - um traidor da causa operária e dos oposicionistas que acreditaram na sinceridade do que ele proclama até hoje nas assembleias, nas convenções e no governo.

-> Se soubessem que era informante pessoal do meu pai, Lula estaria morto há muito tempo.

-> Lula era o nosso melhor informante, por isso eu estava na missão de acompanhá-lo em sua prisão. Lula nos prestava informações muito valiosas sobre as datas e locais de reuniões sindicais, quando haveria greve, onde o patrimônio das multinacionais poderia estar em risco por conta dessas paralisações. Queríamos informações especiais sobre o líder dos bancários. Luiz Gushiken,um jovem trotskista da facção Libelu.

->Lula combinava as greves com empresários e avisava o Dops. Muitas das greves que ele armava com os empresários eram para aumentar o valor de venda dos veículos.

Índio Tonto/SP

Reply

Discordo, coronel. Esse editorial da Folha faz parte da estratégia da esquerdismo rasteiro que tomou conta das redações há décadas. De vez em quando é publicado algo algo visceralmente contrário ao discurso dominante para mostrar que são "liberais" e respeitam pontos de vista divergentes. A direção dos veículos, com receio de ficarem com a pecha de "conservadoras", de "direita" etc, acabam cedendo ao jogo deles. O caderno Aliás do Estadão é a prova contundente disso. Essa gente, apesar de pouco numerosa, manipula a opinião pública com maestria. É das poucas coisas que fazem bem.

Reply

>>

Dilma é apenas uma farsa, uma empulhação.

Na realidade, devido a impossibilidade de conseguir um terceiro mandato consecutivo em 2010, Lula ganhou seu terceiro mandato colocando a ex-terrorista para "segurar a cadeira" até 2014, quando então, conforme o projeto do pinguço, ele daria um chute no traseiro da ex-assaltante de bancos e se candidataria a seu quarto mandato.

Mas um câncer estragou os planos do Noço Lider e o pinguço abandonou seu projeto de se eternizar no poder.

Espero, rezo e trabalho para isso, que o brasileiro vote corretamente no ano que vem e expulse do governo essa quadrilha que tanto estrago fez para nosso país.

<<

Reply

IMPEACHMENT JÁ dessa incompetente e desastrosa (ex?) guerrilheira. Oportunista, despreparada e aventureira no cargo de presidente do Brasil.

Já provou que não tem a mínima qualificação para o exercício do cargo e com isso há 3 anos afunda o Brasil numa crise que está levando os brasileiros a um sofrimento inaceitável.

FORA AVENTUREIROS INCOMPETENTES. FORA DILMA/LULA/PT!

BRASIL, LIVRE DE PETRALHAS, LIBERDADE EMBORA QUE TARDIA.

Reply

A pergunta que faço há alguns anos, e ninguém por perto consegue responder ( a resposta deve ser muito difícil...): Como acreditar que pessoas (os petralhas) que odeiam o sistema econômico no qual vivem, vão cuidar bem das coisas do sistema?

Perguntando de outra forma - Como acreditar que vegetarianos vão cuidar bem de um açougue?

Este é o Brazil atual - Socialistas do SEBRAE dando conselhos aos empresários... É uma piada, mas é a realidade do país.

A opção bolivariana da presidenta está de pé. Ela e seu grupo não vão desistir de seu propósito bolivariano. Na boa, na paz, esses caras não vão deixar o poder. Vai ter que ser no pau mesmo.

Reply

O que imaginávamos vai acontecer. A e4conomia vai derrubar o PT e a Dilma. A indústria nos últimos dois anos fechou 200 mil empregos, mas apesar deste fato e do recorde de retirada do seguro desemprego 'eles' continuam mentindo e dizendo que o país está em época de pleno emprego. A inflação não sobe (para 'eles') por conta dos preços assistidos, que o governo não autoriza aumento mesmo com a possibilidade de quebrar a Petrobras, mas a inflação que interessa à população a dos preços não administrados está mais de 8%, que é altíssima. O Natal como alavanca do comércio foi um lixo e as coisas irão piorar no ano que vem. Ah! sem esquecer que por conta da manutenção do ABS e Air Bag e do aumento do IPI a indústria automobilística já começou a demitir e isto é um tiro no pé do PT. Pena que até agora nenhum dos outros candidatos empolgou. Vamos ver se melhora ou aparece uma figura nova que mexa com a opinião pública.

Reply

O maquiador e a enganadora...

Reply

Coronel:
esta prece rezo todos os dias para livrar o Brasil dos males do PT:

Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps militiæ cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute in infernum detrude. Amen.

Hereticus

Reply

Cel.
Como sempre, "mudanças de mentirinha", e "promessas" são feitas no último ano do mandato, mirando a reeleição.
Devolver o dinheiro desviado, nem pensar!
Consertar erros passados, colocar na cadeia os inúmeros acusados (alguns comprovadamente culpados), só em sonhos dos ingênuos que acreditam em justiça.
Esse país degringolou há décadas, quando o "faz-de-conta", de duas facções de esquerda revezam-se no poder, e o terrorismo sempre atuante de acusar de fascistas qualquer um que se atreva a contradizê-los.
Acreditava que não poderia existir nada pior que o stalinismo. Engano.Existe sim, e está em marcha no bolivialismo no cone sul.
Tudo sob os olhos complacentes das pessoas decentes. Tudo sob os olhos complacentes de quem nunca leu os protocolos.
É o fim.
O horror...o horror...

Reply

Quantos anos de atraso o PT impôs ao Brasil. Tivesse assumido uma politica de qualificação do Estado e de privatizações como fez FHC estariamos em outro patamar.

Reply

Caro Coronel , desculpe o post fora do contexto mais sou um verdadeiro " rato " de livrarias e aqui no Rio de Janeiro não se encontra em lugar nenhum o livro do Delegado Tuma Jr. eles simplesmente sumiram , aí então vi na coluna do Claudio Humberto que isso está acontecendo em todo Brasil , a petralhada está comprando lotes inteiros e forçando livrarias a boicotar o mesmo , denuncie também aqui no seu blog , fica a sugestão ...

ass . Subtenente de Engenharia - Xingú ... !!!

Reply

E a madame ainda jurava que tinha mestrado e doutorado em economia... Pelo jeito não tem nem o pré-primário completo!

Reply

AO ANÔNIMO, 29 DE DEZEMBRO 17:15.
EU, COMPREI O LIVRO DO ROMEU JR. NA LIVRARIA TRAVESSA PELA INTERNET, E JÁ RECEBI. ENTRA NO SITE DA LIVRARIA E FAÇA COMPRA PRE-AGENDADA, LÁ TÁ DIZENDO QUE A PREVISÃO DE TER O LIVRO É A PARTIR DO DIA 15-01-2014, R$ 59,42, MÁS VOCÊ JÁ PODE FAZER A COMPRA E ASSIM QUE CHEGAR NA LIVRARIA ELES ENVIAM PRA VOCÊ, PODE CONFIAR O SITE É SEGURO.

Reply

Caros colegas,

Me sinto na obrigação de informar-lhes o que escutei hoje numa rádio de recife e que cada vez mais acho que a batata da anta mentirosa tá assando.É que o radialista sempre faz pequisas ,pesquisas essas sobre vários assuntos e de forma espontânea . Hoje ele fez uma com as seguintes perguntas :em 2014 , voce quer que

-A inflação volte
-não seja reeleita
-(tinha uma outra que não me lembro)

quem ganhou foi a segunda e de lavada.

fiquei bastante emocionado pois moro num estado terra natal de lula , há muitos dependentes de serviços sociais do governo entre eles o bolsa família mesmo assim tudo indica que o povo não vai se curvar ao governo corrupto do pt.

Reply

Não acredite nisso Coronel, é só charminho. A turma do dia a dia, vai continuar divulgando esse governo corrupto e incompetente.

Reply

Caro Coturneiro de 29 de dezembro de 2013 20:50

ouço esse tipo de comentário em todos os cantos.
Estaríamos livres delles se não tivéssemos as malditas urnas eletrônicas!!!

Flor Lilás

Reply

....o pior eh que Dilma "SE ACHA"!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Cel
Realmente o Livro do Tuma Jr. está sendo boicotado pelos petralhas. Mas, está disponibilizado na internet pelo Amazon, soube hoje, para quem se interessar.
Um feliz Ano Novo a vc e família.
Esther

Reply

Pessoal! Vai aqui um pedido (ou sugestão, como queiram):

Sempre e quando forem comprar algum livro desses escritos pelos que estão do nosso lado (sim, há um lado bom e um ruim), procurem fazê-lo no próprio site/blog, pois assim estarão colaborando com a manutenção da página na internet, visto que os proprietários dos Blogs, ao contrário "dos outros" não são financiados pelo governo, mas não estão livres de despesas - é o mínimo que podemos e devemos fazer em prol desses verdadeiros abnegados, que colocam seu tempo para salvar a liberdade de outros!

Reply

Ah Folha! Vai catar coquinho!

Só agora vocês se renderam ao óbvio?

Não são 3, mas 12 anos de atraso econômico e moral. Tá achando ruim o desgoverno atual, mas seletivamente esquece que o primeiro triênio do primeiro desgoverno Llulla foi igualmente ruim, sem obras, sem investimento sem nada.

Só faltando 6 meses para as eleições de 2006 que começaram a "surgir" obras. Estava lá quando a primeira "obra" foi anunciada, o programa REUNI que aumentaria as vagas públicas em Universidades públicas. Só que o desgoverno se esqueceu que para isso acontecer, tem que se construir prédios, contratar pessoas, comprar livros, giz, quadro e cadeira.

Foram criadas Universidades para dar título de doutor a um sujeito que sequer gosta de ler e que o único bom serviço prestado a esse país foi... foi... foi... deixa pra lá!

Hoje, esse mesmo desgoverno considera que investir em saúde é prejuízo e vem forçando as universidades a entregarem seus hospitais universitários a uma empresa, como se de repente, essas instituições não tivessem capacidade para administrar o que vinham administrando, mesmo com o terrorismo desse desgoverno que chegou ao ponto da recusa em liberar vagas para concurso público (mas cargo comissionado....) para os hospitais, na tentativa de estrangular os serviços oferecidos e justificar a privatização branca dessas instituições.

Que tal os anúncios do "pagamento da dívida externa" e "autossuficiência" em petróleo?

Remédio para Folha? Teu nome é Veja!

Reply