STF quer julgar o Mensalão, mas depende de Lewandowski, mais conhecido como Lulandowski.

Indicado por Lula e com relações de amizade entre as famílias, Ricardo Lewandowski não libera seu voto, empacando o julgamento do Mensalão.

Dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) defenderam ontem que o julgamento do caso do mensalão ocorra o mais rápido possível, sob o argumento de que uma demora poderia arranhar a imagem do tribunal.Gilmar Mendes disse que isso acontecer neste semestre, lembrando que o atual presidente, Cezar Peluso, e seu sucessor, Carlos Ayres Britto, devem se aposentar entre setembro e novembro, quando completam 70 anos. "É de todo recomendável que julguemos [neste semestre] e posso dizer que bom para a imagem do tribunal não será [não julgar em 2012]", afirmou Mendes, ao participar de uma sessão solene no Congresso em homenagem ao clube de futebol Santos. 

Já Ayres Britto não chegou a defender a análise neste semestre, mas lembrou que trata-se de ano eleitoral e que, por isso, "o conveniente seria apressar o julgamento". "Como o ano é eleitoral e efetivamente há certo risco de prescrição de algumas imputações, isso em tese, o conveniente seria apressar o julgamento sem perda da segurança da análise julgada", disse, após reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia. 

Ambas as declarações aumentam a pressão para que o revisor do caso, ministro Ricardo Lewandowski, libere seu voto. Em processos penais, existe no STF as figuras do relator (no caso, o ministro Joaquim Barbosa) e do revisor (Lewandowski). O caso só pode ir ao plenário quando ambos estiverem prontos. No final de 2011, Barbosa liberou seu relatório, passando a responsabilidade de marcar a data ao colega revisor. Lewandowski diz que já iniciou a análise, mas que a elaboração do voto não é tão simples, por se tratarem de muitos réus e diversas acusações presentes em mais de 50 mil páginas de documentos.(Folha de São Paulo)

14 comentários

Quando se fala no mensalão, todos que se aproveitaram daquela "mamata" querem tirar o corpo fora, trabalhando ardilosamente desta feita, para um alvo mais importante, a prescrição e consequente esquecimento. Um dos ministros indicados por Lula, o ministro Dias Tófolli, foi colocado ali "sob medida" para esse processo. Para quem não se lembra, ele foi advogado de defesa de José Dirceu, já o Ministro Lewandowski, quando à frente do TSE nada fêz para barrar e punir as "ajudas" que Lula deu à candidatura de Dilma Roussef, ou seja, o STF precisa mostrar a que veio. Um link para relembrar e desopilar http://www.youtube.com/watch?v=pLqe1jNlOuw

Reply

Coronel,
e ele foi colocado lá para que? Protógenes os meus e eu te darei o Céu.

Reply

Em maio temos deconclamar através da Igreja, dos Evangélicos, da OAB, dos Partidos Politicos, dos estudantes, uma vigilia em Brasilia.
Temso de organizar neste resto de Abril.
Nos salva Helio Bicudo. Nos salva senador Aloisio. Nos salva députado João Leite(MG), nos salva Alvaro Dias, nos salva dom Serafim.
É o povo, a moral que suplicam.

Reply

STF petralhado é "soda".

Reply

Coronel,

É um homem que atende por várias alcunhas: LULANDOWSKI, MENSALOWSKI, CAPACHOWSKI

Reply
Delmar Philippsen mod

Ele também é conhecido como"Quanto vai LEW ar aí ANDOWSKI

Reply

Que vergonha esse Lewandowski! tudo bem que o maior responsável pelo atraso do julgamento do Mensalão foi o Joaquim Barbosa, aquele "doentinho" que tirava licensa pra ficar em buteco, ao invés de aprontar o relatório.

Mas ATÉ O CRUCIFIXO DO STF SABE que a indicação de Lewandowski por Lula tem relação particular de Dona Muda I e a mãe do causídico no meio.

Hora de encher a caixa de emails- fo STF, people!

Reply

Ou...enrolandowski do PeTrowski!

Reply

É MENTIRA do Levandowhisky.

O processo não esteve disponibilizado para ele somente depois de entregue pelo Joaquim Barbosa, mas muito antes, segundo o próprio Joaquim Barbosa, e reconhecido pelos demais ministros. Lewandowsky (Lulandowsky) não precisava esperar o ministro Joaquim Barbosa entregar, para começar a elaborar seu voto. Tanto que o ministro Carlos Ayres Britto disse que "...ASSIM QUE ELE ENTREGAR, ponho em pauta...".

Para mim, isso que dizer que já dá - ou já deu - para ele entregar. Ainda mais que, há tempos, previram começar o julgamento em março.

LEWANDOWHISKY TÁ ENROLANDO.

Mariana

Reply

O que se pode esperar de um companheiro que foi colocado la no STF porque é amissisimo da familia Lula da Silva ?
É a famosa troca de favores. Me ajuda que eu te ajudo.

Reply

Caso o julgamento seja adiado por ação dolosa de Lewandowski, não caberia arguir-se o impeachement dele? Se tal fato acontecer, teremos no STF um ministro confessadamente inidôneo.

Reply

E o resultado disto será a prescrição de certas penas, e é capaz dos mensaleiros ficarem impunes. (que é o que mais temos no Brasil, impunidade)

Reply

É um homem que atende por várias alcunhas: LULANDOWSKI, MENSALOWSKI, CAPACHOWSKI LEWANDOWHISKY TÁ ENROLANDO Que vergonha esse Lewandowski! tudo bem que o maior responsável pelo atraso do julgamento do Mensalão foi o Joaquim Barbosa, aquele "doentinho" que tirava licensa pra ficar em buteco, ao invés de aprontar o relatório.

Reply

O Levandovsky está posando de constitucionalista no voto da questão da autorização de aborto nos casos de má formação do feto.
Isto é sintomático para o caso do Mensalão.
A OAB tem de se mover no caso do Mensalão agora, em abril. Oposição não é ouvida nem respeitada a maioria da Camara e do Senado são corruptas.
O Governo do PT é a CORRUPTIBRAS - Empresa Brasileira de Corrupção.

Reply