Dono da Delta diz que não sabia que o José Dirceu "consultava" para ele.

Mônica Bergamo: Por que a Delta contratou o ex-ministro José Dirceu como consultor?

Fernando Cavendish: Um diretor nosso conheceu um assessor do José Dirceu. E falou pra mim: 'Quer conhecer o José Dirceu?' Só que fizeram um contrato de R$ 20 mil. Até hoje não consegui entender. Mas o imbecil lá resolveu fazer isso. Tanto é que, quando soube, eu disse: 'Pode parar essa porra!' Eu estive com José Dirceu uma vez só. Ele falou sobre a Índia, outros países. E foram dizer que a Delta é o que é por causa dele. Isso é esdrúxulo. 

Comentário: Alguém imagina que José Dirceu daria consultoria por R$ 20 mil para a maior construtora do Brasil, por um período de 6 meses? Mas que valeu a pena, como valeu. De um ano para outro, a Delta aumentou em R$ 395 milhões os seus contratos com o Governo Federal do PT.

Leia, abaixo, a entrevista dada à colunista da Folha de São Paulo:

Em uma conversa gravada, o senhor disse que, se colocar R$ 30 milhões na mão de político, ganha negócio. O senhor já pagou suborno?
Nesta conversa, eu debatia com sócios da Sygma, empresa [da área de petróleo e gás] que adquirimos por R$ 30 milhões. Eles não performavam. Eu os chamei para renegociar o preço. E me gravaram clandestinamente. Eu queria dizer: 'Olha, R$ 30 milhões, se eu fosse fazer projetos políticos, doações de campanha...' 

Ganho qualquer negócio.
A expressão foi muito ruim. Ficou horrível, horrível. E agora vou encarar uma CPI da pior forma possível. 

Já pediram propina ao senhor? E o senhor pagou?
Olha só, o que se pede são apoios políticos, para campanhas, que é uma coisa legitimada, oficializada e que várias empresas fazem. Se apoio projetos, faço doações, não é que depois vá ganhar [licitações para obras]. Mas posso estar pelo menos bem representado, tenho a oportunidade de ter informação dos futuros investimentos, das prioridades políticas. Por que megaempresas fazem doações a campanhas? Vão ter informação. Não é normal? Não é toma lá dá cá. Tem licitação. 

A relação de empreiteiras e políticos no Brasil são historicamente promíscuas.
Toda relação entre seres humanos que buscam a intimidade do dia a dia, de trabalho, gera às vezes alguns desvios. Essa intimidade, essa promiscuidade, não são só as construtoras que fazem isso. Só que tem um problema: a gente mexe com dinheiro público. E aí não podemos errar, não podemos pecar. 

O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) é sócio oculto da Delta, como diz o Ministério Público?
Não. Nunca vi o Demóstenes. Ninguém é sócio da Delta. Põe isso na sua cabeça. Já inventaram dezenas de sócios para a Delta. [O ex-governador do Rio Anthony] Garotinho foi sócio da Delta, o [ex-prefeito do Rio] Cesar Maia foi sócio. Esquece isso. Não existe. É factóide. 

A Delta teria abastecido empresas fantasmas de Cachoeira em Goiás e, através delas, pago propina.
A empresa tinha um diretor no Centro-Oeste, Claudio Abreu. Sou presidente do conselho, no Rio. Não sei o que está acontecendo em Goiás, no Nordeste, no Norte. O Claudio conheceu o Carlos Augusto Ramos [Carlinhos Cachoeira]. Eu sei quem cada um tá conhecendo? O que me importa são os resultados, os números, que me enviam em relatórios semestrais. Eu não pouso em Goiânia há cinco anos. Eu sabia por alto que ele conhecia [ Cachoeira]. Para mim, era um empresário, era um cara bem visto no Estado. Eu não conheço os caras do Rio, vou conhecer de Goiás? Nesse período todo de escuta, não tem uma única conversa que dê um indício de que eu tinha um conhecimento dessa movimentação. O Claudio, nessa amizade, extrapolou os limites da atuação dele na Delta. 

Conheceu Cachoeira?
Tive um encontro casual no bar de um hotel, o Claudio estava lá e me apresentou, muito rápido.O Claudio Abreu nunca informou que dava dinheiro para o esquema do Cachoeira? Nunca. Ele era sócio de terceiros, ia comentar comigo? A gente abriu uma auditoria para investigar essa movimentação.
 
Foram R$ 39 milhões. Não deu para perceber?
A empresa rodou nesses dois anos, 2010 e 2011, R$ 5 bilhões. Tem 46 mil fornecedores. Esse dinheiro nesse universo, é imperceptível. 

A Delta é acusada também de favorecimento no Distrito Federal. O senhor conhece o governador Agnelo Queiroz?
Nunca vi. Eu tenho um crédito lá de R$ 30 milhões para receber, no contrato do lixo. A gente lá só apanha. Se eu tivesse ajudado na campanha dele, precisava de Dadá [araponga do esquema Demóstenes], de fulaninho, de beltraninho, contando história lá embaixo? 

E o governador de Goiás, Marconi Perilo?
Não conheço, nunca vi.

Por que a Delta contratou o ex-ministro José Dirceu como consultor?
Um diretor nosso conheceu um assessor do José Dirceu. E falou pra mim: 'Quer conhecer o José Dirceu?' Só que fizeram um contrato de R$ 20 mil. Até hoje não consegui entender. Mas o imbecil lá resolveu fazer isso. Tanto é que, quando soube, eu disse: 'Pode parar essa porra!' Eu estive com José Dirceu uma vez só. Ele falou sobre a Índia, outros países. E foram dizer que a Delta é o que é por causa dele. Isso é esdrúxulo.

Como a Delta conseguiu tanta obra no PAC?
Mas essa é uma sacanagem. Quando o PAC foi proposto, anunciaram R$ 250 bilhões de investimentos em quatro anos. Quando fizeram um levantamento aí em um site, houve a indicação de que a Delta estava liderando o PAC. A gente tinha faturado uns R$ 400 milhões em 2009. Mas isso era em investimentos dos ministérios. Virei líder do PAC. Sabe quanto vão custar [as hidrelétricas de] Santo Antonio, Belo Monte, Jirau? Só Santo Antonio corresponde ao faturamento de dez anos da Delta. Como posso, com essa minha conta de retalho, de 'trocentos' contratinhos que, somados, dão R$ 800 milhões, liderar o PAC? Estou liderando p. nenhuma. Mas fica bonito, na hora de bater no PT, dizer que o líder do PAC está cheio de problemas. Esquece. Eu devo estar em décimo no ranking do PAC.
 
O senhor é amigo do governador do Rio, Sergio Cabral. E, no governo dele, ganhou R$ 1,4 bilhão em contratos.
Não é justo falarem isso, não é decente. Eu cresci muito mais no governo do Rio antes de ele assumir. Em 2001, 80% da carteira da Delta era do Estado do Rio. Conheci Sergio Cabral há dez anos, por meio das nossas esposas. Eu admiro ele como governante, amigo, pai, filho, irmão. É um puta sujeito. No acidente de helicóptero em que morreram as pessoas que eu mais amo [sua mulher e filho, em 2011], eu estava com ele [Cavendish e Cabral iam a uma festa na Bahia]. Tá bom. Mas não comecei a estar com ele depois de ser governador. Nós eramos a maior empreiteira do Rio antes do governo Cabral, com Cesar Maia e Garotinho. Eu era chamado o rei do Rio. Hoje a maior é a Odebrecht.

A Delta cresceu no Rio?
Quando assumi a Delta, em 1995, levando a empresa de Recife, onde foi fundada, para o Rio, tínhamos 200 funcionários. O DNER era praticamente nosso único cliente. Nossas primeiras obras foram na prefeitura do Rio, na gestão do Cesar Maia. Ele abriu o mercado. Não exigia qualificação técnica mais restritiva que exigisse empresas maiores. Para nós foi ótimo. A gente sabia trabalhar com custo baixo, produtividade e ter um preço muito competitivo. Só existe uma forma, pelo menos para a Delta, que era uma empresa nova, de ganhar as concorrências: disputando preço. Isso foi dito pelo filho do Cesar Maia [Rodrigo Maia, do DEM]: "Graças à Delta, nós tivemos essa economia de orçamento". Em todas as áreas em que atuamos, quem oferece preço baixo é a Delta. Eu não sou mais querido por isso, não. Eu sou mais odiado. Esse nível de agressividade sempre foi na contramão da cultura do mercado. Muitos se enganam, dizem que eu sou um cara muito articulado politicamente. Mentira! Eu sou o grande articulador, lobista profissional? Isso é uma mentira.

De que estados vêm seus maiores faturamentos?
Do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde fazemos obras de conjuntos habitacionais, urbanização. Fizemos também a ampliação da Marginal [Tietê].

O escândalo prejudica os negócios?
Vou quebrar. 

Será?
Vou quebrar. Quando a mídia vem com essa intensidade, existe uma reação imediata de órgãos de controle. Agora virei leproso, né? Agora eu só tenho defeitos, eu sou bandido. O cliente [governo], que é um cliente político, abre sindicâncias para mostrar isenção. Suspende pagamentos. Cria-se um clima péssimo na empresa. Os bancos vão suspender toda a nossa linha de crédito. Aí vem a Receita Federal. Todos precisam mostrar que a empresa tem que ser fiscalizada em todos os níveis. Não tenho caixa. Se eu não receber antes de acabar meu dinheiro, eu quebrei.

Comentário: em vez de R$ 800 milhões, a Delta tem mais de R$ 6 bilhões em obras empenhadas junto ao Governo Federal.  

17 comentários

Coronel,

Elle não lembra de R$ 39 milhões que deu para o "esquema", mas lembra que o DF deve R$ 30 milhões para a Delta, no tal universo de R$ 5 bilhões.

Interessante a memoria seletiva do fdp!!!

Mais interessante, ainda, é que elle alega que teve sempre APENAS UM ENCONTRO com cada corrupto. Deve ser o suficiente para para estabelecer a TAXA DE SUCESSO!! Por isso o Dirceu só recebeu R$ 20 mil para as despesas, a bolada veio depois!!!!

JulioK

Reply

"Se apoio projetos, faço doações, não é que depois vá ganhar [licitações para obras]."

poderia fazer carreira no stand-up comedy...

muito divertido esse senhor...

Reply

PQP

como tem cafageste nesta bosta de país


todo meliante pego com a calça na mão, tem o mesmo tipo de comportamento e dá respostas mentirosas como a desta peça

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Porra Fernandinho...

... A mesma desculpa da PTralhada de que não sabia de nada...

... O lulla já esgotou essa lenga-lenga com o zé dirceu e o MENSALÃO...

Caia com dignidade meu filho, você assim comos os PTralhas eram pagos prá saber, DE TUDO!!!

E COM DINHEIRO PÚBLICO!!!!

Reply

Lula inaugurou a era do "eu não sabia".

A memória seletiva dos políticos brasileiros permite que fiquem ricos, mas não deixar lembrar como.

Reply

Em respeito ao comentário, devo dizer que "obra empenhada" não é obra paga, apenas está no orçamento.
Mas quando a imprena quer, quebra qualquer um mesmo. Depois, se for mentira, pede desculpas e continua a falar merda dos outros. E os acusados que se danem.
Ley de médios já.

Reply

Quí dó da Última Vestal do Templo, tão doce e meiga, foi "estrupada" pelos omi mau enquando dormia...
Com efeito...Só Idiota (ou pré-pago) acredita.

Reply

Não é uma flor esse cavendish? Tão inocente, tão probo e dono de um vocabulário tão refinado.

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Não sabia??? Mas agora está sabendo, que providência irás tomar? Eu me nego a dizer desvio de dinheiro, desvio de recusrsos, e sim dizer ROUBO, se todos seguir o conselho estes vagabundos ladrões acabarão na cadeia.(Z)

Reply

Tô morrendo de peninha dele! Sabia muito bem quem era o Zé! Só para refrescar as idéias:

Há um ano, em entrevista à Veja, os empresários José Augusto Quintella e Romênio Machado (donos da Sigma Engenharia, que seria incorporada pela Delta em 2008 – negócio não vingou) acusam o ex-ministro José Dirceu de fazer tráfico de influência em favor da Delta. Segundo os dois, Dirceu foi contratado por Fernando Cavendish da Dilta para facilitar seus negócios com o governo federal.

Duas das perguntas feitas pela Veja:

O que aconteceu depois da contratação da empresa de consultoria do ex-ministro?

Quintella - A Delta começou a receber convites de estatais para realizar obras sem ter capacidade técnica para isso. A Petrobras é um exemplo. No Rio de Janeiro, a Delta integra um consórcio que está construindo o complexo petroquímico de Itaboraí, uma obra gigantesca. A empresa não tem histórico na área de óleo e gás, o que é uma exigência Ainda assim, conseguiu integrar o consórcio. Como? INFLUÊNCIA POLÍTICA.

A Delta, por ser uma das maiores empreiteiras do país, precisa usar esse tipo de expediente?

Romênio - usa. E usa em tudo. O caso da reforma do Maracanã é outro exemplo. A Delta está no consórcio que venceu a licitação por 705 milhões. A obra mal começou e já teve o preço elevado para mais de R$ l bilhão de reais. Isso é uma vergonha. O TCU questionou a lisura do processo de licitação. E quem veio a público fazer a defesa da obra? O governador Sérgio Cabral. O Cavendish é amigo último do Sérgio Cabral. A promiscuidade é total.


Acho que contra FATOS não há argumentos possíveis!


Chris/SP

Reply

O tubarão uma hora fala que 39 milhões é ninharia, que num universo de 800 milhões não percebe a diferença desse dinheiro....

Depois, lembra com bastante propriedade que o GDF lhe deve 30 milhões...

Estranha contradição não é? não sabe de nada de 39 milhões pra empresas fantasmas mas tem na ponta da língua o "troco" de 30 rsrsr. Palhaçada isso.

Reply

Comediante ele não ?

Pensa que está falando, e tentando explicar o inexplicável para retardados.

Enquanto isso.... o país de F**** !

Reply

MUDAR DE NOME

Embora Lula acredite que o Brasil seja a Terra do Nunca, o país deveria mudar de nome para Terra do Não Sei.
É impressionante a cara de pau de empresários e políticos.

Reply

O presidente da Delta , põe em prática a regra número 1.É DANDO QUE SE RECEBE, em dobro , triplo etc,.É A ÉTICA DO MERCADO!.

Reply

O presidente da Delta , põe em prática a regra número 1.É DANDO QUE SE RECEBE, em dobro , triplo etc,.É A ÉTICA DO MERCADO!.

Reply

outro que não sabia de nada?Os alunos da escola do doutor Honório Causa só aumenta...

Reply

cel,

Isso é apenas uma empresa que tem contrato com os petralhas, imagina se vasculhar os 10 maiores fornecedores dos petralhas? A CPI tem de fazer uma limpesa em todos que estão envolvidos, seja ele oposição ou governo e colocar todos numa lata de lixo, inclusive o velhaco e a porca.

Reply