Tucano em sinuca de bico.

Artigo publicado hoje na Folha de São Paulo, intitulado "Carta Aberta a Aécio Neves"
Prezado senador Aécio, 

Foi com prazer que li o seu artigo "Coragem", publicado nesta Folha no dia 23 de abril. Ele traz merecidos elogios à privatização das telecomunicações no governo FHC. Percebo que o senhor, assim como os seus colegas tucanos, animou-se ao ver os adversários petistas aderirem a métodos de gestão que antes combatiam. Entretanto, o senhor e os outros tucanos devem à opinião pública uma descida do largo muro ideológico em que se abrigam. Vocês são, afinal, a favor de maior privatização na economia brasileira ou não? 

Se as "restrições ideológicas à privatização são, hoje, página virada na história do país", por que os governadores tucanos resistem em privatizar as empresas estatais de Minas Gerais, São Paulo e Paraná? Veja que coincidência: seus companheiros Antônio Anastasia, Geraldo Alckmin e Beto Richa controlam as maiores companhias estatais estaduais de capital aberto do país. Minas tem a Cemig (energia elétrica) e a Copasa (saneamento), duas megacompanhias. Alckmin comanda as análogas Cesp e a Sabesp, ambas com patrimônio líquido de cerca de R$ 10 bilhões. Nos mesmos setores, Richa tem a Copel e a Sanepar. Essas seis empresas são negócios maduros, consolidados, adultos, que não mais demandam a proteção de ventre, os cuidados maternos.

Onde está "a coragem para fazer o que precisa ser feito", alegada pelo senhor no seu texto? Tais empresas já têm ações negociadas em Bolsa. Mas existem profundas incompatibilidades na existência de companhias ao mesmo tempo estatais e com capital aberto. Empresas privadas têm como objetivo maximizar os lucros de seus acionistas. O alvo maior de companhias públicas é exercer metas governamentais. Isso cria incongruências. Há exemplos bem atuais disso. 

A Petrobras é um. Importa derivados a preços mais caros do que os revende no país. Outro exemplo: bancos públicos usados para forçar a baixa dos "spreads". Essas atitudes obedecem a políticas de governo, não ao interesse dos acionistas. Mas não se preocupe, senador. O saneamento dos lares não ficaria à mercê de ganhos exagerados. Uma sólida regulação cuidaria do tema. Não esqueça também que a busca do lucro e a competição são as molas da eficiência, como se verifica no setor de telecomunicações, tão bem enfatizada pelo senhor. 

Senador, está mais do que na hora de o PSDB oferecer ao Brasil um segundo salto de modernização da economia, tanto quanto fez com as privatizações dos anos 1990. E veja o senhor que, naquela época, por causa da fraqueza do mercado de ações brasileiro, não foi possível dispersar o capital das empresas privatizadas. O mesmo não se pode dizer dos dias de hoje. A Bolsa está pujante como, o senhor me perdoe a citação, "nunca antes na história deste país". 

Os sucessos alcançados nos 1990 com a siderurgia, os bancos estaduais, a Vale e as telecomunicações podem ser multiplicados, alterando visceralmente a feição do saneamento básico no país pela criação de megaempresas nacionais de capital aberto, competitivas e não monopolistas. Basta que o senhor e os seus colegas governadores do PSDB transformem as poderosas estatais que comandam em autênticas "corporations", vendendo-as ao público investidor. O controle pode ser difuso, como é o da Embraer.

(Comentário: Agora a parte humoristica )

Por sua influência e posição, senador, o senhor deveria liderar naturalmente tal processo.

NEY CARVALHO, 71, historiador, é autor de "A Guerra das Privatizações" (Editora de Cultura) e de "O Encilhamento: Anatomia de uma Bolha Brasileira" (CNB/Bovespa)

6 comentários

Cel

Aécio Silverio vai responder que a pátria dele é Minas e que não é a favor nem contra as privatizações feitas por FHC e os governos PT.

Que Aécio morra no Leblon com a mucosa nasal cheia de pó branco.

Átila

Reply

Coronel,

Esse Brasil esta precisando de gente com coragem: Chamem a Katia Abreu!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

JulioK

Reply

As perguntas melhores seriam:

1) por que a Petrobras não é estatizada?

2) por que as empesas, cujos nomes sempre terminam com "X", não são estatizadas?

E aliás, a situação atual da economia brasileira, lembra o Encilhamento de Rui Barbosa, mesmo.

Reply

Que maldade do historiador com o pozinho. Pedir a um tucano (e que tucano, ademais mineiro e que faz frente política com socialistas e petralhas) que desça do muro e diga com clareza o que defende é pior do que torturá-lo. Aliás, já é a própria tortura.

Mas como pozinho é um cínico como político e pândego como pessoa, vai vir, se responder, com o lero-lero de que depende, precisa ver as circunstâncias, existem áreas que são fundamentais para o Estado, é questão de analisar caso a caso, enfim, as mesmas baboseiras petralhas para defender a não privatização e ocupar, resistir e não produzir com os companheiros aboletados às pencas nas estatais.

Pozinho é só um petralha que não saiu do cavalo de tróia.

Reply

O Traécio perdeu a chance de ficar quietinho. Além de mexer num assunto antigo, não tem coragem de por em prática o que prega ou cobra. Se tivesse coragem incluiria as privatizações na sua suposta campanha à presidencia (caso passe nas prévias).

Reply

Achei muito desonesto este artigo. O autor deve saber decorado que desde o início do processo de privatização, ficou claro que não se mexeria nos monopólios naturais, pois o grande argumento era o de fomentar a concorrência, queira ou não, aconteceu no caso das teles e das mineradoreas.
Cláudio Ramos
Brasília

Reply