Nunca teve nível e agora também não tem.

No exercício da presidência do Senado, na ausência de Sarney, a ex-política petista Marta Suplicy, tem dado um show de grossura e baixo nível. Comanda a mesa como ordena os serviçais da sua casa. Escorada no mandato de oito anos, confronta a tudo e a todos, até mesmo o próprio partido, pelo qual não quer trabalhar. A única coisa que a move é o recalque que sai pelo botox cada vez menos eficiente, especialmente contra Serra e Kassab, que a defenestraram do seu reino. Leiam o artigo medíocre, raivoso, agressivo, barraqueiro que ela publica hoje e concordem: rica e milionária, nunca teve nível. Velha, acabada e rejeitada pelos próprios companheiros, agora também não tem.

Mediocridade agora tem

Três artigos que se entrelaçam nos comentários e nas aspirações sobre a cidade de São Paulo foram publicados nesta Folha na última terça-feira. Vladimir Safatle, sempre instigante e que divide o espaço que ora ocupo, foi ao encontro do pensador Nizan Guanaes no caderno "Mercado" ("O debate municipal é global", 3/4). Ambos apontaram a necessidade de focar nossa cidade de forma arrojada e moderna. Uma cidade para o século que começa. Na seção Tendências/Debates, teve o artigo de Gilberto Kassab, cheio de números e "realizações". Prestou contas do transporte -viajando na direção contrária. Credo. Safatle ponderou que São Paulo, há tempos, não tem prefeito que queira exercer a função para a qual foi eleito. A maior cidade do país virou passagem para diferentes aspirações acompanhadas do desinteresse pela vida da população. 

A importância da globalização foi captada por Nizan, quando, inconformado como eu, comparou o que ocorre no Rio e em São Paulo. Já existe a ONU das cidades (CGLU), criada em 2004, para pensar soluções para os grandes conglomerados humanos. Ocupei a primeira presidência. Serra não deu a menor pelota para continuar o que poderia ser um fantástico veículo para São Paulo. Nossa capital adentra o novo século sem apropriar-se dos instrumentos que permitiriam uma revolução com melhorias consideráveis. Penso na implantação da banda larga gratuita tão bombardeada na última campanha como impossível e hoje realidade em outras cidades. Na ousadia que foi o Bilhete Único e a construção de corredores e terminais -projetos que foram descontinuados.

Para dar certo em São Paulo, tem que pensar em soluções inovadoras, como foram os telecentros e os CEUs na periferia, abrindo janelas para os que nunca tiveram. Os que foram construídos na gestão Kassab tiveram seus terrenos comprados e licitações feitas na gestão anterior. O conceito original, de inclusão, foi para o espaço. E o centro? Toda metrópole tem que ter um centro dinâmico, povoado e agitado culturalmente. O centro de São Paulo vivia total degradação. Empréstimo no BID permitiu a recuperação do Mercado Municipal, mas o projeto foi abandonado. Sobraram a cracolândia e os juros de um recurso não usado. 

Recordo que o novo na cidade foi feito em quatro anos, após Maluf e Pitta, e num momento difícil economicamente para o Brasil, e não em oito anos com o país deslanchando. Antes não tinha recurso e agora tem! São R$ 20 bilhões a mais que acentuam a diferença entre gestões criativas das medíocres. São Paulo merece um governo que tenha capacidade de pensar coisas novas. Muito mais do que a mediocridade dos últimos oito anos! 

MARTA SUPLICY escreve aos sábados nesta coluna.

30 comentários

Laudelino Marcos Silva mod

Martíria poderia fazer uma dupla caipira com o Zé Porquinho Dutra, no estilo Michel Insuportável Teló. Ela canta "Relaxa e Goza povão" e ele contrapõe "enfia o de e rasga macacada"...

Reply

Dona Marta teve seu periodo na prefeitura de São Paulo e saiu com aprovação de 66% do eleitorado, segundo as pesquisas oficiais. Mas o povo não entendeu as obras sociais da Marta, como bem disse o Dr. Mercadante. Parece que o povo paulistano, coitado, tão ignorante não entende conceitos abstratos, marketing, programas fantasiosos. Ele ainda está na pré história da intelectualidade, se importa com coisas reais, que se possa ver e usar. Que coisa não? Coitados.

Reply

O que esperar de uma mulher que subiu na vida ensinando os outros a trepar na vida.

"O RELAXA E GOZA" - sua marca registrada - para lidar com as sem vergonhices e "mal feitos" principalmente dos PTralhas, mostra muito bem o nível de DES-PREPARO para qualquer coisa na vida que seja diferente de ... dar.

Segundo alguns amigos, que asseguram ter mexido naquele mobiliário em prisca eras, é a única coisa que essa coroa sabia fazer de bom...

E deve ter feito bem...

... que o diga eduardo - "O MAIOR CORNO MANSO DO BRASIL" - que foi passado pra trás até por argentino!

Não é de se estranhar que devido ao "susexo" que conseguiu com sua "perseguida", essa baranga deva ser a "ídala" das Mary Coonor da vida e capaz de arrecada milhares de votos junto a promiscuidade brasileira.

Reply

Grossura e "ganhar no grito" é com elles mesmo! Coloca de novo aquela foto da Marta chorando, para o pessoal ver, Coronel...

Reply

Acabo de concluir que a "relaxa e goza" é louca!!!!!

Um nojo de artigo!!!


Chris/SP

Reply

TERREIRO para peura botocada é no PT, vá la fazer barraco com o MOLUSCO, boa dobradinha PERUA com MOLUSCO.
CHEGA de milhionários bancando os espertihnos dizendo que são do povo. OH! OH! perua rica e mentirosa, fora com o RELAXA e GOZA, perua milhionária vá procuar os teus.

Reply

O "pensador" Nizan !!! hahaha !!!

Essa foi demais. Só se for pensar em dinheiro do governo e maracutais.

Reply

Sr Coronel:


O tadinha, tá esquecida das enchentes no Aricanduva, criativas,inovadoras e inclusivas.
O tadinha,tá velhinha.

Saudações

Reply

Cel
Ela fala como se fosse candidata a prefeitura.Frustrada, né?
Esther

Reply

Vovó Marta, vai relaxar e gozar no buraco da taquigrafia!

Essa é outra sonhática.

Reply

Coronel
Essa senhora deveria se lembrar do estado em que deixou as finanças da prefeitura paulistana para deitar falação em cima de Serra. Foi ele também que consertou as obras - no seu significado mais fétido - que ela realizou no ocaso de sua administração, para ganhar votos.
É só revisitar os jornais da época para ver os credores batendo à porta da prefeitura ou o desmoronamento das obras realizadas às pressas.
Volto a repetir, Serra em meia administração fez mais por São Paulo que D. Marta em um mandato inteiro.
Saudações paulistanas, com votos de Feliz Páscoa,
M. Rosa - S.Paulo-SP

Reply

Com Kassab a cidade ficou limpa e bonita,SAMPA era um lixao,arquitetura escondida atraz de tapumes.Marta vai fazer tricot.So quem te aguenta sao os petistas.

Reply

Cara, do jeito que ela fala, nem parece que ela foi a Paris em plena enchente em SP, disse para o povo relaxar e gozar e deixou a prefeitura quebrada. Petista vive uma realidade paralela. Eta corja!

Reply

Marta Suplicy é da elite que acha que ser fina é ser grossa.

Reply

Será verdade???

Essa senhora, desculpe essa ANTA será "noça embaixadora em UÓSTON"???

Encheu tanto o saco em SP, que luis inácio (o presidente de fato) mandou a dillma (a presidAntA fantoche) despachar essa MALA pros "ESTATES" com um CARTÃO CORPORATIVO INTERNACIONAL sem limite de crédito, pago com o dinheiro de nossos impostos...

... e MANDOU ficar por lá!

Não vai fazer nada diferente do NADA que sempre fez, só que agora em ingles: "RELAX AND ENJOY"

Vai gastar uma boa parte nosso dinheiro, destinado a hospitais e escolas no paraíso cubano de MIAMI e quem sabe de quebra, arranjar algum incauto dissidente cubano para dar sossego à "caliente perseguida".

Reply

Ela é candidata? Acho melhor o Haddad botar o babador de molho, porque a intenção é ainda arrancar mais um "dedo" do Lula: aquele que indicou o teletubbie!


Agora, no nível dessa baranga acrescento:
"...Para dar certo em São Paulo..."

É só encontrar o macho certo, né Martaxa ?

Reply

A vingança do mula foi mandar a anta despachar a truculenta- raivosa-frustrada e pornografica para ir encher o saco duzamericânu ... Jogada de mestre o pt invadindo os Estados Unidos com uma única fera . Vão pedir ajoelhados a rendição . Ao sapo.

Reply
Paulistano Estressado mod

Ihh..Martaxa..você já era !
Tá precisando mesmo é de terapia..ter apia..com um monte de louça para lavar ! Ah..e não esqueça de botar o lixo pra fora,viu,que nós pagamos por essa sua taxa de coleta !!!!
E por fim,saia de fininho,porque não está agradando nem um pouco !

Reply

É sintomático que ella elogie o "professor" safatle, outro esquerdopata filhinho de papai que mais de uma vez já foi reduzido a pó de traque por Reinaldão.

Reply
Gedeão Barros mod

Se tudo o que a vovó Martaxa sempre disse foi um lixo, porque perder tempo com lixo podre, em decomposição? Essa mulher sempre foi representante e próxima do há de mais abominável em termos de seres humanos. Vamos deixar as moscas colocarem as fezes em suas feridas. Vamos em frente. Deixem o lixo para as bactérias.

Reply

É hoje não dei sorte. Os dois comentários que fiz em post diferentes foram censurados. Alias ambos contrariavam a opinião do editor, um direito que qualquer um tem, mesmo não sendo petista.

Reply

Desculpe Coronel,Martaxa rica não é nunca foi , esta trabalhando???? e muito para manter as aparências.

Reply

Espero que, tanto Serra como Kassab, respondam à altura essa velhaca.

Fazia tempo que não lia algo com tanto ódio, tanto rancor e destempero. Mais uma prova de que nem sempre ter dinheiro é ter classe ou ter sabedoria.

Ela que vá cuidar dos netos.

Marco / SP

Reply

Pode ter esquecido da grande gestão de taxas, como a taxa da coxinha.

O imposto coxinha.

Se prometerem reeditar o imposto coxinha, ficará tudo bem?

Reply

Parece que no texto esqueceu que não existem mais bandidos aproveitando-se de viciados no centro da cidade.

E que um terreno lá, foi doado pela prefeitura para que um correligionário da ex-prefeita coloque lá um instituto.

E ela continua falando das ruas de lá com desleixo, sendo que na gestão dela pouco foi feito para resolver a antiga situação.

O que ela chama de "cracolândia" não existe mais.

Então o lema seria: antes, tinha cracolândia, agora não tem.

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Frases da MARTAXA!

"Pobre vive reclamando que não tem nada, não tem bens, mas quando da uma enchente ele reclama que perdeu tudo!"

(Z)

Reply
General Maximus Decimus Merididus mod

Coronel

E lá eu vou perder tempo falando desta coroa recalcada e mal amada???


General Maximus Decimus Merididus

Reply

A única coisa que ela fez foi plantar alguns coqueiros em algumas avenidas que secaram em menos de 1 mês e os 2 buracos da Marta, uma na Av. Rebouças e outra na Av. Cidade de Jardim que inundavam em dia de chuva. O Serra quando assumiu teve que reformar inteirinho os dois buracos para acabar com as enchentes. E outro troço que ela fez foi um tal de Projeto Belezura, onde ela pintou os muros do Pacaembu. Só.

Reply

QUANDO ELA ESTAVA EM PARIS, JAMAIS SE LEMBRAVA DE SÃO PAULO, DAS ENCHENTES, DA POLUIÇÃO, DO POVÃO.

SÓ O SUPLICY CORNO MANSO PARA GOSTAR DE UM ESTRUPÍCIO DESTES.

ELA ESTÁ RAIVOSA PORQUE LEVOU UM PÉ NO TRASEIRO DO LULA. HI HI HI!!!

Reply

Quanta VIGARICE! Marta tenta jogar no colo dos outros algo que se CONSOLIDOU NA GESTÃO DELA, QUE FOI A CRACOLÂNDIA! Essa aí só poderia ser PETISTA MESMO!

Reply