O outro lado da verdade.

Bancário, dona de casa, motorista de táxi, empresário, militares, incluindo um marinheiro britânico, um capitão americano e um major alemão. A lista de mortos por militantes da esquerda armada durante o regime militar (1964-1985) é variada. Não existem estatísticas exatas, assim como não se tem números precisos dos esquerdistas mortos pelas forças governamentais. As vítimas da esquerda são tradicionalmente aceitas como sendo 120 pessoas mortas, das quais 61 são militares e policiais e 59, civis. 

Não há consenso sobre as vítimas da repressão. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência listou em 2007 356 casos reconhecidos. Estudo de familiares de mortos e desaparecidos aponta 426. A lista mais completa das pessoas mortas pela esquerda armada está no site do grupo Terrorismo Nunca Mais (www.ternuma.com.br). É um grupo obviamente engajado, como ele se define: "Um punhado de democratas civis e militares inconformados com a omissão das autoridades legais e indignados com a desfaçatez dos esquerdistas revanchistas". 

O nome do grupo foi criado em oposição às ONGs de nome "Tortura Nunca Mais", criadas para representar as vítimas da ditadura e atuar na área de direitos humanos. Com exceção de casos de "justiçamento" por "tribunais revolucionários" -o assassinato de pessoas consideradas traidoras-, a maior parte dos civis morreu por estar no lugar errado na hora errada, como perto da explosão de uma bomba. A luta armada das organizações de esquerda envolveu tanto guerrilha rural como urbana. Mas foi nas cidades que ocorreu a maior parte das mortes, visto que foi nelas que a atuação dos militantes comunistas foi mais intensa e eficaz. A guerrilha na região do rio Araguaia foi facilmente debelada, com poucas mortes entre militares. 

Isso fica patente ao se constatar que morreram bem mais policiais, civis e militares, do que soldados das três forças. A lista inclui nove militares do Exército e nada menos que 24 oficiais, sargentos e soldados da PM de São Paulo, estado onde a guerrilha urbana foi mais intensa. "É necessário que todo guerrilheiro urbano tenha em mente que somente poderá sobreviver se está disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão, e se está verdadeiramente dedicado a expropriar a riqueza dos grandes capitalistas", escreveu Carlos Marighella, em seu "Manual do Guerrilheiro Urbano".

Marighella, ex-deputado pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro) cassado em 1947, fundou a ALN (Aliança Libertadora Nacional), que foi o mais forte dos grupos de guerrilha urbana. O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, um dos criadores da Comissão da Verdade, foi militante da ALN. Em junho de 1969 militantes da ALN incendiaram um carro de polícia em São Paulo, então comumente chamados de "rádio-patrulha", matando dois soldados, Guido Bone e Natalino Amaro Teixeira, para roubar armas.

Vítimas particularmente vulneráveis eram os sentinelas, parados à frente de quartéis e alvos fáceis de ataques surpresas. Três soldados da PM paulista morreram nessa situação -Naul José Montovani, Antônio Carlos Jeffery e Eduardo Custódio de Souza. O auge do conflito ocorreu entre 1968 e 1974. Tanto os militantes de esquerda como os policiais e militares chamam o confronto de "guerra". Isso cria polêmicas jurídicas. O "direito da guerra" costuma se referir à conflitos entre estados, regulando, por exemplo, o tratamento de prisioneiros. Em uma guerra "civil" ou de "insurgência" não existem regras precisas.

Os esquerdistas se consideravam "guerrilheiros"; os policiais e militares os classificam como "terroristas".Um dos atentados a bomba de maior impacto ocorreu em julho de 1966, bem antes do endurecimento do regime, depois da edição do Ato Institucional número 5 em 1968. Uma bomba no aeroporto de Guararapes, em Recife, matou o jornalista Edson Régis de Carvalho e o almirante reformado Nelson Gomes Fernandes; houve 14 feridos. O almirante foi o militar de maior patente morto pela esquerda, embora não fosse o alvo; o objetivo era matar o general Artur da Costa e Silva, que se tornaria o segundo presidente do regime militar. 

Para financiar suas ações a esquerda armada costumava assalta bancos. Osíris Motta Marcondes, gerente do Banco Mercantil, foi morto em 1967 durante assalto em São Paulo. Em 1969, no Rio, tombou outro gerente, José Santa Maria, do Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Disputando com Marighella o primeiro lugar no panteão da "guerrilha" -ou do "terror"- de esquerda está o ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária). Em 1969 ele matou o guarda-civil Orlando Pinto da Silva com dois tiros, durante assalto ao Banco Itaú. 

No ano seguinte Lamarca também matou o policial federal Hélio de Carvalho Araújo com um tiro de revólver e ordenou a morte do tenente da PM paulista Alberto Mendes Júnior, a coronhadas. Entre as vítimas estrangeiras está o marinheiro britânico David Cuthberg, que veio ao Rio com uma flotilha da Marinha Real como parte das comemorações dos 150 anos da independência do Brasil. Havia centenas de marinheiros, mas bastava um para servir de "exemplo". Ele e um amigo pegaram um táxi para visitar a cidade e foram metralhados. O amigo e o taxista sobreviveram.

15/04/71
O industrial Henning Albert Boilesen, que presidia a Ultragás, foi assassinado na manhã de 15 de abril de 1971 em São Paulo (ao lado), pela da ALN, com vários tiros nas costas. Dinamarquês naturalizado brasileiro, Boilesen era acusado de financiar a Oban, que combatia a guerrilha urbana
01/07/68
O major do Exército alemão Edward Ernest Tito Otto Maximilian Von Westernhagen fazia um curso na Escola de Comando e Estado Maior, no Rio. Foi executado por ter sido confundido com Gary Prado, comandante do destacamento que prendeu Che Guevara na Bolívia, que cursava a mesma escola
10/05/70
O tenente Alberto Mendes Junior comandava um destacamento da Polícia Militar que interceptou o grupo de guerrilheiros de Carlos Lamarca em Eldorado Paulista, no Vale do Ribeira. No conflito, Mendes se rendeu, e depois for morto a coronhadas, para evitar tiros que revelassem a posição do grupo
26/06/68
O soldado Mário Kozel Filho foi morto quando um militante da VPR jogou um caminhão-bomba contra o quartel-general do 2º Exército, no Ibirapuera, em São Paulo
12/10/68
Veterano do Vietnã, o capitão dos EUA Charles Rodney Chandler cursava sociologia em SP quando foi morto. Para a VPR, ele era um agente da CIA que ensinava técnicas de tortura no Brasil, o que era falso 

(Publicado na Folha de São Paulo)

7 comentários

........ Poucos minutos depois, os três terroristas retornaram. Yoshitame Fujimore desfechou-lhe violentos golpes na cabeça, com a coronha de um fuzil. Caído e com a base do crânio partida, o Tenente Mendes gemia e se contorcia em dores. Diógenes Sobrosa de Souza desferiu-lhe outros golpes na cabeça, esfacelando-a. Ali mesmo, numa pequena vala e com seus coturnos ao lado da cabeça ensangüentada, o Tenente Mendes foi enterrado.......

E esses petistas fdp ainda se acham com moral para falar de tortura????

Reply

Meus amigos,qdo estudante meu professor de história disse que a história é ciclica, sempre se repete.Ele esta certo,veja o que esta acontecendo debaixo dos nossos olhos.

http://www.youtube.com/watch?v=QVSB_ZEI95c&feature=player_embedded
Que Deus nos proteja!
Entrem na página deles e conheçam suas atividades
http://levantepopulardajuventude.blogspot.com.br/

Reply

Coronel,
não existe outro lado. Eram terroristas e queriam o comunismo no Brasil. agora posam de "democratas" querendo nos transformar numa Venezuela, agora usando outros métodos.

Reply

!_ILmo CoroneLeaks ; HAIA aguarda de BRAÇOS_ABERTOS esta ratolândia_petralha ; especialmente as cabeças representativas dos execráveis criminosos_Pátrios do executivo_presidencial_BRASIL_2003_->_2014 !!! Quem viver VERÁ E APLAUDIRÁ !!!_!

Reply

"Com projeto do Presidente João Figueiredo, o Congresso Nacional aprovou, em 28 de agosto de 1979, a Lei nº 6683, conhecida como "Lei da Anistia", a qual permitiu que os comunistas que mataram, seqüestraram e roubaram pudessem voltar ao país e integrar-se à vida política nacional. Muitos deles, entretanto, ainda impregnados do ranço ideológico, extravasam seu ódio pela luta perdida, perseguindo e enxovalhando todos aqueles que, em defesa da lei e da democracia, cumpriram seu dever e lutaram contra o comunismo..." Apoio integral e entusiasticamente o texto acima, divulgado na página do Grupo "Terrosismo, Nunca Mais" -Ternuma. Especialmente do advento da Constituinte de 1988 para cá, qualquer garraio vagabundo que anda por aí defendendo terroristas, sem nada conhecer das verdades da verdadeira história, defeca-se pelas quebradas como "perseguido político", "combatente da ditadura" e mais o raio que o parta. Muitos desses ParasiTas sequer sujavam fraldas quando os fatos se deram. E os que já estavam por aí naqueles tempos querem mais é tirar proveito e levar dinheiro do contribuinte para seus bolsos imundos, mediante indenizações milionárias e pensões que representam muito mais do que o salário da maioria dos trabalhadores brasileiros. Chegou, portanto, o momento das pessoas de bem, dos democratas de verdade e daqueles que por não estarem de acordo com os governos da contrarrevolução, a eles se opuseram empunhando a única arma que a civilização permite: o voto. Fiquei feliz e surpreso ao mesmo tempo, pela Folha ter divulgado a posição e o link da página do Ternuma. É um bom sinal e um ótimo começo. Viva o Brasil que não aceita o jugo dos meliantes vermelhos! Que nos venha um Brasil sem PT!

Reply

E o dinheiro que financiava vinha de assaltos a bancos e trens pagadores, como o da Cia. Paulista e carro-pagador da Massey Ferguson, onde um dos bandidos era o hoje adorado Aloysio Nunes, que muitos lambem os pés, incluindo os daqui do blog ¬¬
Mateus se 'orgulha' "Mas me orgulho de ter participado, porque um
movimento que sustenta uma utopia é sempre positivo."


Se ele tivesse sido morto junto com o patrão dele teria sido uma bênção, mas até nisso a ditadura foi incompetente, não evitou a bagaça de chegar ao poder, apenas adiou um cadinho.

Coerência não é o forte de muita gente, né não?

Reply

O próprio Capitão Lamarca dirigiu o carro contra o QG do II Exército, matando o Soldado Mario Kozel Filho. Eu senti o abalo da explosão a 500 metros do ponto de impacto.

Reply