Cota da cota.

Em audiência pública no Senado na manhã desta segunda-feira, representantes do movimento negro defenderam a inclusão de cotas no Programa Ciência Sem Fronteiras. Criado no ano passado pelo governo federal, esse programa financia o intercâmbio de estudantes e pesquisadores brasileiros no exterior. Um dos participantes da reunião foi o frei David Santos, diretor da Educação Para Afrodescendentes e Carentes (Educafro). Ele afirmou que “a presidente Dilma Rousseff acertou em cheio quando criou o programa, mas sua equipe técnica errou feio ao não considerar a violenta exclusão que o povo negro sofreu”.

– Não podemos aceitar programas novos com vícios velhos. Uma compreensão equivocada de meritocracia gera exclusão – declarou ele. Representando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales Melo disse que a inclusão de cotas no Ciência Sem Fronteiras é uma questão que pode ser discutida pelo governo. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). O presidente dessa comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), conduziu a reunião. (Da Agência Senado)

18 comentários

E para os cidadãos brancos, cristãos, honestos e pagadores de impostos não vai ter cotas?

Reply

Off topic.

Brilhante artigo de Reinaldo Azevedo em defesa das prévias partidárias.

"Agora falta o PT escolher um nome legítimo para disputar a Prefeitura de São Paulo; por enquanto, tem um interventor da ditadura lulista"

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/agora-falta-o-pt-escolher-um-nome-legitimo-para-disputar-a-prefeitura-de-sao-paulo-por-enquanto-tem-um-interventor-da-ditadura-lulista/

Reply

Acho um desrespeito com o povo brasileiro essa esperteza de cotas. Isso é o ranço de algumas cabeças que se aproveitam sempre que podem da máxima do brasileiro exxxperto: "levar vantagem".

Se um "bolsa familia" mantem pendurados milhões de carentes, é porque todos precisam de ajuda. PORQUE COTAS SÓ PARA NEGROS? O honesto é considerar o mesmo peso e a mesma medida, o branco hoje é carente porque de alguma forma sofreu exclusão e portanto também têm direito a cotas.
Ou será que os cotistas não possuem neurôneos como um ser humano normal, e precisam de privilégios para conseguir conquistar alguma coisa?

Cotas sim marginalizam as pessoas, fica a marca dos que conquistam com a própria competência e os que não tem competência para avançar na vida e precisam se valer de situações privilegiadas como se fossem deficientes.
Com certeza, na disputa por uma vaga de emprego vai ganhar quem subiu por competência própria não os que lavaram vantagens. Depois vão reclamar de recismo!
Nesse Brasil de hoje impera não só a corrupção, mas principalmente a safadeza de muitos.

Reply

PQP... quantas gerações vão ter de pagar o preço pelo que
OS ZULUS tiverão coragem de fazer na africa escravizando seus iguais?
e vendendo pra qualquer um que aportasem nas suas praias?

GENTE INCOMPETENTE querendo se dar bem... negros que ralam e estudam de verdade, não estão nem ai pra cotas

Essas são "COTAS" para incopetentes se darem bem.

Reply

Cotas para irem passear na Europa , eu também quero cotas para descendentes de portugueses , alemães, italianos , espanhóis , franceses , russos , bulgaros ,judeus , afinal foram estes descendentes que levaram o pais ao patamar tecnologico de hoje, por que estes não possuem cotas também , isto é fazer demagogia com os afro descendentes, a Igreja é RACISTA , porque ela não coloca nos SEMINÁRIOS COTAS PARA AFRO DESCENDENTES, EIN PADRECO METIDO A SALVADOR DA RAÇA HUMANA.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Sempre os mesmos...

negros, indios e gays querendo privilégios em cima de quem paga imposto...

... agora, estudar, trabalhar prá que se os otários ficam aí calados enquanto essas "supostas minorias" roubam através de cotas o direito de todos de ter seus próprios méritos.

País de MERDA!

Reply

Todos querem passear.

Reply

Corona,
o educafro é um bom sistema que dá chance a quem não tem.MAS o Frei Davi está fora da REALIDADE ao insistir na divisão do povo brasileiro...é uma sandice só. Em debate com o professor Demetrio Magnoli demonstrou essa sandice. É um desserviço a população, é um apartaide invertido.
Pena que muita gente boa acompanha o equívoco do Frei.
Pax

Reply

quando é que esses tais dirigentes de movimentos e direitos humamos, vão parar de tratar os negros como selvagens, ignorantes, incapazes de conquistar seu espaço.
todo negro é tão inteligente como qualquer outra pessoa, é só dar oportunidades iguais, e isto vale para todos, negros, brancos, amarelos, vermelhos.
é só dar uma educação publica de qualidade que todos competem com igualdade de chances.
não existe nada mais racista e humilhante que esse sistema de cotas.

Reply

E branco pobre vai ter cota?

Reply

Deixa eles irem. Se acham o Brasil racista vão verem o que é racismo de verdade lá fora...

Reply

cotas eh levar vantagem...

o resto eh papo pra boi dormir...

Reply

Anônimos das 19:47 e 21:34, vocês estão certíssimos!

"o branco hoje é carente porque de alguma forma sofreu exclusão"

O que realmente gera exclusão social nada tem a ver com a cor da pele ou com a opção sexual de cada um. O que gera exclusão social é a dislexia, que destrói a autoestima do indivíduo enquanto ninguém vê.

A dislexia atinge até 17% das populações e na população carcerária nos EUA ficou comprovado que chega a 40%. ESSE É O REAL FATOR DA EXCLUSÃO SOCIAL. E esse MEC aparelhado e mal intencionado não está nem aí para esse fato.

Os disléxicos deveriam ser os verdadeiros detentores das cotas, porque eles, embora muitas vezes sejam mais inteligentes do que a maioria da população, sofrem muito quando seus direitos não são respeitados, como acontece no Brasil.

Me digam qual a escola pública no país que faz um trabalho sério com educação inclusiva! Se houver algum é por iniciativas pessoais, e não por programas governamentais porque esses não existem.

Reply

É o comunismo que esta chegando,estao destruindo a familia, querem aprovação do aborto,liberação de drogas,cotas,bolsa familia,bolsa ditadura,invadem propriedades,cristofobia,dividem a população em castas gerando ranço.
O fim justifica os meios....

paulo fortaleza

Reply

Primeiro precisa saber se o programa existe, ou se vai existir.

Depois ver quem estaria capacitado a participar do programa.

Qualquer que tenha os requisitos, independente de qualquer outra coisa, poderia ter o direito de participar, numa Democracia.

Não há necessidade de reservas de vagas para ninguém.
É uma questão de mérito.
A luta deve ser por méritos e não por cotas.

Reply

Sou totalmente contra cotas para afros descendentes.

Sou totalmente favoravel que todos os Brasileiros sejam beneficiados com bolsas-escolas, baseados nos seus currículos escolares. (todos aqui, entendam, filhos de pobres que não tiveram possibilidades de manter seus filhos em escolas privadas, incluindo os filhos dos afros descendentes).

Reply

Como foi????!!!!!!! Mas é cada uma!!! Esse pessoal do movimento negro é completamente sem noção.

Não há porque se criar cotas já que todo mundo tá saindo de universidades, então têm a mesma formação. A tal desigualdade já não existe mais.

A escolha tem que ser por mérito, como foi comigo, negra que sou (felizmente não usei dessa safadeza desonesta chamada cota), quando concorri a uma bolsa para o doutorado no exterior concedida diga-se de passagem no governo FHC.

Esse programa que o governo inventou nada mais é que uma renomeação de algo que já existia a 50 zilhões de anos... desde que CAPES e CNPq existem. Professores e estudantes de pós sempre poderam "fazer intercâmbio".

Reply

Frei Davi, vai dá para pinto beliscar. Lugar de racista é na cadeia.

Reply