Que absurdo! Tucanos optam pela estratégia do avestruz.

Vejam a impressionante matéria publicada hoje no Valor Econômico. Depois da realização de prévias, cujo objetivo era dar exposição ao partido e mobilizar a militância, os tucanos vão adotar a tática do avestruz. Vão esconder a cabeça e deixar o rabão de fora, disponível para os pontapés adversários. Volta todo mundo para casa e comprova que estas prévias foram um embuste e que os objetivos eram outros, muito bem expressos na campanha movida contra Serra nos bastidores, por gente correligionários que acham que o PSDB não deve ficar 100 anos no poder em São Paulo. Ao contrário do que pregam os 48%, é bom que José Serra ouça os 52% e vá à luta. É hora de colar em Kassab e nos vereadores, estar presente em todos os lançamentos de obras, em todas as inaugurações, em todos os eventos. Visitar escolas, hospitais, clínicas. Deve ter uma agenda em todos os bairros, com palestras, promessas, campanha dura e pura.  A estratégia descrita abaixo é um absurdo.

Vencidas as prévias, o ex-governador José Serra (PSDB) deve submergir até julho, quando começa a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. A estratégia foi traçada por seu grupo político e tem a opinião favorável do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que só vê prejuízos para o correligionário caso se antecipe a disputa enquanto lidera as pesquisas de intenção de voto. A ideia é evitar eventos públicos, nos quais há chance de haver desgaste. Serra tem 30% de intenção de voto, mesmo índice dos que dizem que não votariam nele na eleição, segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, feita nos dias 1º e 2 de março. Na avaliação dos tucanos que assessoram o ex-governador, a exposição antecipada não traria benefício, já que ele é conhecido por 99% dos eleitores, mas teria o potencial de aumentar sua rejeição.

"A cidade ainda não está pensando na eleição. Não tem sentido ficar trocando ataques com candidatos que tem 3% das intenções de voto agora", analisou um dos tucanos, repetindo análise que ouviu do próprio Alckmin. O momento, diz ele, é de discutir com setores do partido o plano de governo. "Tem que aparecer esporadicamente em entrevistas e eventos de pré-campanha com o partido unido, como a convenção partidária em junho", reiterou. O "sumiço" dos eventos públicos evitaria, também, casos como o do "papelzinho", em que o ex-governador menosprezou, em entrevista a uma rádio da capital paulista, o compromisso assinado na campanha de 2004 de que não renunciaria ao mandato de prefeito para concorrer a outro cargo. Eleito, ele abandonou a prefeitura um ano e três meses depois da posse para concorrer ao governo estadual.

20 comentários

Sinceramente, não vejo nada de absurdo. Se fosse um desconhecido como o Haddad tudo bem, mas o Serra, para que dar sopa para o azar.

Reply

well, o episodio do papelzinho não criou volume por causa da aparição de Serra, mas sim pela inacreditável declaração que ele concedeu sobre o episodio...

inadmissível um politico com a experiencia politica - e a da idade! - que tem, cair numa armadilha tao obvia criada pela já conhecidíssima imprensa petralha paulista...

foi coisa de amador...

ja estou ate com medo do Serra um dia cair no manjadíssimo conto do bilhete premiado...

Reply

Coronel, até concordo em parte com essa estratégia. De fato, o Serra agora virou a vidraça-mor dessa campanha. Todos os ataques de outros candidatos serão na direção dele.
Você não acha que, em cada evento que o Serra participar, não haverá militantes lulopetistas querendo criar "factóides" como o caso da bolinha ou do "papelzinho"? Todo evento seria um desgaste desnecessário, fartamente explorado depois pelos Dimensteins da vida.
O Serra já é conhecido por toda a população de SP, não tem tanto potencial de crescimento. Ele tem mais a perder do que ganhar.
Acho que ele não deve se expor tanto assim. Da mesma maneira que ele tem uma rejeição alta, sua taxa de fidelidade deve ser alta também.

Reply

serra ja eh muito conhecido, em sao paulo, nao precisa de exposicao. tem muitos temas polemicos que podem ser usados pelos adversarios contra ele. deve sair um pouco de cena, deixar baixar a poeira do desgastes das previas apertadas e tentar novos apoios. reaparecer na hora certa, com uma bela coligacao e um vice que some votos.

Reply

Só tem um detalhe 'caras pálidas':Se o candidato fosse o Aníbel ou o Trípoli, o PT ganharia a eleição para prefeito. Portanto, atentem bem, quem vai ganhar a eleição não é o PSDB. QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO É O SERRA!
Copiou tucanalhas?
E tem mais, se Serra for para o PSD, ele ganhará a eleição para Presidente do Brasil. Ele só não será o novo Presidente se continuar no PSDB.
Therê

Reply

E o """""C""" tá achando errado oh Corona? Tá mais que certo sÔ.!!!.fonseca.

Reply

O mesmo erro de sempre. Vai se esconder achando que já ganhou. Até o FHC dando um de arrogante desafiando o PT. O brasileiro não gosta de arrogância. A própria popularidade do Lula é uma revolta do povo contra a arrogância da classe política e dominante deste país. O Serra não aprende e corre o risco de perder uma eleição ganha novamente.

Reply

Tá bom, ele aparece no evento o PT entra com uma representação no TRE por campanha antecipada ele é declarado culpado e inelegível e o Haddad leva. Até eu que sou boba não caio nessa.

Reply

Cel
Concordo c/ vc. o serra está agindo igualzinho à época em que foi candidato a presidente.
Os jericos do PSDB, inclusive ele diziam: ele está bem nas pesquisas, só dirá que é candidato na última hora para não haver desgaste. Ora, ora, todos sabemos que não deu certo.
O Haddad e o Chalita falam mal do Serra dia sim e o outro tb. Isso, antes dele ser oficialmente o candidato, imagine então agora. E ele vai ficar calado? É o fim da picada e da covardia.
Estou perdendo a paciência com o Serra. Ele só tem feito besteira.
Desta forma, periga dele perder para qualquer dos postes candidatos, pois, convenhamos, os candidatos são fraquíssimos e o Serra como político tb.
Esther

Reply

A estratégia esta mais do que certa.
Por um lado, a cada aparição, pode o PT alegar campaanha antecipada e fazer seguidas denuncias contra o Serra, desgastando a imagem dele no meio juduciário.
Por outro lado, expor-se antecidadamente, seria oferecer um alvo privilegiado à cambada petista.
O papelzinho, a renuncia a prefeitura, os empregos de sua filha Mônica, o dossiê, enfim, ao PT não faltaria denuncia mentirosa.
Ele tem que estar presente sim, em alguns eventos de inauguração com o Kassab, deixando clara a menssagem de quem é seu maior e principal aliado.
Mas não tem que ficar dando a cara a tapa por ai não.A campanha já será suficientemente tripudiada pelo PT, para precisar disso agora.

Reply

Luiz Gonzales ganhou em SP em 2004, 2006 e 2008.


vamos trocar o marqueteiro ? Primeiro arrume um melhor do que esse.
não falem bobagens

Reply

Cel.

Desculpe-me, mas Serra não precisa de tanta exposição. Ele já é conhecidíssimo dos paulistanos, que comumente votam nele.

Além disso, corre o risco de ser autuado se fizer campanha antecipada.

Serra será o prefeito de Sampa!


Chris/SP

Reply

Coronel, até se admite uma ou outra aparição pública de Serra nesse momento, mas nunca de forma acintosa! O PeTê deve estar esperando uma chancezinha para tirar Serra do páreo... não se pode arriscar uma penalidade da Justiça Eleitoral por antecipação de campanha. É a prefeitura da principal capital do país que está em jogo!

Reply

A sorte do Serra são os eleitores paulistanos e a péssima qualidade do adversário que o Çábio Çorrateiro da Çeita enfiou goela abaixo de seus vermelhinhos mija-postes. Por outro lado, embora também considere a saída de cena do Serra uma faca de dois gumes, devo concordar com o fato de que ele foi transformado numa vidraçona, especialmente nos jornalões paulistanos (impressos e eletrônicos). Folha e Estadão, visível e claramente, estão em sorrateira mas demolidora campanha contra o ex-governador. Colunistas e editorias destilam veneno o tempo todo e por todos os poros. Vão quebrar a cara, junto com os dinossauros da estrelinha vermelha, mas se o tucano não agir com extrema prudência, complicam-lhe a vida. O máximo que os dois jornais têm contra ele é a historinha fajuta do "papel assinado". Só que continuam insistindo na PaTetice de manhã, de tarde e de noite...

Reply

Estou de acordo com esse posicionamento. Vai atirar pedra em cachorro morto? por que? Haddad não tem influencia nunhuma sobre o eleitorado e uma exposição demasiada de Serra com certeza daria munição para ataques contra ele.As vêzes é melhor ficar na penumbra e esperar um momento melhor para aparecer..Concordo com Serra.

Reply

Isso divulgado só pode ser parte de armadilhas. As mesmas que tentam desabonar os 52,1% conquistados por Serra nas prévias.

Querem criar divisões, acreditando na presença de incautos que teimam em fazer o jogo do partido do governo federal e alavancar o escolhido ao PT em São Paulo, só para dizerem que tinham razão.
Oras, as prévias foram um marco na escolha do candidato e o processo de ser aprofundado, com primárias, no caso das presidenciais.
Todo o resto não pode passar de trololó e nhemnhemnhem.

Reply

Estratégia do avestruz foi a votação que ocorreu nas prévias.
Dos 20 mil militantes do partido, apenas um terço compareceu nas prévias.
Ou a maioria não se interessa por prévias, ou só foi votar quem foi pago pra isso.
Se for a mesma proporção na campanha, haja dineiro para alavancar a militância. Nem com reza braba. Se Serra ganhar será um verdadeiro milagre.

Reply

Quer queiram ou não o Serra já é Prefeito de São Paulo. Porque digo isso, os paulistanos sabem o que é melhor para São Paulo. As malversações do PT são bastante conhecidas pelos paulistas em geral. Nem mesmo o Lula como presidente conseguiu reverter as eleições passadas, agindo com todo o peso do governo federal. Graças a Deus queremos o PT longe de São Paulo. São os petistas de natureza corruptas, incapacitados e ineficazes na administração publica como esta comprovado!!!

Reply

"Sua saída da prefeitura em 2006 para concorrer ao governo do Estado será amplamente explorada pelos adversários. Como o senhor pretender reagir a isso?
Você poderia dizer “novamente explorada” pelos adversários, pois eles já fizeram isso duas vezes e não tiveram êxito. Agora seguem com a pauta pela terceira vez.
A votação que eu tive na cidade como candidato a governador em 2006, superior à que tive como prefeito no primeiro turno, indica que a população compreendeu a minha decisão. O PT ficou chateado pois impedi a sua vitória na disputa pelo governo do Estado. E isso é mesmo verdade. Fui eleito no primeiro turno, com 58% dos votos, a primeira vez na história de São Paulo.
Como a exploração não funcionou, em 2006 os adversários montaram o dossiê dos aloprados, lembra? Em 2010 a população entendeu e apoiou de novo, pois mesmo perdendo a eleição presidencial no Brasil, ganhei em São Paulo nos dois turnos, pelo que fiz como governador no Estado e na cidade. Essa é a história, esses são os fatos. Se quiserem explorar o assunto de novo, que explorem. O eleitorado de São Paulo não se deixa enganar."


E MAIS NÃO PRECISA SER DITO !

Reply

Os ignorantes eleitores dos petralhas são minoria em São Paulo, portanto aqui se sabe quem tem mais capacidade para ser o Prefeito. Aloprados aqui não têm chance.

Reply