Economista prevê PIB de 1,8%. Ou menos.

Após dois semestres de baixíssimo crescimento, a economia deve apresentar números bem melhores nos próximos meses, acredita Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central e sócio da consultoria Tendências. No entanto, afirma, gargalos como infraestrutura ruim e falta de mão de obra qualificada devem impedir que o país cresça a taxas acima de 4% no longo prazo.

Folha - A economia vai engatar no segundo semestre?
Gustavo Loyola - Sim, existe um estímulo monetário bastante grande e alguns estímulos de redução de impostos. Como o mercado de trabalho está bem, não vejo porque a economia não vá apresentar números muito melhores neste semestre. O número que vai ficar feio no final é o crescimento do PIB, que fechará em 1,8% ou menos. Mas esse número, como é uma média do ano, tem muito de história passada.

E a partir de 2013, o PIB volta a crescer a taxas maiores?
Depende do cenário internacional. A gente pode entrar numa gangorra [oscilar entre taxas altas e baixas] se formos para um crescimento muito acima de 4% ano que vem. Eu acho que se ficarmos em 4%, ou um pouco abaixo disso, é possível manter essa taxa de crescimento na média ao longo de 2013, 2014.No longo prazo, a gente já começa a ter um pouco mais de dificuldade, por causa da oferta apertada de mão de obra, dos problemas de infraestrutura. Se a oferta não acompanha o crescimento, você cria gargalos que acabam eles mesmo servindo de obstáculo ao crescimento.

Há espaço para o país crescer a taxas maiores, como em alguns anos do governo Lula?
Mesmo com o efeito positivo da forte valorização das commodities, nunca chegamos à capacidade de crescer de forma sustentada acima de 4,5%. Os anos em que isso aconteceu foram períodos de recuperação cíclica. O ciclo de reformas [dos anos 90] elevou nossa capacidade de crescimento de 3% para mais de 4%. Uma melhora substancial, mas não tornou o Brasil uma China. Só que o efeito dessas reformas se dilui no tempo. São necessárias novas reformas que aumentem o investimento.

O que o governo não deve fazer para acelerar o crescimento no curto prazo?
É preciso preservar o regime de metas de inflação. Ele ajuda a manter a inflação baixa e reduz as incertezas sobre o futuro, o que é fundamental para gerar investimentos.

A taxa de juros deve cair mais?
Tem espaço para corte até 7% [hoje a Selic está em 8%]. Há risco para a inflação, mas é difícil interromper a queda, pois não há muita certeza sobre se o pior da crise passou.(Folha de São Paulo)

13 comentários

O único crescimento que estamos vendo é os bens dos nossos politicos, olhe o patrimonio de vários em 2008 e olhe agora, tem politico que teve um crescimento de bens em mais 1000% o que é inacreditavel.

Reply

Não sou consultor econômico e nem tenho bola de cristal, mas sei como todo mundo que no curto, médio e largo prazo vamos ficar pior do que no tempo das Capitanias, só exportando matérias primas "in natura", enquanto o PT mente, mente, pensando que pode enganar todo mundo o tempo todo.

Reply

Agora está definitivamente provado que o Lula nos devolveu, finalmente, a nossa querida inflação que o FHC, aquele intelectual sujo e sem vergonha, teve a desfaçatez de nos roubar. O PT finalmente conseguiu levar a igualdade para todos no Brasil, metendo todos na pobreza, tanto que agora quem movimentar mais de cem mil reais nos bancos é bandido.

Reply

Enquanto a dona Dilma desatou a falar bobagens mostrando talvez sinais de desespero quanto ao futuro da economia brasileira, as indústrias começaram a demitir (o CAGED não vai mostrar isto) e pior na área mais protegida pelo governo que é a indústria automobilística. Desafiando e contrariando sugestões de notórios e capacitados economistas ela afirmou, ontem, que não vai cortar despesas públicas, não vai diminuir a máquina trabalhista do governo (cabide de emprego), mas vai reduzir impostos. Como vai fazer isto sem afetar o resto. Não sei, mas sei que na hora que o povão começar a perder o emprego e perder os seus sonhos conquistados e a bolha Brasil explodir, vamos ficar pior que a era Sarney e ela vai ter que terminar o mandato enfurnada no Palácio.

Reply

Coronel,

O Loyola esta muito otimista!!

Neste ano vamos abaixo de 1,5% e em 2013 será pior.

Os estímulos pegam uma população "entupida" de dívidas que "ainda" não estouraram.

As operadores de cartões estão correndo atrás e renegociando em 24x. Ocorre que o limite de crédito é ZERADO. Cadê $$ para o cunsumo???

Só voltamos um pouquinho em 2014, pela Copa e depois vamos afundar novamente!!!!(vide Africa do Sul)

JulioK

Reply

"...a economia deve apresentar números bem melhores nos próximos meses, acredita Gustavo Loyola,"

me espantam mesmo essas analises caras-de-pau de sempre falar do futuro sem abordar o presente...

alias, o presente nem existe mais, ele já se torna passado na mãos dos petralhas em questão de minutos...

na época FHC os petistas prolongavam o tempo presente por vários anos, fazendo com que crises parecessem infindáveis...

Reply

Brasil sob ameaça inclusive de não ser classificado com um BRIC.

Reply

Se puderem, leiam o Editorial do Estadão de hoje.

IMPERDÍVEL!

Lilyane

Reply

Os amigos do rei pegos em CRIME DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, punido com o mesmo rigor do tráfico de drogas na primeira vez e com 6 a 30 anos nas seguintes E multa de 200 milhões de reais, podendo ser multiplicada por dez na reincidência ou 2 bilhões de reais, se algum que eles não toleram omite algum dado no imposto de renda e enriquecer mil reais sem origem, já é motivo para os processoa, primeiro o de SONEGAÇÃO FISCAL E DEPIOIS O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE MIL REAIS, dando pena de 30 anos de reclusão, provavelmente em presidio federal, os conhecidos super-maxi de segurança, lugar temido por PCC e normalmente presídio de pedófilos e outros estupradores, até o bundão que sem querer passar por uma mulher e esta gritar que passou a mão na bunda ( e foi bunda na mão ) e não tem explicação, é estupro e se for menor de 14 anos que correr e gritar, é pedofilia. Hoje o rabo abana o cachorro, como diz Datena.

Reply

Pelo que disse a Interina, o PIB não demora a ficar negativo.

Reply

E ainda vem pela frente as contas da Copa e Olimpíadas. Lula faliu o Brasil...

Reply

A prisidenta e a turminha de cartomantes dela acreditaram que só estabelecer relações comerciais intensas com a China e com os bolivarianos locais e, mandar às favas os Estados Unidos e Europa, seriam as bases sólidas da economia brasileira. E o pior é que ainda acredita piamente nisso. Estamos fudidos.

Reply

Hoje é 1,8% daqui 6 meses é 0,18% e a malta dirá que é a queima da gordura do "capitalismo porco e esbanjador" a uma máquina socialista à Gulag, onde Cuba será uma democracia libertária se comparada aos novos petralhas.
Gente que seria capaz de fuzilar o Lênin, Stálin, Famiglia KIM da N.K. ou Coréia do norte como fascistas e revisionistas malucos e sonhadores democráticos e em uma "democracia não há lugar a devaneios de pensar em liberdade", todos são livres para morrer um dia, e amar Lula e Dilma com toda a suas forças e ao socialismo como a ti mesmo ( MP de um desgoverno petralha que emenda o mandamento cristão para tornar Deus e Jesus petralhas como eles.
PAPEL E M... São a mesma coisa e as leis do diabo ( bandidos, pinguços, PCC, Alqaeda) e outros valem só aos amigos do rei, Jesus disse "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" o governo petralha é um governo de césar que vale neste império de bananas podres e quando os petralhas morrerem serão 10.000 anos de inferno no mínimo, isto se Deus ou mentores menores tiverem piedade e transformarem penas de milhões de anos em um ano de muito sofrimento e arrependimento, onde lágrimas de sangue serão o tributo do arrependimento ou dor que podem a prazo bem mais curto (10000 anos) mais ou menos, recolocarem estas víboras na trilha da obrigatória evolução dos seres, DEUS NUNCA TEVE UM PLANO B.

Reply