Fundador do PSD deixa partido e vice - presidência após dedaço de Kassab em MG.

A intervenção do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em favor do PT na eleição de Belo Horizonte, produziu a primeira baixa no partido recém-legalizado. Inconformado com "o ato truculento" tramado no gabinete da presidente Dilma Rousseff para desmontar a aliança com o PSB do prefeito Márcio Lacerda, o vice-presidente nacional do PSD, Roberto Brant, abandonou o posto na direção partidária nesta sexta e anunciou sua desfiliação da legenda.

"Como é que o prefeito de São Paulo desembarca em Belo Horizonte para interferir na política mineira?", questionou o ex-deputado e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso que ajudou Kassab a montar o PSD em Minas Gerais. "Dizem que ele o fez para pagar débitos políticos atrasados com o PT, mas fiquei magoado e ferido como mineiro e dirigente do PSD porque não fui ouvido e BH não é moeda de troca para isto", protestou.

Brant entende que a tese da nacionalização da eleição em Belo Horizonte, não justifica "de jeito nenhum" a intervenção, até porque Kassab está praticando a política do "faça o que eu mando e não faça o que eu faço". Afinal, destaca, em SP Kassab apoiou Serra, "que faz o discurso mais oposicionista do Brasil". Ele diz que, entre a presidente Dilma e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), não saberia em quem votar se a sucessão presidencial fosse hoje. "Não tenho restrição à Dilma", completa.

Brant afirma que o PSD foi constituído em reação ao autoritarismo dos partidos brasileiros, que em grande parte funcionam com comissões provisórias que são implodidas pela direção nacional sempre que há conflitos. No caso do jovem PSD, prossegue Brant, bastou um ano de existência e o primeiro embate, "e o partido implodiu".

O dirigente do PSD lembra que o PFL e o DEM mantinham a tradição de reuniões semanais da executiva nacional, com ou sem pauta de discussão. E reclama de que o novo partido jamais reuniu seus dirigentes. "Nascemos da crítica da falta de democracia no sistema partidário, mas o PSD se transformou rapidamente no mais antidemocrático, autoritário e personalista dos partidos relevantes no quadro nacional".

Ele reconhece em Kassab um político habilidoso que acumula vitórias, mas pondera: "Por mais talentoso e competente que o prefeito seja, ele é muito menos do que o necessário para se formar um partido que sirva à democracia brasileira. Kassab feriu profundamente as tradições e o sentimento de Minas e está contrariando os compromissos que ele mesmo firmou, com o exercício do poder pessoal levado ao extremo".

Questionado sobre a decisão radical de sair da vice-presidência nacional do PSD e se desfiliar sem sequer comunicar ao prefeito, Brant diz que poderia sair em silêncio, mas decidiu protestar e não tinha outra forma de fazê-lo. Ele entende que uma pessoa sozinha não pode governar um partido de 56 deputados e dois governadores, mas diz que não há como mudar esta realidade. (Estadão)

18 comentários

"Dizem que ele o fez para pagar débitos políticos atrasados com o PT"

Ora,e quem é que não sabe?Até o ministro petralha Toffoli deu uma mãozinha à Kassabonete.

E tem gente que ainda pensa que PSD-PSB seriam uma alternativa ao petismo sendo que PSB é tão comunista quanto o PT,inclusive Eduardo Campos já foi condenado por corrupção no passado.

Já Katia Abreu anda toda amores com Dilma pra baixo e pra cima,não duvido nada que daqui há pouco ganhe um ministério.

Reply

ja temos um coroné na politica!

nao precisamos de mais outro!

o 9dedos ao menos tem popularidade pra fazer o que faz...

Kassab nao tem nada, esta viajando na maioneses e acabando com o PSD...

cai fora, Kassab!

cai fora antes que contamine a campanha do Serra...

Reply

O Kassab a quemestava admirandoe elogiando por ter viabilizado a candidatura do José Serra como Prefeito de São Paulo, o KASSAB ERROU FEIO em relação a MG. Isto mostra falta de assessoria competente.
Para ele chegar esta historia no lugar vai precisar de muita habilidade.
Fez uma grande cagada para apoiar um mineiro sem personalidade que é o Patrus Ananas. Ofilho dele tem emprego no governo do estado de Minas(PSDB), o Patrus convive com a roubalheita do PT: Mensalão, Ministerio Podre do PT, Dinheiro na Cueca, Paloci do Caseiro, Malas Pretas, Eurenice Taxa de Sucesso,ONGs fantasmas e nunca fez um só pronunciamento sobre a bandalheira.
Kassab errou e cuidado para a emnda não ficar pior que o soneto.

Reply

Pois é, essa é a política brasileira. No fundo Kassab nem ninguém está preocupado com autoritarismo na política. Querem é o poder. Só tem bandidos e aproveitadores desse povo mixuruca que somos nós. É Coronel, só chute na bunda resolve. E esse pessoal ainda tem coragem de criticar a tal ditadura. nem os militares usaram desses métodos.

Reply

Mais do que correto. Vê-lá aliar-se ao PT! Kassab ficou louco? Se queres entregar nosso partido ao PT, que faça isso no Brasil inteiro! PSD vai virar partido de aluguel. E como ficarão lideranças anti-Dilma como a Senadora Kátia Abreu? Bola fora do Kassab e PSD já nasce morto.

Reply

Muito barulho por pouca coisa. Estao dando ao Kassab importancia que ele nao tem. Pode apoiar quem ele quiser pois isto nao altera nadica de nada.

Reply

Tem muita gente arrependida de ter entrado no PSD. Principalmente quem nunca engoliu o PT. E infelizmente, se o DEM for mal nestas eleicoes municipais...a verdadeira oposicao ao PT acabara. Ta duro ver tudo isso! A politica brasileira ta sem rumo, nao ha mais posicoes, principios e ideias inovadoras, o que vale eh a adesao desenfreada e barata. Volta pro DEM Katia Abreu! Unica legenda que ainda representa OPOSICAO AO PT.

Reply

Independente da atitude do Kassab, o que li foi um rancor de um mineiro contra São Paulo, ou seja o velho bairrismo, que liquidou com as candidaturas Alckmin em 2006 e Serra em 2010. O Brant membro da tradicional família mineira, nunca engoliu São Paulo. O preambulo dele disse tudo e comprova minha tese; "Como um prefeito de São Paulo ...". Daqui um pouco só falta o pessoal daqui começar a apoiar o traécio por conta de raiva com o Kassab.

Reply

Depois de uma noite de sono e apesar de não confiar em Kassab, acho improvável ele ter se arriscado a tomar essa decisão sobre Minas sozinho. Tem mais coisa aí.

Mago

Reply

Acho que perdi alguma coisa:

A vice-presidente nacional do PSD não é Katia Abreu ?????


Chris/SP

Reply

O que é melhor, apoiar o PT mineiro pra perder a eleição em BH ou impedir o Traécio de fazer montaria no PSD?
Esse Kassab é mais esperto do que se imagina.

Reply

qrqr coisa voto nulo pois sempre tive um peh atraz com esse sujeito cuja mente pragmatica pode azarar o meu candidato ze serra.


cap price

Reply

Coronel,

Ótima atitude!!! Acendeu a luz amarela no PSD!!!

Assim o Kassab "aterriza" alto de seu egocentrismo leonino!!!

Se o Kassab for homem(sentido de honra), abdica do trono de presidente do PSD!!

JulioK

Reply

Começou cedo.
Vantagem seria se defecções do partido do governo federal fossem para o PSD seria uma vantagem.

Mas, o tão decantado santo milagreiro não chegará a tanto.

Permanecerá na periferia, como auxiliar de luxo em situações onde será preciso alguém para ser queimado.

Reply

Espero que esta ordem político-social seja mudada em novo governo, eu torço para haver uma nova ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE para criar as bases de um estado nacional democrata e entes subnacionais muito autônomos.
Existem idiossincrasias inaplicáveis em alguns estados, como no código florestal "preservação de florestas" onde NUNCA HOUVE FLORESTA, como nos pampas gaúchos,no Cerrado transição para a Caatinga. Aos entes estados subnacionais caberia definir drogas ilegais ( "mais" ilegais,penas mais grave das menos ilegais com penas menores no estado ) e poder para proscrever drogas como tabaco e álcool etílico ( para bebuns ), dar obrigação do álcool ter 5% de gasolina e/ou diesel para tornar a substância um COMBUSTÍVEL PARA MOTORES E NÃO COMIDA DE BEBUNS.
O governador deveria ter direito de proibir o uso, transporte e sua distribuição no território estadual e negociar com a União transporte de pinga e outras drogas legais no país e não no estado em caminhões pelas estradas federais, escoltadas por muitos policiais militares para evitar o tráfico de bebidas e fumo.
-
Do lado oposto o direito ao estado ter politica própria para tratar os drogados em drogas ilegais, estes iriam a postos de saúde e AMAs e após consultas e exames médicos teria seu cartão do SUS diferente e com código ou realidade aumentada que dê informações sobre qual a droga, quantidade/dia, etc...
Os postos de saúde no estado teriam droga para uso no local com pessoal médico, psicólogo para sugerir o tratamento em todas as sessões de uso da droga, se usar 3 vezes que vá 3 vezes ao posto de saúde para repor o objeto de vício ( THC, álcool, nicotina e outros ).
VICIADO RECEBENDO DROGA GRÁTIS EM LOCAL PROTEGIDO E PÚBLICO teria melhor possibilidade de recuperação e controle da dependência química.
Estabelecer pena às drogas legais no país e não no estado que sejam SIMILARES AO TRÁFICO.
*** Tudo que disse são exemplos do que um estado poderia fazer de forma independente do país, tratar de MODO RACIONAL e afastar o crime.
***Drogas lícitas no país poderiam atravessar o estado onde é ilegal apenas com uma grande escolta da PM e em comboio de caminhões " ilícito no estado XXX " .
-
CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

Reply

A atitude de Kassab mostra para aqueles que duvidavam que a fundação do PSD não era nada além de um devaneio de poder deste, que certamente está se mostrando um filhote de ApeDELTA de mãos cheias. ApeDELTA pai orgulhoso diria meu filho ApeDELTINHA é uma despota! Estou tão orgulhoso!

Vamos combinar. Um partido formado por gente dos mais diferentes credos não podia ter substância. Alguém saíria ferido.

Reply

O Kassab nao vai conseguir levar o Partido dele inteiro para o apoio ao PT. Prometeu, recebeu, mas nao vai entregar, pois as pessoas de bem jah estao saindo desse partideco de aluguel. O Serra deveria se posicionar com mais clareza em relacao ao Kassab. Tah ficando feio ...

Reply

Coronel,

Gosto muito do seu blog. Vamos fazer uma campanha: Volta para o DEM Kátia Abreu!

Se você tiver a oportunidade de encontrá-la, por favor, passe essa mensagem. No DEM ela se destacaria bem mais!

Reply