Caloteado pela PDVSA, Brasil dá aval para golpe na Venezuela.

É impressionante. A Venezuela deve mais de R$ 20 bilhões para a refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. Mesmo assim, o governo brasileiro dá aval para o golpe que pretende manter um morto vivo que não assmiu o cargo na presidência da República.

Embora admita que o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seja “grave”, o governo brasileiro não considera ser preocupante o futuro político daquele país. Depois de passar dois dias em Havana, acompanhando, a pedido da presidente Dilma Rousseff, a evolução da doença de Chávez, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, reproduziu a interpretação da constituição venezuelana feita pelos chavistas, de que caso o presidente não possa tomar posse no próximo dia 10, o vice de Chávez poderia ficar no poder por até seis meses (90 dias prorrogáveis por mais 90 dias).

- Evidentemente vamos ter que ver concretamente como a coisa evolui. A informação que obtive lá, e que depois foi confirmada pela leitura dos textos e pelas informações da nossa embaixada em Caracas, é que, na eventualidade de o presidente Chávez não poder comparecer dia 10 a Caracas, há uma cobertura constitucional do artigo 233, 234 para que seja dado um prazo, ao fim do qual, constatando-se a impossibilidade de ele efetivamente assumir ou no caso de que houvesse falecimento do presidente, seriam convocadas no prazo de 30 dias eleições presidenciais - afirmou Marco Aurélio, reconhecendo que “há muita divergência” sobre a constitucionalidade da sucessão na Venezuela.

Segundo Marco Aurélio, é impossível fazer previsões sobre a situação de Chávez, que enfrenta um câncer desde 2009. O assessor presidencial disse que nos dias em que esteve em Cuba, onde Chávez passou por sua quarta cirurgia, não pode visitar o líder venezuelano. O enviado do governo brasileiro esteve em Havana entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro e desde então mantém contato com interlocutores na Venezuela.

- Naquele momento (Chávez) estava enfrentando uma batalha muito difícil, depois da operação complexa que ele havia sofrido e que havia provocado como sequela uma infecção respiratória. Não estive com presidente Chávez, ele não estava recebendo visitas, estava com a família. As informações que eu tive foram de que ele estava muito enfraquecido, ainda que consciente - informou, acrescentando que o estado de saúde do presidente venezuelano “é grave”.

Em contato permanente com a presidente Dilma, a quem tem informado sobre Chávez, Marco Aurélio disse que ela ficou sentida com a situação do colega venezuelano: - Evidentemente reagimos como reagimos sempre que um chefe de Estado, sobretudo de um país amigo, um país do Mercosul, sofre uma diminuição na sua capacidade física, como esta. Estamos penalizados com esta situação. Todos sabem do apreço que o governo brasileiro tem ao presidente Chávez, do apreço pessoal que alguns membros do governo brasileiro têm ao presidente Chávez. Portanto, vemos como algo lamentável.

O governo brasileiro, segundo Marco Aurélio, não vê possibilidade de golpe na Venezuela nem risco de instabilidade institucional. O assessor afirmou que a oposição está tendo uma posição moderada. ( O Globo)

28 comentários

Coronel,

Hoje a oposição esta chamando o povo para ir a rua defender a LEI, pois o Chavéz esta FORA(para não dizer morto) do país!!

Sendo do time "DELLES", qualquer texto é "ENTORTADO" para justificar o injustificável!!

Hondura e Paraguai que o digam!!!

JulioK

Reply

"Receita exige da Natura R$ 627,8 mi em impostos não recolhidos"

coroné, me desculpe abordar outro assunto no post...

mas esse deve ser o "novo jeito de fazer politica" dos amiguééénhos da Marina Cara-de-Mogno...

a noticia esta la no Terra...

Reply

Esse VAGABUNDO DESDENTADO foi passar FÉRIAS/REVEILLON em Cuba com o nosso dinheiro!
A informação que ele conseguiu lá poderia facilmente ser conseguida com um simples telefonema de 5 minutos!
VAGABUNDO!

Reply

sinceramente, não ha povo mais paquidérmico do que esse nosso...

são esfolados sem dó nem piedade dia apos dia, quando não pelos próprios políticos que elegem, agora também são trapaceados pelos camaradas venezuelanos...

ja fomos enrabados ate pelos bolivianos, que nos tomaram uma refinaria daquela tal empresa que eh o orgulho de muita gente nessepaiz...

Reply

A visita do representante do governo brasileiro que nem mesmo consegue VER Chavez à distância, como através de um vidro de uma UTI, confirma que o Caudilho está morto. Marco Aurélio deve estar ciente disso.

Estão enrolando a população venezuelana e o Brasil está apoiando a fraude.

Reply

Ligeiro engano ao chamar o beiçola de Caracas de morto vivo, é morto morto mesmo.Os companheiros só estão esperando a data ideal para expedir a certidão de óbito, que, conhecendo a corja como conhecemos, certamente só será emitida após darem posse ao finado na embaixada Venezuelana em Cuba.O capeta já deve estar reclamando da concorrência, ainda mais que o próximo albergado deve ser o Fidel.

Reply

Conheci alguns venezuelanos durante minha carreira profissional. Eles não merecem um presidente como o Chaves. Assim como a maioria dos brasileiros não mnerece um governo imbecil como o nosso!

Reply

Mas que gracinha são esses petistas. “há muita divergência sobre a constitucionalidade da sucessão na Venezuela" disse o espertalhão nesse caso... E não havia no caso de Honduras? E não havia no caso do Paraguai?

Reply

Coronel, não tem nada de impressionante nessa história e em todas as outras que envolvam os petralhas, pois tudo que sempre temos é roubalheira pura e simples.
O que você vê não é o que eles de fato estão fazendo.

Reply

Claro que não é preocupante - elles estãoi certos de que o país seguirá rumo ao comunismo - então não haverá problema mais adiante...

Reply

Esses palhaços não têm mais credibilidade para abrir a boca para continuar a mentir, afundaram o Brasil nesses 12 anos, conforme ficou comprovado no Jornal Nacional de hoje que mostrou as maracutais do governo para esconder a merda em que está o Pais, depois que tomaram o poder.
Não têm competência para dar conta do dever de casa e cometem o ridículo de opinar sobre a condição dificil da situação econômica da Venezuela, como se soubessem o que estão falando. Não passam de grandes imbecís. Como sempre se metendo na vida de outros Países e sempre para dar apoio a contrvenções. Não respeitam a Constituição brasileira e estimulam outros povos a fazer o mesmo. Vão catar coquinho seus incompetentes.

Reply

Coronel, a quadrilha composta pelo PT(Lula & Cia.), Hugo Chavez, Fidel Castro, Evo Morales e muitos outros é muito poderosa e tem ramificação em muitas partes do mundo.

Reply

well, se os venezuelanos elegem o Chavez (3x) mas não o merecem e se os brasileiros elegem os petistas (3x) mas não o merecem, algo esta muito errado na logica do mundo ou com a cabeça desse povaréu latino americano...

Reply

O Anônimo das 20.27h tem razão, mandar o TOP-TOP à Cuba , ÀS NOSSAS CUSTAS, é, para mim, uma piada de mau gosto. Deixa a demonstrar o descaso desse desgoverno para com o dinheiro público.

Reply

Não sou Deus, não sou médico, não sou cubano e não sou venezuelano mas posso dizer que o estado de falta de saúde do chavez dispensa comentários mas requer coveiros. Podrinho Garcia entende tanto da constituição venezuelana quanto eu entendo de física quântica. Não faço anotações e por isso as vezes sou traído pela memória, mas tenho quase a certeza que foi com chaves que o 9 dedos mais teve encontros. chavez lavava o dinheiro do aposentado por deficiência e o sindicalista dava suporte ao golpe branco do militar bolivariano.

Reply

Coronel
Os "bolivarianos et caterva" acusaram o Paraguai de dar um pontapé na Constituição.....
Agora eles (os "bolivarianos") vão dar uma cagada na Constituição da Venezuela....kkkk

Reply

Com o Paraguai,tudo dentro Constituição Paraguaia,foram umas "feras",AGORA APOIAM UM ATO SAFADO E INCONTITUCIONAL.Que me dizes Itamarati,agora.

Reply

Coronel,
quanto mais rezo, mais assombrações aparecem. Esse TOP TOP Garcia é a escória não só do PT pois o PT só tem pessoas desse quilate, é a escória dos seres vivos.

Reply


A maioria sabe que a regra é clara, quando um time não comparece, seja qual for o esporte, o time PERDE POR W.O. (Walkover) !

Mas os chavestralhas (assim como os petralhas) acham que podem mudar as regras do jogo a "bel prazer", desde que beneficie a corja. Se fossem os inimigos as regras não mudariam de jeito nenhum.

Reply

Uma coisa não está correta: o gambá fedido foi à Cuba em missão de quê? Com o nosso dinheiro? Para obter notícias do ditador empalhado? Se fosse lá para cobrar o que o vagabundo nos deve, ainda poderia ter alguma justificativa. Mas, ir à Cuba para ver como o ditador empalhado está, já passou dos limites. Mesmo assim, o gambá fedido não conseguiu ver o ditador empalhado? Ora, vamos debitar essas despesas na conta da Dirma. No momento certo nós cobraremos a fatura.

Reply

Será que quando a Dilma perguntou ao Marco Aurélio como estava o Cháves, ele fez o famoso gesto do TopTop??
morg

Reply

Bispos da Venezuela alertam para "grave risco" à estabilidade do país.

Os bispos católicos venezuelanos advertiram nesta segunda (7) que há um "grave risco" para a estabilidade do país como consequência da situação gerada pela doença do presidente Hugo Chávez em relação à posse presidencial, e pediram para a Constituição não ser manipulada.

Folha de São Paulo

Ô Top Top Boca podre Garcia vai à merda, vai.

Reply

GOVERNO NÃO VÊ GOLPE PORQUE NÃO QUER.

Aliás, a situação é estranha. Chávez despediu-se do povo no dia 9/12, pela TV (está no Youtube) e disse claramente: se eu não voltar ou não assumir no dia 10 de janeiro Diosdado Cabello assume e convoca eleições em 30 dias. Indico como meu candidato Nicolás Maduro. Estava tudo resolvido, pelo próprio Chávez!
Por que Cabello e Maduro não querem cumprir o testamento de Hugo Chávez?
1. medo de que a eleição seja vencida por Henrique Capriles, o oposicionista, que teve 6 milhões de votos?
2. Maduro tem medo de que Cabello goste do poder e assuma de vez como novo ditador?

Os Castro manobram mais a MAduro que Cabello, que é miitar e tem um grupo dele.

Chávez está praticamente morto. Até quando acham que vão levar isso adiante?

Reply

E aí Dilma vai de Cabello ou de Maduro? Tem que escolher o ditador de plantão.

Reply

O TOP TOP Marquito Aurelio devia ter ficdo mais tempo em Cuba e tratado daqueles dentes horriveis. Uma dentara como a dele reflete a situação da boca da maioria dos brasileiros. Marquito pede a Dilma uma "bolsa dentadura",,,

Reply

Os líderes do Foro de São Paulo serão destruídos a todo custo. TODOS!

Reply

Não há causa ruim na América Latina a que os petistas não tenham dado o seu apoio nos últimos dez anos.

Reply

o cancer derrotará a todos elles13!

Reply