Candidatura de Eduardo Campos tem tudo para dar em nada.

Governador de um estado sem maior expressão no cenário nacional, cujo desenvolvimento é fruto de apoio dos governos petistas, Eduardo Campos faz contas bobas a respeito do seu potencial eleitoral. Sem tempo de TV, sem imagem nacional, com um dossiê preparado pelo PT na boca do forno (precatórios), o potencial candidato socialista caminha para repetir o fiasco de Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar em 2002. A matéria abaixo é de O Globo.
 
“Estou ficando apavorado!”. Essa foi a reação do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao comentar com os aliados, durante a passagem por Brasília essa semana, sobre a quantidade de adesões e os rumos que tem tomado a já irreversível candidatura a presidente em 2014. Mas estar apavorado não quer dizer que pode desistir. Pelo contrário. Esta semana mesmo, Campos avaliou com seu grupo os cenários em todas as regiões do país onde o PSB e os adversários — PT e PSDB — enfrentam dificuldades, os ataques que começam a sofrer dentro e fora do governo, o discurso que terá que adotar, e a posição dúbia do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff em relação a sua eventual candidatura.
 
A primeira conclusão de Eduardo Campos, nessas conversas, é que ele teria uma posição confortável no Nordeste, onde ajudou Dilma a ter uma dianteira de 10 milhões de votos na última eleição. Mas precisa construir caminhos para entrar em Minas, São Paulo e Rio. A divisão do PSDB em São Paulo e a fragilidade do partido no Rio, acredita, são pontos favoráveis e podem abrir esses caminhos. A tomada de posição sobre um acordo para reabrir a discussão sobre distribuição de royalties foi um primeiro passo para Eduardo Campos botar os pés no Rio. A aposta é, principalmente, nas crises do PSDB e PT nesses dois estados.
 
Mapa mostrado por ele aos interlocutores desta semana evidencia o seguinte cenário, revela um de seus aliados: — O Nordeste tem 28% do eleitorado. No Norte tem espaço para todo canto. No Sul nunca ganhamos com Lula e Dilma, tem que construir. Tem 10 estados hoje onde o PT tem muitas dificuldades. O jogo fratricida do PMDB de Pezão (Luiz Fernando) e do PT de Lindbergh, no Rio, vai abrir um caminho. E o jogo complicado de São Paulo e Minas, no PSDB, pode abrir outra porta.Sobre sua relação com Lula, o governador pernambucano ainda tem dúvidas sobre em que momento ter uma conversa franca.
 
Segundo relato de um dos seus interlocutores, um grupo considera que essa conversa com Lula tem que acontecer já. Outro, que é melhor deixar para mais perto das eleições. Mas todos ainda acreditam na boa vontade do ex-presidente. — Lula está entre os (do PT) que acham que tem que conquistar o Eduardo. Muita gente conversa com Lula e faz a fofoca do bem, diz que ele não quer briga.
 
O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), é um dos que fazem a “fofoca do bem”. Ele tem conversado muito com Campos, com Dilma e Lula sobre essa outra candidatura do campo governista:
— Lula não desistiu de Eduardo e na hora certa vai conversar com ele. Acho que não será uma conversa tensa. Amigo a gente não reprime, seduz. E se a sedução não funcionar, não vamos dramatizar a disputa. A eleição tem dois turnos e, depois de tudo, haverá um Brasil para governar.
 
O secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi (SP), comunga da mesma opinião de Déda: — O PT não pode abrir mão de continuar na busca do apoio do PSB para a reeleição da Dilma, não é hora de brigar com o Eduardo Campos. Os movimentos que ele está fazendo são do jogo político, não é errado ter ambição política. Eduardo Campos terminou a semana de muita conversa otimista e certo de que ainda precisa encontrar um discurso, um mote para sua candidatura: — Não vamos abandonar nossas origens progressistas e inovadoras. É preciso encontrar uma nova roupa para mostrar nosso valor do ponto de vista histórico nesse momento. Os avanços que tem a ver conosco desse governo, não vamos renegar. É um novo ciclo — avaliou Campos nas conversas com os aliados.
 
O grupo do governador avaliou também as eventuais dificuldades que Dilma enfrentará, na política ou na economia. — Dilma pode estar muito bem nas pesquisas, na opinião pública, e não ter voto. A identidade dela com o eleitor e a vinculação com miséria, é nulo. A campanha dela e João Santana (o marqueteiro dela e do PT) é para buscar o voto dos grotões. Será de novo a campanha do pobre contra o rico. Isso mostra desespero. ( O Globo)

13 comentários

Porque não teria chances ?

Collor foi presidente com muito menos.

Reply

Na política, conto com a Senadora Kátia Abreu, que é mais macho que muito homem, para resolver o problema do Brasil: o fascismo descarado de esquerda aristocrática fajuta do dinheiro alheio.

KA para presidente! Pode ser com Serra vice, em qualquer partido. Aí não tem pra ninguém.

Reply

Enquanto isto o Reinaldo azevedo está , lá no blog dele, se preocupando com o papa....brincadeira , né ? Enquanto o pt vai nos empurrando uma ditadura corrupta o RA só fala do papa...

Reply

O Coronel parece empenhado em desclassificar o governador pernambucano, inclusive demonstrando um aparente preconceito pela sua origem nordestina.

Em relação ao Eduardo Campos o Coronel está tão errado quanto esteve no passado em relação ao Kassab, em quem via características de genialidade política.

Embora o Coronel não acredite nisso, Eduardo Campos é tão jeitoso politicamente quanto o falecido Luís Eduardo Magalhães, tem a sagacidade (mas não a safadeza) de um Lula, e a coragem de um Mário Covas.

É claro que governa um estado pequeno, em termos nacionais, e tempo de TV é muito importante, mas aconselho ao Coronel que espere um pouco antes de afirmar que o tempo do PSB será inviável. ATENÇÃO: caso EC consiga efetivar algumas alianças em curso, o tempo do candidato do PSDB será ainda menor.

Quanto à comparação com Ciro Gomes, não tem o que comentar. É ridícula.

Reply

É melhor ter cuidado.O Collor também começou do nada, e deu no que deu. A capacidade de ilusão do povo é inesgotável.
Abraço,
Parroula

Reply

Esse é o problema dos políticos brasileiros, dão tiro pra todo lado, aprontam antas para aparecer que acabam mostrando a bu%^&nda sem querer.

Como petista, para aparecer e dar uma de "papa_gaio" de pirata, não perde nem batizado de boneca, lá vai a 'tomate flambado' se pendurar no ombro do "papa_franchesco"!

...A presidenta Dilma Rousseff embarca na madrugada deste domingo (17) para Roma, para a cerimônia de coroação do papa Francisco, na próxima terça-feira (19), no Vaticano. ....

Deus e o diabo na terra do macarrão! De quebra vai o gilbertinho coveiro passear às nossas custas! O seminarista do demo.

Reply


Se engana quem acha que Campos não sairá candidato. Ele já é, e nada que Lula fizer vai demove-lo. E siceramente ele tem chances muito grande de ganhar essa eleição. O pensamento de Campos é que nada perderá concorrendo, vai sim conseguir um capital político para 2018 quando voltará ainda mais conhecido nacionalmente. Dependendo da inflaçao, podemos até ter um 2o Turno dos sonhos Aécio x Campos.

Reply

Amiguinho das 7:02 - Se o assunto não é importante, não leia o blog do RA.

Reply

Sem a candidatura de Eduardo Campos, os antissocialistas podem TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA, quem é do PSB vai 90% apoiar o PT e 10% para os xiitas da MARINA MOGNO, não haveria segundo turno e a Dilma pode ser substituída pelo REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA. DESOBEDIÊNCIA CIVIL E O CRIME HEDIONDO de ousar não comparecer ao ritual macabro de ter que escolher entre bos** e merd*, prefiro a prisão por não ir votar, hoje é uma contravenção penal não votar MAS NA CABEÇA DE MIOLO MOLE DE PETRALHAS É CRIME HEDIONDO NÃO IR ADORAR O DEUS DA CACHAÇA.
-
O sul do Brasil precisa exigir mais autonomia em relação a Brasília OU o REGIME PARLAMENTARISTA no poder.
Em parlamentarismo à inglesa, tanto faz se o presidente é TRAÉCIO, LULA ou qualquer outro pobre diabo.
-
ABAIXO O PRESIDENCIALISMO ABSOLUTO.

Reply

Atirador de Elite,
Coronel,
temos que ficar mais esperto, pois já dizem na surdina que o lula vem aí, pro governo de São Paulo, é óbvio...esse governador de Pernambuco está de olho no pré-sal, pro nordeste é claro...

Reply

SE me recordo bem, Ciro Gomes em 2002, tava indo bem na fita e nas pesquisas, ATÉ o momento que começou a perder as estribeiras e a falar suas conhecidas asneiras como chamar ouvinte de um rádio na qual estava dando entrevista, de burro e dizer que a sua então esposa só prestava pra dormir com ele. Se não tivesse sido levado pela sua estupida lingua, talvez a historia fosse outra...

Reply

ô, céus, la vem aquelas observações feitas da politica de 20, 25 anos atras...

eh a mesma ladainha de que Serra pode tentar novamente porque Lula tentou cinco vezes ser presidente...

essa gente nao entende que o discurso deve se encaixar com a realidade, que o tempo passa, as coisas mudam e as estrategias de 20 anos atras não são as mesmas que podem hoje ser aplicadas...

Collor se elegeu em outra época, quando a maior parte da população tinha asco do Lula e quando não havia essa onda de governo de coalizão onde todos estão no barco governista...

Reply

O Aécio precisa se cuidar...o Serra vem aí com dossiês ( Dossiê Itagiba ) e outros tantos para minar a candidatura do playboy mineiro.

O inimigo não é externo, é interno e dorme ao lado do senador carioca.

Quanto a Eduardo Campos, só está fazendo o joguinho dos petralhas, o PSDB mordeu a isca de lançar o Aécio precocemente, assim é mais fácil cozinhá-lo e queimá-lo em 2014.

A NOVA É KATIA ABREU PRESIDENTE 2014 - VICE ÁLVARO DIAS DO PSDB.

Reply