Direito de resposta: Kátia Abreu rebate “falso testemunho” do bispo do MST, em artigo na Folha.


Na última quarta-feira, a Folha de São Paulo publicou um dos mais duros ataques pessoais que já vi em um jornal. Dom Tomaz Balduíno, bispo emérito do MST, um ancião de 90 anos que passou a vida incentivando invasões de terra, acusou frontalmente a senadora Kátia Abreu de vários crimes. Hoje a senadora desmente o bispo com um artigo demolidor. Abaixo, segue a resposta de Kátia Abreu.

Não darás falso testemunho

Não é verdade que despejei um pequeno agricultor. Tratava-se de grileiro, cuja crônica de maldades qualquer morador da região atestará

Li, com surpresa, nesta Folha, um texto rancoroso e eivado de fúria acusatória e caluniosa ("Apreensão no campo", em 23/1), assinado pelo bispo emérito de Goiás Velho, dom Tomás Balduino, atribuindo-me pecados que não cometi.

Como católica praticante, jamais imaginei um dia polemizar com um representante da mais alta hierarquia da fé que professo. Mas a fé que professo não parece ser a mesma que a dele. As palavras que me dirigiu não foram de um cristão.

Minha fé não é a do ódio revolucionário, que incita o conflito e trata como pecadores os que dele divergem ideologicamente. É a fé que o papa Bento 16, em seu livro "Jesus de Nazaré, da Entrada em Jerusalém à Ressurreição", proclama como sendo a da paz.

"A violência", diz o papa, "não instaura o Reino de Deus, o Reino da Humanidade. É, ao contrário, instrumento preferido do Anticristo. Mesmo com motivação religiosa idealista, ela não serve à humanidade, mas à inumanidade".

Não há mistura mais letal que a da política com a religião. O fundamentalismo é, em si, antirreligioso. Os católicos da Irlanda, em nome de sua fé -que seguramente não é a de Cristo-, usaram o terrorismo e o sangue de inocentes como arma política, em nome de Alguém que resumiu sua doutrina numa frase: "Amai-vos uns aos outros".

Minha mais remota lembrança de dom Tomás é diametralmente oposta ao espírito de seu artigo. Remonta a um tempo anterior à criação do meu Tocantins, então integrado a Goiás.

Ele, ainda padre, ensinava, num Sermão das Sete Palavras, na Sexta-Feira da Paixão, que Jesus, ao pedir ao Pai que perdoasse seus algozes, "pois não sabiam o que faziam", mostrava a importância de interceder não só pelos amigos, mas sobretudo pelos inimigos.

Ao que parece, algo mudou na transição de padre Tomás para o bispo dom Balduino. Invoco, pois, o espírito cristão do padre para responder ao bispo, com absoluta serenidade, as imputações que me faz -a mim e a meus irmãos Luiz Alfredo e André Luiz. Mesmo perdoando-o desde já, cumpro o dever de desmenti-lo.

Não é verdade, dom Balduino, que tenha perseguido, despejado e feito perseguir "por 15 policiais armados" um pequeno agricultor em Campos Lindos, Tocantins. Tratava-se do grileiro Juarez Vieira, cuja crônica de violências e maldades qualquer morador da região atestará. Obtive na Justiça reintegração de posse de terra de minha propriedade legítima.

Não é verdade também que a tenha recebido de "mão beijada". Adquiri-a em moeda corrente e a preço justo, como os demais fazendeiros. Era área inóspita e desabitada; hoje, é a internacionalmente conhecida região do Mapito, referência de produtividade em soja, milho e algodão, com infraestrutura bancada pelos produtores pioneiros.

Outra injúria atinge meus dois irmãos. O bispo acusa Luiz Alfredo de grilagem e André Luiz, de promover trabalho escravo. Mas Alfredo adquiriu com recursos próprios as terras que possui, devidamente documentadas. E André jamais foi proprietário da fazenda citada pelo bispo.

Apenas alugou dois tratores, sem os tratoristas, para o proprietário, nada tendo a ver com as denúncias, que não o envolveram. É, inclusive, funcionário do Ministério Público do Trabalho, onde jamais foi questionado.

Esclareço também que não sou responsável pela decisão da Advocacia-Geral da União de estender as condicionantes da demarcação de Raposa Serra do Sol às demais terras indígenas. Foi o Supremo Tribunal Federal que assim o determinou.

Sem seu grau de santidade e sabedoria, não lhe devolvo as insolências. E se for o caso de terminar com uma citação, tomo, com respeito, a palavra do Senhor, no Antigo Testamento: "Não darás falso testemunho contra o seu próximo" (Êxodo, 20, 16).

KÁTIA ABREU, 50, é senadora (PSD-TO) e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

30 comentários

PQP! Excelente resposta, com argumentos demolidores.

Na minha terra tem um ditado perfeito para esse Bispo: "quem fala o que quer, ouve o que não quer".

Reply

Puttzzz.... Ai meus dedos.... que essa doeu...

Reply

Sr Coronel:

Esse bispo vagabundo,não morreu ainda, porque o diabo não o quer lá.
O capeta está indignado.
Só vem trangueira,fidel,chaves,dom paulo,balduino,sarney,lancelotti,
frei beto isto daqui vai virar PT, ninguém de juízo leva a sério.
Esse bispo vagabundo,vai fazer manifesto a favor deAR CONDICIONADO no inferno.
Uma vaca OBRANDO no pasto,está devolvendo a terra o que dela tirou.
Esse bispo devolveu o que para a sociedade,que lhe deu tanto?
Só M....

Saudações

Ps KATIA 2014

Reply

Irrretocável. O bispo deveria tratar de conseguir um transplante de neurônios.

Reply

Infelizmente tenho que concordar com Dona Katia, desmentir um velho e bispo é demais...sinal dos tempos de obscuridade intelectual. a ideologia cega o espirito se perde objetividade dos fatos, a versao prevalece e esta se escolhe apenas pelo gosto do q se considera e escolhe a priori como moralmente superior...coitado do Bispo que levou uma reprimenda publica de uma fiel a quem deveria orientar! uauuu! a D. Katia meus parabens pela bravura e clareza com q defende suas posicoes contra a mentira e o engodo, uau!!!!!

Alex

Reply

Katia Abreu merece toda a minha admiração, e como ela sou católica e fico triste por constatar que um Bispo que deveria dar o exemplo de justiça, coerência, fraternidade e respeito, age contra um dos 10 mandamentos, e mente, sei que devo vê-lo como um ser humano que têm falhas, mas com 90 anos, já era tempo de ao menos viver e respeitar a fé que professa e aos ensinamentos que Jesus nos deixou.

Reply

Coronel,
infelizmente temos nas religiões, padres e padres..., pastores e pastores..., médiuns e médiuns..., utilizando-se da boa fé dos seus seguidores para injuriar e denegrir pessoas e instituições. Ainda bem que, hoje, temos instrumentos de divulgação para mostrar quem é quem perante a sociedade.

Reply

Fique tranquila senadora, a Igreja , através do "DECRETUM CONTRA COMMUNISMUM" (Decreto do Santo Ofício de 1949)excomunga automaticamente, isto é, sem necessidade de porcesso, qualquer catolico que flertar com o comunismo, portanto o tal Tomas Balduino
não é bispo nem aqui nem na China.

Reply

Prezado coronel
Espero que o tal bisbo leia a resposta e tenha a hombridade de ficar ao menos com a face ruborizada. O coração, já se percebe, é bem vermelho.Já disse alguém que não existem comunistas padres. Existem sim, comunistas que se tornaram padres em nome da coisa(causa).É por essas e outras, que a igreja católica da américa latrina ao optar pelos "pobres" assiste a olhos vistos, a debandada do seu rebanho, especiamente no Brasil, ondo os pobres opttarm pela pentescolização.

Reply

Essa é a minha futura PRESIDENTE

Reply

Qualquer mente revolucionária não é digna sequer de piedade por se la uma deformação voluntária da razão. Torceram tanto para inverter os fatos que nem na marreta endireita mais. O Revolucionário, com a mente gravemente enferma e por isso mesmo achando que mora num planeta vermelho pode julgar os humanos na terra sem se darem conta da sua vigarice.

vai catar coquinho padreco de araque.

Reply

Katia Abreu é inteligente e tem classe.

Deu no Balduino com luva de pelíca! Bravíssimo !!!!


Chris/SP


Reply

É por isso que admiro Kátia Abreu.

Reply

Jesuissssssssss,
acabou o bispo.
o mulher porreta.

recruta1962

Reply

Também sou católico praticante e já passou da hora de quem é verdadeiramente cristão chutar pra fora da igreja esses padrecos vermelhos de merda. A senadora, pessoa de boa educação, poupou o bispo Balduíno, mas ele precisa mesmo é ouvir umas boas verdades no meio da missa pra ser desmoralizado. Ele é mais o resto da corja enfiada nos meios católicos.
Fernando José - SP

Reply

Como diz um velho ditado:
"Quem muito fala dá bom dia a cavalo".
Ôh da batina... poderias bem dormir sem essa.

Reply

Belíssima resposta. Está de parabéns a Senadora, uma das pessoas políticas de mais credibilidade no momento. Pelo meaos até o êste momento. Apesar de ter seguido o trânsfuga Kassab.

Reply

Belíssima resposta. Está de parabéns a Senadora, uma das pessoas políticas de mais credibilidade no momento. Pelo meaos até o êste momento. Apesar de ter seguido o trânsfuga Kassab.

Reply

Uma paulada merecida!

Reply

Petralhas só fazem caridade com o dinheiro alheio. Também fazem de tudo para criar vilões, para poderem justificar o seu ódio insano.

Reply

Eu avisei, que os ataques a futura presidenTE do Brasil começaria a receber crimes de injuria e difamação.
Prá mim não há nenhuma surpresa que as acusações venham de um padreco caduco pq essa corja foi os responsável pela lavagem cerebral dos católicos sem miolos a votarem na mulla e no pt.
Enfim é um petralha a caminho do Umbral.
Kátia bota prá f****!

Reply

Essa mulher é porreta! Poucas mulheres no Brasil merecem meu respeito, mas Katia Abreu, ainda que com todas minhas reservas em relação ao PSD e à "amizade"com a presidente, é a primeira delas.

Reply

Gostaria de saber o preço justo que ela pagou, não acredito em bispo petralha, mas não é por isto que devo acreditar nela. Por enquanto uma guerra de palavras.

Reply

PARABÉNS SENADORA UM SER HUMANO DESTE NAIPE COM UM TITULO DE "BISPO" POBRE IGREJA CATÓLICAFOI ASSIM QUE PERDEU MEU RESPEITO E MINHA FÉ . FOI INDO NA MISSAS E O PADRE SÓ FALAVA EM POLITICA FAZENDO CAMPANHA ABERTA PARA ESTES L"LADRÃO" QUE É O PT HOJE TENHO OUTRA CRENÇA RELIJIOSAONDE NÃO SE FALA EM POLITICA DENTRO DA CASA ONDE ASSISTO AS DOUTRINARIAS MAIS ESCLARECEDORAS QUE JA OUVI PORTANTO MUITOS FIÉIS JA MANDARAM ESTES VERMELHOS FALAR PROS TROUXAS A MUITO TEMPO... PARABÉNS SENADORA NOSSA FUTURA PRESIDENTE .....HA SÓ SE SAIR DESTE PARTIDO QUE ESTA AGARRADA NAS TETA DO GOVERNO AI SIM VAI TER MEU VOTO. SENADORA QUEREMOS O-P-O-SI-ÇÃO DE VERDADE CAIA FORA DESTECPARTIDO LAMBES BOTAS E VÁ PARA A OPOSIÇÃO ASSIM SEREMOS BEM REPRESENTADOS .

Reply

Pelo visto, esse bispo, deve fazer pelo menos, o catecismo.
Ele pode entender de baderna mas, de religião e política, deixa muito a desejar!!!
Faz sentido !!! Faz sentido !!!
Belíssima aula senadora !! Manda um dever de casa, para ele: escrever 100 vezes... "Não devo faltar as aulas de catecismo."

Reply

Fazem 10 anos que abandonei a igreja católica por conta desses padres safados, pederastas, pedólatras e comunistas. Não ponho meus pés em igreja nenhuma nunca mais por causa de padres tipo Pe. Julio Lancellotti

Reply

Acho que este Bispo é Gay.

Reply

Estou plenamente de acordo com a sra. Katia Abreu, exceto por um ponto que foge à realidade do Brasil, mas eu, como descendente de irlandeses me vejo obrigado a alertar. O texto trata como se todo Irlandês católico promovesse uma guerra religiosa, fato que é equivocado, já que as brigas entre protestantes e católicos na Irlanda se dá pela invasão do território irlandês pela Grã-Bretanha, que é protestante. O ranço é esse, não religioso. Além disso, o Ira foi conhecido por realizar ataques cirúrgicos, ou seja, atingindo apenas quem de fato eles queriam atingir (não estou defendendo o ira).
Quanto ao Bispo, ela foi brilhante ao lembrar livro do Papa e das próprias palavras contidas na Bíblia. Certamente, o Bispo, como um "homem de igreja", não está a serviço de Deus e sim do próprio umbigo.

Reply

Amigos, não abandonem a fé de vocês por causa de padre ou pastor A e B. A comunhão de vocês é com Deus e não com homens que mal dirigem estas instituições. Pratiquem a fé de vocês em Deus.

Reply