Brasil, república de pelegos.


Qual o objetivo da Petrobras, uma empresa estatal, onde os profissionais são contratados por concurso público, ao patrocinar os festejos do Dia do Trabalho organizados pela UGT - União Geral dos Trabalhadores, destinando o valor de R$ 160 mil reais para a festança da "cumpanherada"? É o que confirma o contrato PB/4600271822 publicado pelo TCU. Como se não bastasse, a mesma UGT acaba de promover um Seminário de 100 Anos do Movimento Sindical no Brasil, realizado na luxuosíssima FAAP, um dos ambientes mais chiques de São Paulo, e um dos patrocinadores é o BNDES. O que o BNDES tem a ver com a história do sindicalismo? Estamos vivendo no Brasil, uma república dos pelegos. Eles estão com as chaves dos mais importantes cofres do Brasil. Ninguém mais tira a corja de lá.

Quer fazer a própria CPI da Petrobras?

Quer fazer uma CPI Particular da Petrobras? Clique aqui e conheça todos os contratos da estatal. O mais interessante de tudo é que os companheiros adoram uma "inexigibilidade" de concorrência ou um "convite" para escapar de uma licitação. Esta é a caixa-preta da Petrobras. Bom domingo para todos.

Lula é do Caribe.

Na semana que inicia, Lula vai ao Caribe. Desta vez não vai à Cuba, mas vai encontrar o presidente Álvaro Colom, da Guatemala, que enfrenta graves protestos, acusado de assassinato. Também vai visitar uma filial do PT, El Salvador, onde o partido dá treinamento na montagem de um governo que vai clonar o modelo brasileiro e a primeira-dama é representante oficial dos "cumpanhêros". Também passa pela Costa Rica, repleta de investimentos caixa-dois de empresas brasileiras. Será que o presidente anunciará grandes investimentos por lá, tão pertinho de Cayman?

Yes, nós temos um imbecil no Itamaraty.

O Globo - O Brasil resolveu nomear um embaixador (Arnaldo Carrilho) na Coreia do Norte.

CELSO AMORIM: Agora estamos sendo criticados por causa da embaixada na Coreia do Norte. Mas, se não tivéssemos embaixada, não teria tido tanto destaque na mídia internacional a decisão do governo brasileiro de suspender a ida do embaixador para lá. Isso equivale a um pedido de consultas. Se ainda assim quiserem criticar, é bom lembrar que a abertura de uma embaixada é um ato meramente administrativo. Quem tomou a decisão política de restabelecer relações diplomáticas com aquele país foi o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
......................................................................................................
É ou não é o pior caráter da política brasileira? Não, talvez exista um pior do que ele: Tarso Genro. Observem a ginástica verbal e moral que o tipinho teve que fazer na entrevista acima, concedida ao jornal O Globo. Quer dizer que indicar um embaixador para um país que está em conflito com o mundo foi bom, porque assim o Brasil, ao suspender a indicação, ganhou destaque na mídia? My gódis! Quer dizer que aparecer na mídia virou política de estado mesmo? Se o nteste nuclear fosse retardado em um dia, um mísero dia, o nosso embaixador já estaria lá, fazendo o quê? Mandando congratulações para mais ditador, prática tão ao gosto do governo Lula? Mas o melhor ficou guardado para o fim: como qualquer ratazana petralha de fundo de quintal, o ministro também afirma que a culpa é do FHC. Pode? Em 2002, último ano da gestão tucana, havia aqueles encontros entre as duas Coréias, buscando uma aproximação. Em 2003, primeiro ano da gestão Lula, o governo norte-coreano retirou o país do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e anunciou que havia alcançado progressos técnicos no desenvolvimento de armas nucleares. Toda a crise ocorreu no governo petista e o "gigante" da nossa diplomacia coloca a culpa no governo anterior? Não é um idiota, um imbecil, um "caráter" inominável?

Quem paga a quadrilha da Dilma no São João de Caruaru?

O Blog do Jamildo registrou a chegada da ministra vestindo azul e a sua saída vestindo vermelho: a mesma blusa, em cores diferentes.

Na Casa Civil, não há nenhum compromisso na Agenda Oficial da ministra Dilma Rousseff para os dias 30 e 31 de maio. O que significa que a autoridade legalmente constituída está de folga neste final de semana. Lula, por exemplo, coloca na sua agenda que está em São Bernardo do Campo, SP, sem compromissos oficiais. É assim que funciona. Ontem à noite, a ministra foi a uma festa de São João, em Caruaru, Pernambuco. Festa combina com folga. Hoje à tarde, a ministra vai estar em Brasília, para a Missa da Cura e Libertação, em Taguatinga. Missa combina com folga. Uma agenda pessoal pesadíssima para quem está em pleno tratamento de um câncer. Uma agenda caríssima para quem está viajando, por exemplo, em jatinho fretado por conta própria. Porque não existe nenhuma razão para que o pobre contribuinte brasileiro pague jatinho para uma ministra fazer festa no sábado e ir à missa no domingo. Para uma ministra sem nenhum compromisso oficial. Ainda mais tendo em vista os escancarados objetivos eleitoreiros da programação, estampados em todos os jornais do Brasil. Quem paga a quadrilha da Dilma Rousseff no São João de Caruaru?

Arqueiro Verde.

Lembram do Arqueiro Verde, que policiava Star City, com suas poderosas flechas? Aquele que tinha um parceiro chegado em uma cannabis chamado Ricardito?A versão tupiniquim é o ministro Carlos Minc. Minc lançou uma "flecha-multa" sobre ao grande grupo empresarial Bertin, de R$ 3 milhões. Este grupo empresarial, espertamente, comprou os "bois do Minc", ajudando o ministro a se livrar de um enorme problema. Pronto. Foi o que bastou para que ele lançasse uma "flecha-gaveta", segurando a multa por nove meses. O escândalo está publicado aqui.
.....................................................................................................
Um ano atrás em Veja...

"O ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz foi demitido em 2004, depois da divulgação de um vídeo que o mostrava pedindo propina a bicheiros. Atravessou, então, um período, digamos, de vacas magras. Agora, deu a volta por cima. Está vendendo um abatedouro goiano do frigorífico Bertin estimado em mais de 10 milhões de dólares. Aos interessados, Waldomiro exibe uma procuração do frigorífico, um dos maiores do país. Seu antigo chefe José Dirceu também presta consultoria ao Bertin."

Desaba índice de confiança no Datafolha.

A metodologia da pesquisa Datafolha de março.

A metodologia da pesquisa Datafolha de hoje.

Observem a metodologia da pesquisa que o Datafolha publica hoje, na Folha de São Paulo, com a avaliação de governo realizada em maio: 5.129 entrevistas, 203 municípios, 25 estados, margem de erro de 2%, intervalo de confiança de 95%. Pois é. Na mesma pesquisa Datafolha realizada em março passado, a amostra foi bem maior: 11.204 entrevistas, 371 municípios, 25 estados, margem de erro de 2%, intervalo de confiança de 95%. Ou seja: o Datafolha reduziu as entrevistas para menos da metade, diminuiu o número de municípios em mais de 80% e obteve a mesmíssima margem de erro e o mesmíssimo intervalo de confiança. Impossível. O que diminui com esta derrapada estatística - e muito! - são os índices de confiança nas pesquisas do instituto Datafolha.

Um país sem jovens.

A taxa de desemprego está na ordem de 10% no Brasil. Entre jovens de 16 a 24 anos, a taxa mais do que dobra, ultrapassando 21%. Os jovens nesta faixa etária representam um universo de 25 milhões de eleitores, quase 30% de toda a população votante do país. Um jovem desempregado não pode arcar com custos de educação, transporte, moradia, saúde, cai na marginalidade ou permanece como um peso dentro da família. Por que todos estes números? Saiu mais uma pesquisa Datafolha sobre a aprovação do governo Lula. Apenas 6% dos brasileiros consideram a administração ruim/péssima. Por que esta análise sobre a população jovem? Porque em qualquer país são os jovens que protestam, lutam, exigem, querem um futuro melhor. Menos no Brasil. Aqui o jovem desempregado, fora da escola e sem uma luz no fim do túnel acha que o governo petista é ótimo. Ele tem a Bolsa Família, desde os 16 anos. Tem a ilusão do PROUNI. Tem a Bolsa Família do jovem casal, um no colo e outro na barriga. Somos um país sem futuro. Um país sem jovens, pois os nossos jovens não sonham, não lutam, não querem um país melhor. Este é o resultado flagrante da pesquisa sobre a avaliação do governo Lula publicada hoje na Folha de São Paulo.

Uma força para Dilma.

Do Painel da Folha:

Veto. Dilma perguntou a Marta Suplicy de que deveria falar no almoço com um grupo de mulheres na casa da ex-prefeita, no dia 6. "Tudo menos PAC", sugeriu Marta. Dilma brincou: "Se eu falar de PAC, pode me pôr na rua".
...................................................................................................
O Coturno Noturno quer abrir uma enquete para ajudar a ministra Dilma Rousseff a escolher um ou mais temas para conversar com o mulherio lá na mansão da Marta. Postem na área de comentários as suas sugestões, com uma condição: sejam sutis, elegantes, magnânimos. Estamos aguardando.

Alvinho.

Moral da história: agora não adianta chorar, Alvinho.
Do Painel da Folha:

Perguntar pra quê? O mico da semana ficou com Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento da CPI, que postou em seu blog uma enquete sobre quem foi o melhor presidente do Brasil. Resultado: 66% marcaram Lula; 34%, FHC. Restou ao senador escrever nota na qual diz que "não concorda", mas "respeita" a opinião dos internautas.
....................................................................................................
Em primeiro lugar, enquete não tem nenhum valor estatístico. As que postamos aqui são muito mais para fazer humor do que para analisar quaisquer fatos com realismo. O que ocorreu lá no blog do senador? Uma invasão de petralhas, que deitaram e rolaram, de forma organizada, sabotando a enquete. Basta botar um recado nas listas de discussões das ratazanas para gerar este fato. O mais importante: isto demonstra o quanto a oposição é imbecil no trato das coisas da blogosfera. O nosso trabalho é duríssimo. É mais ou menos assim: " dá a mãozinha aqui, Alvinho, que a Luluzinha te ajuda a atravessar a rua".

"Dom Emílio".

Coluna de Emílio Odebrecht, da Odebrecht, Braskem e outros envolvidos nos escândalos milionários da Petrobras, hoje, na Folha de São Paulo:

"Estamos vivendo, no Brasil, uma sensação meio generalizada de que, no campo da economia, o pior já passou. Sou dos que concordam, mas tem me chamado a atenção o comportamento de líderes políticos e empresariais que parecem ter optado por se concentrar na solução das questões imediatas, com foco no curto prazo. É óbvio que temos que mobilizar nossas energias para ações que impactem o curto e o médio prazos na perspectiva da sobrevivência e do crescimento -mas com visão de longo prazo, o que significa pensar também na perpetuidade das instituições e dos negócios. Portanto, o que precisamos agora é de uma agenda estratégica que, sendo expressão da vontade da maioria, nos permita sair muito mais fortalecidos das dificuldades que tivemos que enfrentar. Listo abaixo as prioridades que, em minha opinião, devem compor essa agenda, conforme venho defendendo em diversos fóruns: - Melhoria da educação em todos os níveis, com ênfase para o ensino profissionalizante. - Investimentos no desenvolvimento de tecnologia. - Investimentos em infraestrutura. - Reforma política abrangente, que nos livre do egoísmo partidário; da visão de eleição que ainda prevalece sobre a visão de geração; e da hierarquia dos interesses pessoais sobre os da coletividade -porque é pré-requisito para o sucesso das demais reformas que o país exige. - Geração de postos de trabalho pela concretização do programa habitacional para a população de baixa renda; por novos investimentos em infraestrutura e apoio à agricultura, porque são medidas para o curto prazo, de eficácia inquestionável. - Mobilização nacional visando qualificar os três Poderes da República -para que possam melhor servir à sociedade. Observem que não consta dessa agenda nem das reflexões que a embasam a preocupação com o quanto vamos crescer. Neste momento, essa discussão não me parece relevante. Aliás, nunca tomei decisão na minha vida de empresário pautado pela taxa de crescimento, que é apenas uma das variáveis num processo de planejamento, e não é a mais importante. A hora é de agirmos, num esforço coletivo, com determinação e responsabilidades compartilhadas, porque só assim vamos reduzir o desemprego e alcançar o crescimento capaz de proporcionar distribuição de riqueza. O país soube construir as bases para enfrentar a crise com segurança e equilíbrio. Agora temos a oportunidade de formular uma agenda estratégica que, no pós-crise, nos leve a novo patamar na esfera mundial. Não a desperdicemos."
......................................................................................................
O que assusta são as entrelinhas. Quando um dos empresários que mais "fatura" com o governo começa a falar em coisas como "mobilização nacional para qualificar os três poderes da República", "agenda estratégica" (que nada mais é do que o PAC 2011-2014 que o Lula quer lançar), "reforma política" (ao mesmo tempo em que é um dos maiores doadores), relativizando a crise em nome do "longo prazo", o que temos aí é um sinal bem claro do que pode ser um golpe em andamento. Quem é "Dom Emílio", como o trata amistosamente Hugo Chávez, para dizer que é preciso "qualificar" os três poderes? Quem são os desqualificados a quem, indiretamente, está se referindo? É o juiz do TCU que está julgando um caso de corrupção que envolve a sua empresa? Ou é o juiz que está julgando os danos ambientais causados pela sua organização? Estaria "Dom Emílio" iniciando uma campanha pelo terceiro mandato de Lula, junto aos empresários? E a Folha de São Paulo, por que abre espaço para uma coluna dominical para este senhor que representa uma empresa que não sai das manchetes toda vez que se fala em corrupção em obras do governo? Está fazendo parte do "grupo"?

Fidel, nós vamos invadir a sua praia.

O Coturno Noturno desafia os seus leitores para um passeio inesquecível: o que vocês acham de invadirmos Cuba, levando pen-drives, notebooks, CDs, softwares e celulares para a blogosfera perseguida da ilha(veja post abaixo)? Uma espécie de excursão da CVC, sete dias, seis noites, com as nossas caras-metade, para fumarmos charutos, tomarmos rum, dançarmos salsa cubana e, de quebra, enchermos o saco da polícia de Fidel? Algo como lotar um avião da Copa Airlines – ninguém é louco de voar nos tupolevs do tiranossauro – e partir para La Habana, antecipadamente articulados com os blogueiros de lá? O Coronel pode postar uma enquete? E aí, vão encarar?

Pesquisa saindo do forno.

Da Folha Online:

Pesquisa Datafolha feita entre a terça-feira (26) e a quinta-feira (28) passadas revela que uma emenda constitucional para permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorresse a um terceiro mandato receberia hoje o apoio de 47% dos brasileiros e seria reprovada por 49%. Em novembro de 2007, a mesma proposta era rejeitada por 63% dos entrevistados e tinha o aval de 34%. A pesquisa mostra ainda que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), possível candidata do PT à Presidência, reduziu em oito pontos a distância de José Serra (PSDB). No principal cenário, ela subiu cinco pontos e foi a 16%; o governador de SP perdeu três pontos e ficou com 38%.
.....................................................................................................
A pesquisa, ao que parece, já demonstra os resultados da "estratégia câncer". Rendeu cinco pontinhos. Ou três, na margem de erro. Qual será a próxima sacada dos marqueteiros do PT? A cura milagrosa, feita pelo Padim Ciço, que aparecerá no meio da noite para a candidata e marcará a sua testa com uma estrela?

"Tchau, presidente".

O super "Alô, Presidente", de Hugo Chávez, que deveria ficar quatro dias no ar, foi cancelado no dia de hoje, por absoluta falta do que dizer e do que mostrar, ainda mais depois que o tirano fugiu ao debate com Mário Vargas Llosa. Virou "Tchau, Presidente".

Como ajudar a blogosfera cubana?

" Telefones móveis e ajuda econômica para contratar linhas e mantê-las. Eu mesmo frequentemente me vejo na situação de ter que postear através de sms enviados para pessoas fora de Cuba que posteriormente colocam meus textos na rede. De modo que prover um blogueiro com a telefonia celular é dar-lhe um caminho paralelo ao tradicional acesso à Internet."

O parágrafo acima é de um texto publicado no blog de Yoani Sánchez, o Generación Y, que é quase um manifesto à sobrevivência da blogosfera cubana. O post lista as mais diversas formas de ajuda para fortalecer a trincheira virtual da resistência à ditadura em Cuba. O texto nos chega em português pelo esforço do Humberto Sisley, que participa do Coturno Noturno e que contribui com a blogueira cubana, vertendo o seu blog para a nossa lingua. O Humberto poderia ser a ponte de uma campanha do Coturno Noturno para enviar para Cuba algum tipo de contribuição, obtida junto aos nossos três mil participantes diários, que são parte de uma comunidade virtual de mais de dez mil pessoas espalhadas pelo mundo. Vamos ajudar a blogosfera cubana? Humberto Sisley, por onde anda você?

Chávez foge da raia.

Hugo Chávez provocou, ontem, um grupo de intelectuais presentes no país, chamando-os para um debate em igualdade de condições , no seu "Alô Presidente, 10 Anos", que ficará quatro dias em cadeia nacional. Mário Vargas Llosa, o escritor peruano, aceitou debater, em igualdade de condições. Foi o que bastou para o fanfarrão Chávez dizer que o debate não era com ele, mas com "intelequituais bolivarianos", aqueles tipos caricatos como Emir Sader e Leonardo Boff, pois afinal de contas ele era o presidente da Venezuela. Cagou na bombacha, como se diz no Rio Grande. Leia mais aqui. E aqui.

A entrevista que ele nunca deu.

Hoje a Folha de São Paulo não publicou a entrevista abaixo, com o presidente da Petrobras. Ela publicou outra entrevista, que os assinantes podem ler aqui. A entrevista que ele não deu, que a Folha de São Paulo não publicou, mas que qualquer brasileiro decente gostaria de ler, segue abaixo:

FOLHA - A Petrobras é uma caixa-preta?

JOSÉ SERGIO GABRIELLI - Não, não existe caixa-preta, está tudo aberto para que o Senado investigue. O Senado da República é que nunca nos pediu informações. Não é necessário buscar informações apenas no site. A CPI, se quiser, pode funcionar dentro da sede da Petrobras, sem problema algum. Cedo o meu gabinete e ponho a mão no fogo pela empresa que tenho orgulho em dirigir.

FOLHA - Mas é recorrente a crítica a uma autonomia excessiva.

GABRIELLI - Nada disso, seguimos rigidamente a lei. As decisões aqui são todas técnicas. Repito: cada centavo dos R$ 15 bilhões que investimos no primeiro trimestre está aberto para ser analisado. Nomeio, desde já, cada funcionário da Petrobras um informante para que o Senado conheça tudo o que se passa dentro da empresa. O Legislativo tem todo o direito de saber tudo sobre a Petrobras, pois é um poder da República e somos uma empresa estatal.

FOLHA - A Petrobras também não deveria franquear o acesso a informações de seus contratos?

GABRIELLI - Estou entregando a senha de acesso ao sistema de gestão de contratos da Petrobras não só ao presidente da CPI, mas a cada um dos senadores que a compõem. Não há nada a esconder. Na Petrobras é proibido assinar contrato com cláusula de confidencialidade sobre a área financeira, somos uma estatal e temos que ser transparentes. A CPI é muito bem-vinda. Como dizem os cariocas, demorou.

FOLHA - A Petrobras é uma empresa com participação estatal.

GABRIELLI Sim, e por ser estatal deve ser transparente. Muitas vezes tive de tomar decisões que gostaria de ter compartilhado com o povo brasileiro ou pelo menos com um grupo maior do que o conselho da empresa. A Petrobras é de cada brasileiro, deveríamos promover audiências públicas e uma gestão mais participativa. Afinal de contas, a Petrobras é a maior empresa do Brasil.

FOLHA - Se prevalecer o entendimento do TCU e agora dos proponentes da CPI, a Petrobras perde competitividade?

GABRIELLI - Nada disso. Temos praticamente o monopólio no Brasil, no que se refere ao nosso setor. Isto é conversa para boi dormir. Só quem tem medo de prestar contas poderia espalhar tamanha bobagem.

FOLHA - Como o sr. justifica as contratações de ONGs ligadas ao PT?

GABRIELLI - É uma vergonha que deve ser punida. A Petrobras não pode misturar política com gestão. Já demiti várias pessoas por justa causa e a Petrobras vai para a justiça comum reaver valores liberados ilegalmente, doa em quem doer.

FOLHA - A questão fundamental da Bahia é porque a ONG que recebeu dinheiro da Petrobras era de ex-dirigente regional do partido.

GABRIELLI - Para mim, particularmente, este é um grande problema, pois sonho em ser candidato a senador pela Bahia. São os meus inimigos dentro do próprio PT que armaram esta cilada. O contrato já foi rompido pela Petrobras.

FOLHA - O que motiva a CPI?

GABRIELLI - Investigar é um dever na democracia. Só tenho a aplaudir a CPI, pois vai apontar caminhos para melhorar a Petrobras. Quem não deve, não teme.

FOLHA - O TCU constatou que, devido a aditivos, contratos da Petrobras chegam a dobrar de valor. Esse artifício não dá margem para todo tipo de acréscimo?

GABRIELLI O maior problema deste nosso governo e também da Petrobras são os projetos mal feitos. Depois, as coisas têm que ser mudadas no meio do caminho e os fornecedores se aproveitam e cobram o que querem. A obra já começou e não podemos mais parar. Ou temos prejuízo para frente ou perdemos o investimento para trás. Tomara que a CPI nos ajude a encontrar formas de enquadrar, legalmente, os nossos fornecedores. Seria um grande serviço para o país.

FOLHA - Quanto, em média, aumentam os contratos?

GABRIELLI - Há aumento de 10%, de 25%, tem aditivo que só aumenta prazo, sem custo. São 55 mil contratos. É uma vergonha, nenhuma empresa petroleira no mundo convive com isso. Repito: a CPI pode nos ajudar muito, legislando sobre o tema.
FOLHA - Não poderia haver um programa para melhorar a execução dos contratos?

GABRIELLI - Estamos tentando, acelerando nossas condições para que a gente vá para o mercado com o projeto mais detalhado. Isso significa que podemos atrasar os projetos. Peço, então, publicamente ao Lula e à Dilma: parem de pensar em eleições. A pressa em relação a 2010 está fazendo o Brasil perder bilhões!

FOLHA - Que projetos?

GABRIELLI - Na [refinaria] Abreu e Lima, estamos com 14 licitações. Dessas, 6 cancelamos por excesso de preço, 8 estão concluídas. O escândalo é em torno de um contrato de terraplanagem. O problema é que estamos falando aqui de um conjunto muito grande de coisas. Tivemos que fazer novas concorrências e os preços praticamente dobraram. E ainda temos o problema da Venezuela, que deveria participar com 40% dos investimentos e não colocou um dólar até agora.

FOLHA - O Comperj (complexo petroquímico do Rio) foi orçado, em 2005, em US$ 6 bilhões de dólares e está em US$ 8,6 bi.

GABRIELLI - Posso garantir que não pagamos nenhum centavo acima do contrato. A CPI poderá verificar, pois terá todas as senhas de acesso aos nossos sistemas. Dinheiro público é sagrado e U$ 2,6 bilhões daria para construir 200.000 casas populares.

O beijo e a flor.

O Beijo de Judas, de Giotto (1.304)

Nada mais transparente e cristalino do que o caráter de Luiz Inácio Lula da Silva e o quanto é tênue a sua relação com a lei, com a ética e com os princípios básicos da decência e da honestidade. Quando encurralado pelos fatos, Lula reage de acordo com os seus piores instintos e como são piores os instintos de Lula. Ontem, em comício disfarçado de cerimônia oficial no complexo do Alemão, Lula foi indireto nas palavras e diretíssimo nos gestos ao apontar Dilma como a sua candidata. "Eu não posso falar de política aqui. Mas todo mundo sabe que nós vamos ganhar as eleições de 2010", disse o presidente, antes de entregar uma flor amarela para a ministra no palanque, aos gritos de "Dilma, Dilma" do público. A cena remeteu à bíblia, pois de certa forma a flor de Lula foi o beijo de Judas em Jesus Cristo. Judas e Lula usaram dos mesmos ardis e estratagemas, um com o beijo, o outro com a flor, com a mesmíssima intenção: esconder o crime premeditado atrás de um gesto inocente e carinhoso. O beijo de Judas condenava à morte, a flor de Lula pretendia mistificar um crime eleitoral explícito. O beijo de Judas traía o seu mestre, a flor de Lula abençoava sua discípula. O beijo de Judas renegava o sentimento humano mais nobre: a lealdade. A flor de Lula escancarava a deslealdade em relação aos princípios e regras que norteiam a conduta de um presidente que jurou respeitar a Constituição Federal. E com que facilidade Lula age como um fora-da-lei. E com que desenvoltura Lula agride a ordem estabelecida. E com que alegria Lula promove as mais variadas formas de burlar, zombar, lograr e ludibriar a legislação. O beijo de Judas foi único, decisivo e imediatamente reconhecido como uma traição, pois foi seguido de prisão, tortura e morte do Cristo. A flor de Lula foi, da mesma forma, simbolicamente reconhecida como um crime eleitoral, com a diferença de que ele não será condenado neste país de falsos, falsários e falsificadores. Ao contrário, Lula distribuirá flores para a sua candidata repetidas vezes até meados de 2010, em centenas de variações sobre o mesmo palanque. E podemos ter certeza, desde já: a flor será substituída por um beijo no rosto de Dilma lá na convenção partidária, que oficializará uma candidatura urdida ao arrepio da lei. Um beijo bíblico, apenas para tirar um sarro da cara do Judas, este traidor amador perto do Lula.

Desplante.

Ontem Dilma Rousseff chegou ao limite do desplante contra a miséria humana, enquanto discorria sobre o pré-sal no comício pré-eleitoral realizado na favela:
"Essa riqueza(do pré-sal)vai garantir que o Brasil tenha dinheiro suficiente para construir casas, diminuir a pobreza e dar saúde de qualidade igual àquela das camadas mais ricas".
A campanha eleitoral petista começa a plantar para os miseráveis que o pré-sal é uma espécie de paraíso de onde jorra o leite e o mel, quando sabem que a produção começará apenas em 2017, em níveis comerciais, sem ter a mínima idéia de como estará o mercado de petróleo no mundo. Pelo menos, no seu cinismo, a ministra tocou no assunto da saúde, que o governo Lula arrasou no país, com epidemias de dengue e gente morrendo como nunca por falta de remédio, médico e hospital. Deve ter passado na cabeça da ministra candidata que ela é a "camada rica". E que, mesmo que de uma forma distante, ela devia um pedido de desculpas para aqueles favelados e para a sociedade brasileira como um todo, por usar o nosso dinheiro para ser tratada como uma exceção pelo sistema de saúde nacional. Ou quem de nós, pobres moribundos brasileiros, poderíamos dispor de um jato-ambulância no meio da noite para vir de Brasília à São Paulo porque sentiu dores nas pernas? E para se internar na UTI do Sírio-Libanês, que custa R$ 50 mil por dia? Dilma Rousseff não tem status econômico para este tipo de tratamento. Ela não é José Alencar, o vice-presidente empresário, que pode ir para Houston, Texas, fazer tratamento experimental para o seu câncer. Ele está usando dinheiro seu para pagar o tratamento. Existem dezenas de clínicas de quimioterapia em Brasília, onde Dilma reside e onde deveria estar em tratamento, se não tivesse a chave dos cofres públicos(não mais o do Ademar) para usar a favor da sua saúde. Não, não vamos cometer a maldade de dizer que a ministra deveria encarar o SUS, porque afinal de contas os funcionários públicos possuem excelentes planos de saúde, os quais pagam religiosamente. Mas a ministra deveria ter sido mais explícita e dizer aqueles pobres favelados que surgem 500.000 novos casos de câncer por ano no Brasil e que o governo onde ela participa com proeminência não fez absolutamente nada para tratar melhor esta multidão de cancerosos, nos sete anos em que está no poder. Mesmo que o PT da Dilma tenha vivido os sete anos das vacas gordas da economia global, escondido mais de U$ 200 bilhões debaixo do colchão e aumentado em quase 150% os gastos públicos. A candidata poderia falar de tudo, menos de saúde. Quando muito deveria agradecer o tratamento que estamos pagando para ela, enquanto os nossos parentes, amigos e conhecidos morrem de câncer na fila do SUS.

Ultraje a rigor.

Do Diogo Mainardi, na Veja:

"A abertura de uma embaixada brasileira na Coreia do Norte, na mesma semana em que Kim Jong-Il detonou uma bomba nuclear, é só a última de uma série de desfeitas do Itamaraty. Lula e Celso Amorim defendem as escolhas ultrajantes de nossa diplomacia com o argumento de que o Brasil topa fazer negócios com qualquer um. Depois de suprimir os valores éticos da política interna, o PT suprimiu igualmente os valores morais da política externa. Kim Jong-Il, para o petismo, é uma espécie de Banco Rural – uma simples fonte de receita. O resultado de tanto despudor é que passamos até a abrigar terroristas da Al Qaeda no território nacional."

Custe o que custar (para o país).

Da Veja:

Um dos programas mais divertidos da televisão brasileira, o Custe o que Custar (CQC), vai ganhar um concorrente de peso. Nesta semana, o Senado instalará a CPI da Petrobras, investigação que deveria apurar suspeitas de malfeitorias na administração da maior empresa do país. A CPI, que já tem seus onze integrantes definidos, será dirigida por Renan Calheiros, um colecionador de escândalos especialista na arte de barganhar verbas e cargos por favores a governos. Seu elenco, que vai frequentar o horário nobre da televisão pelos próximos 180 dias, tem bastante experiência na área. Dos onze integrantes da CPI, oito são réus em ações criminais no Supremo Tribunal Federal ou tiveram sua campanha financiada por empresas que fazem negócios com a petrolífera. O favorito ao cargo de relator, o senador peemedebista Romero Jucá, é investigado em dois inquéritos e já foi indiciado por crimes de responsabilidade e corrupção eleitoral. Nas mãos de Calheiros e sua turma, portanto, a CPI da Petrobras tem tudo para se transformar em uma espécie de CQC. A diferença é que o humorístico dirigido por Calheiros, além de não ter nenhuma graça, custará muito caro aos cofres públicos. A CPI da Petrobras nem começou e já mostrou a que veio. Um de seus integrantes, o senador João Pedro, do PT do Amazonas, sugeriu o roteiro que ele considera ideal: "Acho que temos de ir no passado da Petrobras e investigar coisas como o acidente da plataforma P-36 e os gestores durante o governo Fernando Henrique". Embora as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) que serviram de base para a criação da CPI tenham identificado superfaturamento milionário (81,5 milhões numa única obra), contratos sem licitação e indícios de fraudes recentes, o petista pretende iniciar a CPI investigando fatos ocorridos há oito anos. A tecnologia de transformar CPIs em campeonatos de delitos é recente e eficaz, quando o objetivo é não apurar nada. Foi adotada na CPI dos Correios, em 2005, e na CPI dos Cartões, no ano passado – e começa a ser reprisada agora. E foi exatamente para garantir que as investigações sejam mantidas sob estrito controle dos interesses oficiais que o governo lançou mão dos valiosos serviços oferecidos por Renan Calheiros, Romero Jucá e outros integrantes do noticiário policial do Congresso. Eles estarão lá, atentos, de prontidão, dispostos, como sempre, a fazer o que for preciso, custe o que custar.

Chega de panos quentes.

Do Congresso em Foco:

A CPI das ONGs guarda há quase um ano relatórios ainda sem análise sobre a movimentação financeira de 19 entidades suspeitas de desvios de recursos por meio de convênios com o governo federal. Os dados enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) chegaram à secretaria da comissão no dia 4 de junho de 2008. Mesmo com informações importantes nas mãos, senadores da base aliada e da oposição preferiram não aprofundar a investigação na comissão, que agoniza desde o ano passado com a falta de quorum. O sopro dado anteontem à CPI com a substituição do relator, Inácio Arruda (PCdoB-CE), pelo líder tucano, Arthur Virgílio (AM), não deve tirar a poeira desses relatórios. Os oposicionistas querem mirar os convênios das entidades que receberam dinheiro da Petrobras, alvo da CPI que será relatada e presidida por senadores governistas. O novo relator da CPI reconheceu não saber da existência dos dados do Coaf e nem por que os senadores da oposição deixaram de analisar essas informações. "Tem documentos que ainda não foram analisados e agora serão examinados. Não tenho vocação para passar a mão na cabeça de corrupto", disse Arthur Virgílio ao Congresso em Foco. A movimentação financeira envolve entidades ligadas à questão agrária e à saúde indígena. Também há dados sobre repasses para ONGs do programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, para convênios do Ministério de Ciência e Tecnologia e até mesmo para uma organização utilizada pela máfia das ambulâncias para fraudar o Ministério da Saúde. Antes mesmo de começar a funcionar, após quase três meses de adiamento, a CPI sofreu blindagens de ambos os lados. Como mostrou o Congresso em Foco, as investigações travaram quando a oposição quis preservar a análise sobre os convênios da Alfabetização Solidária (Alfasol), fundada pela mulher do ex-presidente Fernando Henrique, Ruth Cardoso. A tentativa de blindar a ONG de Ruth ocorreu em uma das reuniões da CPI realizada reservadamente. Em contrapartida à proteção, haveria outro muro de contenção. A comissão não mexeria na Rede 13, entidade petista extinta em agosto de 2003 e que foi dirigida por Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Lula.
......................................................................................................
Nós ficamos por aqui nos esgoelando, enquanto a oposição faz acordo para não macular a imagem da Dona Ruth. Fica pior assim. Fica parecendo que Dona Ruth Cardoso era uma corrupta. Ei, senador Arthur Virgílio, a Dona Ruth metia a mão na grana pública? Dona Ruth usava recursos públicos para comprar patrimônio pessoal? O que estão escondendo sobre a ex-primeira dama? Ou isso é apenas uma desculpa para esconder outros nomes entre os tucanos? Chame a imprensa, senador. Vamos abrir os documentos na frente das emissoras de TV. Chega de panos quentes. O senhor tem fama de ser macho nos microfones e um cagão fora do plenário. Confere, senador?

PT organiza vaia contra Serra.

O governador de São Paulo, José Serra, foi vaiado hoje por professores e servidores da saúde reunidos pelo PT, durante uma visita a Presidente Prudente, no interior paulista, para inaugurar obras. Durante o discurso, o governador chegou a ser chamado de "ditador" pelos manifestantes. Em resposta aos gritos - de "ditador, ditador" -, Serra ironizava: "Eles são contra a saúde, são contra até os deficientes (referindo-se a projetos que beneficiam deficientes). São de seitas e ''partidecos''. Nós governamos para toda a população de São Paulo. Não somos de ''trololó", afirmou Serra. "Ele não negocia nem paga o dissídio dos professores desde 2006. Não repassa nem a inflação acumulada e não discute o reajuste salarial com os professores", acusou Agripino Miguel Costa, conselheiro regional do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
.....................................................................................................
Nas eleições de 2008, o Prof. Agripino aí de cima foi candidato a vereador pelo PT, em Santo Anastácio, sob o número 13.222. Fez 241 votos e é suplente. Já está em campanha para 2012.

Dick Vigarista e Muttley.

Hoje, no Rio, o "cara" continuou construindo tijolo por tijolo a sua candidata básica. E nestes momentos de vigarice escancarada, tudo é pensado nos mínimos detalhes. Vejam os capacetes. Dick usa, Muttley não. Capacetes para os vigaristas são apenos adereços, objetos de cenografia, para dar aquele ar de proximidade com o povo trabalhador e "cumpanhêro". São apenas vigarices mercadológicas.

Da CPI das ONGs para CPI da Petrobras.

Alô, Arthur Virgílio(PSDB-AM), novo presidente da CPI das ONGs. Levanta aí as ligações perigosas da senadora Ideli Salvatti(PT-SC), cotada para ser presidente da CPI da Petrobras, com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), que recebeu R$ 5,2 milhões e nunca comprovou a sua utilização. Entre outras coisas, a Fetraf-Sul foi incentivada pela Petrobras e pelo governo Lula para produzir biocombustíveis. Levou dinheiro da poderosa estatal, a pedido da senadora? Não custa dar uma olhada, senador Arthur Virgílio.
....................................................................................................
Em maio de 2006, a Fetraf-Sul foi uma das organizadoras do Seminário Interestadual Energia e Sustentabilidade: Caminhos para a Agricultura Familiar, realizado no Paraná, com o apoio da Petrobras e do Sindipetro PR/SC, Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina. Na mesa redonda denominada "Visão das Instituições", Fetraf-Sul e Petrobras estavam juntinhas.
....................................................................................................
Em 2004, a Petrobras aprovou o projeto Iguatu: Redesenhando a Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura Familiar Através da Agroecologia. O projeto é resultado da ação e articulação de seis organizações: AOPA, CCA, Fetraf, COOPERAFLORESTA, Embrapa Florestal e UFPR e apresenta como objetivo a capacitação de agricultores da bacia do Iguatu.
....................................................................................................
Criado em 2004 o Projeto Água e Qualidade de Vida é outro projeto da Fetraf-Sul – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, que tem o patrocínio da Petrobras.

Vigaristas.

Encerrando a semana em que ficou provado que o PAC só aprontou 3% das obras em quase 3 anos de maciça propaganda, Lula acaba de usar a palavra "vigarista" para se referir aos políticos em geral. A mesmíssima palavra que Carlos Minc, seu ministro, usou para chamar os deputados ligados ao agronegócio. Disse Lula: "Tem que aprender a não eleger mais vigarista. Tem que não votar em pessoas que têm medo do povo". Fica claro, desta forma, que Lula e seu ministro combinaram o uso da palavra, que significa embusteiro, trapaceiro ou velhaco. Aliás, cada um destes adjetivos combina com Lula e seu ministro como um Armani ou um colete. Neste conto-do-vigário, o Minc é apenas o burro do vigário. E o vigário é o Lula.

País do futebol.

A FIFA permite que os países abram duas "janelas" de transferência por ano, onde é livre a venda de jogadores. É nesta oportunidade que clubes, agentes e jogadores ganham uma bolada e são feitos aqueles negócios inexplicáveis. Pois é. Agora estão criando uma "janela" de transferência para políticos no Brasil. Para que eles se "vendam" e troquem de "camisa", rigorosamente dentro da lei. A matéria teria que ser aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, mas 54% dos senadores e deputados são favoráveis, segundo pesquisa realizada. A "janela" para vender o corpinho e a alma ocorreria 13 meses antes das eleições. Dá tempo para o craque em corrupção eleitoral se aclimatar, conhecer o elenco de picaretas até então adversário e já ser escalado para o próximo pleito. É o país do futebol também na política.

Trombone.

Do Radar da Veja:
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, acaba de revelar que a oposição vai montar um escritório paralelo à CPI da Petrobras para ajudar nas investigações. Ele será formado por assessores parlamentares e por pessoas contratadas externamente pelos partidos, entre eles advogados especializados em licitações e por especialistas que dominem a estrutura da estatal e nas análises do Tribunal de Contas. Diz Guerra: - Vamos montar um escritório para investigar o que a CPI não quiser investigar e vamos prestar contas todas as semanas a imprensa. O Coturno Noturno agradece pela parte que lhe toca e bota o seu trombone inteiramente à disposição.

FHC e a sua marcha da maconha.

E Fernando Henrique Cardoso continua a sua marcha particular em favor de uma nova postura global frente à maconha. Agora está Londres para participar de um evento da Comissão Latino-Americana para Drogas e Democracia. O ex-presidente afirmou ao diário britânico The Guardian, um dos mais influentes do país, que é chegada a hora para uma "mudança de paradigma" no debate sobre as drogas. "A guerra contra as drogas é baseada na corrupção. Como as pessoas podem acreditar na democracia se a regra da lei não funciona? Os usuários deveriam ter acesso a tratamento e não à prisão", disse Fernando Henrique. Enquanto isso, no Brasil, o PT descia o porrete na sua gestão no programa de TV, a CPI da Petrobras ameaçava investigar o seu mandato e deputados tucanos assinavam a proposta de PEC para o terceiro mandato de Lula. Não é um barato, bicho? É bicho tucano, valeu?

Arquivo do Blog.

Aqui, os deputados de todos os partidos que assinaram a emenda a favor do terceiro mandato para Lula, inclusive demos e tucanos que apóiam o Lula eterno. Para não esquecer e vigiar. Ou como se diz no Rio Grande: para marcar na paleta.

CNA denuncia Minc.

Do Estado de São Paulo:

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, levará à Comissão de Ética do governo federal denúncia pública contra o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Nota publicada no site da instituição repudia a tentativa do ministro de, segundo a CNA, desqualificar os produtores rurais. Anteontem, Minc chamou os ruralistas de "vigaristas". "Um funcionário público que usa o posto que lhe foi confiado pelo presidente da República para desconstruir toda e qualquer ponte em direção ao diálogo com a classe produtiva deve responder pelos seus atos em todas as instâncias", diz a nota. "A construção de um Brasil ecologicamente responsável está sendo buscada pelo consenso. Ofensas e palavrões são intoleráveis."Ontem, a comissão especial sobre a crise financeira na agricultura da Câmara aprovou a convocação de Minc, para que participe de sua próxima reunião, no início de junho.

Desanimador.

O governo petista dá como perdida a luta contra a recessão em 2009. Guido Mantega, ministro da Fazenda, passa os dias inteiros prometendo que o Brasil vai crescer entre 3% e 4% em 2010. Aliás, dizia o mesmo no início da crise, a respeito do corrente ano. Em referência à avaliação da FGV (Fundação Getulio Vargas) de que o Brasil entrou em recessão no último trimestre do ano passado, Mantega disse que esse é um dado do passado "visto pelo retrovisor".

Operação Navalha na Carne.

Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, vai responder a novo inquérito na Polícia Federal. Réu em ação criminal por violação de sigilo funcional e fraude processual, o delegado que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, agora é alvo de investigação determinada pela Justiça sobre seu suposto envolvimento em ações de espionagem - missões clandestinas abastecidas com interceptações telefônicas e filmagens ilegais e monitoramento de autoridades do governo, magistrados, políticos, advogados e jornalistas.A PF suspeita que entre os alvos de Protógenes estavam a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e seu antecessor, o ex-deputado José Dirceu. Leia mais aqui.

PPS e PSOL: 100% contra o Lula eterno.

O PMDB, com 48% da bancada apoiando a emenda em favor do terceiro mandato de Lula, superou o PT em número de assinaturas. Apenas 40% dos deputados petistas firmaram a PEC do Lula eterno. Abaixo, segue o percentual de apoio de cada partido, em relação às suas bancadas:
  • DEM: 17%
  • PCdoB: 83%
  • PDT: 56%
  • PMN: 60%
  • PP: 37%
  • PR: 33%
  • PSB: 38%
  • PSC: 27%
  • PSDB: 9%
  • PTB: 56%
  • PTC: 50%
  • PV: 50%

Assim, destacam-se, com apoio zero à emenda e como os grandes opositores ao terceiro mandato de Lula o PSOL(3 deputados) e o PPS(13 deputados), este último o grande partido de oposição do Brasil. Estamos bem arrumados.

Vivos e querendo mais.

Dois deputados petistas, dos 31 que assinaram a emenda do terceiro mandato de Lula, chamam atenção pela ativa participação que tiveram no mandato do mensalão, aquele primeiro do presidente: Paulo Pimenta(PT-RS), que foi flagrado no estacionamento recebendo uma lista falsa de sacadores da conta de Marcos Valério, do próprio careca. E João Paulo Cunha(PT-SP), aquele que recebeu mais de R$ 50 mil do mensalão,através da esposa, afirmando que o dinheiro era para pagar a TV a cabo. Eles estão vivos e querem mais, muito mais.

Eleitores derrubam emenda do terceiro mandato.

Os eleitores de oposição acabam de derrubar a emenda do terceiro mandato de Lula. Os protestos fizeram com que os tucanos e demos traíras retirassem as assinaturas, suspendendo a tramitação da emenda por falta do número mínimo de apoios. Ainda restam três demos apoiando a medida, que serão execrados pelo resto dos seus dias, pelo menos neste Blog. Repetindo: quem derrubou a emenda foram os eleitores de oposição, pois se dependesse de vários deputados tucanos e democratas a emenda teria passado.

Democratos.

O deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ), presidente do partido, está advogando que não deve pressionar os seus deputados a retirarem apoio à emenda do terceiro mandato de Lula. Afinal de contas, segundo ele, não há viabilidade de tempo e que os 11 demos que assinaram o fizeram apenas por aquela amizade com o proponente, aquela camaradagem. Não é tão simples assim, deputado. Assinar uma emenda desta natureza, que expressa toda a podridão do jeito de fazer política dos petistas, por camaradagem, é reconhecer que o DEM carrega em si o que de pior existia no velho PFL. O caciquismo, o coronelismo, o clientelismo, a política de boteco, a coisa rampeira, a baixaria, o conchavo. Não dá pra ser meio oposição e meio amigão. Tem que ter princípios. Tem que ser ideológico. Tem que ter vergonha na cara. Deputado Rodrigo Maia, que tal fazer um favor aos eleitores que buscavam uma alternativa no cenário político e mudar o nome do DEMOCRATAS para DEMOCRATOS? A diferença é tão mínima quanto achar que é legalzinho ser amiguinho e votar a favor do Lula eterno.
....................................................................................................
Atualizado às 22:22 - Cinco demos retiraram as suas assinaturas. Agora a emenda tem exatamente o número mínimo para ser votada. Só falta mais um demo limpar a cagada PARTIDÁRIA para a emenda cair, já que os tucanos retiraram os seus apoios.

Como uma lei pode ser tão injusta?

Hoje o Lula sancionou a Lei de Execução Penal que assegura às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência. Mas esta lei pode ser muito, muito injusta. Por exemplo, tem uma mãe aí na foto que maltrata demais o seu filhote, o Pacatinho. O menino, com dois anos e meio de vida, está recém engatinhando e atingiu apenas 3% do desenvolvimento desejado para a sua idade. Mesmo assim, a mãe do Pacatinho sai por aí dizendo que ele está correndo como nunca e muito à frente, um verdadeiro fenômeno. E o padrasto, que também está na foto, comprova tudo com a maior cara de pau!Pobre menino! Com a nova lei, se a mãe acabar presa por calúnia, Pacatinho não vai se livrar dela: vai ter que morar ao seu lado lá na creche do presídio de segurança máxima da Papuda.

Oposição em pedaços.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, que expulsar os quatro deputados tucanos que assinaram. Já o deputado federal Rodrigo Maia, presidente do DEM, não está levando a sério as assinaturas a favor de onze demodeputados. Assim, um pedaço da oposição reage à emenda do terceiro mandato para Lula, protocolada hoje na Câmara, enquanto o outro pedaço deixa a vida lhe levar, apostando que nem vai dar tempo de votar. É a oposição aos pedaços. Em cacos. Esfarelada.

Bode na sala.

Da Folha Online:

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou hoje na Mesa Diretora da Câmara a PEC (proposta de emenda constitucional) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República. O deputado conseguiu o apoio de 194 deputados --23 a mais que o necessário-- à matéria. Na prática, a proposta mantém o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo até 2014 caso o texto seja aprovado pela Casa. Segundo ele, quatro deputados do PSDB e 11 do DEM teriam assinado a proposta. A Mesa Diretora da Câmara ainda não divulgou os nomes dos 194 deputados que assinaram a proposta uma vez que ainda vai conferir as assinaturas de cada um. Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro -- prazo limite para mudanças na legislação eleitoral referentes à disputa de 2010. Depois de conferidas as assinaturas, a PEC tem que ser admitida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e segue para discussão em uma comissão especial a ser criada na Câmara. Só depois disso é que segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, o que pode não ocorrer a tempo de valer para as eleições de 2010. Apesar de Lula ter se mostrado contra um eventual terceiro mandato, o deputado disse que a iniciativa partiu da própria Câmara. "Estamos discutindo uma tese. Independente da vontade do presidente Lula, a proposta tramita. É uma tese que o parlamento precisa analisar".

Nossa Mãe do PAC: só 3% em 2 anos!

Levantamento inédito realizado pelo Contas Abertas, com base nos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do programa, aponta que de um total de 10.914 empreendimentos distribuídos nas 27 unidades federativas do país, apenas 3% foram concluídos e 74% sequer saíram do papel nos dois primeiros anos do PAC. As informações englobam investimentos previstos pela União, empresas estatais e iniciativa privada - período 2007-2010 e pós 2010 - atualizados até dezembro de 2008. Em relação à quantidade global de empreendimentos, o estado de São Paulo é o mais bem contemplado pelo PAC, com 1.051 projetos exclusivos do programa. Também é o estado com o maior número de obras em andamento (287) e com a maior porção de projetos concluídos em relação às demais unidades federativas (39). Apesar disso, outros 725 empreendimentos no estado mais rico do país ainda estão no papel; em fase de contratação ou contratado, licitação ou apenas no estágio de ação preparatória. O trem de alta velocidade que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, por exemplo, ainda está listado como ação preparatória, tal como outros quatro projetos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e dois para o aeroporto internacional de Guarulhos. Leia mais no Contas Abertas.

Blog em imersão.

Hoje o Blog passa o dia em imersão. No máximo algumas escapadas para espiar as notícias. Há vários posts quentes aí embaixo. Querem brincar de assustar o Lula? Querem deixar a Dilma com os cabelos em pé? Pesquisem o que foi vendido pela Petrobras para formar a Braskem. É a privatização da Petrobras feita pelo PT. Mostrar isso ao país tem um efeito devastador. Revirem a internet. Não é difícil. Na volta a gente faz uma resenha e publica tudo. Kem sabe a gente não motiva a oposição? Um abraço.

Fidel, torturador mentiroso.

Hoje Fidel Castro publica um artigo contra Dick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que fez a seguinte declaração: "Eu fui e continuo sendo um defensor convicto de nosso programa de interrogatório intensificado. Os interrogatórios eram usados em terroristas perigosos, e depois que todos os outros esforços haviam falhado". Fidel reduziu o texto para "tortura" afirmando que em Cuba "jamais se torturou ninguém para obter informações". Eles são todos iguais. Eles não sabem. Eles esquecem. Eles mentem descaradamente. Aqui no Brasil, ontem, vários deles disseram que o mensalão não existiu. Para refrescar a memória do ditador assassino, do tiranossauro terminal, basta lembrar a história de Armando Valladares e da série de sofrimentos por que passou, preso em jaulas com teto fechado por telas sobre as quais os guardas andavam e jogavam urina e fezes nos prisioneiros. Às vezes, conta Valladares, os guardas atiravam nos presos só para praticar a mira. Muitos dos homens que Fidel prendeu, torturou e matou tinham sido seus companheiros na deposição de Batista. A maioria, gente inocente que não combinava com o tipo de “homem novo” dentro dos conceitos psicóticos de “Che” Guevara. O artigo completo de Valladares foi publicado no Wall Street Journal, sob o título " O Gulag de Castro".

Por quanto o PT vendeu pedaços da Petrobras?

Para que surgisse a Braskem, empresa que já tem mais de 50% do mercado de PVC, polietileno e outras resinas, Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobras comandou a venda de várias pequenas empresas da Petrobras. A Braskem, hoje, já é um caso para o Cade, praticamente um monopólio comandado pelo poderoso Grupo Odebrecht. Por que a Petrobras, se os petistas tanto acusam os tucanos de privatizá-la, não formou ela mesmo esta mega-empresa? Por que Dilma Rousseff vendeu patrimônio da Petrobras, numa operação nebulosa e sem nenhuma transparência? Kem tem coragem de mexer com a Braskem? Kem se habilita? Kem é kem na Braskem? Ou só porque os tucanos acham certo as privatizações, só que têm vergonha de contar, vão deixar passar esta oportunidade de mostrar a verdadeira cara do PT?

PT usa laranjas na CPI da Petrobras.

Do Correio Braziliense:

Com a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governistas do Senado discutem a possibilidade de deixar o PT de fora da relatoria e da presidência da CPI da Petrobras. A ideia foi colocada sobre a mesa de negociação como forma de ajudar nos esforços para “distensionar” a relação entre petistas e peemedebistas. Além disso, serviria para aumentar a responsabilidade de outras legendas aliadas nos esforços para impedir que a investigação parlamentar atinja o Palácio do Planalto. A proposta prevê que o relator da comissão seja o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), considerado um dos quadros mais talhados na arte de desatar nós, sejam relacionados à tramitação de matérias, sejam a denúncias, contra o governo ou contra ele mesmo. Já o presidente da CPI da Petrobras seria o senador Inácio Arruda (CE). Tendo como cabo eleitoral, entre outros, o deputado cassado e ex-ministro José Dirceu (PT), Arruda é do PCdoB, sigla que controla a Agência Nacional do Petróleo (ANP), um dos alvos da apuração. Além dessa credencial, tem como trunfo o fato de ser um parlamentar combativo e fiel a Lula, capaz de “matar no peito” determinados desgastes a fim de livrar o governo de tal ônus. “Ele também tem mais seis anos de mandato”, disse outro cacique petista defensor de Arruda, a fim de mostrar que o colega terá tempo de sobra para reverter eventuais desgastes de imagem durante a comissão. Leia mais aqui.

A cara do PT: suja, como sempre.

Essa bandidada não tem limites. Acham que estão na mesa do sindicato, negociando prebendas com o patrão. "Acho que temos de ir no passado da Petrobrás e investigar coisas como o acidente da plataforma P-36, gestores da estatal durante o governo Fernando Henrique, além de outros acidentes graves que ocorreram", afirmou ontem João Pedro, que é cotado para presidir a CPI, assim como a líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC). Em 2001, a plataforma P-36, na bacia de Campos (RJ), afundou após três explosões, deixando 11 mortos. "É tão ridículo fazer uma afirmação dessas para tentar intimidar a oposição. É medíocre", reagiu o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido de criação e um dos integrantes da CPI da Petrobrás. Senador, siga as patrolas e comece pela Braskem.

Esses blogs...

Há dois dias atrás, o Coturno vem destacando a situação vivida por Fernando Collor de Mello, na CPI da Petrobras, deixando a condição de investigado para ser um investigador. Hoje a Folha publica matéria sobre. É o trabalho dos blogs amadores pautando a grande imprensa. Se eles dedicassem mais tempo à área de comentários, o jornalismo brasileiro ficaria muito melhor.

Cutucamos a Folha.

Foi aqui neste Blog que levantamos o nome da Braskem, empresa do Grupo Odebrecht, surgida de concessões, quase doações da Petrobras, numa verdadeira privataria do governo Lula, comandada pela sua ministra candidata. Vejam hoje a primeira "materinha" da Folha, que tem como colunista - que troço mais chato para um grande jornal - ninguém mais, ninguém menos que "Dom Emílio", como é carinhosamente chamado por Hugo Chávez o empresário Emílio Odecrecht:

Pelo menos nove empresas ligadas à Petrobras doaram R$ 8,53 milhões para campanhas eleitorais em 2006 e 2008, a maior parte em benefício de petistas, embora a estatal seja proibida por lei de financiar candidatos e partidos.As empresas integram o que a estatal chama de "Sistema Petrobras": na maioria delas, a petrolífera tem participação acionária, indica diretores e participa de conselhos. Em pelo menos uma, a petroquímica Braskem, representantes da Petrobras no conselho de administração participaram da aprovação de doações. A estatal tem 23,78% do capital da empresa.A legislação eleitoral proíbe estatais de doar, mas é omissa quanto às contribuições das empresas das quais elas são acionistas minoritárias. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para que a corte tenha uma posição firmada sobre o assunto será preciso que seja provocada em um caso específico.Outra empresa ligada à Petrobras, a Petroquímica União, foi a responsável pelo maior valor doado a um candidato em 2008: R$ 800 mil. O beneficiado foi o petista Luiz Marinho, eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP). Indústria de plásticos sediada na região do ABC, a Petroquímica União é uma subsidiária da Quattor Participações, na qual a Petrobras tem 40% do capital. Outras três subsidiárias da Quattor fizeram doações menores.Nas duas últimas eleições, a Petroquímica União repassou R$ 3,91 milhões a políticos. Em 2006, foram R$ 504 mil para o presidente Lula e R$ 251 mil para Geraldo Alckmin (PSDB).Já a Braskem deu R$ 3,02 milhões para campanhas nas duas últimas eleições. O PT recebeu 37% desse montante (R$ 1,12 milhão), partido mais beneficiado pela empresa. O PSDB, em segundo, teve R$ 765 mil.A estatal tem hoje grande influência na direção da Braskem. Indicou um vice-presidente, além de membros do conselho de administração.Recentemente, a Braskem, com sede na Bahia, anunciou a incorporação da petroquímica Triunfo (RS), o que fará dela líder do setor no Brasil. A operação só foi possível em razão da participação da Petrobras.Nas eleições de 2006, além das campanhas majoritárias, a Braskem fez doações para nove deputados federais eleitos por sete partidos diferentes. As contribuições seguiram a média de R$ 40 mil, com exceção de Manuela D"Ávila (PC do B-RS), que recebeu R$ 10 mil.No Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP) foi o único destinatário de doações de empresas com relação societária com a Petrobras: teve R$ 100 mil da Utingás, de Santo André (SP).Do capital da Utingás, 31% é pertencente à Liquigás, outra subsidiária da Petrobras. A Liquigás indicou inclusive um dos diretores da Utingás. Líder de seu partido na Casa, Mercadante chegou a ser cotado para presidir a CPI da Petrobras, mas ficou de fora da comissão.A relação de doações de empresas do "Sistema Petrobras" mostra que 54,86% dos recursos foram destinados ao PT, com uma atenção especial à campanha de Marinho, eleição acompanhada de perto pelo Planalto. A cidade é o berço político de Lula e do partido. São da Petroquímica União (R$ 800 mil) e da Quattor Petroquímica (R$ 430 mil) as duas maiores doações ao petista.

ONG comunista nada em dinheiro.

A CPI das ONGs, agora na mão da oposição, poderia abrir uma frente de investigações em cima das polpudas verbas remetidas pelo Ministério dos Esportes, do mesmo PCdoB que manda na ANP, Agência Nacional do Petróleo, para o Instituto Contato, de Santa Catarina, que é comandado pela cúpula do partidão no estado. São R$ 16 milhões! Tudo isso em homenagem ao panaca babaca senador Inácio Arruda(PCdoB-CE) que renunciou à relatoria da CPI das ONGs e cedeu lugar à oposição.Leia mais aqui.

Para roubar o país, aditivos Petrobras!

A Petrobras fabrica os melhores aditivos do mercado. É a marca preferida das empreiteiras, construtoras e grandes fornecedores. É líder do mercado. Do mercado negro dos aditivos contratuais. Do mercado nojento da corrupção que permeia esta que já foi a empresa-modelo do Brasil e que hoje virou uma espécie de PDVSA para financiar os delírios do PAC do Lula, além da máquina espúria do sindicalismo mais porco que pode existir. Uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que a Petrobras, protegida por um regulamento próprio, tem usado com frequência contratos turbinados por termos aditivos que elevam custos de obras e serviços da estatal. Mesmo quando não há aditivos, há estouros de orçamento de mais de 50% dos valores iniciais programados. É o que acontece com um gasoduto e uma plataforma, orçados em R$ 1,8 bilhão, cujo custo já chega a R$ 3,6 bilhões. Os aditivos da Petrobras dobram a potência da corrupção dentro da estatal. É por isso que o PT, o Lula, a Dilma e toda a corja sindicalista teme uma CPI. Eles sabem tudo. Leia mais aqui.

Senador chama diretor do DNIT de ladrão.

- Eu sei que o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, tem aqui uma amizade muito forte. Se esta CPI for arquivada de novo, eu quero dizer que não acredito mais neste país. Eu quero dizer: Pagot, tu tens muita força, pode roubar. Rouba, Pagot, porque neste país todo mundo pode - prometeu Mário Couto(PSDB-PA), que já possui 29 assinaturas para instalar a CPI do DNIT. Leia mais aqui.

Governo perde relatoria da CPI das ONGs.

Inácio Arruda, o senador comunista cearense que lê Odebrecht no lugar de Brecht, saiu da relatoria da CPI das ONGs para assumir a CPI da Petrobras. Heráclito Fortes(DEM-PI) nomeou rapidinho Arthur Virgilio(PSDB-AM) para a relatoria vaga. Manobra regimental perfeita. Agora é só investigar as ONGs da Petrobras na CPI das ONGs. Leia mais aqui.

Mincareta é um perigo.

Não deixem o Carlos Minc, meio ministro do ambiente, sair para manifestações sem ter fumado um. É que o Carlos, na sua versão Mincareta, desanda a dizer bobagens e a criar crises no governo petista. Hoje chamou os deputados da bancada dos produtores agrícolas de "vigaristas". Criou uma rebelião na Câmara, obrigando um pedido formal da liderança do PT. Depois, mais relax, mais zen, o próprio ministro também pediu desculpas. Mas o estrago já estava feito. Leia aqui.

Interesses paralelos?

A Venezuela, durante todo o ano de 2008, recebeu apenas U$ 1,7 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, contra U$ 89 bilhões do Brasil. E os sabichões do BNDES, insuflados pelo Tártaro Garcia e apoiados pelo Lula querem, agora, neste momento, colocar mais de U$ 4 bilhões na mão do Chávez. Se acham mais espertos do que os grandes grupos internacionais ou estão com algum outro interesse paralelo? É a turma que lia Brecht, que agora reza a cartilha da Odebrecht.

Conta outra, Ideli.

" No meu estado, por exemplo, a principal obra do PAC é a duplicação da BR 101 e temos várias empreiteiras que executam a obra e recebem pelo executado em 10 ou 15 dias. Mas como elas estão com dificuldades para conseguir capital de giro, também têm dificuldades para executar a obra", disse a senadora Ideli Salvatti(PT-SC), hoje, em Brasília.
.....................................................................................................
Há dois dias atrás, a senadora dizia outra coisa. Sugeria uma audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU) para a reavaliação dos contratos. "Feitos no início do governo, estes contratos ficaram defasados. É preciso uma audiência com o TCU para tratar de uma readequação." Esta declaração foi dada em audiência pública, no último dia 25 de maio, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Não há problema de capital de giro, o que houve foi a falta de projeto do governo Lula, que gerou licitações mal feitas e preços que não cobriam as obras necessárias. As construtoras, então, começaram a debandar e as obras estão paradas em vários trechos. A verdade é que na impossibilidade legal de aumentar preços, a senadora apelou para os cofres públicos, de onde sairá dinheiro possivelmente a fundo perdido para que as empreiteiras entreguem as obras. E não mais em 2010, conforme prometido pelo PAC. Apenas em 2013.

São dois pra cá, dois pra lá.

Os argentinos estão furiosos com Chávez, que está nacionalizando empresas argentinas, mas afirmou em alto e bom som que não tomará este tipo de medida contra empresas brasileiras. É o que dá comer na mão do mico mandante. Chávez sustentou a Argentina durante um largo período, comprando títulos da sua dívida, enquanto a mesma estava em moratória. Antes disso, inundou a campanha de Cristina Kirchner com maletas e mais maletas de dólares, uma delas apreendida em Buenos Aires, com quase um milhão de dólares, o que gerou prisões dos autores argentinos e venezuelanos pelos Estados Unidos, no escandaloso "Valijagate". Em troca, CK deu todo o apoio para que a Venezuela fosse aceita no Mercosul. A indignação da presidenta argentina é só cineminha, só para argentino achar que está podendo. No fundo, ninguém duvide que CK e seu marido narigudo não tenham inclusive levado uma comissão por fora, na base do são dois pra lá, dois pra cá, o que é bem típico do casal. Que o Senado brasileiro continue esperto e vigilante no tema da Venezuela no Mercosul, pois o governo petista adora um mau exemplo.

Lula blá, blá, blá...

O Brasil está tecnicamente em recessão, segundo divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo aponta que o Brasil está em recessão desde o último trimestre de 2008. Os ciclos foram determinados pelo Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos). O recuo acumulado na economia desde então é de 3,6%.
......................................................................................................
"Enquanto a maioria dos países ricos mergulha na recessão, o Brasil vai continuar crescendo. Cresceremos em 2009 menos do que gostaríamos, menos do que poderíamos, se não fosse essa crise externa. Mas estejam certos de que vamos crescer". - Lula, 16 de março de 2009

"A diferença é que enquanto alguns países entrarão em recessão, o Brasil sofrerá uma desaceleração do seu crescimento, que vinha em um patamar extraordinário". - Lula, 2 de março de 2009.

"Eu ainda vejo nas empresas que medem risco dos países, medindo o risco do Brasil, e não medem o risco dos Estados Unidos, da Alemanha, da Europa. Eles é que estão em crise, é lá que tem recessão". - Lula, 5 de fevereiro de 2009.

"Enquanto a maioria dos países ricos está em recessão, o Brasil vai continuar crescendo. É verdade que, com o vento a favor, poderíamos ir mais longe. Mas, mesmo com o vento contra, podemos e vamos seguir progredindo". - Lula, 22 de dezembro de 2008.

Lula, blá,
Brasil em recessão
Lula, blá, blá, blá.....

Petrobras: ética no fundo do poço.

O fato:

Indicado por Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-senador Sérgio Machado (PMDB-CE) preside a Transpetro, braço da Petrobras, desde 2003. Gerencia um negócio bilionário. Envolve a construção de 26 navios, ao preço de R$ 5,5 bilhões. Relatório aprovado pelo TCU há 19 dias, em 12 de setembro de 2007, aponta “irregularidades” que resultaram em refresco financeiro para empresas privadas e risco de prejuízos à estatal. Leia mais aqui.

O factóide:

A criação da CPI da Petrobras no Senado é um "absurdo" e pode prejudicar os fornecedores da companhia, alertou na quarta-feira o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Santana da Rocha. "Isso chocou muito a nossa indústria, principalmente o nosso segmento, que pode ter problemas em função de alguns desavisados desse país", afirmou Rocha durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta manhã sobre os investimentos da Petrobras para o período 2009-2013. "A indústria naval demonstra a sua indignidade em relação ao que está acontecendo no país com um cliente potencial, que é a Petrobras, que pensa em desenvolvimento, traz tecnologia, traz conteúdo nacional e gera emprego", afirmou. Leia mais aqui.

A CPI da Petrobras precisa escalar, com rapidez, um porta-voz para desqualificar este tipo de manifestação de quem está envolvido até o pescoço nas falcatruas da estatal. Ou vão perder a batalha da mídia, que é a única que ainda podem vencer.

Estela e Estrella.

" O diretor Estrella é um dos melhores diretores da Petrobras. É um homem íntegro, um técnico competentíssimo, é um geólogo de primeira, é o responsável por esta determinação e pelo pré-sal e, além disso, é um homem que a gente tem que honrar, pelo tempo de trabalho e pela integralidade. Então, o meu apoio pelo diretor Estrella é irrestrito" - Dilma Rousseff, a ministra-candidata, defendendo o diretor da Petrobras que o PMDB quer substituir.
.....................................................................................................
Para blindar o companheiro deste jeito, aí tem.

Mais Brecht para capachos da Odebrecht.

"Melhor que roubar um banco, é fundar um." - Bertold, Bertoldt ou Berdolt Brecht (o pensador três em um dos petralhas).
.....................................................................................................
No Governo Lula, tem gente que conhece os dois lados. E como tem! A notícia de hoje é que a turma que lia Brecht e que agora lê a cartilha da Odebrecht quer fundar um banco. Olha só. O governo pretende criar ainda este ano o Eximbank brasileiro, uma estrutura administrativa dedicada exclusivamente a financiar as exportações e a produção destinada ao mercado exterior. "É um bom momento, pois poderíamos ter uma operação mais fluida, mais rápida", disse ao Estado o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. "Será um braço forte do BNDES." Ele acrescentou que a ideia já recebeu sinal verde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Vai sair", assegurou. Vai sair quanto, ministro?

Petrobras, a "CPI dos Bilhões".

Segundo o Tribunal de Contas da União, o órgão tem hoje cerca de 170 processos envolvendo a Petrobras e empresas coligadas ou controladas pela estatal. Essas ações variam de fraudes em licitações para plataformas à contratação de terceirizados a qualquer preço. A mais nova auditoria do TCU é em torno dos patrocínios e convênios firmados pela Petrobras com organizações não governamentais (Ongs). Conforme técnicos da corte, o alvo principal são em torno de 12 entidades que teriam recebido recursos da petrolífera para a realização de festejos juninos. A maior parte das Ongs, segundo denúncias da imprensa, seria ligada a prefeituras do PT. Pelo numero de processos em andamento, juntados a outros que estão chegando à oposição, não é exagero chamar a comissão parlamentar de inquérito que vai investigar a Petrobras de "CPI dos Bilhões". (com informações do Correio Braziliense)

Lula perde noção dos limites.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram ontem que o governo errou ao indicar a ministra Ellen Gracie Northfleet a uma cadeira no órgão de apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC) e foi o grande perdedor com o fracasso da iniciativa. Para alguns ministros, o Palácio do Planalto investiu na campanha em favor de Ellen Gracie com o objetivo exclusivo de abrir sua vaga na Corte para mais uma indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Em seus dois mandatos, Lula já indicou sete dos atuais 11 ministros do tribunal. A saída de Ellen Gracie permitiria que ele nomeasse seu oitavo ministro. Em 2010, uma nova vaga deve surgir com a aposentadoria compulsória aos 70 anos de Eros Grau. Leia aqui.
.....................................................................................................
Pretenderia Lula aprovar uma emenda constitucional para um terceiro mandato, com o apoio de um STF aparelhado? Será este o motivo do mau humor do presidente da república, ontem, que vestiu preto na Bahia que veste branco e que investiu contra tudo e contra todos como se tivesse um Exú no couro?

Itamaraty politiqueiro.

Entrevista publicada em O Globo:

Ex-secretário-geral da Unctad (da ONU) e ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero diz que o Brasil pensa que está fazendo indicações para diretorias da Petrobras: “Foi uma ideia esdrúxula essa indicação.Claramente política. O governo esqueceu que a OMC é um órgão técnico”.

O GLOBO: O que levou à derrota da ministra Ellen Gracie na OMC?

RUBENS RICUPERO: Foi uma ideia esdrúxula essa indicação.Foi uma demonstração lastimável de um governo que pensa que, nas questões internacionais, pode agir como age com a Petrobras, indicando diretores conforme a conveniência política. O governo esqueceu que a OMC é um órgão técnico, que precisa de alguém que domine comércio internacional.

Faltou estratégia?

RICUPERO: Faltou planejamento, é preciso ver o que interessa mais. O protagonismo excessivo do Brasil provoca algum ciúme e uma reação excessiva também.

Como o senhor vê o apoio do Brasil ao egípcio Farouk Hosny na Unesco?

RICUPERO: A intenção de se aproximar do mundo árabe é boa, mas tem que escolher o gesto, para não causar problema do outro lado.

Quais os acertos?

RICUPERO: De maneira geral, a atuação externa brasileira é muito boa, como a candidatura a membro permanente ao Conselho de Segurança da ONU. Mas ser leniente com o Irã e mandar missão à Coréia do Norte, países que violam resoluções da ONU, é uma contradição, quase um suicídio. Isso desqualifica o Brasil.

O maior corrupto.

Há comentaristas reclamando da seguinte frase, sobre Fernando Collor de Mello, escrita em post abaixo: "apontado como o maior corrupto de toda a história do Brasil, ao ponto de ter sido impedido como presidente da república, tem a chance de ser um investigador e não mais um investigado". Onde está escrito "apontado" leia-se "opinião pública" e não "opinião do blogueiro". Cabe ao Collor e aos seus defensores demonstrarem, na CPI da Petrobras, que o impeachment por causa de um Fiat Elba é uma piada frente aos bilhões roubados da estatal pela máquina sindicalista lá instalada. Podem ter certeza que o blog dará destaque máximo ao trabalho de investigação do ex-presidente na CPI. Como dissemos no post anterior, ele tem uma chance histórica.

CPI paralela já.

Como Lula determinou que a oposição não pode ter nem a presidência e nem a relatoria da CPI da Petrobras, esta mesma oposição deve determinar que este mesmo Lula não governará por medidas provisórias, obstruindo a pauta. Bem, isto é o óbvio ululante. O correto e patriótico seria que a oposição decidisse que, nos próximos trinta dias, prorrogáveis por mais sessenta dias, estará dedicada inteiramente e em bloco à CPI da Petrobras, investigando e entregando, todos os dias, as novas denúncias para a Imprensa, para o Ministério Público e para a própria CPI chapa-branca que estará funcionando. Nada de reuniões de comissões. Nada de fazer andar projetos. Nada de legislar. Nadica de nada. Foco total na CPI da Petrobras. Na CPI paralela da Petrobras.

Petista diz que Petrobras não é petista.

Na Folha, o presidente da Petrobras, o petista Gabrielli, candidato petista ao senado pela Bahia, nega que a empresa seja petista.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, negou ontem, em entrevista em Salvador, que a empresa tenha se tornado petista durante sua gestão e que use "critérios partidários" para firmar contratos e repassar verbas de patrocínio."A diretoria da companhia só tem uma pessoa que é de fora da Petrobras, que sou eu, que fui indicado pelo Conselho de Administração", disse Gabrielli, após ser questionado se a empresa se tornara "petista". Segundo ele, os seis diretores são funcionários de carreira.Entre as linhas de investigação, a CPI da Petrobras no Senado quer esclarecer a utilização de ONGs na Bahia -uma delas presidida por uma dirigente petista- para o repasse de verbas para festas de São João realizadas por prefeituras. Em 2008, a estatal repassou R$ 1,4 milhão para patrocinar festas juninas em 26 cidades.Questionado sobre os critérios de escolha das instituições, Gabrielli respondeu: "Eu poderia também revelar aqui o que nós estamos gastando, por exemplo, em publicidade com jornais e com as televisões. Isso é muito mais do que repassamos às entidades". Ele negou que estivesse fazendo uma ameaça à imprensa.Gabrielli também negou favorecimento a ONGs petistas. Só para lembrar, a entrevista foi dada em Salvador, pelo baiano Gabrielli.

Companheira de trabalho.

Do Painel da Folha:

Companheira. Citada por Hugo Chávez na conversa com Lula sobre a construção da refinaria Abreu e Lima, a Odebrecht, integrante do consórcio que toca a obra em Pernambuco, firmou nos últimos quatro anos mais de R$ 274 milhões em contratos com a Petrobras -nenhum deles por meio de licitação.
....................................................................................................
Renata Lo Prete, editora do Painel, também é companheira de "Dom Emílio", como Emílio Odebrecht é carinhosamente tratado por Hugo Chávez. O empresário diverte-se, semanalmente, com uma coluna na Folha de São Paulo.

Ameaça ou oportunidade.

O PTB das Alagoas indicou Fernando Collor de Mello como membro titular na CPI da Petrobras. Apontado como o maior corrupto de toda a história do Brasil, ao ponto de ter sido impedido como presidente da república, tem a chance de ser um investigador e não mais um investigado. A CPI pode recuperar ou enterrar de vez a sua imagem. Já o PDT do Amazonas indicou o suplente do falecido senador Jefferson Péres. Também é Jefferson, Jefferson Praia. Que honre o mandato que não conquistou, provando que um suplente pode ter tanto valor quanto um titular. Por fim, o PTB e o PDT são frutos de uma mesma árvore: Getúlio Vargas, o criador da Petrobras. Façam história, senadores trabalhistas: o petróleo é nosso, não é deles.

Lula pede respeito a terrorista da Al Qaeda.



Inacreditável. Como se não houvesse uma resolução internacional da ONU, assinada pelo Brasil, de combate ao terrorismo. É um absurdo. A Polícia Federal prende e solta terroristas e o Lula quer o quê? Botar mais um Olivério Medina ou um Cesare Battisti debaixo da asa negra deste governo que envergonha o povo brasileiro frente ao mundo, ao se tornar o abrigo seguro de toda a sorte de terroristas?

Brecht virou Odebrecht.

Para os corruptos imundos que estão governando o país, às custas da exploração dos analfabetos políticos, tratados com a bolsa-esmola, cotas raciais, imbecilização sindical e cegados para o roubo que se perpreta em dia claro contra as riquezas do país, saibam que o Brasil vai acordar, ah vai! Enfiem o velho Brecht naquele lugar, petralhas! O Brecht de vocês virou Odebrecht! É a ideologia dele que vocês servem, canalhas! Não por acreditar, seus pilantras.Por dinheiro!

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

(ANALFABETOS POLÍTICOS, Bertold Brecht)

La garantia soy yo!

“Estamos em fase de nacionalização de empresas no país, menos as brasileiras", afirmou Chávez em tom desinibido na reunião a portas fechadas que teve hoje com Lula em Salvador, Bahia. O conteúdo da conversa vazou e foi escutado pelos jornalistas, que estavam na sala contígua. Chávez assegurou também com uma dose de humor que tentou convencer o empresário brasileiro Emílio Odebrecht, presidente do Conselho de Administração da construtora Odebrecht, envolvida em nove entre dez escândalos da Petrobras, que abraçasse a causa socialista, porém o industrial rechaçou a proposta. "Eu tentei conversar com Dom Emílio para ir ao socialismo. Ele se riu e me disse que não", contou Chávez. Dom Emílio será um dos principais beneficiados pelo empréstimo do BNDES para terminar o Metrô de Caracas, que a sua empresa está construindo. Sigam as patrolas!
.....................................................................................................
É uma reunião entre dois palhaços, brincando com o dinheiro e o destino de milhões de pagadores de impostos. Nos bastidores, não são diferentes do que são em público. Piadinhas. Chistes. Tiradinhas jocosas. Ostentação de poder pelo poder. É por isso que a corrupção corre solta na Petrobras. Não existe seriedade neste governo. Não existe responsabilidade nos contratos. Não existe zelo pela coisa pública. É vergonhoso demais.