Dilma usa o PSB para dizer ao PT que a candidata é ela, não Lula.

Em sua terceira conversa desde o início de novembro com o presidente do PSB e pré-candidato à Presidência da República em 2014, governador Eduardo Campos (PE), na última segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou categoricamente que é candidata à reeleição. O socialista, que tenta viabilizar sua própria candidatura, mas continua na base de apoio ao governo, não se posicionou em relação ao eventual apoio à reeleição de Dilma. Comprometeu-se apenas a ajudá-la a fazer uma boa administração neste ano de 2013.

Setores do PT gostariam que o ex-presidente Lula fosse candidato em 2014, já que Dilma mantém uma relação mais distante com o partido. Essa opção também funciona como uma espécie de garantia caso algo vá mal no governo. Já a presidente tem evitado falar publicamente sobre o assunto porque não quer antecipar o debate eleitoral, o que poderia prejudicar sua administração.

Integrantes do PSB e interlocutores de Eduardo Campos contaram que, na conversa de segunda-feira, no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que será candidata à reeleição e pediu apoio do presidente do partido para atravessar 2013, principalmente por causa da crise econômica e da necessidade de retomar o crescimento do país. A informação foi divulgada pela agência Reuters, e confirmada pelo GLOBO. - O PSB é fundamental para nós (governo). Se você é candidato ou não, não altera - teria dito a presidente para Campos, de acordo com interlocutores do pernambucano. - Eu vou para a reeleição - teria afirmado a presidente, sem ter de volta o compromisso de apoio de Eduardo Campos.

O tom da conversa foi uma saia-justa para Campos. Ele ainda não sabe se realmente será candidato, porque, para isso, precisa costurar apoios e analisar o cenário político e econômico, para ver se tem alguma chance. O presidente do PSB não quer entrar em uma aventura, mas também não quer excluir seu nome do processo. Enquanto isso, os socialistas continuam no governo Dilma, ocupando dois ministérios, Integração Nacional e Portos. - Nossa estratégia hoje é que o Eduardo não pode dizer que é candidato e também não tem como dizer que não é. E ele também não quer se expor - disse uma pessoa próxima de Campos.

Depois da conversa de quase duas horas, o presidente do PSB deixou o Planalto repetindo o discurso de apoio ao governo federal, mas sem se comprometer com as eleições de 2014. Ele disse que antecipar o debate eleitoral não interessa ao desenvolvimento do país.

Essa foi a primeira vez em que Dilma falou sobre 2014 com Campos. No último dia 5, a presidente o recebeu para almoço na Bahia, onde passava férias, junto com o governador Jaques Wagner (BA) e as respectivas famílias. Amenidades dominaram a conversa, que serviu mais como um gesto de aproximação. Antes, no início de novembro, logo após as eleições municipais, os dois jantaram no Palácio da Alvorada, com a presença do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, do presidente do PT, Rui Falcão, e da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Nessa ocasião, 2014 foi deixado de lado. A preocupação de Dilma era não deixar que as rusgas entre PT e PSB, que romperam em Fortaleza e Recife, contaminassem a relação dos socialistas com o governo federal. (O Globo)

11 comentários

Este é o Brasil de hoje... desvia da bosta pra pisar na merda!

Reply

Gostaria de ver um chapa de candidatos á presidência composta dos seguintes:ministro presidente Joaquim Barbosa x (rei) Edson Arantes do Nascimento - Pelé.Não esquecer que além do prestígio dos citados - É ANO DE COPA DO MUNDO. Se o Brasil vier a ser novamente campeão.Não tem para níguém a chapa contendo os candidatos acimacitados, será a vencedora.Que acham os demais elitores?

Reply

Não haverá chapa que possa fzer frente;ministro presidente Joaquim Barbosa x (rei) Edson Arantes do Nascimento - Pelé.Especcialmente,se o Brasil ganhar a Copa do Mundo 2014!.Evidentemente,se ambos os candidatos decidirema concorerr [a presidência da República.

Reply

Coronel,
e agora? O velhaco vai fazer o que?

Reply

Bem, o Brasil não vai ganhar a Copa 2014. Então Pelé deve continuar a ser Pelé e o Ministro Barbosa deve continuar a ser o Ministro Barbosa. É assim que passarão à posteridade.

Outra coisa, o ex-presidente não pode ser candidato em 2014. A não ser que rache o partido deles e a base aliada dela. Assim, tirando a presidente à força da disputa, com certeza estaria gerando uma crise política sem resultados à vista, porém, grave. E aparentemente, sem precedentes.
Constitucionalmente, a atual presidente tem todo o direito de tentar a reeleição em 2014. Não demonstra interesse em contrário. A ver, porém, se há coragem para tentarem tal aventura.

Agora, o que há de porta-voz nesse emaranhado florestal de paranóias e factóides, não está em nenhum gibi.
Quem está governando e fazendo a coordenação política afinal?

Reply

Que bonitinho... Os socialistas (trotskistas) brigando com os ptistas (terroristas)...

Reply

É lamentavel que a população de milhões de brasileiros favorecida pelos diversos programas sociais eleitoreiros não tenha acesso a entrevista dada por Helio Bicudo que pode ser assistida em http://www.youtube.com/watch_popup?v=MKhSKE3FkDA

Reply

Então fica assim, até o momento o único adversário sério a reeleição da Dilma será o Lulão, que não para de se coçar para se declarar candidato. Principalmente se a economia for para as cucuias sob o reinado da Soberana Dilma.

Reply

Por esta o mulla não esperava!

Ela deu um rolé nele legal!

Que se recolha à sua insignificância.


Chris/SP


Reply

Ela é candidata simplesmente para não dar demonstração de fraqueza.

Mais na frente, esperem, ele, em gesto grandioso, renuncia à "obrigação da candidatura" em favor do seu patrocinador. Só isso.

A pior desgraça que poderiam ter inventado no brasil foi a maldita REELEIÇÃO.

Reply

ATENÇÃO, PÉTRALHAS!! O CHAVEZ JÁ TÁ EMPALHADO E NÃO DESGOVERNARÁ JAMAIS! PAREM DE FAZER PLANOS PQ O MOLUSCO JÁ TEVE CÃNCER, NÃO TEM MAIS FÍGADO E NUM VAI TER MAIS VOZ, TB! PAREM DE VOLTAR A SONHAR DE ROUBAR NO FUTURO PQ VCS NUM TEM FUTURO!!!

Alguém joga Angry birds? O molusco é a cara de um porco de bigode, muito difícil de derrubar, mas a gente acaba derrubando!

Reply