O jovem e despreparado Toffoli, assessor do Zé Dirceu, virou ministro para cumprir o seu papel no julgamento do Mensalão. Um papelão, diga-se de passagem.

Colegas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Dias Toffoli dizem que ele tomou a decisão de participar do julgamento, apesar de alguns ministros mais próximos avaliarem que ele não deveria votar no caso. Toffoli trabalhou na Casa Civil como assessor jurídico do ex-ministro José Dirceu, que é réu no processo do mensalão, e também com o PT, do qual foi advogado em campanhas eleitorais.

Além disso, a atual namorada do ministro é uma advogada que atuou para três investigados no mensalão.Ontem, o advogado e ex-delegado de Polícia Civil Paulo Magalhães Araújo entrou no STF com um pedido de suspeição (declarar-se impedido de julgar por razões pessoais) de Toffoli no processo do mensalão. O advogado Magalhães disse que seu pedido se baseia "em fatos públicos". "Nós aguardamos até o último momento a Procuradoria-Geral da República tomar uma posição para pedir a suspeição do ministro. Como não pediu, coube à sociedade civil", disse o advogado.

A petição deverá ser rejeitada pelo STF -ou seja, ela não será nem sequer apreciada em seu mérito, pois Araújo não é parte do processo. O Código de Processo Penal prevê que apenas as partes podem "recusar" o juiz de uma causa, caso ele próprio não reconheça sua suspeição. Araújo é presidente de uma organização não governamental "de combate à corrupção" com sede em Campo Grande (MS). "A causa do mensalão não é um caso comum, toda a sociedade é parte", afirmou o advogado.(Folha de São Paulo)

Leia mais aqui no Estadão.

15 comentários

E' claro e notorio que este cidadao foi colocado alì especialmente para este caso e salvar a pele dos mensaleiros.

Reply

Coronel,
tentar salvar os mensaleiros e outros casos envolvendo todos que fazem a Grande Quadrilha.

Reply

Ah! brazil...

Como fazer para se evitar que um JUIZ MEMBRO DA QUADRILHA...

Colocado no STF pelo CHEFE DA QUADRILHA...

Julgue os MEMBROS DA QUADRILHA...

Da qual elle evidentemente FAZ PARTE???

Reply

É mas se ele for muito parcial (a favor dos réus) a sua situação futura diante da opinião pública e mesmo dos colegas vai ficar insustentável.

Reply

Esperar Dias Toffoli ter dignidade de se dizer impedido, um integrante da SOC, petista puro sangue ruim, é o mesmo que esperar um rato dar à luz um cisne branco.

Reply

Triste mesmo vai ser outros ministros do STF, dos quais o povo espera a dignidade de defender o Brasil e punir essa SOC, VOTAREM JUNTO COM com o puro sangue ruim petralha JDToffoli na defeza dos bandidos.

Reply

Após o julgamento, apesar das provas contundentes apresentadas pela PGR contra os mensaleiros, todo bandido togado que prevaricar no cargo e absolver um integrante da SOC deverá ser EXONERADO a bem do serviço público.
O povo cuidará disso! Já que as autoridades competentes se blindam, acobertando as mutretas uns dos outros.

Reply

Eu acho que os detentores de notório saber jurídico deveria tomar uma decisão autocrática e dizer: Toffoli, numa boa, a Constituição lhe proíbe. Tome vergonha na cara, fique em casa e assista pela TV. VOCÊ NÃO PODE, PONTO FINAL. E se fizer beicinho e chorar, apanha de todos nós.

Mas são pomposos demais para tal.

Reply

A parte honesta Brasileira não o quer. A parte desonesta (petistas e quadrilhas aliadas) o querem.

Os militontos, tontos que são, "vão da valsa".

Reply

Eu diferentemente , acho que eventualmente a presença deste "juis" com s mesmo, pode ser uma boa..

Os demais podem não PODER impedi-lo de participar, mas a participação espúria dele pode criar constrangimentos e ninguem mais querer levar o pejo de CONIVENTE e juizinho rapapé........Daí,..........

Reply
#FORÇA TOFFOLI mod

TOFFOLI VAI PARTICIPAR DO MENSALÃO.
#FORÇA TOFFOLI!!!!

TOFFOLI DISSE: "QTO MAIS CRITIAM, MAIS ME SINTO ESTIMULADO"

É ISSO TOFOLLI, NÃO SE DEIXA INTIMAR POR QUEM FAZ DOSSIÊ P/ CHANTEGEAR JUIZ. VEJA

POR QUEM É PERDEDOR CONTUMAZ, QUE SÓ PODE GANHAR NO TAPETÃO E NÃO NAS URNAS.

VAI TOFFOLI, MOSTRA QUE VC NÃO É COVARDE, COMO O SERRA, QUE QUERIA ESCONDER FHC.ROBERTO JEFFERSON E AGORA KASSAB.

MOSTRA QUE VC É AMIGO DOS SEUS AMIGOS, MOSTRA QUE O MENSALÃO NUNCA EXISTIU. ERA UM GOLPE QUE QUERIAM DAR P/ DERRUBAR O PRESIDENTE MAIS POPULAR QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE.

FORÇA TOFFOLI E, QUE DEUS TE ABENÇOE.

Reply

Fogo nele!!!

Reply

O advogado tem seu mérito. Ele está fazendo seu papel de cidadão preocupado com o seu país. Parabéns! Agora, o que não se entende é o PGR não ter formalizado o pedido, sabedor que é de que o Ministro está impedido por razões já elencadas. Vai entender!!!!!

Reply

para vc deve ser tão facil ser tão imbecil, hein anônimo das 15:44.a

ah, como petralha é tão facilmente manipulavél. não tem cerebro.

Reply

Ao(à)anônimo(a) das 15.44h:
LEVA O TOFF-TOFF PRA CASA, LEVA. VOCES VERMELHINHOS SE ENTENDEM MUITO BEM.

Reply