Inaceitável e vergonhosa chantagem de Lula.

Choque de versões quanto a encontro do ex-presidente com ministro do STF eleva temperatura e ansiedade com o julgamento do mensalão

O mais acabrunhante no episódio da estranha reunião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes relatada na revista "Veja" está no fato de ela soar absolutamente plausível. Revela-se, de pronto, o abismo que separa a opinião pública dos operadores políticos no Brasil. Estes hão de considerar trivial o encontro. Àquela fica patente sua total impropriedade, quando se sabe que Lula está em campanha frenética para negar o mensalão -o mesmo escândalo cujas provas o procurador-geral da República e o Supremo consideraram suficientes para levar 38 réus a julgamento.

Por certo falta esclarecer o real teor da conversa, mas ninguém negou que a reunião tenha ocorrido. No contexto da CPI exigida do Congresso por um Lula sequioso de produzir ali o antídoto ao iminente processo do mensalão, o encontro de abril arranjado à socapa pelo onipresente Nelson Jobim já pareceria suspeito; que Lula o tenha usado para fazer pressão -ou até chantagem- sobre Gilmar o colocaria definitivamente na categoria do intolerável.

O ex-presidente mandou negar, por certo, a proposta de barganhar proteção a Gilmar na CPI pela protelação do julgamento. Não se concebe, porém, quais motivos teria o ministro do STF para dar versão tão peremptória e comprometedora do encontro, que só agora, decorrido quase um mês, veio a público.A confirmar-se na sua inteireza o relato de Gilmar (em parte desautorizado por Jobim, mencione-se, ainda que sem acréscimo de veracidade), Lula se revelará quase irreconhecível: tomado pela ansiedade com o exame do maior escândalo político desde o Collorgate e entregue à retaliação contra demistas, tucanos e a imprensa independente, em franca contradição com a lendária intuição política que conduziu o líder operário à Presidência da República.

A soberba do ex-mandatário talvez não lhe permita perceber, como a todos parece, que terá dado um passo temerário, no encontro tal como narrado, ao tentar comprometer a independência de um ministro do STF. Que dê ouvidos então a outro, Celso de Mello (em declaração ao portal Consultor Jurídico): "Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que um chefe de Poder tenta interferir em outro". Tal é a gravidade do evento que reuniu um ex-presidente da República e dois ex-presidentes do Supremo (um deles ainda ministro da corte): se um dia for elucidado, ficará evidente que um (ou dois) dos três próceres faltou com a prudência, se não com a verdade.(Editorial publicado pela Folha de São Paulo, hoje, com o título Lula contra Gilmar)

11 comentários

praticamente colocou a corda em volta do pescoço dos mensaleiros...

foi dar uma de bonzão, fez merda...

ninguém quer nem mais saber da CPI do Cachoeira...ehehe

vamos ver se os mensaleiros cumprirão as penas de bico calado ou vão entregar o nome de mais "alguém"...

Reply

Coronel,

Postei um texto sobre o assunto no Facebook e NINGUÉM teve coragem de falar contra, mesmo eu tendo vários amigos(de verdade) que consomem verbas do governo federal.

JulioK

Reply

Anônimo Anônimo disse...

Ó... eu não quero tirar a azeitona da empada de vcs, mas isso não vai dar em absolutamente nada! Todo mundo do mensalão vai escapar e o PT vai roubar, digo, reinar até que o Maligno bata as botas.
Se os ministros do supremo não sabiam que o PT acharca todo mundo, além de idiotas são retardados.
Aliás, o país tá esse pulgueiro com a ajuda do stf, que tira terra de quem produz pra dar pra vagabundo que não trabalha, entre outros absurdos.

Reply

Entrega o processo Lewandowisky, vc é só revisor do trabalho. Voce o Tofoli e o tal de Fux estao manjados.
Este Lula é um fenomeno do despreparo, da falta de berço.

Reply

Coronel,
não existe choque de versões. Existe um velhaco mentiroso e compulsivo e um homem de bem. O homem de bem é o Ministro então...

Reply

Bom dia.
Imaginem a cena: Sou funcionário público, nível intermediário, bom salário, e lutador de jiu-jitsu. Minha esposa trabalha em empresa pública com bom rendimento mensal.
Na saída do banco, à noitinha, dois vagabundos me calçaram com o que parecia ser uma faca e tentaram levar meu dinheiro.
Reagi e caguei a pau um dos trombadões, enquanto o outro fugia.
Em seguida, indignado, fui à delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência e, SURPRESA!! encontrei os dois sacripantas registrando ocorrência de agressão contra um dos larápios.
Ao me reconhecer, exigiram do delegado que me prendesse pela agressão. O "delega" me deu voz de prisão em flagrante, alegando que, além do queixoso, havia uma testemunha do meu ato de violência.
Para encurtar a estória, o lullarápio e o jobim, fraudador da CF/88, se juntaram para armar contra o "ingênuo" Ministro GM, que aceitou se encontrar com um bandido no escritório de um cidadão abaixo de qualquer suspeita.
Ele gravou a conversa? Não? Então dançou...

Reply

Se ele convocasse a imprensa para uma coletiva viriam jornalistas até do exterior, mas qual nada, o homem que adora microfones e holofotes simplesmente sumiu.
Será que agindo assim ele pensa que alguém irá acreditar na inocência dele?! Essa fuga, esse sumiço, essa inútil blindagem apenas confirmam que ele de fato ousou criminosamente chantagear o minstro Gilmar Mendes. Lula tenta passar a imagem de um valentão, mas já mostrou por centenas de vezes que é apenas um covarde chinfrim.
Fosse esse um país sério e o pusilânime chantagista já estaria atrás das grades.

Reply

Coronel, o filtro está falhando. Tem petralhas e robôs agindo. A historinha das 9:20, está evidente, vai na linha de desqualificar como ingênuo o ministro G. Mendes, que felizmente não tem nada de ingênuo e prestou um serviço ao País, hoje dominado por petralhas.

Sds

Reply

Esse editorial da folha vou te contar viu! Quem escreveu isso?

Dizer que "Lula se revelará quase irreconhecível" é brincadeira né não?!

Irreconhecível para quem mesmo???? Nós, os 6% (não da Erenice), sabemos perfeitamente quem é... ou melhor o que é ApeDelta, pois me recuso a considerar a criatura gente.

Reply

Em off! Hoje foi um dia feliz, ehehhehehe. Tive o prazer de dizer aos meus amigos petralhas que só faltou mesmo a voz de prisão.

Argumento deles.
1) Que tem que ter governabilidade
2) Que ApeDelta foi ótimo para a educação (inchando as universidades, cujos campi tiraram até escolinha de criança, etc)
3) Que a Desvairada estava moralizando a adminsitração deixada (ao que perguntei que sorte de moralização é essa, onde o responsável exige que a comissão de ética explique porque recomenda uma reprimenda a um ministro corrupto, onde o responsável nomeia para ministro um quebrador de sigilo conhecido, e que se recusa a demitir ministros apanhados em corrupção, preferindo esperar que estes se demitissem. Obviamente chamei a atenção para o caso da Delta e o fato de que o tal responsável é a mãe do PAC)
4) Sem resposta as minhas indagações, os petralhas decidiram dizer que era pra poder ter governabilidade e que o meu "falso moralismo" não ia ajudar em nada, como se honestidade e ética fossem um obstáculo a governabilidade.

Sai rindo. Imagine a lavagem beistoral que esse povo sofreu... e professores viu!

Reply

Coronel,

estou profundamente penalizada...

O apeDelta Nullo se diz indignado.

Agora, no seu depoimento à CPI do Cachoeira, Demóstenes-quase-ex-senador-já-sem-partido-Torres se diz deprimido.

Estou morrendo de dó!
Coitadinhos.
Tão incompreendidos...

Flor Lilás

Reply