Depois do voto do ministro amigo da primeira dama, hoje teremos o voto do ministro assessor de José Dirceu.

Além da condenação do ex-ministro José Dirceu, a participação no julgamento do ministro José Antonio Dias Toffoli deverá ser o destaque da sessão de hoje no Supremo Tribunal Federal. Ex-subchefe de Assuntos da Casa Civil da Presidência na gestão de Dirceu, Toffoli deve votar a favor do petista, conforme expectativas de ministros do Supremo e de advogados.

Se confirmado esse posicionamento de Toffoli, ele deverá se juntar ao revisor do processo, Ricardo Lewandowski, que votou contra a punição do ex-ministro da Casa Civil. Conforme Lewandowski, não existem provas contra o petista, apenas ilações. "Não descarto que José Dirceu tenha participado, tenha sido até o mentor dessa trama criminosa, mas o fato é que isso não encontra ressonância nas provas dos autos. Não há prova documental, não há prova pericial, e foram sete anos de investigação", disse Lewandowski.

Toffoli está no STF desde outubro de 2009. Ele foi nomeado para o cargo pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a campanha eleitoral vitoriosa de 2002. Com a ida de Lula para o Palácio do Planalto, Toffoli foi para a Casa Civil e em seguida assumiu a Advocacia-Geral da União (AGU). No Supremo há ainda quem acredite que hoje Toffoli poderá surpreender e não votar em relação às acusações imputadas a José Dirceu. A participação do ministro no julgamento também foi contestada pelo fato de ele namorar a advogada Roberta Rangel, que defendeu o ex-deputado federal Professor Luizinho. Atualmente, Roberta não trabalha mais no caso.

Por causa desse passado no governo Lula e da proximidade com a ex-advogada de Luizinho, nos últimos meses Toffoli foi pressionado a não participar do julgamento do mensalão. No entanto, iniciado o julgamento, ele votou em relação a acusações imputadas aos núcleos financeiro, publicitário e político. Ele condenou alguns réus, entre os quais o deputado federal Valdemar Costa Neto e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão. Segundo Toffoli, os réus usaram de "astúcia" para dissimular o recebimento irregular de recursos.

O ministro também votou a favor da condenação de dirigentes do Banco Rural, acusados de envolvimento com o esquema. "Está devidamente demonstrada a dissimulação da origem espúria dos recursos, o que se configurou por meio das concessões e renovações de empréstimos fictícios, bem como pela distribuição dos valores sem identificação dos destinatários reais perante o Banco Central e perante o Coaf, circunstâncias devidamente comprovadas ao longo da instrução processual."

Mas o ministro absolveu o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), acusado de receber R$ 50 mil do esquema. O dinheiro foi sacado em uma agência do Banco Rural pela mulher de João Paulo. Toffoli aceitou a alegação da defesa de que os recursos foram entregues ao deputado com o objetivo de custear pesquisas eleitorais em Osasco. Por essa argumentação, o que teria ocorrido, na realidade, seria apenas uma operação de caixa 2 de campanha eleitoral.

"O fato de o recebimento haver-se empreendido por meio de interposta pessoa, por si só, não é suficiente para caracterizar o delito em questão, uma vez que todos os depoimentos constantes dos autos apontam no sentido de que aqueles recursos foram, de fato, repassados ao réu para essa finalidade específica (pagamentos das pesquisas), sem que tivesse ele conhecimento prévio da sua origem", sentenciou o ministro. No entanto, João Paulo acabou condenado por decisão da maioria do tribunal.(Estadão)

15 comentários


O PERIGO MAIOR PARA SÃO PAULO, NÃO É APENAS A INCOPETENCIA DO CADIDATO DO KIT GAY APADRINHADO DE LULA, É MUITO MUITO + QUE ISSO, É O QUE VEM POR TRÁS DELE.
MENSALÃO DO LULÃO, TEM + É QUE ESTAR EM PAUTA NO SEGUNDO TURNO !!!
O PSDB estar certíssimo e tem + é que lembrar aos brasileiros sobre o vergonhoso mensalão do Lulão o qual somos vitima .
Porque se fosse o contrário, com certeza Lula e Cia iriam explorar esse assunto com toda ênfase com unhas e dentes para prejudicar adversários . Podem apostar que sim . E Podem apostar que fariam o maior terrorismo do assunto para tentar desmoralizar o PSDB !!!!!
Na verdade, o perigo maior para São Paulo, não é apenas esse incompetente candidato do Kit Gay apadrinhado pelo verdadeiro chefe do Mensalão conforme denuncia de um dos integrantes da Quadrilha, e sim o que tem por trás dele .
Mensalão do Lulão, uma podridão que não pode ser jogada para debaixo do Tapete. Tem + é que falar e mostrar para todo o Brasil e para o mundo até porque nós contribuintes é que somos vitimas dessa quadrilha do ex-governo Lula .
Algo é certo, se fosse mensalão do PSDB, o PT estaria hoje explorando e fazendo o maior terrorismo com unhas e dentes sobre o assunto .
Por muito menos os Ptralhas fazem o maior terrorismo !!!!
Ou estou errada ?

Reply

Prezado Coronel! Já começou a choradeira no julgamento do traidor da pátria, José Dirceu. Chama a atenção o jornal conhecido como Estadão, que a bastante tempo não é o mesmo. Publica hoje um retrospecto biográfico desse indivíduo, desde a juventude à serviço de uma ideologia importada.
É de se notar matéria extraida e selecionada do próprio jornal em épocas passadas e comentadas atualmente em um tom romântico, óbviamente omitindo os fatos criminosos cometidos pelo aventureiro, como se esse indivíduo fosse um herói nacional.

Reply

Ficou evidente o contrêle que o PT tem sobre a grande mídia. Jornais de grande circulação, tv aberta e portais da internet como o IG, Terra e UOL. O próprio JN não noticiou com grande estardalhaço o resultado do julgamento do mensalão.Com isso o PT amenizou o impacto, tanto que a maior parte do eleitorado não está nem aí com o mensalão. Isso explica porque o PT e Lula não perderam o prestígio de forma tão contundente como se era esperado.

Reply


DNA DO MENSALÃO É TUCANO, DIZ HADDAD

O candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, chamou a campanha de José Serra (PSDB) de "hipócrita" e acusou o rival e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de "abafar" investigações contra aliados.

Com discurso mais agressivo, ele promete revidar o uso do mensalão na campanha tucana. E agora faz elogios a Celso Russomanno (PRB), a quem atacou no 1º turno.
Segue...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166364-dna-do-mensalao-e-tucano-diz-haddad.shtml

É muita ousadia, né não???? Chamar o Serra de hipócrita.

FORA PETRALHAS! AQUI EM SÃO PAULO NÃO PASSARÃO!!!!!!


Chris/SP

Reply

Coronel e Amigos,
Quer dizer que hoje continua a apresentação de teses da defesa, né?
Então deveremos ouvir embasbacados os sólidos argumentos do vice-líder do pt no stf, profissional experiente e de notório saber jurídico, apesar de ter sido injustiçado em concursos públicos para juiz.
Tenho certeza que ele dará uma aula magna aos ministros mais antigos, que nada entendem de justiça corporativo/partidária, de processo penal sob a ótica petralha e de direito achado nas sarjetas.
........
A propósito Coronel, será que o termo correto a ser usado quando um ministro vota a favor dos mensaleiros/corruptos seria "ABSOLVER"?
Sou leigo em direito, mas me parece que seria mais adequado usar a expressão "CONSIDERAR INOCENTE" ou "CONSIDERAR NÃO CULPADO". Absolvição transmite a idéia de que a decisão individual é definitiva e de que o bandido está livre de culpa pelos crimes que cometeu.
Talvez o termo "ABSOLVIÇÃO" devesse ser utilizado quando a maioria dos ministros decidisse pela NÃO-CONDENAÇÃO.
..........
Besteira, né?

Reply

A isto chama-se FALTA DE ÉTICA total!

Não deveria julgar pois será parcial e tem que ser imparcial!

Por isso a figura da Justiça está com uma venda,(acho que deveria tambem estar com a boca e as orelhas fechadas)

Que vergonha!

Reply

COPIADO E REPASSADO

A justificativa de Lewandowski para inocentar José Dirceu (a prova cabal), equivale a:

1) Marido desconfia que a esposa o trai.
2) Um dia, segue-a na rua.
3) Vê quando ela e o amante se encontram.
4) Segue-os, quando eles se dirigem ao motel.
5) Pelo buraco da fechadura, vê quando os dois se abraçam.
6) Se beijam e começam a se despir.
7) Loucamente, a mulher tira a roupa e joga a calcinha para o lado.
8) A calcinha se enrosca na maçaneta da porta.
Isto bloqueia-lhe a visão e o marido não consegue ver mais nada...

PRONTO, NÃO HÁ PROVA CABAL DE QUE A ESPOSA COMETEU ADULTÉRIO...

Reply

'PUDOR E RECATO ELE NÃO TEM MAIS NENHUM', DIZ CIRO GOMES SOBRE DIRCEU
(...)
"Ele tem grandes valores, mas pudor e recato ele não tem mais nenhum. Se você pegar o escândalo da Delta LÁ TEM RECIBO DO DIRCEU COMO CONSULTOR. Foi agora. Em todos os escândalos o cara está, não é possível."

(...)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166459-pudor-e-recato-ele-nao-tem-mais-nenhum-diz-ciro-gomes-sobre-dirceu.shtml

O desgraçado fará um movimento amanhã convocando o "povo"???? Aposto que não vai aparecer ninguém, nenhum páu mandado!

Lugar de safado é na cadeia!


Chris/SP

Reply

Conselho de Pastores de SP declara apoio a Serra

http://www.estadao.com.br/noticias/politica,conselho-de-pastores-de-sp-declara-apoio-a-serra,942088,0.htm




Falta a igreja católica.

Reply

É uma autêntica aberração ética e moral o voto do Toffoli. Advogado do PT e de Dirceu vai agora julgar o processo em que deveria ser um dos réus? Afinal, era não era advogado de ac usados quando da ocorrência dos empréstimos fraudulentos?

Reply



O ministro toffoli, se tivesse um pouco de dignidade, pediria para sair. Advogou para o gangster mor, chefe oculto da organização criminosa. Advogou para o Zé Caroço e foi indicado ministro pelo gangstger mor.

Portanto não é isento.

Dignidade e honestidade são coisas que petistas não tem.

Reply

O AVAISTA DO MENSALÃO VAI VOTAR.O TOFFOLI FOI AVALISTA NO BANCO.

Reply

É um advogado de toga.

Reply



Quem não conhece o "Grupo da Ilha" procure no Ternuma ou Verdade sufocada.

Era um grupo de bandidos Brasileiros que estavam em Cuba apreendendo a matar Brasileiros. Entre eles estava o Zé Caroço.

Esse grupo tinha um infiltrado que avisava da chegada de um bandido ao Brasil, que era capturado, a maioria foram mortos.

Zé Caroço voltou, não foi dectado (interessante), viveu no Paraná, casou e teve filho. Quando houve a anistia, ao invés de se apresentar, viajou novamente para Cuba e voltar como anistiado. (muito dificil de acreditar)

Porque será ?
´
Zé caroço, espertinho hein?

Reply

Currículo - amigo da ex-primeira dama - é um baita currículo.

Reply