2014: Dilma ou Lula vencem no primeiro turno, segundo Datafolha.

Se a eleição presidencial fosse hoje, o PT teria dois nomes com chance de vencer no primeiro turno. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva têm no momento mais intenções de voto do que todos os possíveis adversários somados, aponta pesquisa Datafolha feita na quinta-feira.




Dilma vai de 53% a 57%, conforme o cenário. Lula teria 56% se disputasse a Presidência. No Brasil, vence no primeiro turno o candidato que tem mais da metade dos votos válidos. O PT ganhou três disputas para o Planalto (2002, 2006 e 2010), mas só no segundo turno. O Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 cidades no dia 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Embora os percentuais de Dilma e de Lula sejam equivalentes na pesquisa estimulada (quando o entrevistado escolhe um nome a partir de uma lista), a situação muda no levantamento espontâneo.Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências. Com menos da metade, mas isolado em segundo, vem Lula, com 12%. Há também 1% cuja preferência é "PT" ou "vai votar no PT". O petismo somado recebe 39% de intenções de voto espontâneas segundo o Datafolha.

Os candidatos de oposição têm percentuais modestos no levantamento espontâneo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registra 3%. Os também tucanos José Serra e Geraldo Alckmin têm 2% e 1%, respectivamente. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam. Quando o Datafolha pergunta sugerindo cenários, os percentuais de todos os possíveis candidatos aumentam. Foram testadas quatro listas, sendo três com Dilma e uma com Lula. Os petistas vencem em todas.

JOAQUIM BARBOSA
Uma novidade na pesquisa foi o nome de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do julgamento do mensalão. Barbosa pontua 9% quando a candidata do PT é Dilma. Ele empata tecnicamente, na margem de erro, com Aécio Neves, que fica com 11%. Se Barbosa é testado num cenário no qual Lula é o candidato do PT, o presidente do STF registra 10% de intenções de voto. Aécio fica com 9%. 

AÉCIO NEVES
Principal nome tucano para 2014, Aécio ainda tem um desempenho tímido. O melhor percentual de Aécio é quando estão na lista só Dilma, Marina e ele. Aí o senador do PSDB registra 14%. Dilma lidera nessa hipótese, com 57%. Marina marca 18%. Quando o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, aparece também como candidato, ele subtrai votos de Aécio. Campos fica com 4%. Aécio desce para 12%. Dilma segue liderando, com 54%. Marina não se move e mantém 18%. 

MARINA SILVA
Uma surpresa na pesquisa Datafolha é a resistência de Marina Silva. Ela concorreu a presidente em 2010 pelo PV e teve votação expressiva (19,3%), mas saiu do partido e reduziu sua presença na mídia nos últimos dois anos. Ainda assim, Marina aparece como segunda colocada na disputa para 2014, com percentuais variando de 13% a 18%. Manteve seu patrimônio eleitoral sem ter se dedicado a atividades partidárias.(Folha de São Paulo)

20 comentários

Ninguém merece...

Reply

Venhamos e convenhamos, aquele lixo Haddad começou com 4% claro ele tinha todo o poderio do PT e a imprensa a serviço, Aécio é muito desconhecido e isso pode ser mudado, portanto não é nada justo enterrar uma candidatura 2 anos antes por conta de uma pesquisa, contudo vc de modo geral está certo o PSDB é muito fraco, só a possibilidade de ver Álvaro Dias fora do senado, por causa de Beto Egoísta, me causa uma tristeza imensa, a oposição ainda não encontrou seu caminho e com FHC E
AÉCIO, acredito que nunca irá encontrar!!

Reply

o TRAECIO eh PT. Seria melhor sair como vice da Dilma.

Reply

Novamente a FSP tenta salvar os petralhas. Fazem parte da mesma organização criminosa?

Reply

Marina uma especie de Tiririca dos pseudos ambientalistas e, politicamente alienados que se acham o maximo. Voce mesmo, caro Coronel eh um dos responsaveis por esta oposicao desunida. Gosto de ler seu blog, mas nao gosto de suas criticas destrutivas sobre a oposicao. Para tirar a petralhada do poder a oposicao deve estar unida, e mostrar quem eh de fato esta incompetente da Marina.

Reply

38% vao votar no PT(Lula ou Dilma). 62% nao votarao ou nao sabem. Destes 38% a maioria maria-vai-com-as-outras.

Reply

Ummmmmmm quanta conveniência em ?
Prague isso agora por parte da Folha ?
É matéria paga pelo PT ?
Datafolha também tinha revelado que Jose Serra venceria no primeiro turno as eleições para São Paulo .
Lembram?

Reply

A MIDIA faz e desfaz com recursos públicos, nossos.

Dilma está enviando dinheiro até para os pequenos jornais de todo o Brasil.




Reply

como jornalista escreve bobagens, esta é a regra das redações - havendo ou não caso concreto enchem de porcarias os noticiarios do dia - essa folha de são paulo quando arrocham pra cima dela deita a exigir liberdade de imprensa escambau como se freedom fôsse free.

-as idiotices dessas pesquisas que ninguém sabe a verdade é a desinformação com a consequente manipulação - antigamente isso se chamava "conspiração" contra as liberdades factuais. cambada de comunistas vagabundos!

Reply

Falha de SP vai cair do cavalo,o que o senhor coronel e a falha de SP,esquece que quando os papagaios que o povo tem de pagar e ficar sem emprego ,impostos altissimo,conta de luz altissima e APAGÃO,gazolina e cesta vbasica carissima ,carne carissima ,cerveja idem,isto tudo começou a acontecer agora em dezembro,e NÓS sabemos Pesquiza e URNA ELETRONICA no Brasil =Fraudeeeeeeeee,eu moro numa favela ,e vou te contar o bicho esta pegando,os favelados ja descobriram que o chefe mullae a petralhada estão milionarios e ão dando esmola para eles,kkkkkkkkkkkkk 2013 vai ser o holocausto dos petistas,

Reply

Sempre 11% na soma de brancos/nulos/não sabe?

Acredite quem quiser nessa 'pesquisa'.

Reply

Só sair mais um escandalo, vem o datafolha com suas pesquisas.Muito interessante.

Reply

Aécio é desconhecido e poderia crescer, como foram Poste I e Poste II. Isso se o PSDB não fosse um ajuntamento de traíras.

Não sei não. Tenho visto muito petralha roxo e simpatizantes, que defendiam o grande mito a toda prova, como se tudo o que o Brasil é hoje tivesse sido criado por ele, mudando de casaca. Pedindo até mesmo a prisão de ApeDELTA.

De resto, a desgovernada pode ganhar com 60%-70% ou qualquer margem que os institutos de pesquisa inventarem. Continuará a não ter meu voto.



Reply

Cheguei a conclusão que o Brasileiro está sofrendo da Síndrome de Estocolmo.

Reply

Coronel, tem algo errado. Os dados que o IBOPE divulgacao no exterior ou estao manipulados ou .....????
Veja aqui:

Polling firm Ibope said Rousseff was spontaneously named by 26 percent of the electorate as their preferred choice for president in 2014, the most among potential candidates, while Lula garnered 19 percent. The poll was carried out in 143 towns from Nov. 8-12 and had a margin of error of two percentage points.
Fonte:http://www.bloomberg.com/news/2012-12-12/lula-star-loses-luster-as-brazil-corruption-allegations-pile-up.html

Reply

Traécio never!
No Traécio eu não voto de jeito nenhum. Sabém por que? Porque foi ele mesmo que pediu para votar na mulher tomate quando pregou o voto dilmasia. Porque foi ele mesmo que pediu para votar no lularápio quando pregou o voto lulécio. Agora, é tarde...

Reply

Que nos devolvam nosso voto de papel !

E o melhor candidato:

SEN. ÁLVARO DIAS

Reply

Que povinho sem vergonha!

Reply

Até a Marina está dando um capote no Aécio. É lamentável...

2014 será um desastre, um fiasco para o PSDB. Cada partido colhe o que plantou, é assim na vida, é assim na política partidária.

Mas, muitas vezes, é necessário se chegar ao fundo do poço para que a fênix possa renascer.

Do jeito que vai, o PSDB virou o saco de pancada do governo, a "oposição" dócil e débil que qualquer governante sempre quis.

Morre o PSDB em 2014 para ver se ressuscita algo melhor, assim esperamos. Do jeito que está não dá mais, ninguém aguenta.

2014 KATIA ABREU PRESIDENTE BRASIL
ÁLVARO DIAS VICE-PRESIDENTE BRASIL

Reply

http://pt.jusbrasil.com.br/politica/3751220/governo-lula-tira-20-milhoes-da-linha-da-pobreza-em-cinco-anos-aponta-fgv

Os caras fizeram o que ninguém nunca fez no Brasil: distribuir renda e tirar pessoas da pobreza. Podem bater o quanto for em questões de corrupção, aliás o PSDB tem muita coisa a explicar(http://psdbnuncamais.blogspot.com.br/?m=0)
Sejam maduros e admitam que não se pode governar para uma pequena parcela da população como fez FHC.

Reply