Lula, pai do Mensalão, preocupado com a biografia.

Um presidente que encerrou o mandato com mais de 80% de popularidade e passou a faixa à sucessora que escolheu pode ter motivos para se preocupar com a sua imagem nos livros de história? Para Luiz Inácio Lula da Silva, 66, a resposta é sim. Desde o fim do segundo mandato, o primeiro operário a subir a rampa do Planalto tem deixado clara a sua preocupação com a forma como será contado, no futuro, o escândalo do mensalão.Lula é mencionado apenas duas vezes, em notas de rodapé, na denúncia do Ministério Público Federal que descreve o esquema que teria sido organizado pelo PT para comprar apoio político para o seu governo no Congresso.

Não há provas de que ele tenha participado ou autorizado o suborno de parlamentares, e o próprio delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson, sustenta que Lula não sabia de nada. No entanto, o petista tem transmitido a aliados a convicção de que sua imagem ficará manchada se o Supremo Tribunal Federal condenar por corrupção aliados como o ex-ministro José Dirceu. A preocupação fica mais evidente a cada mudança de tom sobre o assunto. Em 2005, quando o escândalo veio à tona, o então presidente disse ter recebido uma "facada nas costas" de aliados.

"Com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado", afirmou, em pronunciamento em cadeia de rádio e TV. "Temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas", acrescentou Lula. Vieram as CPIs e o fantasma do impeachment voltou a assombrar Brasília, mas o presidente sobreviveu. Conseguiu se reeleger em 2006 e, animado com a aprovação recorde, trocou a cabeça baixa pela promessa de "desmontar a farsa" do mensalão. "Foi uma tentativa de golpe no governo. Foi a maior armação já feita contra o governo", disse em entrevista à RedeTV! ao adotar o novo discurso, em novembro de 2009. 

Há dois meses, em evento na Câmara Municipal de São Paulo, Lula descreveu o episódio como uma conspiração dos partidos de oposição e da imprensa para derrubá-lo. O julgamento começa na próxima quinta, mas a disputa política já está na praça - e o ex-presidente, como sempre, está no centro dela. "Ele comprometeu sua biografia. Em vez da reforma política, liderou o mensalão", ataca o presidente do PSDB, Sérgio Guerra. "Lula pagou, paga e ainda vai pagar um preço elevado por isso tudo." "Lula e seu governo não estão em julgamento", rebate o presidente do PT, Rui Falcão. "Ele elegeu sua sucessora e deixou o governo com aprovação popular incomparável. É isso que causa inveja."(Folha de São Paulo)

11 comentários

José de Alencar demonstrou a mesma preocupação em seus momentos finais.

Reply

A biografia desse cafageste já esta mais suja do que pau de galinhairo.

De quebra levará também Ministros, Politicos, Militares e todas as demais autoridades que lhe deram sustentação politica.

As gerações futuras poderão tirar suas conclusões entre Collor e o vagabundo, saber quem roubou mais.

Reply
EU SÓ QUERO SABER.. mod

Eu só quero saber quando o Brasil vai recuperar os bilhões que o LULA…DRÃO com o EVO COCALEIRO MORALES e o PT roubaram do país com aquela farsa de “confisco” das refinarias da PETROBRAS

Reply

lula, para mim, quando meus netos perguntarem por ele, direi que foi o maior falsário, o maior ladrão, o maior cafageste, o maior mentiroso, o maior cara de pau, o maior salafrário, o pior de todos. Mas, vovô, aqui diz que ele foi o presidente dos pobres. Mentira, eu estava lá pra dizer que ele mentiu. Tá bom assim ?

Reply

ESSE É O PELEGÃO DO ABCD

Reply

Cel
Como é que pode uma conspiração resultar num processo judicial e ainda por cima sem provas? Os ministros do Supremo ficaram loucos e inventaram esta ação do Mensalão?
Já vi argumento de asno, mas, este do Apedeuta da Silva é incomparável.
Esther

Reply

Quem acredita na inocência do LULLA também acredita na inocência do Demóstenes, em Papai Noel, no Saci Pererê...

Reply

SE OLULLA FOSSE PRSIDENTE NA ROMENIA JÁ ESTARIA PRESO E MOFANDO NA CADEIA , PORÉM NESTE PAIS DE JUIZES IDNICADOS PELO CHEFE DE UMA QUADRILHA ,VAMOS ESPERAR O QUE???
ABSOLVIÇÃO DO CHEFE , QUE NOS NOMEOU PARAO SUPREMO, UMAS MÃOS LAVAM OUTRAS, É SÓ CORRUPÇÃO
O ex-primeiro-ministro romeno Adrian Nastase tentou se suicidar após a justiça confirmar sua condenação a dois anos de prisão por corrupção. Segundo a imprensa local, Nastase atirou em si mesmo quando a polícia entrou em sua residência para levá-lo para a prisão. De acordo com as primeiras informações, o ex-primeiro-ministro teria disparado em sua garganta e está sendo operado neste momento num hospital de Bucareste.

Nastase não corre perigo de vida, afirmaram fontes médicas citadas pelos meios de comunicação romenos.

A condenação a dois anos de prisão de Nastase, primeiro-ministro entre 2000 e 2004, por financiamento ilegal de sua campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2004, foi confirmada hoje por um tribunal romeno. Nastase é o primeiro chefe de Governo condenado à prisão nos 23 anos de democracia na Romênia, país marcado pela corrupção.

Reply

Popularidade arranjada pelos institutos de pesquisas??????????????? O desgoverno do falastrão foi o PIOR QUE O BRASIL TEVE, SE NÃO DO MUNDO!!!!!

O governo desse CANALHA está em jogo, sim, porque o MENSALÃO aconteceu em 2005!!!!!

Sr."Ruim" Falcão soube como o "ENDEMONINHADO" elegeu o "poste"????????? Desrespeitando as Leis, "massacrando" e caluniando Serra e seus adversários!!!!

O sr não deve estar bem da cabeça ou se faz de idiota!!!

O LULA É O SER MAIS DESUMANO QUE PASSOU PELA TERRA E AINDA QUER DEFENDER ESSA PESTE????????????
VAI TE CATAR!!!!!!

Reply

É claro que o nome Lula ficará definitivamente vinculado ao maior escândalo de corrupção no Brasil,havendo condenação ou não.
Se os membros da quadrilha forem condenados a situação de Lula fica pior e irremediavelmente condenado pelo povo pois todos entendem que o maior, o grande beneficiado pela quadrilha foi ele.

Reply

I am sure thіs аrticle hаs tοuchеd all thе іnternet people, іts reаlly rеally
good piеce of writing on building up new ωebpage.
my website > V2 Cigs

Reply