FHC: "a dificuldade (para Serra) é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Então, acho que a pessoa (Serra) tem que ser realista."

Um dos principais entusiastas da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso põe água na fervura do ex-governador José Serra, que passou a travar uma queda de braço para ser mais uma vez o candidato do partido no ano que vem, depois de derrotado em 2002 e 2010.
 
Para FHC, Serra não vai sair do PSDB, como ameaça, e provavelmente não será necessária a realização de prévia entre ele e Aécio. "Eu acho difícil", afirma Fernando Henrique, em entrevista ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor. FHC argumenta que os tucanos nunca estiveram tão unidos, situação que, em sua opinião, não pode ser desperdiçada. "A dificuldade [para Serra]é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista", diz.
 
O ex-presidente lembra que nas últimas eleições houve cisão interna, o que gerou indefinição e prejudicou o PSDB na urnas. Serra, afirma, tem direito de postular a candidatura, mas sem atrapalhar. Na contramão da oposição, FHC diz ser favorável à polêmica importação de médicos feita pelo governo federal: "Não sou contrário, desde que haja clareza e diploma que realmente tenha valor". A seguir, os principais trechos da entrevista ao Valor Econômico:
Valor: Qual tem sido o seu papel na disputa entre Aécio e Serra?
 
Fernando Henrique Cardoso: Não precisa chegar ao ponto de ser um bombeiro. Acho que temos que dar um pouco de tempo ao tempo. Há dois passos decisivos do Serra. Um é agora: resolver se ele fica no PSDB ou não. Meu palpite: ele fica.
 
Valor: Por que um palpite?
 
FHC: Não, somente porque ele não me disse. Eu sou prudente. Mas o Serra é um ser racional. Não tem muito sentido você sair de um partido onde sempre esteve, onde construiu sua história e contribuiu para a história do partido, e ir para uma coisa que você não sabe como é, com um ponto de partida frágil.
 
Valor: Seria uma candidatura frágil, se for para outro partido?
 
FHC: É frágil. Qual é a dificuldade? A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Quer o Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista, até que ponto tem sentido se apresentar como candidato ou não. Mas isso só o tempo vai mostrar, se é possível ou não.
 
Valor: Ele pode atrapalhar?
 
FHC: Ahn... agora não. Porque está muito longe, o povo não está nem aí para esta questão de eleição. Agora, tem um momento, o PSDB vai ter que... Qual foi o nosso problema nas outras candidaturas? É você ter indecisão por muito tempo. Não dá para repetir isso. A vantagem que temos agora é que houve uma tendência consolidada no PSDB pela candidatura Aécio.
 
Valor: O sr. vê uma diferença grande no processo de escolha desta vez em relação às outras eleições
 
FHC: Ah, sem dúvida. Nos outros anos, houve muito mais indecisão. O partido estava mais dividido. Agora não. O que tem é uma aspiração legítima do Serra, mas não é que o partido se dividiu entre um e outro. Neste momento, nos diretórios, que eu saiba, não existe nenhuma cisão dentro do PSDB. O PSDB está ao redor da candidatura do Aécio.
 
Valor: Há clima para prévias?
 
FHC: Eu acho difícil. Mas, claro, se o Serra insistir em ser candidato ele tem o direito. Agora o partido também tem a obrigação de dizer: "Vamos resolver isso logo, não pode esperar". Para não cair nos erros do passado.
 
Valor: Até quando o sr. acha que o partido pode esperar?
 
FHC: Primeiro temos que deixar passar o que vai acontecer agora no fim do mês. Não adianta especular antes da hora. Meu palpite é que Serra fica. Se não ficar, muda tudo. Por que é ele e outros. Mas não há tendência nenhuma de as pessoas saírem. Não há. Ninguém. Nenhuma força importante. Até porque as dificuldades do governo [federal] são enormes. Nunca houve conjuntura tão favorável a uma alternativa. Nosso dever é construir essa alternativa, com seriedade, o quanto antes e juntando gente.
 
Valor: O Aécio, em terceiro lugar nas pesquisas, ainda não decolou. Isso não preocupa?
 
FHC: Não é hora de decolar. O povo só vai se abrir para isso no segundo semestre do ano que vem. É hora de se organizar, de organizar o discurso, ter presença articulada com outros setores.
 
Valor: Mas a classe política já se prepara e se articula com os demais nomes do cenário, como Marina Silva e Eduardo Campos.
 
FHC: A Marina, indiscutivelmente, se beneficia, neste momento, dessa onda dos protestos. Agora, no ponto de partida, o Aécio tem [o apoio de] Minas, uma estrutura grande do PSDB e candidatos organizados em praticamente todos os Estados. E o Eduardo tem menos. De fato, vamos ver como é que a porca torce o rabo, quando estivermos na campanha. Quem tem mais organização na oposição é o Aécio. A Marina não tem nem partido. E o Eduardo tem, mas é um partido mais fraco que o PSDB. No ponto de partida, Aécio tem vantagem, independentemente das variações de [pesquisa de] opinião. A opinião está muito longe da eleição. O Serra saiu sempre muito na frente, e não ganhou. Isso é muito relativo.
 
Valor: Mas o Serra não se espelha na trajetória do ex-presidente Lula, que concorreu quatro vezes até finalmente vencer?
 
FHC: Sim, mas o partido queria que o Lula fosse. Não é a mesma situação. E o PT não tinha alternativa. São situações diferentes. A candidatura não depende de você. Depende de os outros quererem.
 
Valor: O Serra pode atrapalhar e jogar contra o Aécio em São Paulo, durante a campanha, numa revanche ao que teria acontecido em Minas, em 2010?
 
FHC: Primeiro, o Aécio nega isso. Serra ganhou em BH. Segundo, o Serra não pode fazer isso porque seria trair o partido. Acho que isso ele não faz.
 
Valor: O sr. se sente o patrono da candidatura Aécio?
 
FHC: Não, a candidatura foi lançada não foi nem por mim, foi pelo [deputado federal] Sérgio Guerra, pelo [ex-presidente do PSDB] Tasso [Jereissati] e eu apoiei Porque o partido está nesta direção e porque eu acho que o momento é de você renovar.
 
Valor: O sr. é a favor do programa de importação de médicos?
 
FHC: Não tenho muita clareza. O estranho é o Brasil pagar e o governo de Cuba escolher quem vem. Agora, que obviamente sejam médicos, que haja alguma aferição destes diplomas. Há diplomas e diplomas. Mas não acho que seja errado. Não sou contrário desde que haja uma coisa com clareza, que tenha diploma que realmente tenha valor. Agora, o resto, se for necessário... Sempre fui muito favorável a que houvesse migração, liberdade de movimento de pessoas, o Brasil precisa de gente com competência. Agora, tem que ter algum critério para saber se tem competência mesmo.
 
Valor: O que o sr. achou do relato de que a presidente Dilma teria saído de motocicleta por Brasília para escapar da rotina, sem ser notada?
 
FHC: Eu não vi isso. E nem acredito. A quem se atribui ter feito isso foi o [ex-presidente e general João Batista] Figueiredo (1918-1999). Não acho que ela faça isso, não.
 
Valor: E o sr. já fez ou teve vontade de fazer algo semelhante quando era presidente?
 
FHC: Esse não é o meu estilo.

27 comentários

Sobre os escravos cubanos:

http://diariodopoder.com.br/noticias/explorado-pela-ditadura-medico-cubano-so-vai-receber-somente-7-do-seu-salario/

Reply

Coronel: fora do tema. Peço que analise o caso do senador boliviano que chegou ontem ao Brasil. A imprensa está noticiando de forma errada. Está dando a entender que foi o Itamarati que resolveu trazer o perseguido politico. Não é assim. Na verdade, foi o embaixador interino do Brasil, por sua conta e risco, que resolveu tirar o perseguido da embaixada e trazer para o Brasil. O Itamarati não sabia de nada. Os petralhas não querem o senador no Brasil. Ele tem muita coisa a revelar. O Embaixador foi corajosos e vai sofrer muitas retaliações. E o senador corre risco de ser contrabandeado de volta para os braços do cocaleiro. Eu se fosse ele, pedia asilo para os EUA.

Reply

Esse "treco" já está passando dos limites. Serra faz tudo pra obter mídia. Se deseja sair, que vá! O paulista o fará e terá o rótulo de traidor intransigente, como sempre foi. Melhor assim, fazer o q? Perder parte da "turma dele" nesse momento é melhor para reorganização.

Reply

A única realidade que o Serra conhece é para favorecer o PT, já que ele não tem coragem de enfrentá-los.

Reply

FHC nao toma jeito,nem diante deste trafico de medicos escravos,ele consegue falar mal dos petralhas.Tirando Alvaro Dias,o resto do PSDB pode ser chamado de PT 2.0.

Reply

Muito lúcido FHC, como sempre, único defeito e ser complacente demais om o governo, precisa engrossar contra essa quadrilha.

Reply

Existem coisas muito mais urgentes e importantes do que esse tema já cansativo Serra/Aécio. Essa milonga já encheu o saco, porque vem desde a última eleição. Lá o Serra era o candidato e o Aécio o turrão, hoje inverteram os papéis e a caca é a mesma, só que a gente não tem saco de filó!
Pelo andar da carruagem, com essa lenga lenga, nenhum dos dois tem cacife para ganhar do PT, que usa a máquina pública, bulina as urnas eletrônicas, além de usar uma língua de metralhadora para exterminar qualquer adversário.

Vamos gastar nosso tempo desmascarando o PT que tem crimes para encher milhares de páginas policiais.

Por ex.:

- Pobres e miseráveis do Bolsa Família são considerados empregados pelo IPEA e SAE?
- Com a classe política desacreditada, é o momento de acabar com obrigatoriedade do voto?
- Antenas das operadoras de celulares oferecem riscos de saúde?
- Quando e onde será lançado o satélite geoestacionário? Será na base de Alcântara?
- Por que a senadora Kátia Abreu não entra como vice na chapa de Aécio Neves?
- Quem paga o publicitário João Santana ?
- Os médicos cubanos são de origem brasileira, pagos com bolsa de estudos do governo brasileiro? Não conseguiram passar na revalidação dos diplomas?
- Estamos perdidos! Por que o secretário de Combate à Corrupção da CGU está sendo investigado pela PF?
- Por que o TSE usou a justificativa de interesse público em fornecer os dados de eleitores ao SERASA?
- A quem interessa o sucateamento das Forças Armadas e a desmilitarização das Polícias Militares e Bombeiros Militares?
- Por que a Comissão da Verdade não apura o assassinato do Celso Daniel?
- Como a Força Aérea Brasileira defenderá os céus do Brasil sem que o governo defina sobre o Programa FX- 2 ?
- Henrique Eduardo Alves é deputado há mais de 40 anos, mas desconheço um projeto dele que seja marco histórico no Estado. Ele tem algum?
- Por que a Dilma veio participar de festa do PT usando avião oficial ? Será que temos que custear até as reuniões do PT ? O PT pagou o custo do avião?
- Por que a ANS autorizou 9,04% de aumento para as Operadoras de Saúde?
- Será que o nobre Senador Jose Agripino Maia recebeu integralmente seus salários e mordomias com esta quantidade de projetos apresentados nestes 27 anos de Senado ?
- Até quando a “esquerda” brasileira vai continuar afirmando que as atuais manifestações de rua são manobras da “direita reacionária” ?
- Até quando a “esquerda” brasileira vai continuar afirmando que as atuais manifestações de rua são manobras da “direita reacionária” ?
- Será que Eike Batista vai pagar o BNDES e a Caixa?
- Por que não existe aposentadoria compulsória para políticos?
- Por que a Dilma não joga a toalha e pede pra sair?
- Por que o Lula não trata o seu câncer no SUS?
- Quando vão cessar as mordomias e vantagens dos mensaleiros condenados?
- Por que a FAB não divulga quem viaja em seus jatinhos?
- Por que o plebiscito não inclui pergunta sobre a obrigatoriedade do voto?
- Por que a Comissão de Direitos Humanos não se pronunciou sobre o assassinato do menino boliviano, por um bandido brasileiro?
- Por que Lula não fala do caso Rosemary?
- Por que o ministro indicado por Eduardo Campos continua no governo?
- Por que a presidenta não se posiciona sobre o Marco Civil da Internet?
- Por que a presidenta não se posiciona sobre o Marco Civil da Internet?

Reply

Coronel, bem colocado o post do anônimo das 07:56. Esse caso do senador boliviano merece ser bem analisado, e comentado, e divulgado...

Tenha um bom dia!

Reply

Coturneiro de
26 de agosto de 2013 07:56

o erro do senador é não ser assassino convicto e condenado! É não se chamar Cesare Battisti!

Alguém acha que Dna Dilma e Caterva vai contra Evo Morales????
Doce ilusão.

Flor Lilás

Reply

O PSDB quer o Aécio como candidato? Eu também.

Reply

Por que Aécio não propõe a Serra a vice-presidência, uma chapa puro-sangue?

Mas o faça publicamente. Isso seria uma sinuca de bico para quem? Aos dois? Vejam que o buraco é mais embaixo!

Reply

Voto em quem fizer efetiva oposição ao desgoverno petralha. Caso contrário, voto nulo.

Por que vou seguir a matilha se o líder não me defende?

Reply

O discurso do Serra não empolga é facilmente desmontável para pessoas de formação primária como é o caso do eleitor brasileiro, por isso Lula e Dilma passam por cima atropelando, com um retórica envergonhada e submissa, jamais seria eleito presidente, devia reconhecer que sua hora passou.

Reply

O AMIGO REINALDO AZEVEDO começou a publicar os comentários da geladeira pró-Aécio, percebeu que a mente estava um pouco estreitada, o amigo é de minha estima e comprei os 3 livros dele, o defeito é a islamofobia mais exagerada, é deselegante mas ele tem direito de opinar, é democrático e AGORA ESTÁ COLOCANDO OS COMENTÁRIOS EM ORDEM, a Chris SP e outros já tiveram liberados seus comentários.
Acredito que tenha sido erro no sistema ou exagerado o conceito de petralha ( seria qualquer opinião divergente de sua própria ), ele voltou atrás e GOSTO MUITO DELE.
O Coroneldoblog é o campeão e em segundo lugar o estimado TIO REI.
-
Meu comentário de ontem foi como alertaram PUBLICADO COM ATRASO, os amigos contrariados com o delicado faro fino anti-petralha, ficou ressentida por RA julgar petralha vários amigos. ABRAÇO AO TIO REI.

Reply

que conversa chata essa de "ter direito" a se candidatar...

ja exerceu o tal "direito" duas vezes...

levou bomba nas duas...

Reply

eh muito diferente gente competente QUERER trabalhar no Brasil de gente de competencia duvidosa que vem MANDADA a trabalhar no pais...

e migração profissional eh muito bom para o país, mas feita de forma espontânea e controlada...

nao dessa maneira, um governo despachando em lotes um bando de gente que de repente desembarca no país...

Reply

26 de agosto de 2013 07:56

E proteção imediata das FFAA.

Reply


A dificuldade para Serra é que o Velhaco 51 já pegou a manha dele, e acaba com ele no primeiro dia de campanha.

A campanha do Serra terminou no dia em que ele deixou de escrachar o porco Bêbado e se "mixou" para as provocações do Al Capone de Garanhuns.

Serra Off Game.

Reply

Não entendo nada desse joguinho, mas para mim esse Serra sempre entrou para perder. E agora quer melat a vida do Aécio.

Reply

Engraçado como o reporter age como...reporter: faz perguntas diretas, do tipo que a gente faria. O engraçado vem agora: por que não fazem serviço de reportagem assim com os petralhas, tipo Dilma, Lula, Falcão. E olha que não falta assunto a ser esclarecido com abordagem direta e franca.

Reply

Já chegaram os médicos (?) cubanos do "Mais Médicos", o (des)governo petralha já fala num "Mais Professores"!
Será que vão trazer professores cubanos para dar aula de português, história e geografia?
Já falam também em trazer engenheiros!
Será que eles falam português, conhecem nossas normas técnicas e poderão assinar ARTs sem ter registro no CREA?
Minha sugestão é fazer o "Mais Juízes" e "Mais Advogados" para desafogar a justiça brasileira! Será que os Doutores Juízes e Os Doutores Advogados vão deixar juízes sem concurso conduzir julgamentos e advogados sem a carteira da OAB defender réus?
Se pode médico, professor e engenheiro tem que poder juízes e advogados né doutores?
Se os senhores não concordam com isso, porque configura exercício ilegal de profissão, tratem de barrarem por todos os meios a atuação de médicos estrangeiros sem a devida validação profissional pelas entidades oficiais brasileiras!

Reply

Coronel,
está explicado do porque o Serra perdeu todas as eleições.

Reply

Coturneiro de 26 de agosto de 2013 09:42

excelentes perguntas que nunca terão respostas.
Que triste...
Estamos no fundo do abismo.
Só vejo uma solução:

SOCORRO FORÇAS ARMADAS!

Flor Lilás

Reply

Cade o "nosso" Presidente o baluarte da oposição, com os desmandos acontecendo e o sujeito escondido e quando abre a boca só fala besteira. Muito fraquinho o "nosso" candidato. Que tal em vez ficar brigando com o Serra não comecem a OBRIGAR o mineiro a fazer oposição.

Reply

Não tem mais volta infelizmente FERNANDO HENRIQUE caducou de vez.
Descriminilização da maconha, Serra e agora os cubanos.
tssssss. :0(

Reply

Este Serra parece pentelho encravado!só pensa nele e só atrapalha!Os petralhas adora.

Reply

Não preciso ler a matéria, vi apenas o leed ( cinco primeiras linhas ) e vi a burrice zurrada pelo THC o ex.
-
Cuidado FHC ou THC , se você cair de quatro, não conseguirá mais se levantar, ficará de quatro e verá o Aécio vencer a malta petralha.

Reply