Lula e as suas universidades de lata.

Nas centenas de discursos que o presidente Lula pronunciou nos últimos meses de seu mandato, em 2010, um dos temas mais recorrentes foi a educação. Em diversas oportunidades afirmou ter criado mais universidades que o presidente Juscelino Kubitschek. Em cinco anos de governo, JK criou 10 instituições, enquanto Lula, em seus dois mandatos, criou 14, sendo 10 voltadas para a interiorização da educação superior e 4 para promover a integração regional e internacional.

Um ano e meio depois de ter deixado o governo, algumas das universidades por ele inauguradas com muita pompa, circunstância e rojão funcionam em instalações emprestadas e prédios improvisados, sem água, refeitório, biblioteca e professores em número suficiente. O câmpus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Guarulhos é uma boa amostra do tipo de instituições de ensino erguidas pelo presidente "recordista" com a preocupação precípua de "mostrar serviço".

O acesso ao câmpus é difícil e não há ônibus suficientes. As salas de aula são abafadas. O refeitório funciona num galpão de madeira. Cerca de 30 mil livros destinados à biblioteca continuam encaixotados. A biblioteca tem 240 mil livros mas, como não há lugar onde colocá-los, só 70% do acervo pode ser consultado. Por falta de infraestrutura, o laboratório de informática não tem como ser ampliado. A demora para se tirar uma fotocópia é de 40 minutos, em média. E quando os 50 computadores são operados simultaneamente, a velocidade da internet cai.

Projetado originariamente pela prefeitura de Guarulhos para abrigar uma escola técnica, o câmpus funciona desde 2006, oferecendo cursos de ciências sociais, filosofia, história, letras e pedagogia a cerca de 3,1 mil alunos. Mas, como um edifício prometido desde 2007 jamais saiu do papel, os poucos prédios disponíveis estão superlotados e algumas aulas tiveram de ser transferidas para uma escola municipal que atende cerca de 700 crianças.

Nessa escola, os cursos da Unifesp são dados à tarde e à noite, mas o número de salas também é insuficiente. "Estamos discutindo Hegel e a molecada está no recreio, fazendo correria ao lado. Como não há ventilação e o prédio pega sol o dia inteiro, no verão é insuportável", diz o estudante Michael de Santana. Por causa da falta de salas climatizadas, a ilha de edição de vídeo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo não pode ser usada. Além disso, há carência de professores em muitos cursos e o quadro administrativo tem menos da metade do número de servidores necessários.

Para exigir que o governo da presidente Dilma Rousseff terminasse o que Lula "inaugurou", os alunos deflagraram uma greve no final de março, que perdura até agora. Em maio, ocuparam a reitoria acadêmica por três dias. A direção do câmpus da Unifesp em Guarulhos alega que o uso das dependências da escola municipal do bairro dos Pimentas foi planejado de comum acordo com a prefeitura de Guarulhos, como contrapartida pela instalação do câmpus na cidade, em 2007. As salas serão devolvidas quando o prédio novo - cuja licitação só foi concluída este ano - for construído. Para amenizar os problemas, a Unifesp alugou um prédio em frente ao câmpus, para servir de sala de aula.

Outras universidades federais criadas por Lula enfrentam problemas semelhantes. Na própria Unifesp, um dos prédios da unidade da Baixada Santista está interditado desde o final de abril, por causa de uma forte chuva. Em Minas Gerais, o câmpus avançado da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, também criada em 2007, só tem um quinto de suas instalações construídas. Na Universidade Federal do ABC, os problemas de gestão e logística desestimularam os alunos - em 2009, a instituição registrou uma taxa de evasão de 42%, uma das mais altas do País.

Esse é o cenário de muitas das universidades criadas por Lula. Suas primeiras turmas estão tendo fortes prejuízos em sua formação acadêmica, como reconhecem os professores e dirigentes dessas instituições.

Editorial publicado no Estadão, com o título "As Universidades de Lula"

19 comentários

Temos que ver porque o governo de São Paulo não colabora com essas universidades. E porque a prefeitura de Guarulhosd não se agilizou para minimizar a situação. Não é um caso partidário, pois os alunos dessas instituições são brasileiros que precisam do conhecimento para ter uma profissão e sair da miséria.
Parem de politizar o ensino e vamos lutar para que ele de fato se torne um coisa ao alcance de toda a população. Só podem ser contra isso aqueles que possuem dinheiro suficiente para pagar por faculdades para seus filhos e aqueles que são tão imbecis e ignóbeis que não sabem o valor do conhecimento.

Reply

Esse é o padrão Lula de ignorância e atraso, que já contaminou até o nível universitário brasileiro. O "dedo de merda" onde chega apodrece tudo. Lula o "cidadão cágado", em tudo que toca nada anda, ou pior, passa a andar para trás.

Reply

Cel.

Lula é um falastrão e incompetente.

Para reforçar este seu post, veja os textos escritos por RA, em maio 2012, sobre o mesmo assunto:

24/05/2012 - às 5:48
EIS AS UNIVERSIDADES FEDERAIS CRIADAS PELO APEDELTA, QUE GANHA TÍTULOS DE “DOUTOR HONORIS CAUSA” A BACIADAS. CHEGOU A HORA DE FAZER UM RAIO-X DO GRANDE MILAGRE. OU: ACORDA PARA A REALIDADE, OPOSIÇÃO!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/eis-as-universidades-federais-criadas-pelo-apedelta-que-ganha-titulos-de-%e2%80%9cdoutor-honoris-causa%e2%80%9d-as-baciadas-chegou-a-hora-de-fazer-um-raio-x-do-grande-milagre-ou-acorda-para-a-real/

23/05/2012 - às 21:49
MERCADANTE RECORRE À METÁFORA DO PARTO PARA JUSTIFICAR INFRAESTRUTURA PRECÁRIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, A HERANÇA MALDITA DE HADDAD

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mercadante-recorre-a-metafora-do-parto-para-justificar-infraestrutura-precaria-das-universidades-federais-a-heranca-maldita-de-haddad/

Tudo que vem do PT é uma grande MENTIRA!


Chris/SP

Reply

Essas universidades alardeadas pelo cafetão barbudo é mais uma das tantas farsas pregadas pelo PT e seu bando. Tá igualzinho o conto da "classe média." A tal de UNIPAMPA aqui no sul, por exemplo, não passa de uma piada de mau gosto. Uma vergonha! Uma irresponsabilidade sem precedentes. É caso de polícia. Não tem nada, nem papel higiênico no banheiro, quanto mais o resto. Tenho pena desses pseudo-universitários e seus familiares sendo criminosamente enganados por esses canalhas do PT. Nos últimos 2 anos, professores e alunos em greve é uma constante, como por exemplo agora que está tudo paralisado. ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO! ACOOOOORDEM!!! A tal de UNIPAMPA é uma farsa!! É mais um estelionato praticado por esses mafiosos, devidamente acobertado por essa imprensa corrupta e não menos podre que o PT.

Reply

Pior : existem formandos em cursos que não tiveram disciplinas fundamentais para o curso, e, mesmo assim serão diplomados. Mais ou menos como fazer medicina e não ter aula de anatomia. Onde está a seriedade dessa gente ?

Reply

Pessoal...a campanha do Serra sabe disso tudo? ou vao passar por alto?
que tal mostrar em filme isso e desmascar o novo Haddad com a coisa mais velha que existe: a mentira! será que terao coragem??/
APA

Reply

Anônimo das 12:38 disse...
Temos que ver porque o governo de São Paulo não colabora com essas universidades.
----------------------------
Meu caro, se a situação fosse ao contrário certamente o PT e lula estariam fazendo o maior estardalhaço, com eleições batendo à porta. Bobo é o PSDB que não toca no assunto. Estou pelas tampas com esse partido.

Lilyane

Reply

Petralha das 12:38, aproveita e liga pro governador do RS, o stalinista Tarso Genro, e pergunte por que ele ainda não fez nada pela UNIPAMPA aqui no RS? Afinal, é a mais abandonada de todas, aliás, ela nunca existiu de fato, é apenas mais um circo armado pelo desgoverno petista.

Reply

Coronel,

Essas "facurdades" passam longe das "exatas". Só oferecem cursos de "letras". Pode conferir

Reply

"Nas centenas de discursos que o presidente Lula pronunciou nos últimos meses de seu mandato, em 2010, um dos temas mais recorrentes foi a educação. Em diversas oportunidades afirmou ter criado mais universidades que o presidente Juscelino Kubitschek".

O Cachaceiro vagabundo só faz discursos para os militontos petistas. Assim sendo, ele usa o idioma lulês, que sómente esses idiotas entendem e acreditam.

Reply

off topic

Artigo, Valor - Movimentação de Lula enfraquece Dilma

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2012/06/artigo-valor-movimentacao-de-lula.html

Reply

As prefeituras e o estado de São Paulo têm suas redes para cuidar. Por que vão injetar dinheiro nessas bagaças federais? O gargantudo e Dilmão têm que parar de fazer autopropaganda, levantar os respectivos bundões das macias almofadas de veludo, e trabalhar.

Reply

OFF

A estratégia de Lula era acionar os "padrinhos dos Ministros do Supremo. O "padrinho" de Gilmar era Jobin.


http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=39498

Reply

OFF


Mello defende Lula. Argumentação pobre.


http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2012/06/04/ministro-do-supremo-defende-lula/

Reply

OFF

Agora é a vez do Zorra Total...



http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/apos-programa-do-ratinho-lula-vai-ao-zorra-total

Reply

Coronel,curioso como de uns 8 meses para cá a imprensa queridinha do Lula/PT começou a bater de frente com ele,está acontecendo em vários jornais.Veja esta matéria do Estadão,só agora viram isso?Antes tarde do que nunca,mas tá estranho tudo isso!!!!

Reply

tem razão o anônimo das 14:39.
essas universidades só vão formar parasitas, tipo emir sader, marilena chaui, vladimir safatle e muitos florestans.

Reply
a mão que embala o berço mod

O problema não é só falta de cabeças pensantes, isso vai muito além desse entrave e com varias exceções que podemos chamar de “ilhas de excelências”, nossa “indústria científica” não poderá decolar no curto prazo, falta estrutura de modo geral; Infelizmente isso fica comprovado, quando um cientista pede um simples reagente que tenha que ser importado, o tempo pode chegar ao cúmulo de 1 ano ou mais para ser liberado, pois nos postos alfandegário não tem pessoal qualificado ou são em pequeno numero para a liberação.
Importamos aparelhos que ficam encaixotados, ou por não tem quem instale, ou pessoal qualificado para manusea-los, infelizmente é patente.

Reply

Enquanto isso o Minus-Tério da Deseducação continua entupindo os canais de TV aberta, principalmente os "mui amigos", com comercias tecendo loas aos prouni, reuni,shitunis da vida, com se estivéssemos no Eden Educacional, de matar Suecos, Sul-Coreanos de inveja. Quanto custa isso???
Olha aí CONAR! Propaganda Enganosa, Embuste!
Fonebone

Reply