domingo, 1 de dezembro de 2013

FHC desmonta as mentiras petistas em artigo demolidor: "é hora de dar um basta aos desmandos do PT".

Finalmente fez-se justiça no caso do mensalão. Escrevo sem júbilo: é triste ver na cadeia gente que em outras épocas lutou com desprendimento. Estão presos ao lado de outros que se dedicaram a encher os bolsos ou a pagar suas campanhas à custa do dinheiro público. Mais melancólico ainda é ver pessoas que outrora se jogavam por ideais – mesmo que controversos – erguerem os punhos como se vivessem uma situação revolucionária, no mesmo instante em que juram fidelidade à Constituição.
 
Onde está a Revolução? Gesticulam como se fossem Lenines que receberam dinheiro sujo, mas usaram – no para construir a “nova sociedade”. Nada disso: apenas ajudaram a cimentar um bloco de forças que vive da mercantilização da política e do uso do Estado para perpetuar-se no poder. De pouco serve a encenação farsesca, a não ser para confortar quem a faz e enganar a seus seguidores mais crédulos.
 
Basta de tanto engodo. A condenação pelos crimes do mensalão se deu em plena vigência do Estado de Direito, em um momento no qual o Executivo é exercido pelo Partido dos Trabalhadores, cujo governo indicou a maioria dos ministros do Supremo. Não houve desrespeito às garantias legais dos réus e ao devido processo legal.
 
Então por que a encenação? O significado é claro: eleições à vista. É preciso mentir, autoenganar-se e repetir o mantra. Não por acaso a direção do PT amplifica a encenação e Lula diz que a melhor resposta à condenação dos mensaleiros é reeleger Dilma Rousseff... Tem sido sempre assim, desde a apropriação das políticas de proteção social até a ideia esdrúxula de que a estabilização da economia se deveu ao governo do PT. Esqueceram as palavras iradas que disseram contra o que hoje gabam e as múltiplas ações que moveram no Supremo para derrubar as medidas saneadoras. O que conta é a manutenção do poder.
 
Em toada semelhante o mago do ilusionismo fez coro. Aliás, neste caso, quem sabe, um lapso verbal expressou sinceridade: estamos juntos, disse Lula. Assumiu meio de raspão sua fatia de responsabilidade, ao menos em relação a companheiros a quem deve muito. E ao país, o que dizer?
 
Reitero, escrevo tudo isso com melancolia, não só porque não me apraz ver gente na cadeia, embora reconheça a legalidade e a necessidade da decisão, mas principalmente porque tanto as ações que levaram a tão infeliz desfecho como a cortina de mentiras que alimenta a aura de heroicidade fazem parte de amplo processo de alienação que envolve a sociedade brasileira.
 
São muitos os responsáveis por ela, não só os petistas. Poucos têm tido a compreensão do alcance destruidor dos procedimentos que permitem reproduzir o bloco de poder hegemônico; são menos numerosos ainda os que têm tido a coragem de gritar contra essas práticas.
 
É enorme o arco de alianças políticas no Congresso cujos membros se beneficiam por pertencer à “base aliada” de apoio ao governo. Calam-se diante do mensalão e demais transgressões, como se o “hegemonismo petista” que os mantém seja compatível com a democracia.
 
Que dizer então da parte da elite empresarial que se serve dos empréstimos públicos e emudece diante dos malfeitos do petismo e de seus acólitos? Ou da outrora combativa liderança sindical, hoje acomodada nas benesses do poder?
 
Nada há de novo no que escrevo. Muitos sabem que o rei está nu e poucos bradam. Daí a descrença sobre a elite política reinante na opinião pública mais esclarecida. Quando alguém dá o nome aos bois, como, no caso, o ministro Joaquim Barbosa, que estruturou o processo e desnudou a corrupção, teme-se que ao deixar a presidência do STF a onda moralizante dê marcha a ré. É evidente, pois, a descrença nas instituições. A tal ponto que se crê mais nas pessoas, sem perceber que por esse caminho voltaremos aos salvadores da pátria. São sinais alarmantes.
 
Os seguidores do lulopetismo, por serem crédulos, talvez sejam menos responsáveis pela situação a que chegamos do que os cínicos, os medrosos, os oportunistas, as elites interesseiras que fingem não ver o que está à vista de todos. Que dizer então das práticas políticas? Não dá mais! Estamos a ver as manobras preparatórias para mais uma campanha eleitoral sob o signo do embuste.
 
A candidata oficial, pela posição que ocupa, tem cada ato multiplicado pelos meios de comunicação. Como o exercício do poder se confundiu, na prática, com a campanha eleitoral, entramos já em período de disputa. Disputa desigual, na qual só um lado fala e as oposições, mesmo que berrem, não encontram eco. E, sejamos francos: estamos berrando pouco.
 
É preciso dizer com coragem, simplicidade e de modo direto, como fizeram alguns ministros do Supremo, que a democracia não se compagina com a corrupção nem com as distorções que levam ao favorecimento dos amigos. Não estamos diante de um quadro eleitoral normal. A hegemonia de um partido que não consegue se deslindar de crenças salvacionistas e autoritárias, o acovardamento de outros e a impotência das oposições estão permitindo a montagem de um sistema de poder que, se duradouro, acarretará riscos de regressão irreversível.
 
Escudado nos cofres públicos, o governo do PT abusa do crédito fácil que agrada não só os consumidores, mas em volume muito maior, os audaciosos que montam suas estratégias empresariais nas facilidades dadas aos amigos do rei. A infiltração dos órgãos de Estado pela militância ávida e por oportunistas que querem se beneficiar do Estado distorce as práticas republicanas.
 
Tudo isso é arqui-sabido. Falta dar um basta aos desmandos, processo que, numa democracia, só tem um caminho: as urnas. É preciso desfazer na consciência popular, com sinceridade e clareza, o manto de ilusões com que o lulo-petismo vendeu seu peixe. Com a palavra as oposições e quem mais tenha consciência dos perigos que corremos.
 
Artigo "Sinais preocupantes", de Fernando Henrique Cardoso, publicado em vários jornais nacionais neste domingo.

37 comentários:

  1. Só agora que ele quer dar "um basta no desmando do PT"? Já teve essa oportunidade nos idos de 2003 mas ficou quietinho, quietinho, esperando o partido "sangrar", Taí o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Disse muito bem, como sempre, tudo aquilo que nós, os verdadeiros brasileiros pensamos. É uma pena que a maioria do povão que elege esses trastes que estão aí, não leem jornal. Apenas os usam para outras finalidades. É por isso que a Dilmanta sempre aparece bem na fita. Cada povo tem o governo que merece. Essa é uma verdade absoluta, infelizmente para nós.

    ResponderExcluir
  3. Foi o próprio FHC que não quis detonar Lula quando surgiram as primeiras notícias do mensalão. Disse ele que era para deixar Lula sangrar. Deu no que deu.
    FHC está mais preocupado em liberar a maconha, do que tirar o PT do poder. Essa que é a verdade!

    ResponderExcluir
  4. Coronel,
    antes tarde do que nunca. Nós aqui sempre dizemos que os principais responsáveis por essa corja continuar no poder, são as elites e a oposição. Espero que o berreiro aumente e as elites tomem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante, Presidente!
    Que a resposta a tudo que está acontecendo se dê nas urnas!

    ResponderExcluir
  6. Esse artigo tem dez anos de atraso.
    A oposição é tão culpada quanto a situação. O PSDB perdeu as duas últimas eleições presidenciais e acaba de perder a eleição em São Paulo, por que os políticos têm medo de falar o que FHC escreveu. Eles têm medo de perder a bocada. Estamos só.

    ResponderExcluir
  7. Coronel,

    Belo artigo, se tivesse sido escrito em 2005!!

    Esta faltando um "pedido de desculpas" do FHC por ter impedido o "impeachment" do Lulla.

    O FHC errou e não reconheceu o erro. O resultado foi o que se viu no pós 2005: corrupção, mentiras, perseguições política aos opositores .....

    JulioK

    ResponderExcluir
  8. Cel

    Isto é historinha pra boi dormir!

    FHC não desmonta ninguém do PT depois que ele falou em 2006 que o PT era um partido com História.

    Resumindo FHC deve favores ao Lula e vice versa.

    Na realidade são Irmãos Camaradas só pra ferrar a gente.

    Átila

    ResponderExcluir
  9. num intendi o primeiro paragrafo...

    onde FHC viu "gente desprendida" e que hoje esta junto com quem "gatunou"?

    qual desses eh o "desprendido altruísta" que esta na miséria hoje depois de ter sempre mamado em cargos públicos?

    isso quer dizer o que?

    que os petralhas presos sao os "desprendidos" e o restante da turma eh que sao os gatunos?

    ResponderExcluir
  10. Além do FHC, tucanos e aliados começam a pressionar o Aécio Neves a tomar uma atitude mais agressiva em relação a campanha, para ver se deixa de patinar nos números, mas consta que ele acha que está tudo bem, tudo normal e que na hora certa (vésperas da eleição?) vai subir o tom.

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz em ver FHC subir o tom da oposição,mas isto vale para Aecio,a linguagem é refinada demais,o povo dos até 5 salários não entende patavinas do que foi falado,e infelizmente eles decidem eleiçoes.Os marqueteiros,insistem em achar que falar mal de Lula e Dilma perde votos,pode até ser verdade,porque os menos informados só conhecem o lado supostamente virtuoso desta quadrilha,o próprio PT pauta os adversários,dizendo o que pode ou não ser falado,e Alckmin,Serra,Aecio caem direitinho.Mais fácil é não acreditar em pesquisas,é assim que levamos surra até dos postes do Lula.

    ResponderExcluir

  12. Real, ponto a ponto, tudo a mais pura verdade. Isso torna tudo mais triste e revoltante.
    Cabe a brasileiros que têm essa compreensão, e que não se venderam, contribuir para que outros abram os olhos para estas verdades sobre a quadrilha.
    Temos um candidato jovem, bem avaliado,carismático. Temos a nossa parcela de responsabilidade, vamos nos inspirar e nos encher de esperança, para combater o PT.

    ResponderExcluir
  13. Fantástico. Enquanto a própria população não se conscientizar dos perigos que correm, não vislumbro nenhuma mudança. O entusiasmo com a facilidade de desviar recursos público para si próprio ou para terceiros sob a proteção do PT dentro das instituições, estão provocando a alienação na população, através da mentira e enganação. Precisamos ter coragem e enfrentar os militantes ladrões do PT e escorraçá-los, colocando-os em seus devidos lugares.
    Amanhã, meu amigo (a), você poderá não ter liberdade.

    ResponderExcluir
  14. Maravilha de texto!!!! Oxalá seja um marco, não discurso de Leonidas, mas de preperacaa para a vitoria! chega ,chega! "vem ni nóis' ,derrota do PT! Espero que Deus considere que já expiamos tudo com esses bandidos petralhas. Avante, Coronel!

    ResponderExcluir
  15. Coronel, esse texto vai ficar pra história do Brasil, espero que num futuro próximo, FHC e seu "espírito democrático de governar", se perpetue como exemplo nesta nação, e a seguir pelos outros países Latino Americanos seviciados, iludidos e cooptados pelo Bovinarismo do Nacional Socialismo dos "filhos papuda"..

    ResponderExcluir
  16. FFAA, entenderam o recadinho? Ou precisa desenhar?

    ResponderExcluir
  17. Ê FHC o sr esta começando a falar coisas que deveriao ser ditas a muito tempo.e pela sua formaçao que eu respeito o sr. fala com muita delicadeza e que pra noz que somos grossos falariamos assim :bandidos mal carater, traidores de uma naçao, ladroes, traficantes, cumunistas filhos da puta, demotratas do inferno etc, mas como nao temos voz ficamos so com este comenterio neste blog de um verdadeiro Heroi anonimo lutando contra esta quadrilha no poder.

    ResponderExcluir
  18. Um texto repleto da mais pura verdade.
    Seria uma pedrada certeira na cara dos mentirosos petralhas se os milhões de eleitores que elegem esses corruptos tivessem capacidade de enteder a gravidade do está dito nessas entrelinhas.
    Infelizmente um discurso para intelectuais, que não atinge nem de raspão o povão crédulo e embevecido pelo teatro de palanque que faz o perigoso e farsante ilu(la)sionista.
    As ilusões do crápula são certeiras, mas as verdades ditas nesse tom pefumado de FHC não surte o menor efeito nas cabeças doentes dos militontos.

    Se a oposição não for capaz de traduzir esse discurso do FHC para o mesmo "português barraquêro e fulêro" do ilusionista, ao gosto popular, o povão vai continuar encantado pelas mentiras sórdidas do PT.

    ResponderExcluir
  19. Não voto em partido que tenha T ou S na sigla.
    Só vou votar no Aécio porque acho que ele não é tão identificado com esse pessoal da esquerda, aí incluindo Lulla e FHC, que não passa de mais um marxista disfarçado.
    O artigo dele está correto, mas, e 2005 senhor FHC, lembra do que o senhor fez ?

    ResponderExcluir
  20. Quem dera houvesse pelo menos meia dúzia de homens saíssem do anonimato
    e abrissem o bico, com fez FHC, QUEM DERA.

    ResponderExcluir
  21. Não falo, não digo sempre?! Lá vem FHC com as sutilezas, filigranas e nhen,nhen,nhens de sempre! Eles erraram, mas eram idealistas; eles meteram as duas mãos no dinheiro público, mas foi pensando fazer o bem, os seguidores de lulopetismo são crédulos, ou seja, bons e ingênuos, por isso não veem as mazelas do partido e do governo e, embora brandindo dinheiro sujo, se veem revolucionários como Lenin ( e Lenin é figura que se cite aqui ou alhures como modelo?) e por aí vai RELATIVIZANDO, nas entrelinhas, o descalabro, a corrupção, a péssima administração, o pibinho, a inflação, a base aliada e o mensalão usando - inclusive! - a terminologia petista: é malfeito daqui (Dilma) e maracutaia (Lula) dali. Mas o PSDB quer a Presidência porque somos um pouco melhores, mais cultos e mais honestos... SÓ QUE ASSIM NÃO DÁ!!! Campanha política de oposição tem que ser MANIQUEÍSTA ou, para usar a conhecidíssima expressão cara ao capo mafioso, tem que ser NÓS CONTRA ELES!!! Sem execrar e, se possível, ANULAR, comme il faut, a temporada governamental petista vamos, DE NOVO, reelege-los no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  22. O brasileiro das cotas não entende nada do que foi dito, e se vende facilmente ao pt. Vejam os "artistas": grande maioria se tornou garota propaganda do governo que acabou com a História do Brasil.
    Enquanto isso, Aécio Neves segreda alguma coisa para FHC que, pela expressão facial, parece não acreditar, porém é verdade: o Brasil que queríamos para todos, e que amávamos, acabou quando ele, FHC, conduziu o grande mentiroso rampa acima, e de lá, não permitiu que fosse retirado em 2005.
    Hoje o país recebe ordens de dentro da Papuda, incluindo a gerente de araque.

    ResponderExcluir
  23. A quadrilha que governou e governa o Brasil manisfesta o seu espírito de corpo ao posicionar ao lados dos larápios.
    Eles tentam enganar o povo e a si mesmo, como se os tais fossem vítimas inocentes.
    Certamente no tribunal maior serão condenados,pois lá ninguém os defendera,mesmo porque o juiz jamais se enganará.

    ResponderExcluir
  24. Brasileiros,

    Excelente texto, digno de estadista.

    Mas essa não é a linguagem do povo. A linguagem do povo, é mais direto, no queixo dos bandidos.

    Por exemplo,
    chamar e provar que esse ministrinho da justiça é vigarista mesmo.

    Que o lula é velhaco, corrupto e aproveitador.

    Que a presidenta é uma imbecil, burra e incompetente.

    Que o ze dirceu, é um gangster, mafioso, que assumiu a culpa pra salvar o poder.

    Que os 40 ministros, são 40 ladrões, incompetentes, que estão quebrando o país.

    E o restante dos petralhas são chupadores, aproveitadores, enriquecimento em beneficio proprio, incompetentes, corruptos, puxa-saco, chupa-teta.

    A hora que a oposição começar a dar direto no queixo, vai começar a derrubar os petralhas.

    E tem mais, brasileiros, vamos pra rua na copa do ano que vem, protestar, indignar, com esta coisa que esta ai.

    ResponderExcluir
  25. FHC foi o melhor, mas acho que está acordando meio tarde. Se depender do Sergio Guerra por exemplo, o PSDB não vai usar o mensalão contra o PT.
    Quero que o professor Fernando Henrique Cardoso venha em praça púbica e berre o quanto consiga. Está tarde!
    O problema é que os berros dos representantes da oposição não machucam nem uma borboleta.
    Eles deveriam estar ao lado dos parentes dos presidiários, que estão na fila de visita da Papuda, conquistando votos. Ou coisa parecida.
    A oposição que temos, gosta demais de ar condicionado do Congresso. Além de uma estranha forma voluntária ou involuntariamente de chupar petistas.

    ResponderExcluir
  26. CEL,


    Um pouco tarde com certeza mas como diz o ditado popular: Antes tarde do que nunca. Será que estão trocando os punhos de renda por algo mais robusto? A diferença do poder de fogo entre o comentário de um Coturneiro e o de FHC é semelhante à distância da terra à lua. Entretanto, não estamos aqui comentando a anos o que FHC disse hoje? Mutatis mutandis!

    E abram bem os olhos PSDB, não fiquem pensando que o rabo é o dos outros não, o rabo é seu também, cuidado.

    PT, NUNCA MAIS!

    Índio Tonto/SP


    ResponderExcluir
  27. Acordou meio tarde, não? Por onde andava quando os petralhas começaram a estraçalhar a reputação dele falando em herança maldita?

    ResponderExcluir
  28. FHC escreve para poucos. Sua linguagem rebuscada, sua erudição, alcança muito pouco da população, mesmo que publicado em várias mídias. Há 11 anos que o cachaceiro vem engabelando o populacho com seu papo de esquina, de botequim e o povão só sendo enrabado e rindo dos larápios do erário. São tão analfabetos que não entendem que os bilhões desviados seriam as escolas, os professores, os postos de saúde,as creches, a segurança pública, o trem, o metrô e daí por diante que lhe estão sendo roubados por esta quadrilha chefiada pelo NoveDedos.

    ResponderExcluir
  29. Prezado Coronel

    Um discurso com todas as verdades sobre o atual (des)governo PeTralha, porem, alguns aspectos devem ser considerados:
    1- o atraso com que foi publicado. Todas essas verdades citadas por FHC jah eram conhecidas por ele e por toda a "oposicinha" a pelo menos 5 ou 6 anos, pois o PT nada mais faz do que insister no metodo de Lulla p/ se manterem no poder
    2- o "cutucao" dado por FHC nas oposicoes deveria ter comecado por um "mea culpa" dele proprio devido sua falta de combatividade quando o caso do mensalao veio a tona. Do jeito que o artigo foi escrito, ateh parece que o proprio FHC nunca teve nada a ver com a estrategia politica do PSDB em fazer oposicao (????) aos petralhas.
    Enfim, apesar de verdadeiro, existe um imenso descompasso entre as palavras a as acoes da oposicao, sobretudo do PSDB em enfrentar o PT.
    Por essas e por outras, soh por um milagre o PT nao vai emplacar mais uma vez a presidANTA em 2014.
    Sinceramente eu espero estar enganado....

    TFA!

    ResponderExcluir
  30. Coronel,

    realmente o sr é um dos últimos bastiões da nossa democracia.

    Concordo em parte com nosso Coturneiro das 1 de dezembro de 2013 13:36.

    1. Parece que cita Lenin como se fosse alguém que realmente tentou impor no mundo uma "nova sociedade", que isso era bom e heróico!
    Deveria ter falado claramente que estão na louca tentativa de implantar o comunismo por aqui. Além de dizer que usam falsa e atrevidamente o nome da Senhora Democracia em vão.

    2. Usa a frase:
    "Que dizer então da parte da elite empresarial que se serve dos empréstimos públicos e emudece diante dos malfeitos do petismo e de seus acólitos?".
    Primeiro fala da 'ELITE EMPRESARIAL" - para que usar essa palavra tão amada por Lula????!!!! Para que fazer essa separação?
    Para que jogar lenha na fogueira separatista entre azeliti??? e, segundo, na mesma frase - por que não usa a palavra adequada"CRIME" (!!) ao invés de MALFEITO????


    Dito isto, acho que o restante é bastante contundente e é um bom começo pois pela primeira vez ele o faz. E o faz por escrito, para que a canalha possa ler mil vezes.
    Que se mordam de ódio, pois além dele ser um mestre da escrita, culto, intelectual, falou boas e cruas verdades que espero se repitam e cada vez mais aumentem na sua quantidade e dureza!

    Flor Lilás

    ResponderExcluir
  31. Ótimo artigo, mas com um atraso de 8 anos!

    Deveria ter dito e escrito tudo isto em 2005, quando estourou o mensalão. Acovardou-se não promovendo o impeachment do Lula. Achou melhor deixa-lo sangrar... Está aí o resultado de sua covardia.

    Chris/SP


    ResponderExcluir
  32. E necessário entender que aos olhos do eleitor TODOS os partidos são corruptos. O discurso da corrupção não vai eleger o Aécio.

    O que tem que ser bradado (o rei está nu) é o PT pretende implantar um ditadura à venezuelana no país.

    Na minha opinião VENEZUELA é a palavra chave a ser martelada pela oposição. PT = CHAVISMO. BRASIL = VENEZUELA ... o único discurso que pode mudar o cenário ...

    ResponderExcluir
  33. Incrível esta carta de FHC. Estaria perfeitamente correta se fôsse escrita em 2005-2006. Chegou atrasada 7 anos. Este atraso ajudou incomensuravelmente o PT. Se FHC não tivesse impedido o impeachment de Lulla, o Brasil não estaria numa pré-ditadura comunista. Em 2002, com a eleição de Lulla, eu cantei a bola que este senhor iria destruir o Brasil. Dez anos depois eu estava corretíssimo. E eu sou somente um professor universitário. Como gente muito mais esperta do que eu, que possui info previlegiada, não viu isto? Por quê FHC fez o Plano Real e depois entregou o governo de mãos beijadas para Lulla, que destruiu o Plano Real? FHC não fez nada para eleger Serra. Serra por sua vez fêz uma campanha bunda, para perder duas vezes em 2010 e 2012. Eu procurei o PSDB para ajudar. Nunca me retornaram. O que FHC está fazendo é dando uma de PILATOS. Está tentando se eximir da culpa de ter sempre ajudado Lulla, mesmo recebendo dôssies e acusações sem fim. É o amor de FHC ao PT. FORA PT. FORA LULLA. FORA DILMA.

    ResponderExcluir
  34. O FHC não é nenhuma flor (papoula!) que se cheire. O artigo que ele escreveu é tardio, pois o estrago causado ao Brasil, pelo PT, já é enorme. Mas, como diz o velho ditado: "Antes tarde do que nunca".

    ResponderExcluir
  35. Fala-se na omissão do cidadão! Qual a força que temos se nem com abaixo assinados conseguimos tirar quem queremos!!!! as assinaturas ultrapassaram o necessário e o cara continua lá!!! qual é a força que o povo tem então?? Queria saber na prática o que se pode fazer? O PT colocou medo na população inflando os bandidos para espantar o povo de bem que estava indo às ruas manifestar-se. Não sei mais o que podemos fazer! É uma merda atrás da outra que a Governanta faz! E todos se calam! aff cansei de falar!discorreria horas dos mais recentes absurdos! Chega!

    ResponderExcluir
  36. julio cesar barcelos e manna3 de dezembro de 2013 às 09:57

    O que eu sinto, é que o PSDB continua em cima do muro. Parece mais um aliado do PT, do que um adversário. O Presidente Fernando Henrique está de parabéns, colocando a público todas as falcatruas de partido, que pretende maiores desmandos para o País. Vejamos a situação da Petrobrás!! Incrível quebram a empresa. Que FHC sirva de exemplo para as oposições.

    ResponderExcluir