Cotas nas universidades: o pobre branco não vai mais chegar à universidade federal. Sua vaga será ocupada pelo pobre negro, o pobre pardo ou o pobre índio.

A destinação de 50% das vagas das universidades públicas e gratuitas para egressos de escola pública muda muito pouco a realidade, já que, no Brasil, 45% dos ingressantes das "federais" são oriundos destes estabelecimentos.  O mais escandaloso é que metade destas vagas está automaticamente garantida para negros, pardos e índios. O pobre branco, que estuda ao lado do pobre negro, do pobre pardo, do pobre índio na escolinha pública de péssima qualidade, passa a competir por uma vaga no ensino superior  gratuito em total desigualdade, só porque nasceu assim, pobre e branco. O pobre branco, mesmo sendo mais estudioso e dedicado, mesmo obtendo uma nota superior ao do pobre negro, do pobre pardo ou do pobre índio, não entrará no curso de medicina que tanto sonhou, apenas porque, em vez de pobre negro, pobre pardo ou pobre índio, teve a desdita de nascer pobre. E  ainda por cima, branco. Pobre Brasil.


Na foto acima, uma sala de aula do ensino médio, de uma escola pública de Campinas, São Paulo. Os pobres brancos que aparecem na foto disputarão 25% das vagas nas universidades federais, entre si. Os pobres negros, pardos e índios que frequentam a mesma sala de aula disputarão 25% das vagas, também entre si. Brancos não concorrerão contra negros, pardos e índios, mesmo que tenham frequentado a mesma sala de aula, a mesma escola, tendo aula com os mesmos professores. Quem terá mais chances de ingressar no ensino público e gratuito?

40 comentários

A classe média que paga a maioria dos impostos que é obrigado à pagar uma escola particular para o seus filhos poderem um dia entrar numa boa universidade, agora terão que pagar também o ensino superior.
É a punição que o PT e sua turma dá a classe média pagadora de tributos.
O PT não melhora o ensino básico e também não melhora o ensino superior, somente se limita a criar cotas pra agradar uma maioria analfabeta e pobre, de olho no voto e que no fundo, também não será beneficiado com a medida, pois somente o "rico" BRANCO, NEGRO, PARDO e ÍNDIO é que conseguirão completar o curso universitário.

Reply

Pobre Brasil, não vai chegar jamais ao mundo civilizado: as cotas de péssima formação curricular já estão reservadas desde o ensino fundamental. Ignorância conformista, Estado incapaz, povo conduzido ao abismo da Civilização. Este sempre foi o modelo socialista, vide a História, perguntem aos alemães ocidentais como se deu a integração dos alemães orientais desde 1989.
O Brasil do futuro acabou, o Brasil sem futuro está a pleno vapor, sem folego para respirar o progresso, sem ordem alguma. Tudo isto são belas palavras, em uma bandeira da Nação que não chegou a se estabelecer de fato no mundo moderno.

Reply

Hoje o pobre branco é o discriminado.Eu que fiz todos os meus estudos em escola pública, inclusive curso superior na USP, hoje em dia não teria chance nenhuma de conseguir um vaga.

Reply

Tomara que os PAIS E FILHOS, POBRES E BRANCOS, eleitores da escumalha petralha mensaleira aprendam a votar; diferente disso serão até o fim de seus dias
PAIS DE FILHOS POBRES BRANCOS E FERRADOS.

NÃO ME COMPADEÇO DELES.

Reply

Imagina então se esse branco pobre for cristão, honesto, trabalhador e pagador de impostos!? Tá fudido!

Reply

Anônimo de 10 de agosto de 2012 08:50

você esqueceu:
se ele flor heterossexual!

Reply

Para a demagogia Ptralha ficar completa, só falta agora reservar cota para GLBT...

Não falta parasitas como "jean aero-willys" para dar adiante a mais essa falcatrua.

Reply

Não tenham dúvidas dos próximos passos desse processo:
1. Cotas raciais para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado
1. Cotas raciais para ingresso como docentes nas Universidades Federais

Reply

Coronel,

Esta ai o adubo para a sementinha dos partidos de ULTRA-DIREITA germinar.

Daqui a uns anos, a "Esquerdinha Verde-Amarela" virá denunciar o surgimento de "radicais" que discriminam pela "cor da pele"!!

Vão, literalmente, apanhar na rua para deixar de serem bestas!!

JulioK

Ps.: Vide resurgimento da antiga ARENA por obra de um garota branca, com cabelo claro e 20 e poucos anos!!!

Preciso desenhar para a Dilma entender o que ella vai criar????

Reply

O populismo barato vai deixar marcas por décadas no país. Além disso, a cada dia serão implementadas mais e mais medidas populistas, pois as pessoas sempre querem mais e, para garantir eleições, serão atendidas. Realmente, pobre Brasil !

Reply

Só completando: cristão (esqueceram!), branco, hetero, honesto, pagador de impostos escorchantes, tá lascado !!!

Que estes acordem e parem de votar em petralhas!!!!


Chris/SP

Reply

Êh aí oh corona,por quê será que está havendo assassinato de delegados da polícia civil do estado de SP? Sabes por quê?.!!!.Prometes que ñ entrega o meu ip?.!!!.

Reply

Coronel e Amigos,
É a cubanização da universidade pública brasileira. Com a ajuda do capeta, o brasil ainda irá se tornar uma imensa cuba!!
...........
Aliás, imaginem os pobres médicos, pobres engenheiros, pobres profissionais em geral, cotistas, que irão se formar nas pobres federais.
Deverão clinicar e fazer cirurgias em pobres brancos, pobres pretos, pobres mulatos e pobres indios, e construir pobres casas mal-acabadas para esse segmento de pobres eleitores.
...........
A propósito, a nobre bacharel em Economia, quase doutoranda, gerente falida de uma lojinha de 1,99, era cotista de universidade pública? Ela fazia parte dos 2% de semi-alfabetizados que ingressavam em cursos superiores até 2003 (agora são 4%)? E os trabalhos escritos dela, eram tão bem desenvolvidos e conexos como o são seus discursos de improviso? Cadê os contemporâneos dela na universidade, para dizer como era o desempenho da ANTA em matérias teóricas de alto nível?
..........
O Brasil dá mais um exemplo mundial de como se faz JUSTIÇA SOCIAL às avessas, coisa de comunista tapado.
PRÁ BAIXO BRAZIL, ZIL, ZIL!!!
ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRÁ FRENTE!!!

Ass.: Um pobre otimista.

Reply

Situação:
Casal pobre , em que um é louro e o outro negro.
Tem 2 filhos. U m nasce branco e o outro mulato......
E agora , José......kkkkkkk

Governinho de merda....

Reply

Nenhuma lei se superpõe à lei maior que é a Constituição. E esta é clara no art. 5o : TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI.........
Esta lambança do congresso só vai gerar um montão de liminares ..
E já que é assim, os brancos discriminados deste país devem se juntar e propor uma ação no STF...
Se o STF negar, só resta o Aeroporto...ou o que é pior ...a guerra civil....
Esses caras a titulo de acabar com as diferenças e promover integração, criaram um monstro racista e vão incendiar e dividir ainda mais a Sociedade.....

Reply

Acho que mudaram a tática...
Agora querem incendiar a sociedade, não com a luta de classes , mas com a luta "de raças" ....só pode ser isto, tão imbecil é esta lei.....

Reply

Sr Coronel:


Sinal dos tempos,antes era os 3ps
só eram presos
Preto Pobre Prostituta
agora temos os 3bs
Branco Bobre Brostituta.
Saudações

Ps ACORDA BRASIL,TEM FUNCIONÁRIO PÚBLICO QUE GANHA R$19.000,00 MES E QUER MAIS.
GRECIA PORTUGAL ESPANHA COMEÇARAM ASSIM COM UMA ELÍTE TENDO PRIVILÉGIOS E A NAÇÃO FALIU

Reply

Se querem criar igualdade e integração entre as raças, sugiro o seguinte :
Nos Estados de maioria branca, matem-se as crianças nascidas brancas.
Nos Estados de maioria negra, matem-se as crianças nascidas negras.
Pronto, está estabelecida a igualdade.

Antes que algum idiota , me processe, ou pior ache que é uma excelente ideia, esclareço que o dito acima é uma pilheria, para mostrar o grau de insensatez desta Lei recem aprovada, e as interpretações e discrepancias que vai gerar....Os advogados vão ganhar fortunas....

Reply

O Brasil está definitivamante estratificado, por obra do Grande Apedeuta, senhor de todas as falcatruas e ignorâncias. Aquilo que nenhum desmando cometido durante os 500 anos de nossa triste História conseguiu, foi obtido pelo maior agente destruidor de um povo sem rumo, e não afeito ao conceito de Nação. Lula, com sua conversinha de botequim, "é nóis contra eles", separou o Brasil de si mesmo, atrasou os passos da grande tartaruga do hemisfério sul.
Azar de quem viverá por aqui nos próximos séculos.

Reply

Complementando o Anonimo de 10:24

Situação:
Casal pobre , em que um é louro e o outro negro.
Tem 2 filhos. U m nasce louro e o outro mulato......
Prestam vestibular juntos para a mesma Faculdade.
O lourinho tira 90 , e o mulatinho tira 70...
Pela lei das cotas o mulatinho entra e o lourinho fica fora...

E agora José....São iguais em TUDO, menos na cor da pele...
Se esta porra não é RACISMO, eu não sei o que é.....

Reply

Deveriam usar professores negros pardos e indios,em sistema de cotas para ensinar os cotistas.

Reply
a mão que embala o berço mod

Essa ideia não pode ter saído da cabeça de uma pessoa descente, essa josta foi parida por um fdp petralha.
O problema maior é que o stf chancelou essa josta, que só pode ter saído da cabeça de um analfabeto funcional ou quem não tem neurônios e sim cifrões e votos.
Vamos nos tornar uma cuba com nossas prostitutas doutoradas, mas para sobreviver precisam rodar bolsinhas, ou quem sabe até a bolsa esmola alcança também essa classe.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Esta esbórnia de cotas tem nome: APARTHEID.

Só falta estes políticos de merda que assolam o país, oficializarem o PNCB - Partido Nazista Chiitista Brasileiro - para o quadro ficar completo.

Não vale à pena ir as urnas este ano.

O idela é Abstenção, Ampla, Geral e Irrestrita, para desmoralizar dentro e fora do país estes canalhas.

Depois, é só pagar uma multa de R$ 3,00 e ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Se formos fazer contas, fica mais caro sair de casa para votar nestes políticos de merda do que pagar a multa e ficar com a consciência tranquilha.

Reply

Está faltando criar cotas para esportes,estão discriminando os índios,os quilombolas ,os gays,os fraquinhos...

Reply

Os pobres e brancos v'ao continuar estudando, como sempre fizeram.

Reply

Srs,

Concordo com todos. 50% é um absurdo! Outra coisa. A lei só espera a sanção da Dilma. É um golpe de foice na universidade brasileira.

O q me constrange é q o PL foi votado por senadores sem instrução, sem vivência acadêmica. Eles não sabem nada e votam num PL q pode afundar a educação nacional.

Esse negócio de cotas não vai resolver o problema da má qualidade de ensino.

Pq não fazer um PL para q os governos invistam mais na educação pública no ensino médio? Sou de escola pública. Terminei REL na UnB.

Na escola pública, sofríamos com greves, com professores q faltavam direto, com a péssima manutenção predial e com a criminalidade (alunos marginais q conviviam entre os alunos de bem). Havia mtos colegas sim, interessados em aprender. No entanto, acabávamos prejudicados pelo descaso.

A lei é inconstitucional, pois fere a autonomia das universidades q são autarquias federais.

Essa lei é absurda. Para ajuizar a ADI no STF precisamos q um partido político o faça.

Reply

Os negros entrarão mais facilmente mas a " política afirmativa " NÃO TEM PORTA DE SAÍDA e promoção automática nas universidades, vão entulhar aos montes na primeira série e com alto índice de desistências, como até o fim de abril se pode chamar o próximo da lista ( segunda chamada ), pode ser um NÃO COTISTA o chamado.
Imagine um índio ficando 10 anos no primeiro ano da faculdade de medicina e não indo ao segundo?
Muitas universidades e as federais tem o instituto do JUBILAMENTO do candidato que ficar em dependência de matéria em dependência pela segunda vez ( não pode cursar a quarta vez a mesma matéria do mesmo ano ) Como muitos cotistas saem ANALFABETOS FUNCIONAIS do segundo grau, será que a DIL-MAMADA vai criar centros de " ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA REDE UNIVERSITÁRIA " !!!

Reply

CEl,

Pobre Pindorama !

Índio Tonto/SP

Reply

De todas as barbaridades promovidas pelo governo petista, essa é a mais grave de todas. Estão simplesmente promovendo a SEGREGAÇÃO RACIAL e, portanto, pisoteando a Constituição Federal que proíbe esse tipo de procedimento criminoso e irresponsável. Qualquer pessoa sabe que isso é ilegal e, principalmente, perigoso para manter o que temos de mais sagrado que é a UNIDADE NACIONAL. Só que ainda ninguém avisou o MPF, a OAB, a oposição, os grupos de direitos humanos, as igrejas e outras tantas instituições. Não cito o Congresso, porque, salvo raríssimas exceções , o restante é apenas um bando de mercenários safados.

Reply

Coronel,
A foto que ilustra a matéria, embora não possa ser uma amostra do universo de estudantes de escolas públicas, é sugestiva:
Dos doze alunos que aparecem, dois (1/6) são evidentemente negros, dois (1/6) podem ser chamados de
"pardos" e oito (2/3) são evidentemente brancos.
Considerando esse mini-universo,Os oito brancos vão disputar o mesmo percentual de vagas que os demais coleguinhas minoritários.
Justiça social petralha, é isso aí!

Reply

Caro Coronel,

Incrível que, neste século XXI, ainda existam pessoas racistas exigindo compensações sociais para pretos, pardos e índios frente à superioridade branca!!!

Reply

Mais uma medalha de CHUMBO nas olimpíadas dos incomPeTentes !!!!

Reply

Supostamente,corrigindo uma injustiça,com outra!.

Reply

Quando teremos cotas de inteligencia?

A dificiencia mental já vem de cima, ficando difícial viver num País com discriminação racial e contra o Quociente de Inteligencia.

Reply

É bem feito. Enquanto os que se declaram Brancos se deixarem enganar, internizando a propaganda de que são iguais a qualquer um, vão só tomar no fiofó. Vai lá e nas próximas eleições vota no PT, na esquerdalha. Os PeTralhas já avisaram mais de uma vez que a vioLência das outra raças contra os brancos é justificável por pretensas injustiças de mais de 500 anos atrás. Uma barbaridade dessa é dita e ninguém reage. Agora choram.

Reply

Considero uma opção para os brancos pobres colocarem os pés na estrada e voltarem para a pobre Europa, de onde saíram.
Foi o que fiz.
Todos são racistas e os negros ás vezes mais ainda, visto que pretendem sempre companheiras de tez mais clara, mesmo que sejam de sua etnia.
Para que lutar contra esta tendência?
Os brancos ricos são intocáveis, quem vai ser cada vez mais empurrada para baixo é a classe média e trabalhadora de brancos. Que no fim não vai mais existir, as etnias de riqueza emergente ficarão com suas filhas.
E se estou falando de cor, generalizando, poderá um branco não ser acusado de racismo no futuro?

Reply

Srs., não entendo o que realmente ficou definido... li cautelosamente a lei e o regulamento federal. O meu entendimento é o mesmo do coronel, porém a globo me solta essa reportagem informando que "pobre branco" concorre somente a 10% das vagas e não aos 25%.. alguém saberia me esclarecer?

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/10/ufes-define-datas-do-vestibular-de-2013-e-uso-de-cotas.html

Reply

"Quem terá mais chances de ingressar no ensino público e gratuito?" Todos. Estamos tratando de estatísticas. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a maioria dos pobres é sim considerado negra. 25% das vagas nas faculdades publicas para os negros não significa que passarão pessoas desqualificadas. Até porque, os negros pobres que concluiram o Ensino Médio em uma rede publica de ensino vão competir com os negros ricos que concluiram o mesmo em uma escola particular. Essa medida é a curto prazo. Exemplificando, o negro, seja pobre ou rico, nunca teve um incentivo como esse na história do Brasil! Essa medida é encaminhada juntamente com a melhoria da rede publica de ensino. E essa melhoria é gradual, progressiva. Vamos supor que demore 20 anos para a educação nas redes publicas se torne de uma qualidade boa, vamos ficar 20 anos de braços cruzados, com o negro sendo ainda descriminado, enquanto isso não acontece?

Reply

Esse é o problema.. braços cruzados esperando ajuda superior.. nenhum branco decente que eu conheça fica de braços cruzados esperando algo desse governo imbecil.. porque o negro deveria ficar?? Basta estudar.. e investir nos filhos.. Pago altas taxas de impostos.. Eu e minha esposa gastamos quase metade do nosso salário só na educação do nosso filho, pouco sobra para o resto.. Vejo o mesmo em várias famílias de classe média...Quase não saímos de casa para poder criar um brasileiro educado e decente.. e o que o governo nos dá em troca?? Estão querendo valorizar OS BRAÇOS CRUZADOS, e penalizar os esforçados... a inversão está generalizada.. gasta-se mais com os presidiários que com os professores.
A vida não é fácil para quase ninguém nesse país.. privilegiar pela cor de pele deveria ser CRIME, e é... mas o STF diz que não... vai entender.

Reply

Branco no Brasil? Negro no Brasil? Indio no Brasil? Não, o Brasil é uma junção de tudo, corre nas nossas veias o sangue de todas as raças. Ora bolas.

Reply