sábado, 30 de novembro de 2013

PT passado a sujo.

O décimo aniversário do PT no poder, que o partido festejou junto com seus 30 anos de vida, começou nos sindicatos, passou por palanques e acabou nas livrarias. Década Perdida - Dez anos de PT no Poder, que o historiador Marco Antonio Villa lança na segunda-feira, é uma dessas "comemorações", mas fora do programa oficial. Como já avisa o título, trata-se de uma crítica pesada aos oito anos de Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto, mais os dois primeiros de sua sucessora, Dilma Rousseff.
 
Adversário antigo do petismo e das esquerdas em geral, Villa não se dedica a um balanço consolidado de grandes temas - saúde, educação, economia, programas sociais. Preferiu criar uma linha do tempo e ir contando, ano por ano, uma história que, ao final das 280 páginas, reprova praticamente tudo no governo . Do Fome Zero ao Trem Bala, das virtudes éticas às alianças com as velhas elites, da "improvisação na economia" ao "desmanche da indústria", ele chega, enfim, à constatação-título: "Foi uma década perdida para o País. Perdemos um momento único na história recente do capitalismo".
 
O olhar do autor se dirige mais para atitudes, estilos, o modus operandi. E o que ele vê, no dia a dia da era petista, é a improvisação como método, o desperdício como rotina, muita propaganda, personalismo do chefe e permanente confusão entre Estado, governo e partido.
 
Já no começo ele ironiza a decisão de Lula de suspender o gasto de US$ 700 milhões com a compra de caças franceses, para usar o dinheiro no Fome Zero. Era um dinheiro que não existia, diz ele: aqueles milhões seriam linhas de crédito fornecidas pelos fabricantes do avião. A alfinetada dá o tom do que virá: as portas se abrindo aos velhos caciques antes tão criticados, as entranhas do mensalão, PT enfraquecido e ascensão do lulismo, a "marolinha' da crise de 2008 que custou ao Tesouro R$ 282 bilhões, o discurso otimista na economia enquanto o País vivia "o mais longo ciclo de baixo crescimento desde o real".
 
Por trás de tudo, apenas um projeto de poder, diz o historiador: Lula "infantilizou a política e privatizou o Estado". Eliminou o debate de ideias, mesmo no PT, ao reduzir tudo a disputas pessoais. E ganhava todas, porque o País "vivia, naquele momento, enfeitiçado pelo seu carisma". Mas como explicar, entre tantos erros, os altos índices de aprovação popular? Villa os atribui à "eficiente propaganda governamental, ao desinteresse popular pela política e à inexistência de uma eficaz ação oposicionista".
 
Quanto a esta, Villa não perde a chance de alfinetá-la, achando-a temerosa, acomodada e, em grande parte, culpada, também, por este Brasil-2013. Que ele define como "uma sociedade invertebrada, amorfa, sem capacidade de reação". (Estadão)

22 comentários:


  1. Coronel
    Acredito que mais dificil que vencer as eleições, será desalojar essa corja petista do Poder...
    Estão alojados em todo canto da máquina pública e Estatais, e escorraçar essa curriola de suas sinecuras é que vai ser o grande desafio....

    ResponderExcluir
  2. CEL,

    Aos poucos a verdadeira história do que realmente é o PT, dos desgovernos Lula e Dilma vão chegando à tona. Já se esperava que a história faria o julgamento dessa indecência que assolou e assola o país. Aos poucos o véu vai se descobrindo e a imoralidade por trás dele vai aparecendo. Aos poucos os tapetes vão sendo levantados e a sujeira e a incompetência por debaixo deles vão aparecendo. Aos poucos a fumaça vai se dissipando e a corrupção e a mentira que estavam por trás vão aparecendo, cada dia mais.

    O povo perdeu, o Brasil perdeu, ganhou a sede de poder, a imoralidade, a corrupção e a incompetência, perdemos mais dez anos de vida econômica, cultural e educacional, dez anos de saúde, de segurança, de reformas e de moralidade.

    PT, NUNCA MAIS!


    Índio Tonto/SP

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Dr. Villa. Tb sou professora universitária e sei o quanto é dificil afrontar a mediocridade pós-lulla. Alunos, docentes, funcionários...Todos atrás de boquinhas, de bolsas, de colas. Projetos de pesquisa fajutos, regiamente financiados pelo governo federal. Sistemas de seleção e de avaliação falhos. Gente que não trabalha e que ganha muito bem. É a universidade brasileira de hoje. Não foi apenas uma década perdida, Prof. Villa. Será o futuro perdido.

    ResponderExcluir
  4. como proceder para comprar o livro?

    ResponderExcluir
  5. Lançamento do livro de Marco Antônio Vila será:

    dia 09.12.13 - segunda-feira
    18h00
    Livraria Cultura
    Conjunto Nacional - Av. Paulista

    Imperdível ! vamos prestigiar este grande historiador.


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  6. Acompanho o trabalho do Villa desde o primeiro mandato deste mentiroso e ele sempre foi contundente em suas críticas a esse sujeito cínico.
    No auge do escândalo do mensalão, quando a oposição poderia ter ido para as tvs, rádios e jornais acabar com esse farsante e seu partido ela não fez nada!, o Villa escreveu um artigo (não sei se para a Folha ou o Estadão) que tinha uma frase que nunca esqueci: "Só o pt pode acabar com o pt". Depois destes anos todos e desta corrupção infindável ainda espero que isto aconteça.
    Ele é brilhante!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Dr. Villa.

    Só a capa já diz tudo. NADA A DECLARAR EM 10 ANOS !

    ,.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/index.asp

    ResponderExcluir
  8. CEL,

    Anônima e professora das 15:48 h

    É fato e seu comentário é oportuno. Lamentavelmente a mediocridade reinante nestes últimos 11 anos acabou com o pouco de cultura e moralidade que ainda restava no Brasil exceto por raras exceções.

    PT, NUNCA MAIS!

    Índio Tonto/SP

    ResponderExcluir
  9. .....tem uma problema aqui:tenho certeza de que o livro eh excelente,pretendo comprar,mas..............brasileiros leem?????????

    ResponderExcluir
  10. Coronel,

    Concordo plenamente com o Villa(bom presente de Natal!!).

    Lembro do ERRO da oposição, na Venezuela, que boicotou um pleito e deu maioria ao Chavéz. Os resultados desta omissão estão lá para quem quiser ver.

    Portanto, comecem a bater na Dillma+PT+Lulla. Não acreditem na tal teoria do fermento, tão batida pelo Lulla.

    O PT esta fragilizado e envergonhado, mas é capaz de tudo e mais um pouco!! São marginais!!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  11. cel,

    Esta é o mais real raio-x do governo petralha. Vou comprar o livro para ver em detalhes, o angulo de visão dele, essa enganação, o poder a qualquer custo, sem realizações.

    ResponderExcluir
  12. Coronel,
    o Vila é sensacional. Falar dos petralhas, da sua canalhice, da sua incompetência, da corja que eles são, é fácil. A maneira como se fala é o x da questão.

    ResponderExcluir
  13. Tudo isso de ruim, fora o PLANO REAL que a PETRALHADA DETONOU com a CORRUPÇÃO, etc, etc, que todos nos sabemos. Quando tudo for passado a limpo, espero que mesmo velhinhos os responsáveis, no mínimo, pegar a MERRECA que está com o LULINHA, filho do chefe da QUADRILHA.

    ResponderExcluir
  14. Mais um bom livro para a coletânea,ficará ao lado de Mainardi, Reinaldo(1 e 2) e Lobão.

    ResponderExcluir
  15. O problema é que a grande maioria nem faz ideia de tudo isso.
    Hoje é bolsa para todo lado, boquinhas, verbas públicas, preocupação com qualidade é zero !
    Em breve o país, a continuar esse estado de coisa, quebra e aí meus caros, esses vagabundos sairão de fininho, nada é com eles, a classe mpedia vai pagar a conta.
    Sempre fui contra qualquer ditadura, mas, Forças Armadas, já passou da hora !
    Ah, dessa, vez, tragam tudo a tona, riquezas, boquinhas, esquemas, etc. para não sairem de vilãs na história.

    ResponderExcluir
  16. Formidável! Alguém tinha que escrever a verdade documentada. Pena que o PT tem um dos melhores marqueteiros a serviço deles e não acredito na idoneidade das urnas eletrônicas então temo pelo Brasil e pelos trabalhadores honestos após as eleições do ano que vem. Temos que votar contra o PT, não podemos pensar que todos os políticos são ladrões e anular ou não votar. Essa opção não existe se queremos tentar mudar esse país para melhor. Vote, vote para tirar o PT do poder pois eles não pararão até acabar com o país, até transformar o Brasil numa nova Venezuela. O povo bolsa família irá votar em peso e temos que contra atacar votando também. Precisamos acabar com essa bandalheira antes que eles acabem com a gente, com o futuro de nossos filhos.

    ResponderExcluir

  17. Entretanto, contra tudo e contra todos, numa luta insana para fazer justiça, pela primeira vez em nossa história a cúpula do mais poderoso partido foi parar na cadeia. Esse feito inédito se deveu à tenacidade, à coragem e à competência de um cidadão de origem humilde, negro que nunca recorreu a cotas, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Insultado por petistas hidrófobos, que têm como tática desqualificar e intimidar quem não reza por sua cartilha, o ministro Barbosa já entrou para a história com honra e gloria, ao contrário dos péssimos exemplos que se veem, a começar pelo ex-presidente Lula da Silva que melhor seria ser chamado de presidente, pois é quem manda e desmanda na sua grei mafiosa como poderoso chefão beneficiário de todos os vícios detectados pelo STF.

    ResponderExcluir
  18. por favor - eu quero comprar este livro. Alguém forneceu o endereço mas não está completo. Aos responsáveis aqui vai o meu e mail - heisecurt@gmail.com - estou muito curioso em saber dos detalhes e, se a opinião do autor coincide com a minha. Alguém escreveu aqui: 0 pt vai acabar consigo mesmo. Não é preciso mais nada. As mãos que hoje batem palmas pro lula e dilma, lhes chutarão o trazeiro. A sua incompetência administrativa vai mexer com o estomago do pobre - aquele eleitor de cabresto - aquele que recebe o BOLSA FAMILIA. E o que dói mais é a fome e todo o resto é conversa pra boi dormir.E com a inflação em franca e incontrolável acenção, é uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo das 30 de novembro de 2013 18:50

    Tenha certeza que sim. É surpreendente como jovens do segundo grau leem Marx, razão pela qual é necessário levar livros como esse para esses estudantes. No mínimo um exemplar em cada biblioteca das escolas e universidades, tanto públicas como privadas. Levar a verdadeira história aos brasileiros é formar cidadãos conscientes. Que seja também vendido em lojas de departamentos onde o fluxo de pessoas é bem maior que nas livrarias. Acredite, as pessoas compram, mas dar VISIBILIDADE à obra é fundamental, só isso.
    Ser melhor ou maior não é prioridade, mas que as pessoas decentes se unam e se mobilizem dentro e fora do seu círculo de amizades é crucial. A fábula do feixe de varas de La Fontaine nos deixa uma bela lição: mostra a fragilidade de uma vara e a força do feixe de varas.
    E como disse Martin Luther King:
    "Não tenho medo do grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. Tenho medo é o silêncio dos bons."

    ResponderExcluir
  20. O livro deve ser ótimo - apesar do assunto péssimo -, mas até um homem tão inteligente e culto como MAV comete o erro de achar lullalau carismático, esquecendo-se das três derrotas anteriores, e que elle só ficou mais palatável depois de transformado em lullinha paz & amor pelas artes & manhas de um publicitário chegado em brigas de galo e em receber dólares em paraísos fiscais.

    ResponderExcluir
  21. Coronel,

    infelizmente a verdade é muito mais dura! Conversando com meu filho recentemente, lamentei demais não haver participado mais da vida dele quando ele era mais jovem. Eu estava cego! Acreditava que os valores que me haviam sido incutidos quando jovem (sou das décadas de 50 e 60) ainda prevalesciam na educação brasileira, ali pela década de 80, ao final do governo militar. Descobri agora, muito tarde, que a mentalidade comunista e socialista nunca saiu do país, sempre continuou nas escolas, mesmo ou até principalmente nas religiosas, e agora uma boa parte da sociedade que realmente pensa também apoia esse pessoal socialista e comunista. Se sai PT, entra PSDB, ou PSB, ou seja, tudo da mesma larva. É com tristeza que agora, depois de todos esses anos, constato que os militares fizeram um trabalho péssimo, indigno da sua proposta original. Inclusive, creio que o pior deles foi o Geisel, que abriu o caminho para isso aí .. e o Figueiredo baixou a cabeça e seguiu as ordens de quem já havia saído. Infelizmente, uma pena que o grupo do Frota foi derrotado! Se pode trocar de partido, mas o Brasil já foi para o brejo ... babau, o último que sair nem precisa apagar a luz, pois já se está nas trevas.

    ResponderExcluir
  22. PT...UM ANTRO DE GENTE BOA...

    ResponderExcluir