José Dirceu está solto, mas prendemos o chefe do Google.

O diretor-geral do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, foi preso ontem em São Paulo pela Polícia Federal por descumprimento de uma ordem da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul. O mandado foi expedido porque o YouTube, site de vídeos do Google, não acatou decisões judiciais que determinavam a exclusão de vídeos com ataques ao candidato do PP a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal. A ordem de prisão foi dada semana passada pelo juiz eleitoral Flávio Saad Peron. O Google recorreu, mas a decisão foi mantida. 

Ontem à tarde o próprio Peron expediu alvará de soltura por considerar que o crime cometido é de "menor potencial ofensivo". O executivo foi ouvido durante a tarde na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e foi liberado à noite após se comprometer a comparecer à Justiça sempre quando intimado. O Google não quis se pronunciar. No início da semana, quando anunciou que recorreria da decisão para a retirada dos vídeos, a empresa disse que, "em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site". A detenção ganhou repercussão internacional em sites como o da TV britânica "BBC" e dos jornais norte-americanos "Wall Street Journal" e "Washington Post".

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul também determinou a suspensão, por 24 horas, do Google e do YouTube no Estado. A Embratel, citada na decisão, informou que irá cumprir a determinação, o que não havia ocorrido até a conclusão desta edição. Um dos dois vídeos mencionados na ação já foi retirado do ar. No entanto, cópia publicada por outro usuário ainda permanecia no site. Os vídeos trazem cópias de supostos documentos da Justiça e associam o candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande à prática de aborto e à violência doméstica, entre outras acusações.

"Não posso permitir que gente mal intencionada, agindo criminosamente, use o Google e o YouTube para fazer campanhas difamatórias contra pessoas que estão trabalhando", afirmou Alcides Bernal, que nega as acusações dos vídeos. O Google já é alvo de ações na Justiça Eleitoral em pelo menos 21 Estados. A empresa está envolvida em, no mínimo, 138 ações desde o início da atual campanha. A maioria cobra a retirada de vídeos do YouTube. Levantamento da reportagem identificou 42 decisões contrárias à empresa e que fixam multas em caso de descumprimento das determinações -em todas, ainda cabem recursos. 

O episódio deverá reforçar pressão no Congresso para a votação do Marco Civil da Internet. O texto, que está em comissão especial da Câmara, não prevê que plataformas como o YouTube possam ser responsabilizadas criminal ou civilmente por conteúdo postado por terceiros. Elas só responderiam, civilmente, por desobediência a decisão judicial de retirada de conteúdo. Na semana passada, Google, Facebook e Mercado Livre soltaram uma carta pública conjunta defendendo a aprovação do projeto de lei pelo Congresso.(Folha de São Paulo)

10 comentários

Sr Coronel:


A presidente já tem um candidato para a vaga do sr Ministro Aires Brito.
Em que mãos está nossa justiça,não gostou da mensagem?
Matem o mensageiro.

Saudações

Reply

Isso é a democracia do proletariado tanto defendido pelos " libertadores do povão" (mais conhecidos como terroristas de esquerda), nos idos de 64!
Ah, se tivessemos seguido o exemplo dos 30.000 da Argentina!!! Isso aqui seria o paraíso!!! O Protozoario Alcoolatra, por exemplo, seria atraçao de circo!! Conhecido como artista nove dedos que consegue falar 9 mentiras por segundo!

Gililiu

Reply

putz.....procês ver como andam as coisas...

Reply

Espero, que assim que ZéDirceu esteja CONDENADO pelo STF, quelquer MILITAR, PRACINHA ou REFORMADO das FFAA possa dar voz de prisão, e algemar este Terrorista e Quadrilheiro..

Se por ventura, ZéDirceu reagir ou intentar evasão, BALA e ÓBITO servem também, à êsse execrável "Cidadão Cubano"..

Reply

Vejam qual estado esse é juiz.

Se você é corrupto, lá você pode fazer pós-doutorado.

Reply

É a censura explícita. Petista não faz a barba porque ainda não fabricam lâmina de barbear e barbeador do tamanho necessário para acumular serragem.

Reply

A anta Flávio Saad Peron colocou sua ferradura direita para assinar a prisão de uma pessoa com emprego e residência fixa e que NÃO TEM COMO FAZER CRIME DE FRAUDE PROCESSUAL e também NÃO TEM PODER PARA OBRIGAR A GOOGLE, EMPRESA INSTALADA NOS EUA se curvar à vontade de uma anta do MS.
Porque não prende ladrões, pedófilos e estupradores? Eles petistas sempre falam que o réu não representa perigo à sociedade, têm residência fixa e etc...
O diretor da Google do MS ou do Brasil, tem perigo social ou vai fazer fraude processual ou apagar as provas " do crime ", se ele obedecesse seria preso por fraude processual pois estaria destruindo as provas de "um hediondo crime contra a ordem petralha".
-
Sr Juiz, vá estudar mais ou pense em uma vaga para o lugar do juiz do STF que se aposentará agora no mês que vem, petralhismo conta pontos para a DILMA-MAMADA levar em conta para convidar uma ANTA JURÍDICA como o juiz Lewandowsky ou melhor, ( enroladowsky ), petralha bom é petralha em casa aposentado e de pijamão e pantufas, criminosos que se mande para o cárcere perpétuo.

Reply

E o pior que o vídeo como sempre, fala a verdade e mostra documentos da 4 vara de familia...
Tudo bem que são coisas da vida particular dele, mas o Lulla teve seu dia com a Lurian...

Fez, um dia paga, nem que seja na eleição!
http://www.youtube.com/watch?v=urucOBHUPOY
cópia do video, depois da prisão o video foi retirado, só ficou as cópias rsrsrsr

Reply

É uma vergonha. Essa decisão judicial é uma aberração. Querem censurar o Google e a Internet. O PT e seus corruptos aliados querem calar qualquer oposição.

Reply

Eheheheeheh... pois é. Inversão total de valores. Estamos seguindo rumo a China, de onde o Google está gradativamente saindo.

Reply