Mensalão: Álvaro Dias representa na PGR contra chantagem de Lula ao STF.


Sr. Presidente Senador Paulo Paim, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, confesso que este é o discurso que não gostaria de pronunciar. O fato é grave, inusitado, afrontoso e ofende a consciência democrática do povo brasileiro. Há os que negam o holocausto, Lula teima em negar o mensalão. Se inexistem razões para que neguem o holocausto, razões inexistem para que se negue o mensalão.

Postura herege de quem deseja esconder a verdade dos fatos. Certamente o que ocorreu, e foi revelado neste final de semana pela revista Veja, neste embate entre Lula e o Ministro Gilmar Mendes não surpreende a muitos, já que nos acostumamos a ver o Presidente Lula, durante oito anos de seu mandato, como advogado de defesa dos desonestos, a passar a mão na cabeça de corruptos e ditadores mundo afora.

Portanto, essa violência contra duas instituições essenciais no Estado de direito democrático, o Supremo Tribunal Federal e o Parlamento, não surpreende a muitos dos brasileiros. Mas nem por isso deve ser assimilada passivamente, nem por isso não deve existir reação que tenha o tamanho da indignação das pessoas lúcidas deste País.

O Presidente, agora, pretende estabelecer um cerco sobre o Supremo Tribunal Federal e sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Cachoeira, que, para muitos, foi estimulao por ele, com objetivo de desviar o foco do julgamento do mensalão, que o angustia profundamente por ter sido ele o artífice principal ou ter sido ele o alvo dos benefícios propugnados por aqueles que idealizaram o complexo e sofisticado esquema de corrupção que escandalizou as pessoas decentes deste País.

Estamos diante de uma agressão brutal a duas instituições. É evidente que causa espanto ver o ex-Presidente tentando derrotar o Supremo Tribunal Federal, que não foi derrotado nem mesmo pelo autoritarismo. Voltemos aos anos de chumbo e nos lembremos: cassações de mandato ocorreram, até o fechamento do Congresso Nacional, mas o Supremo Tribunal Federal não foi derrotado pelo autoritarismo. Pensa o Presidente Lula em derrotá-lo agora? Alcançará esse intento malévolo? Certamente, não. Mas a palavra da oposição pode ser suspeita para alguns. Há aqueles que certamente afirmarão que a oposição se vale de uma notícia da imprensa para, mais uma vez, agredir o ex-Presidente da República. Não é esse o nosso propósito.

Congresso Nacional agredido; Supremo Tribunal Federal agredido. Nessas duas instituições estão fincados os alicerces essenciais do Estado de direito democrático. Como não reagir a esse avanço que revela resquícios autoritários? Aliás, a democracia brasileira atual é de uma família especial. Sim, há ingredientes democráticos consolidados, mas há resquícios de autoritarismos que sobrevivem. Como consequência, a instituição democrática, que deveria ser valorizada, é substituída pelo populismo autoritário de alguém com carisma e que empolga multidões. E vale-se o ex-Presidente desse populismo carismático para afrontar o Estado de direito democrático, tentando derrotar o Supremo Tribunal Federal, que está prestes a realizar um julgamento histórico, que o valor exara sobremaneira na história do País ou o jogará no chão, diante das expectativas da sociedade brasileira. Nós acreditamos na primeira alternativa.

Vejo que não é apenas a voz da oposição que se apresenta indignada. Vejam o que dizem Ministros do Supremo Tribunal Federal: “se ainda fosse Presidente da República, esse comportamento seria passível de Impeachment, por configurar infração político-administrativa em que um chefe de poder tenta interferir em outro”, essa frase é do decano do Supremo Tribunal Federal, Ministro Celso de Mello.

Ainda segundo Ministro Celso de Mello, Senador Cristovam Buarque: “a conduta do ex-presidente da República, se confirmada, constituirá lamentável expressão de grave desconhecimento das instituições republicanas e de seu regular funcionamento no âmbito do estado democrático de direito”. “O episódio revela um comportamento eticamente censurável, politicamente atrevido e juridicamente ilegítimo.”

Já o Ministro Marco Aurélio afirmou que pressão sobre o Ministro do Supremo é algo impensável. Para o Ministro, “qualquer tipo de pressão ilegítima sobre o Supremo Tribunal Federal é intolerável”. O Ministro Marco Aurélio disse: “não concebo uma tentativa de cooptação de um Ministro, mesmo que não se tenha tratado do mérito do processo, mas apenas do adiamento, para não se realizar o julgamento no semestre das eleições. Ainda assim é algo inimaginável. Quem tem que decidir o melhor momento para julgar o processo, e decidirá, é o próprio Supremo”.

Enfim, a melhor resposta que o Supremo Tribunal Federal poderia dar é liberar logo os autos do processo, para que o início do julgamento possa se dar o mais rapidamente possível. É preciso que nos reportemos, quando a CPI Cachoeira se instalou, falou-se, anunciou-se que havia sim um estímulo que tinha origem em São Bernardo do Campo e vinha do ex-Presidente da República, na esteira da estratégia de que era preciso desviar o foco do julgamento do mensalão.

E agora isso se explicitou de forma nítida, com clareza solar, quando o ex-Presidente ameaça um Ministro do Supremo de levá-lo à CPI para responder a respeito de uma viagem à Alemanha. E o Ministro corajosamente afirmou: vá fundo na CPI. Eu vou à Alemanha tanto quanto o senhor vai a São Bernardo do Campo, porque lá tenho uma filha. E denunciou à imprensa, em outra manifestação de coragem do Ministro Gilmar Mendes.

Se a atitude do ex-Presidente não tem nada de republicana, certamente a denúncia formulada pelo Ministro Gilmar Mendes é republicana. E teve ele o cuidado de imediatamente comunicar ao Presidente Carlos Ayres Britto do Supremo Tribunal Federal o ocorrido. Essa tentativa de chantagear, essa tentativa de manipular politicamente uma comissão parlamentar de inquérito para alcançar objetivos escusos tem de ser repudiada. E é o que pretendemos com uma representação que vamos encaminhar ao Procurador-Geral da República.

Mas antes, e antes mesmo de conceder o aparte ao Senador Cristovam Buarque, eu gostaria de fazer referência à opinião de um constitucionalista, que diz: Lula cometeu crime.O presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Flávio Pansieri, afirmou nessa segunda-feira que o ex-Presidente Lula cometeu crime ao propor ao Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o adiamento do julgamento do mensalão em troca de "blindagem" do magistrado na CPI do Cachoeira. Segundo Pansieri, a notícia representa a maior afronta tornada pública da história do Judiciário brasileiro. Ele conclamou o Ministério Público Federal a entrar imediatamente com uma ação contra Lula, “para evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer no mais importante tribunal do país”.

Na opinião do jurista, o Supremo deve agora pautar e concluir o julgamento do mensalão, demonstrando dessa forma a sua independência e autonomia absoluta de relações espúrias com o Poder ou ex-autoridades da República. Portanto, as palavras do jurista se compatibilizam com aquilo que estamos produzindo hoje como providência, uma representação ao Procurador-Geral da República.

Discurso proferido pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), na tarde de hoje

46 comentários

A CASA TÁ CAINDO PRO VELHACO DESGRAÇADO.

Reply

BRAVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

O Alvaro tem se mostrado uma pessoa muito coerente em suas declarações. É um sujeito inteligente. Talvez as pessoas não lhe deem o devido valor porque é paranaense, e porque tem uma maneira um pouco afetada de se expressar (com todo respeito). É claro que ele tira proveito da situação para sua imagem, mas também é claro que está certo e que seus parceiros de oposição são múmias que não sabem se expressar na hora certa. Como alguém disse sabiamente, por falta de escolha, hoje nós votamos em políticos que, se tivéssemos opção, deveríamos dar um tiro.

Reply

Esta é a hora, o ponto de ruptura para lançar esse inergúmeno no lixo da história imoral do Brasil. Ele e Zé Dirceu com todos os petralhas nojentos. Chega desse bandido. Um marginal a serviço do crime organizado. Um irresponsável que nem o diabo quiz, por enquanto. Este é o momento, o outro, tratou-se de passar-lhe a mão na cabeça. É o momento de varrer esse crápula para o ostracismo.

Reply

Ainda existem parlamentares com capacidade de reagir contra o sucateamento de nossas instituições!
Lula é o pior câncer que corrói nossa democracia!

Reply

Plac, plac, plac (aplausos) para o Senador Alvaro Dias.

Parabéns pelo discurso!

Chris/SP

Reply

Parabéns Senador Alvaro Dias.

Reply

Parabéns Senador Alvaro Dias.

Reply

O STF tem que aproveitar a oportunidade e tirar todas as dúvidas que pairam sobre sua independência e seriedade, e mandar para a cadeia esse imbecil, junto com os mensaleiros.

Reply

O STF tem que aproveitar a oportunidade e tirar todas as dúvidas que pairam sobre sua independência e seriedade, e mandar para a cadeia esse imbecil, junto com os mensaleiros.

Reply

AOS COTURNEIROS INTERESSADOS:

BLOG DO REINALDO AZEVEDO, normalizado para leitura de textos e comentários.


Chris/SP

Reply

O Procurador Geral da República foi previamente avisado por Gilmar Mendes da afrontosa chantagem perpetrada pelo mensalulão. E não ignora o desespero petralha, que se voltou contra ele próprio, por ocasião da instalação da CPI do Cachoeira. Collor, aliás, feito cão amestrado petralha continua batendo na tecla da omissão do PGR. Logo, dispõe de elementos mais do que suficientes para agir. Na mais benigna das hipóteses, já tem como abrir uma investigação em regra, visando a responsabilização do petralha mor.

Reply

Lula é um imbecil que se acredita inexpugnável.


a casa foi ao chão, seu BURRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOO

Reply

Cel

Isto é puro jogo de cena!

A maioria dos Ministros do STF deve FAVORES ao Lula e é por isso que ele age e se acha a cima das leis, ética e tudo mais.

Enquanto Maluf estiver livre, solto e serelepe Lula vaia agir assim.

Átila

Reply

Qual vai ser a resposta do " deus Baco " dos esquerdopatas tupiniquins ???

Não sabia, não vi, culpa do FHC....

Reply

O Lula só fez m.... e nada acontece com ele. Será que desta vez acontecerá?

Reply

Coronel,

É isso mesmo! Não tem que dar palco para esse "sem-vergonha" em CPI nenhuma.

Tem que botar o camburrão na cola delle. Só assim, elle baixa a bola!

JulioK

Ps.: devido a uma possível prisão do Lulla, o "Menino do MEP" já esta com passagem comprada para visitar a Disney!!!!! rsrsrsrsrs

Reply

sempre o grande senador Alvaro Dias...

o restante da oposição deve estar cagada de ter que enfrentar e pedir investigação sobre o velhaco...

onde esta o Traecinho?

escondido em Minas?

quer ser candidato sem dar a cara a tapa?

aparece e representa contra o velhaco, Traecinho...

voto num jumento mas não voto nesse cara, que sempre desaparece quando o pais precisa de alguém para defender a Republica...

Reply

Espero que não fique só no discurso. Discursos e mais discursos estamos cansados. Vamos ver se a coisa agora vai funcionar. Torço para que coloque esse sujeito no seu devido lugar: cadeia.

Reply

Só fico p--o da vida é nessa insistencia desses parlamentares continuarem a chamar o Lula de presidente, ele não é mais presidente a muito tempo.
Isso só fortalece a trajetoria maléfica desse ignario.
Tem que usar mais ou menos assim:o Sr. Lula promoveu uma ação criminosa quando etc...
Nada de ficar com essa deferência boba e sem mais cabimento, dado seu comportamenteo sempre saláfra enquanto era detentor do mais alto cargo da Administração Pública.
O arruda por menos que isso foi preso e creio que o Lula deveria ser trancafiado por uns tempos para apren der ser pelo menos um cidadão.
Abraços.

Reply

Joga esse vagabundo na cadeia !!!!

Joga esse vagabundo no xadrez !!!!

Joga esse vagabundo no xilindró !!!

Reply

E cadê o Aécio, o grande líder da oposição? Talvez o mais preparado para ocupar o lugar de Serra seja o Alvaro Dias. O playboy está no Brasil?

Reply

Estou com peninha do Haddad......... snif.....snif....snif....

Sem Lula seu kit se torna disfuncional.


Yrenys

Reply

A maldição das bruxas botocudas.

Reply

Parabéns senador Alvaro Dias. Confio no seu carater e coragem.

Reply

Parabéns senador Alvaro Dias. Confio no seu carater e coragem.

Reply

Só resta ao Lula, nos braços do polvo, culpar as forças terríveis da zelita e da prig e sair da vida para entrar na escória.

Reply

Coronel,
é um dos pouquíssimos do PSDB que se salva. Continua com seu discurso afirmativo, coerente e justo.

Reply

Deixaram o velho sapo-barbudo criar asas. E agora? Ovelhinho simpático, como dizem passou toda sua vida política dependurado na jugular alheia. Já passou da hora de lhe colocar uma réstia de alho no pescoço...!!!!

Reply

È Aécio? Quando vai se pronunciar?????

Reply

A nosso caro Senador Álvao, conforme disse um comentarista aqui, é mais um daqueles em que votaríamos por falta absoluta de opção.
Infelizmente o Alvaro é e sempre foi pautado pela imprensa. Seus discursos são sempre oriundos de alguma publicação. E falou um monte de bobagens. A CPI do Cachoeira deve continuar em busca dos diretamente envolvidos e o mensalão deve ser julgado pelos ministros e ponto final.
É pura fantasia achar que o julgamento do mensalão mudará alguma coisa neste ano eleitoral. Nós estamos interessados em eleger PREFEITOS E VEREADORES, e em muitas cidades não se salva nenhum dos atuais. E são safados pluripartidários, pois são compostos por todos os partidos.
Gilmar não conseguirá fugir de sua responsabilidade e nem deverá deixar de explicar como "puxou" o processo da CELG. Nem com reza braba.

Reply

O lula é inimputável. A ele só é possível a aplicação do Estatuto do Índio.

Reply

Praga da Velha Relaxa !

Viu no que deu a falta de um mimo e de um terno afago?

Reply

A imprensa internacional já está cobrindo mais este escãndalo hebdomadário?

Reply

E o Collor ?

Ele anda muito nervosinho...

Reply

Coronel,

Sen. Álvaro Dias, BRAVO !

Por essa e outras razões o Sr teve meu voto!

A dupla Álvaro Dias e Kátia Abreu teria força de tirar o país desse lamaçal...

Agora quero ver ação:

PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA! AÇÃO!
TRIBUNAL SUPEROR FEDERAL! AÇÃO!

TRATEM DE JULGAR LOGO ESSE MENSALÃO E BOTAR ESSA CORJA NA CADEIA!

Flor Lilás

Reply

Só mesmo assim para alguém da oposicinha fazer alguma coisa. Tsc

Reply

Coronel,

é nauseante o que saiu no G1!
Lula se diz indignado!
Coitadinho... Estou morrendo de dó.

VAGABUNDO!
Achou que iria passar por debaixo dos panos! Em branco? Ah! não se pode usar esta expressão porque pode ser considerada racista?!!
Sua hora está chegando! CADEIA!

http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/05/meu-sentimento-e-de-indignacao-afirma-lula-em-nota.html


Flor Lilás

Reply

... E o Fuks? ... Tá ... tão ... quietinho...
Melhor falar alguma coisa... Nem que seja só ... alguma coisa...

Reply

Para CArlos Bonasser.

Álvaro Dias pode ter se equivocado na hora de falar. Ao invés de dizer ex, ele disse presidente. Logo abaixo ele se corrige e fala ex-presidente. Pode ter sido isso que aconteceu. Foi um lapso.

sds

Reply

A Suplicy deve tá rindo muito dessa bagaça!

Reply

Poderia escrever para o Álvaro Dias. Discurso brilhante!

Entretanto, quem muito se abaixa, amostra as cuecas não é mesmo? O Congresso e o STF se ajoelharam aos pés do ApeDelta. Por isso, ele se atreveu a fazer o que fez.

Todos os ministros usaram tom embuscado, e sei que o cargo existe, para não chamar o que o ApeDelta fez pelo nome correto.

Antes, eu achei que era só suborno, mas um segundo crime, chantagem!

E sim! É crime! Gilmar Mendes não deveria ter chamado o ApeDelta de "Casseta e Planeta", mas deveria ter dado a ele voz de prisão!

Reply

ESSE safado acha que o BRASIL é o sindicatinho dos metalurgicos onde elle e sua gang mandou bala durante30 anos ,e quem era oposição chumbo, nelles ,ou voces acham que o lula dominou o sindicato por ser bonzinho, O MAIOR GANGTER DO MUNDO ,agora acha que o BRASIL é a mesma merda daquele sindicato de vagabundos.
CADEIA JÁ PARA ESTE CORRUPTO

Reply

Coronel,

achei que o Ministro Gilmar Mendes "amarelou" no Jornal Nacional...
Disse que em momento algum o ex-presidente Lula pediu algo...

Achei a reportagem bastante tendenciosa, como sempre,
deixando o ponto mais forte e poderoso para o lado da indignação do Nullo.
Como se elle tivesse dignidade!

Flor Lilás

Reply

Corrigindo: "quem muito se abaixa, MOSTRA a cueca! e "e sei que o cargo EXIGE".

Estou aqui revoltadíssima! E pensar que este sujeito recebeu títulos de Burroris Causa em várias universidades Bananília afora, além de algumas desqualificadas no mundo, sem ter pisado numa universidade, sem ter feito doutorado.

Será que teremos para sempre somente FHC como exemplo de ex-presidente?

Reply

Álvaro Dias ,brilhante,corajoso ,um exemplo para esse congressinho sem caráter e pudor,continue assim senador e muito em breve terá o meu voto

Reply