PSDB tem obrigação moral de dar a José Dirceu o mesmo tratamento que deu para a dona da Daslu. Lembra o que fizeram com a tua família, Geraldo Alckmin?

Abaixo, matéria publicada na Folha de São Paulo, em 27 de março de 2009

Logo depois de ter sido presa, a empresária Eliana Tranchesi foi levada para o IML (Instituto Médico Legal) e examinada por um médico. O procedimento no IML é padrão e tem a função de descobrir se a pessoa sofreu ou não algum tipo de abuso por parte dos policiais que a detiveram e também as condições de saúde do examinado. Assim que deixou o IML, Tranchesi foi levada para a Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru (zona norte de São Paulo). 

Ao chegar à prisão, a empresária foi obrigada a trocar suas roupas pelo uniforme padrão das detentas: camiseta branca sem nenhum tipo de estampa e calça amarela ou cáqui. Normalmente, o calçado é o que a pessoa usava quando chegou ao presídio, mas sem os cadarços --para evitar que a presa os utilize para tentar se matar. Assim como todas as pessoas que são presas no sistema prisional de São Paulo, a dona da Daslu deve ficar dez dias em cela isolada. O lugar tem 6 m2. Nesse período, ela só poderá receber visitas de seus advogados de defesa e não conviverá com as demais detentas.

A Penitenciária Feminina da Capital tem 450 vagas e hoje abriga 810 mulheres -muitas presas por tráfico. É a mesma prisão na qual Suzane Louise von Richthofen, condenada pelo assassinato dos pais, foi mantida refém durante rebelião feita por presas ligadas ao PCC (Primeiro Comando da Capital). No motim, uma detenta foi morta. A Penitenciária Feminina da Capital, de acordo com agentes prisionais, é considerada um dos redutos femininos da organização criminosa no Estado.

A condenação máxima de 94,5 anos de prisão dada à empresária Eliana Tranchesi e seu irmão Antonio Carlos Piva de Albuquerque, ex-diretor da butique de luxo, foi motivada pelo fato de o grupo ser considerado uma quadrilha que cometeu crimes financeiros de forma habitual e recorrente, mesmo após a denúncia do Ministério Público Federal. 

A explicação consta em sentença condenatória da 2ª Vara da Justiça Federal, em Guarulhos (Grande SP), assinada pela juíza Maria Isabel do Prado --a defesa da empresária já pediu habeas corpus. Apesar da condenação, no Brasil, ninguém pode permanecer preso por mais de 30 anos. Também foi preso Celso de Lima, da importadora Multimport (condenado a 53 anos). Dentro da megaoperação Narciso, deflagrada em 2005 pela PF e Receita, eles foram acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e descaminho --importar ou exportar mercadoria sem os devidos pagamentos de impostos.

Ao todo são sete mandados de prisão expedidos, mas apenas três foram efetuados até agora. Roberto Fakhouri Junior (da importadora Kinsberg) está no exterior, enquanto André Beukers (Kinsberg), Rodrigo Nardy Figueiredo (Todos os Santos) e Christian Polo (By Brasil) ainda não foram localizados. Por meio de nota, a advogada de Tranchesi, Joyce Roysen, afirmou que a prisão da empresária é "excêntrica" e "inconstitucional". A defesa destaca que a prisão não poderia ter sido decretada porque a decisão da 2ª vara é de primeira instância e ainda cabe recurso. Para tentar a soltura imediata, a defesa também apresentará laudo médico que relata o estágio avançado do câncer da empresária. 

De acordo com o procurador Matheus Baraldi Magnani, do Ministério Público Federal, a designação de organização criminosa faz com que os réus percam o direito de recorrer em liberdade, o que aconteceria no caso dos crimes cometidos pelo grupo. "Tanto que a maioria dos habeas corpus tentados até agora buscaram desqualificar essa posição", explica. 

A Carta Capital, que hoje defende José Dirceu, não teve nenhuma consideração com Eliana Tranchesi, também condenada por formação de quadrilha. Leia aqui. 

Emir Sader, outro ícone da ética petista, também atacou as ligações da filha de Alckmin com a Daslu. Este foi um dos temas mais explorados na campanha de 2006. Leia aqui. 

Marco Aurélio Garcia, coordenador da campanha de Lula, emitiu nota atacando a esposa e a filha de Geraldo Alckmin, em 2006,   pelas suas ligações com a Daslu. Leia aqui.

6 comentários

>>

Ontem eu assistia o programa "Em Pauta" da Globo News, da NET, quando a jornalista Eliane Castanhede foi chamada para falar sobre energia elétrica, que era o assunto "em pauta".

Ela comentou que ninguem acredita que a energia eletrica vai baixar de preço no ano que vem, disse que a ex-assaltante de bancos foi ministra de Minas de Energia do governo mais corrupto da História brasileira e falou sobre os diversos fracassos que o atual governo vem colecionando em portos, aeroportos, estradas e etc..

Quando Eliane começou a falar sobre os apagões, que inclusive acontecem todo dia em Brasilia, o som foi simplesmente cortado! O ancora do programa disse que aconteceu um problema técnico e passou para a próxima "pauta".

E mais: nos programas sobre economia deste mesmo canal, um ancora sempre está por perto para dizer "que não é bem assim" quando um convidado critica algo sobre os fiascos dos economistas petralhas.

Eu pago R$ 250,00 por mes para assistir canais que censuram jornalistas que fazem criticas ao governo petralha!

Estou indignado, enojado e revoltado, mesmo porque em minha cidade não há opções de escolha para que eu possa cancelar minha assinatura.

<<

Reply

Após declarações de Cardozo, Dilma deverá lançar o programa çoçiau-cumpanhêru "Meu presídio, minha vida". Vem pra Caixinha vc tb!

Reply

Eliane Tranchesi pode ter ficado presa durante uma semana, mas depois recebeu o HC.

Quando ela faleceu, acho em 2011, ela estava em liberdade. Morreu de câncer no Hospital.

Não comparo, por mais graves que tenham sido os seus crimes, com os crimes dos petralhas do Mensalão.


Chris/SP




Reply


O que fizeram com a Eliana Tranchesi foi uma das maiores desumanidades, do mesmo nível que Hitler impôs ao mundo livre.

Os comandados do Velhaco Bêbado e da prenda de Santa Maria jogaram numa penitenciaria uma mulher com câncer em estado avançado, se ela tinha tantos crimes tomassem seus bens e não uma atitude desumana desse tipo.

Por essa e muitos mais outras é que quero ver esses canalhas na cadeia, num presidio de segurança máxima sem direito a banho de sol, com a companhia de seu mestre maior, o Inútil, o Velhaco, o Nefasto, o Corrupto Mor, o Chefe, a Imundície do Agreste.

Reply

..."eles foram acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e descaminho --importar ou exportar mercadoria sem os devidos pagamentos de impostos".

E o que dizer daquele mafioso chinês que operava em São Paulo, então?!!! Foi preso? Ninguém fala mais nada...

Reply

E além de tudo, com esta prisão, os petralhas, sem compaixão nenhuma, decretaram a morte antecipada da Eliana, pois eles sabiam de sua doença.

Reply