PT pede a cabeça de Ideli.

No dia em que o Congresso deu sinal verde para a CPI que vai investigar a ligação de políticos e empresas com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a articulação política do governo Dilma Rousseff foi alvo de fortes críticas por parte da própria base aliada. Sem orientação do Palácio do Planalto, até parlamentares do PT passaram a bombardear o 'vazio' na coordenação do governo e, em conversas reservadas, disseram temer o preço que será cobrado pelo PMDB na CPI.

'A presidente Dilma está muito bem, mas a articulação política do governo é muito fraca e amadora', atacou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Favorável à investigação, ele se surpreendeu ao saber que o Planalto deflagrou uma operação para controlar a CPI e evitar desgaste, já que a Delta Construções - suspeita de injetar dinheiro em empresas de fachada ligadas a Cachoeira - é responsável por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

'A bola da CPI está quicando há duas semanas e ninguém do governo conversou com a gente', reclamou Lindbergh. Depois de Dilma se irritar com um vídeo no qual o presidente do PT, Rui Falcão, vincula a CPI à estratégia petista para neutralizar o escândalo do mensalão, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) pediu cautela ao partido. Na terça-feira, ela conversou com Falcão. O governo avalia que a direção do PT foi precipitada ao tentar desviar o foco do mensalão. Falcão, porém, só divulgou o vídeo de apoio à CPI no site do PT após reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Lula, a CPI ajudará a desvendar o que ele chama de 'farsa do mensalão'.

'É claro que dessa CPI pode nascer uma nova linha de investigação, revelando que o esquema Cachoeira, além de ajudar uns, trabalhava para macular outros, mas é um besteirol dizer que essa apuração vai apagar outros processos', afirmou o governador da Bahia, Jaques Wagner. Diante das queixas de aliados, Lindbergh foi ontem à tribuna para apontar as falhas do Planalto na articulação política. No seu diagnóstico, falta diálogo não só com os parlamentares, mas com os governadores, que querem renegociar as condições de pagamento das dívidas dos Estados.

'Ideli é muito frágil e o grau de esgarçamento na relação com os governadores é grande', insistiu Lindbergh. 'Há uma ausência de articulação política por parte do Planalto e, por isso, está havendo solidariedade federativa. Nós, do Rio, decidimos não votar nada que prejudique os Estados, independentemente dos partidos.'

A revolta de aliados é o pano de fundo que pode contaminar a primeira CPI importante da gestão Dilma. Nos bastidores, integrantes da base avaliam que a precária negociação de temas espinhosos - como a dívida dos Estados, o fim da guerra dos portos e a partilha dos royalties - incentiva reação contra o Planalto.

Petistas dizem que o PMDB, com o senador Vital do Rêgo (PB) na presidência da CPI, tem a faca e o queijo na mão e pode pressionar por mais cargos no primeiro escalão. 'Isso não existe. Também somos governo e temos consciência da gravidade de uma CPI como essa', observou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). 'Lula também nos disse que é preciso equilíbrio para não usar a CPI contra ninguém.' (Estadão)

14 comentários

Não esqueçam que Ideli tem 7 Cabeças, cada uma mais feia e arrogante que a outra.

Reply

Coronel!

A sujeira e muito maior que na ficção.

"Não dá para pintar o diabo mais feio do que ele é".(frase do coturno).

A coisa ta cada dia mais feia,esse pais so tem FDP.Realmente essa Delta com o Sergio "Cabra",cachoreira e outros e a prova que a formação de quadrilha e epidémica.

Reply

Coronel,

O problema do governo não é a Ideli, a Geiza, o Mercadante e, sim, a Dilma!!! Etâ incompetência!!!

JulioK

Reply

Acreditar nisso, seria o mesmo de crer no fim do mundo maia.

Oras, quantos ministros e colaboradores do governo e do partido foram afastados antes de completar um ano de governo eleito em 2010 e iniciado em 2011.

E o que foi que mudou em essência?

Absolutamente nada.Se acontecer alguma coisa, será sair de um cargo e ir para outro. Mais nada.

Reply

TEM QUE TER MUITA AJUDA DE DEUS PRÁ AINDA ASSIM ACONTECEREM COISAS BOAS NO BRASIL, ALIÁS ELE ESTÁ NA FIGURA DO DEUS QUE JÁ DEU A TODOS OS QUE AQUI MORAM ESSE TERRITÓRIO RIQUISSIMO PARA SUPORTAR TODAS ESSAS COISAS.
É ISSO MESMO, UMA VÊZ UM COMANDANTE DE UMA BATALHÃO ME DISSE QUE ELE FICAVA 80% DO SEU EXPEDIENTE LIGADO À BUROCRACIA INTERNA, A SOLUCIONAR QUESTÕES DO SEU PRPRIO PESSOAL.
ASSIM PASSA O GOVERNO ATUAL COM TODO ESSE EFETIVO DIRIGIDO APENAS PARA NA METADE DO TEMPO A PRODUZIR A CORRUPÇÃO E A OUTRA METADE A TENTAR MASCARÁ-LA.
E SE UM PAÍS DESSE AINDA ANDA É SINAL QUE NÃO PRECISA DELES!
LEIAM blogdojamellow.blogspot.com

Reply

Esse dominó de petistas corruptos caindo vai acabar zerando o PT, que já é mais sujo do que pau de galinheiro.
Ou podemos afirmar também que esse jogo de xadrês onde cada peça é um petista corrupto está prestes do fim, com o rei bravateiro, que já perdeu a matraca para o tumor e agora levará o Cheque Mate o com o MESALÃO.

Sobreviveu à possibilidade do impeachment, mas não sobreviverá ao julgamento do mensalão.

Reply

Falou e disse Julio K!

A Dilma deveria, acho eu, dar um chega prá lá, em primeiro lugar, no Mulla e cia (a lista é grande), e começar a governar e dar as diretrizes.

Só que pra isso ocorrer falta-lhe exatamente competência. Ela não tem preparo, tem medo.

Vamos ver até onde ela vai conseguir manter esse desgoverno, apesar da propaganda dizer o contrário.


Chris/SP

Reply

Concordo com Júlio K. Todos salvam a pele da Dilma, sabendo que ela é de uma incompetência gritante, enquanto vão jogando um após outro na fogueira.

Porém acho que o problema MESMO é o Stalinácio, o verdadeiro presidente da república. Ele manda em tudo, não se restringe ao PT. Se não, vejamos (SÓ AQUI nessa reportagem do Estadão):

--- "Falcão só divulgou o vídeo de apoio à CPI no site do PT após reunião com (...) LULA."

--- [disse] o líder do PMDB na Câmara: 'LULA também nos disse que é preciso equilíbrio para não usar a CPI contra ninguém." (manda tb. no PMDB)

Lula não vai mesmo pro SUS.

Mariana

Reply

Henrique Eduardo, me engana que eu goooooosssssto professor imundo.

Reply

Na verdade o corruPTo mór, escapou do impeachment, pode até escapar do julgamento do mensalão mas não escapará do julgamento da História.

Reply

Que os "póprio cumpanhêro" fiquem com a cabeça da musa do mensalão, porque a alça dessa mala cheia de estrume nós já arrancamos aqui nesta Bela e Santa Catarina...

Reply

A Alemanha sucumbiu a um homem. Um homem que formou uma horda de vergonha, indecência, corrupção, maldades e total injustiça.

Um homem que no começo de seu governo, já no início, promoveu algo que seria de suma importância a garantia de seus planos: O desarmamento da população. Sob forte propaganda conduzida, convenceu seu povo que o desarmamento seria o caminho mais curto para a paz, Assim garantiu que não haveria forças internas a lhe impedir ou atrapalhar.

Pisou na legislação daquele País. Tudo fez.... todas as transgressões e crimes cometeu. Caminhou em sentido contrário as leis e assim governou. NADA lhe aconteceu.

Com o tempo, ao povo faltava tudo. Era apenas massa a financiar seus objetivos mais que obscuros. O povo sustentava a guerra, a pena de graves privações. Ao povo, nada em devolução aos impostos que pagavam. Não tinham hospitais, justiça ou segurança, nenhum projeto de desenvolvimento interno, do País, apenas planso e projetos que jamais saiam do papel...farsas! ... nenhuma educação de real valor, mas sim as cartilhas a catequizar os mais novos, na inserção e aprovação de suas regras mais que absurdas.

Apenas com mentiras, falsidades, enganações e propagandas que a isso tudo sustentava sob véu de falso valor, conseguiu transformar a Terra num verdadeiro inferno.

Se Hitler tivesse se mantido dentro das linhas que delimitam o território Alemão, talvez Cuba fosse vista hoje como seu País irmão, e castro seu compadre.

Hitleres vão sempre existir!

Reply

Só a cabeça?

Reply

O problema? O safado-mor da nação: Luis Inácio Pulha da Silva. Esse, o articulador do demônio. Escapa de tudo mas não escapará da justiça divina. Vou viver pra ver esse intrigueiro derrotado.

Reply