Lewandowski garante que entrega Mensalão no primeiro semestre.

Principal responsável por definir quando o processo do mensalão será julgado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, afirma que vai liberar seu voto neste semestre, o que permitiria o julgamento a partir de agosto. Ele nega estar segurando o processo ou que pretenda aliviar a situação dos réus. E diz que não haver a “menor possibilidade de ocorrer a prescrição” enquanto o processo estiver em suas mãos. A entrevista abaixo foi concedida ao Estadão.
Lewandowski: Não há cobranças pela liberação do processo porque nenhum juiz ‘pode ser pressionado' - Beto Barata/AE - 18/04/2012
Quando o sr. vai liberar seu voto no caso do mensalão?
Pretendo liberá-lo ainda neste semestre. Agora que saí do Tribunal Superior Eleitoral terei mais tempo para estudar os casos complexos que se encontram em meu gabinete.

Por que não libera até maio?
Estou trabalhando com afinco nesse processo, que tem cerca de 60 mil páginas, desde quando recebi o relatório e o disquete com cópia integral dos autos do relator, ministro Joaquim Barbosa, momentos antes do recesso de janeiro deste ano. Na prática, estou com o processo digitalizado em mãos há pouco mais de 60 dias, descontado o período de recesso.

O sr. está deliberadamente segurando o processo?
Jamais retive nenhum processo em 22 anos de magistratura. Meu gabinete é um dos que têm o menor acervo de processos. Ressalto, ainda, que minhas liminares são apreciadas em 24 ou 48 horas no máximo. E mais: ingressei no ano de 2012 sem nenhum voto-vista (voto após pedido de vista) pendente.

Dizem que o sr. está entre aqueles que querem absolver...
Não há nenhum fundamento nessa afirmação. Somente depois de ler todas as provas é que farei um juízo de culpabilidade sobre os réus.

O sr. é revisor. Seu papel não seria secundário no processo?
Pelo contrário. O papel do revisor é dos mais importantes, segundo o próprio regimento interno do Supremo Tribunal Federal. Não se restringe apenas a revisar os procedimentos formais adotados pelo relator ou conferir o relatório que ele elaborou. Compete ao revisor preparar um voto completo, em pé de igualdade com o do relator, para trazer outro ponto de vista sobre o processo para os colegas. É importante deixar claro que a função do revisor não consiste em examinar o voto do relator. Aliás, nem sequer conheço o voto que o ministro Joaquim Barbosa está redigindo. 

E o risco de prescrição, existe?
Não é possível cogitar prescrição antes de conhecer a pena em concreto a ser eventualmente aplicada aos réus. Lembro que, segundo o artigo 109 do Código Penal, as penas de 1 a 2 anos, por exemplo, prescrevem em 4 anos. Acima desse patamar começam a prescrever em oito anos. No caso deste processo, o marco inicial da prescrição é a data do recebimento da denúncia, que ocorreu em agosto de 2007. Não há, portanto, a menor possibilidade de ocorrer a prescrição enquanto o processo estiver sob minha apreciação. 

Como vê a cobrança de colegas pela liberação do processo?
Não existe cobrança de colegas. Isso seria inadmissível, mesmo porque nenhum juiz da Suprema Corte pode ser pressionado por quem quer que seja. Não ignoro, porém, que determinados ministros têm externado publicamente a opinião de que o processo precisa ser julgado ainda este semestre. Trata-se, porém, de uma manifestação de caráter pessoal, que não expressa o consenso da Corte.

18 comentários

Só acredito que ele libere no 1º semestre quando isto já tiver acontecido. Dá para acreditar em lulo-petistas ou por eles indicados?

Reply

Coronel,


Eu não confio neste cara. Ele está lá para livrar a bandidagem. Vai fazer isto de alguma forma.

Reply

po, para o Levando o wisky o jornalista fez perguntas diretas e certeiras, como questionar se ele estava ou não segurando o processo..

já quando eh pra entrevistar o velhaco a jornalistada fica sempre naquele chove não molha, com perguntas sobre amenidades e que, geralmente, são levantadas de bola pra ele cortar como quiser...

quem tem c...tem medo, ne?

Reply

EUA anunciam mudanças em pedidos e visto ficará mais barato"

ate os EUA já sacou que pra conquistar a simpatia da brasileirada o negocio eh mexer no bolso...ahahaha

com visto mais baratinho, a brasileirada vai se apaixonar pelos "estadunidenses"....

Reply

O levandowiskey esta levando muito tempo para dar uma solução. Ou melhor, esta aguardando o tempo passar, esperando a prescrição chegar.

Antes que eu me esqueça: Esse tal de levandowisky não é o tal queridinho da ex-primeira, a muda da silva, mulher do pé na cova, cachaceiro e vagabundo?

Reply

Alguém acha em sã consciencia que esse vagabundo ou qualquer outro dessa CORTE CORRUPTA "estuda" alguma coisa?

Quem está estudando alguma coisa, se é que estão, são as HORDAS de estagiários e "adevogados" que escrevem, o que esses BANDIDOS TOGADOS chamam de "VOTOS".

Reply

Esse togado 'da gota' já está manjado por todo mundo, está é emaranhando o fio da teia. Ele não leva só o wisky, leva principalmente o 'embrulho' onde está querendo esconder os 40 ladrões do Ali Babá, o mutreteiro mor.

O ideal é tirar o mensalão das mão desse 'vendido', porque ele fará de tudo para boicotar o processo, disso ninguem tem dúvida, apesar da conversa mole dele tentando embromar para ganhar tempo.

Se fosse idôneo, em 1 mês encaminhava o assunto.

A credibilidade do STF já foi pra cucuia, poderia ser recuperada pelos outros ministros que compoem o STF, caso credibilidade e respeito seja alguma coisa que importe para eles.

Reply

ENTREGARÁ, SIM, QUANDO NÃO DER MAIS TEMPO PARA JULGAR. COMO O CFEFE MULA QUER.

Reply

Como é?
É inadmissivel que um ministro do supremo seja pressionado?
Meu patrão me pressiona, minha esposa me pressiona, meu cachorro me pressiona.
O Brasil inteiro quer uma resposta. e o Sr. diz que não pode ser pressionado.
Isto virou mesmo um cabide de emprego.
Não dá resposta nem a sociedade?
189 milhões de brasileiros esperando V.SA trabalhar a bel prazer.
E ainda ganha paor isto?

Reply

Só acredito, vendo !!!


Chris/SP

Reply

Muito estranho o Levandotempowsky. Diz coisas que indicam que não está com muito boas intenções. Exemplos:

1. "Compete ao revisor preparar um voto completo, (...) para trazer outro ponto de vista sobre o processo para os colegas."

Outro PONTO DE VISTA? Se dissesse "para trazer outro VOTO para a apreciação dos colegas"... Ato falho, já sabe que tem ponto de vista diferente do ministro JB?

2. "...determinados ministros têm externado opinião de que o processo precisa ser julgado ainda este semestre. (...)não expressa o consenso da Corte."

Por que precisaria dizer isso? Já está querendo jogar nos outros a responsabilidade por não entregar logo?

Esse tipo de gente como Levandowhisky se entrega fácil, fácil. Pra bom entendedor, meio pingo é letra.

Só com muita pressão ele vai sair de cima desse processo.

Mariana

Reply

É só impressão minha ou essa entrevista é daquelas em que o entrevistado faz também as perguntas?

Reply

Olá, Coronel. Penso que o Mensalão, assim como a CPMI do Cachoeira, deveriam ser conduzidas pelo STM. A PE deveria fazer a guarda dos facínoras, para evitar queima de arquivos. A PF, a mando do bando de aloprados (Lula, o Moribundo e seus asseclas)grampeou o Cachoeira, para fazer com que viesse à tona fatos que envolvessem/comprometessem políticos do PSDB, com o propósito de desviar o foco do julgamento do Mensalão. Urge que o Exército ponha ordem na Casa, pois a coisa está ficando sem controle.

Reply

Neste semestrepode ser no último dia de julho, pois?

Safadão esse filho da amiguinha da Marisa, a muda!

Uma questão relevante: o repórter fez as perguntas mais contundentes esperando um "sim" como resposta?

Oh! Céus!

Reply

Eu já antevejo o que poderá ocorrer: aquela última ministra nomeada pela GovernantA vai pedir vista. Daí que babau!

Reply

Dizem que o Lulla falou pro Lewandowiski: Ó....em púbrico eu falo que o mensalão é uma farsa, mais no seu julgamento senta a lenha neles, principalmente no Dirceu.

Reply

LESMALEVANDOKISKINSS DISSE QUE VAI TERMINAR NO PROXIMO SEMESTRE , SÓ NÃO DISSE DE QUAL ANO, A MESMA LEMICE DE SEMPRE, ENROLANDO O LERO, QUERO ENROLANDO O POVO BURRO QUE VOTOU NO CHEFE MOLUSCO.

Reply

Ele émesmo da cota presidencial da marisia ?

Reply