Dilma foi a responsável pela expulsão do Paraguai e ingresso da Venezuela no Mercosul, afirma Uruguai.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, afirmou que seu país era contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul e que ele só foi aprovado pela intervenção da presidente brasileira, Dilma Rousseff. Segundo a imprensa uruguaia, não só Almagro como o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, se opuseram na reunião da semana passada em Mendoza (Argentina) à entrada da Venezuela. O argentino Héctor Timerman teria defendido a proposta.

O ingresso da Venezuela no bloco foi possível por causa da suspensão do Paraguai -que decretou o impeachment de Fernando Lugo na semana retrasada. "Isso [entrada da Venezuela] foi resolvido em uma reunião fechada dos presidentes [Dilma, Cristina Kirchner e José Mujica]. Dilma disse que precisava falar politicamente com os outros dois, e os chanceleres saíram da sala. Dessa reunião saiu a decisão", disse o ministro. "A iniciativa foi mais brasileira, a posição do Brasil foi decisiva nessa história", afirmou Almagro, que disse não saber o que foi negociado. 

Patriota disse, via assessoria, que o governo brasileiro foi favorável à entrada da Venezuela durante todo o debate em Mendoza. Ele ressaltou que o Brasil apenas acatou uma ponderação do Uruguai, expressa na reunião de chanceleres: a de que a decisão do ingresso precisava de um respaldo jurídico sólido, como forma de evitar questionamentos futuros. Por isso a decisão de Dilma de convocar o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, para a cúpula. 

Segundo Patriota, as posições defendidas por chanceleres (na véspera da cúpula) e pelos presidentes(na última sexta) foram consensuais, sem votação. De acordo com ele, nenhum dos países, nem o Uruguai, apresentou questionamentos à entrada do novo sócio permanente. O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que não houve pressão do governo. "Isso não corresponde ao estilo da política externa brasileira e menos ainda da presidente Dilma." 

O Planalto avaliza a versão de Patriota e diz que as declarações do chanceler uruguaio miravam o "público interno" -ou seja, o Congresso e os setores empresariais do país que não veem a Venezuela de Chávez com bons olhos. O chanceler uruguaio havia manifestado publicamente antes do encontro ser contra o ingresso da Venezuela enquanto o Paraguai estiver suspenso do bloco -até a eleição presidencial em 2013.(Folha de São Paulo)

21 comentários

Quero dar os parabens à presidenta Dilma por sua posição algo machiavélica: botando a Venezuela no merdosul e defenestrando o Paraguai ela está conseguindo acelerar a liquidação dessa paiaçada...

Reply

A Dilma Kosel Filho não tem limites. O Brasil é Mentirocracia mais corrupta que existe. Agora as FARC serao reconhecidas com entidade de utilidade púplica Internacional. Impuzerama Venezuela do Comunista Ditador Chaves, Irã e Cuba por exemplo de demoscracia às avessas serão membros honorários.
Esta Dona acha que as pessoas são imbecis.
A ex guerrilheira e a piriguete da Argentina ditando a história politica sul americana. DECADENCIA e OBSCURANTISMO.

Reply

Até o momento ainda acredito que a presidanta tenha ido na conversa de "La Loca" para apoiar a entrada do porco bolivariano no Mercosul, mas se Dilma fez essa proposta empurrada pelo velhaco bêbado que é amante do Chápolim vermelho ai é demais.

É inadmissível que o Brasil continue a reboque de Chávez, nós somos o maior país da Amerda Latrina e deveríamos nos posicionar como tal, chega de bolivarianismo imbecil, o Brasil não deve nada a Simão Bolivar, isso é coisa de demente terminal e não leva o Brasil a a lugar nenhum.

O Bêbado asqueroso se meteu nessa aventura estupida apenas para conquistar votos por uma cadeira no conselho de segurança da ONU.
Por esse delírio ele se aliou ao que tem de mais degradante na politica internacional.

Dilma, você pode mais que isso, chega de MAG, Amorim, Patriota, Chávez, Morales, Cristina, Fidel e acima de tudo de Lulla, chute o balde e mostre ao mundo que a mulher brasileira não nasceu para ser pau mandado.
E terá assim o respeito de todos os brasileiros, aqueles que pagam a conta.

Reply

A diplomacia internacional tem de reverter isto.
O APEDELTA está sumido. Sussurros nos corredores do Hospital.

Reply

'Por isso a decisão de Dilma de convocar o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, para a cúpula'.

Tá mais do que confirmado, esse tal de 'Luis Inácio' só podia ser mesmo da família Adams!

Reply

Dilma é a irresponsável, a marionete subserviente da criminosa dupla Lula&Chávez!

IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!
IMPEACHMENT!!!

Reply

Coronel,
e ainda tem "otários" que acreditam na presidAnta.

Reply

O cachaceiro vagabundo depois da aliança com o maluf, foi jogado para escanteio.

quem manda no Brasil é aquele suíno podre la da Venezuela.

Como já era sabido, "ELA" faliu até uma lojinha de 1,99.

Reply

Enquanto isso nosso congressim, dança com, oppss, A quadrilha

Reply

Tadinha da Dilma, ela é apenas a estafeta do ratão.

Reply

Se Dilma foi realmente responsável pela "introdução" da Venezuela no Mercosul, ela trabalhou "CONTRA" os 350 mil brasiguaios que vivem lá e são responsáveis pela produção de grãos do Paraguai.

A manchete seria: DILMA BENEFICIA VENEZUELANOS E TRAI BRASILEIROS QUE VIVEM NO PARAGUAI.

Reply

Tem iludido no pedaço. Tia Dilmona não pode mais que isso, não! Ela trabalha, disfarçadamente, pela implantação do socialismo bolivariano no sub-continente do atraso.
Uma vez bolchevique, sempre bolchevique. É o caso da Estela, é incorrigível, é irrecuperável. Alguém duvida?

Reply
a mão que embala o berço mod

Çi o voçço xançeler é patriota quem é o idiota?
Fora porcos comunistas bolivarianos.

Reply

Coronel, onde tem o DEDO SUJO do comunista delirante Marco Aurélio Garcia, certamente tem MALANDRAGEM política. E a Dilma, agindo como irresponsável demente nesse episódio, demonstra que jamais terá condições de governar um País como o Brasil. Ela agora escancacara porque deixou sua lojinha de 1,99, no Rs, ir à falência ... Também pudera, com uma gerente tão INCAPAZ como a Dilma, não se poderia esperar outra coisa. Mas, nesse episódio do Mercosul, a Dilma, para proteger o seu DILETO aliado Hugo Chaves, se SUPEROU !!! Demonstrou que é uma comunista autoritária e covarde, prejudicando inexplicavelmente o valente Paraguai ... Formou um triunvirato com Mujica e a Cristina Louca que nem para picadeiro de circo mambembe serviria ... Que vergonha para o Brasil ter uma presidente tão BURRA e INCAPAZ !!! A História, em mais alguns anos, vai colocar toda essa gentalha na LATA DO LIXO ... Ah, que mal cheiro no Palácio do Planalto ...

Reply

Cel
A PresidANTA Laranja nada mais faz do que obedecer as ordens do Ex-Presidente em Exercício. Isto é coisa desse ANIMAL, que jamais conseguirá, assim agindo, um acento no Conselho de Segurança da ONU.E depois dizem que ele é "gênio" político. Não sei aonde.
Esther

Reply

Dilma, enfim mostra a cara e o resto...????? Alguma surpresa????

Reply

Vou tentar deixar um pouco de lado as questões puramente ideológicas ao considerar a atuação de Dilma nesse vergonhoso episódio. Ela nada entende de política externa. Seu quadro mental, importante para julgar como pretende agir, é o dos anos cinquenta da esquerda atrasada de então: o mundo é dividido entre ricos (os maus) e os pobres (os bons). O principal representante dos ricos são os Estados Unidos. Qualquer eixo anti americano, não importa a motivação, é favorável aos pobres, aos bons. Acho que ela enxerga algum tipo de "convergência" entre essa bobagem na qual acredita e as posturas políticas de vagabundos como Kirchner e Chávez. A conta será paga pelos interesses externos do Brasil, que o PT subjugou aos seus próprios, partidários. No caso da Venezuela temos de acrescentar as Oddebrechts da vida, e seus interesses comerciais pouco disfarçados (toda vez que um país deixa interesses privados de empresa alterar seus interesses nacionais, se dá mal). Nossa eserança agora são os uruguaios e os paraguaios.

Reply

Se tivéssemos gente séria como ministros das Supremas Corte, poderíamos acreditar em punição desse bandidos. Mas como afirma Eliana Calmon categóricamente, hoje as togas escondem bandidos, portanto será preciso o povo fazer Justiça com as próprias mãos, porque no Brasil de hoje, com esses ministros meliantes não podemos contar, indolente, vendedores de senteças, estarão sempre prevaricando e defendendo a quadrilha.

Reply

dilma é a esatfeta dos crimonosos comunistas enrustidos de partido democrata, ora o PT nunca foi democrata coisa nenhuma, é um bando de corruptos loucos para roubarem o máximo possível e depois fugirem para as BAHAMMAS, pertinho do carrasco Fidel Castro, os petistas possuem a maior lavandeira de dinheiro do cMMUNDO, e dinheiro sem lastro feito na CASA DA MOEDA, verificquem nunca se viu tantas notas novas no comérico , isto é dinheiro sem lastro feito sob encomenda da guerrrilheira, para encherem os bolsos de bufunfa e fugirem do pais.

Reply

Vou contrariar o amigo das 13:31. Nossa esperança não são os uruguaios e paraguaios - nossa esperança são as economias das nossas queridas republiquetas sul americanas irem logo para o vinagre. A Argentina, a Bolívia e a Venezuela já estão bem encaminhadas para o buraco.
Aí a populaça vai acordar, pois vai sentir no traseiro o porte do nabo que está a caminho.

Sds

Reply

Por mim, já há elementos mais do que suficientes para o impeachmilma da mãe do pac. Como nosso congresso é a casa de noca... deixa pra lá!

"Isso não corresponde ao estilo da política externa brasileira e menos ainda da presidente Dilma."

Como assim não é o estilo da nossa política externa. E Honduras? E o apoio ao iraniano maluco? A Coréia do Norte? Ao Kadaf? E Cuba?

Tá de brincadeira esse povo?

Reply