Aproveite o seu dia.


É assim que você se sente depois de mais um dia em que os safados discursaram e bancaram os protetores dos pobres e oprimidos, enquanto roubam, corrompem, espoliam e atacam os cofres públicos? Ok, não precisa tanta fúria para derrotar esta gangue que tomou conta do país, mesmo que eles mereçam isso e mais um pouco. Solte o verbo na área de comentários. Meta o taco de beisebol da sua honestidade e amor ao Brasil no lombo deste bando de canalhas, que cobra dízimo sobre o que rouba dos nossos bolsos. Pau neles. Na área de comentários, baby.

A ficha, a poupança, o carocinho no sovaco...

Se a oposição deixar de ser venal e asnal, os caminhos comunicacionais começam a ser encontrados, bem como a forma de bater a quadrilha no campo midiático. A estratégia é tirar esta gentalha do sério. A malícia do Jungman está sendo muito mais eficiente do que a batida de frente do Agripino, lembram? Aprendam, velhas raposas, com este e outros Blogs tão odiados pela canalha. Vejam o banner que frequenta a lateral abaixo, há semanas, falando da tungada na poupança. Vejam a ficha ironicamente modificada, que gerou cartas e declarações iradas. O carocinho no sovaco ainda será explorado por aqui, porque virou marketing . É assim que se vence a camarilha. Olhem. Aprendam. Introjetem. A blogosfera é o primeiro sentido a perceber a opinião pública. Aprendam ou morram, babacas!
.....................................................................................................
A visitação do Coturno Noturno havia descido pela metade, com o seu fechamento. Reabriu ontem e recuperou praticamente toda a comunidade que o frequentava. Está mais soft, mais opinião e menos clipagem, notaram? Vamos por aí, trocando idéias sem a pauta da grande imprensa? Ei, leitor, vire comentarista. Precisamos conversar, trocar idéias, avançar, não tenha medo, tenha aqui o seu dia de fúria...

O comercial que irritou o "cara"


O comercial do PPS acertou na veia. E isso irritou Lula."Fico preocupado quando as pessoas começam a brincar com a economia. Teve um partido que teve uma atitude insana, mentirosa, irresponsabilidade total, de dizer que o governo brasileiro iria mexer na poupança. O que essas pessoas não entendem é que o povo brasileiro me conhece, sabe do meu comportamento, sabe que eu não iria tomar nenhuma medida que prejudicasse", disse Lula. Tudo o que irrita Lula merece destaque. O comercial não tem nada de mentiroso, no máximo é malicioso, como deve ser. Feito o merecido registro.

O PAC não pára em pé.

Sabe aquela história de botar o ovo em pé? Pois o PAC é o ovo que não se sustenta. Hoje o presidente deu uma de galo e jogou as culpas pelo incomensurável atraso do PAC na "patrulha da fiscalização". Cacarejou que as obras não saem " porque a quantidade de regras que criamos para dificultar a utilização do dinheiro, às vezes você vê a galinha cantando, pensa que ela botou ovo, e ela não vai botar ovo nunca". Ora, Lula , vá reclamar com a galinha gestora, no sentido figurado. Ela que anda empoleirada ao seu lado e que vem cantando rebates falsos. Pelas leis da natureza, é o galo, e não a galinha, quem deve botar ordem no galinheiro. O problema é que o galinheiro petista está infestado de garnizés. O galo achou que bastava subir no poleiro e cantar: " vô fazê um milhão de casa!". O PAC não pára em pé. É um ovo gorado, fruto do cacarejo do galo papudo e da galinha vermelha, tudo no sentido figurado, como o Lula "gostcha"!

O "cara" e o "bunda".

Primeiro, surgiu a notícia que que o "cara" ia ter um blog, a la Obama. Agora o Delúbio Soares, fiel depositário dos maiores segredos trambiqueiros do PT, especialmente do caixa dois que elegeu o "cara", montou o seu próprio blog, denominado Companheiro Delúbio, onde já recebe vários apoios: Ideli Salvatti, Eduardo Suplicy e outros representantes da nata petista, todos no embalo do "volta, cumpanhêro!". Podiam, Lula e Delúbio, montar um só blog. E chamar o mesmo de " Blog do Cara e do Bunda". Afinal de contas, para que mesmo serviu o Delúbio?

Pré-estréia.

Amanhã o governo Lula, representado oficialmente por fuças que tão bem o identificam, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o petista que comprou o São João do Nordeste para virar senador, o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, vai extrair as primeiras gotas do petróleo do pré-sal. Dilma, por motivos de segurança, vai acompanhar a cerimônia da terra, ao lado do presidente. O mar de Tupi, com ondas de até quatro metros, não vai estar para Dilma, o "peixe" do Lula, como diria o Romário.

A mão que embala a urna.

Há pouco tempo atrás, foi lançada uma campanha mundial incentivando a descoberta do linfoma através do toque das mãos. Grandes artistas plásticos contribuíram criando mãos gigantes com a técnica da digigrafia. Uma campanha maravilhosa. No Brasil sujo e podre do petralhismo, a iniciativa tocante receberia a contribuição da mão de baixo na foto, que traduziria a campanha do linfoma da maior "artista" brasileira: aquela que chora, ri, xinga, finge, mente, abusa, chama para coletiva, tudo na hora certa, tudo programadinho para pegar a edição do jornal de domingo ou o telejornal da noite. O Coturno Noturno estima melhoras.
......................................................................................................
Diferentemente do tratamento a que se submete a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, os pacientes do SUS não possuem acesso ao tratamento adequado para os linfomas e a lista de medicamentos para este tipo de câncer não é atualizada há mais de 10 anos pelo governo. “Ainda existe muito desconhecimento por parte dos médicos no diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, os pacientes do SUS ficam a mercê da lentidão da atualização e disponibilidade do tratamento adequado”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Merula Steagall. “Outra dificuldade importante é a ausência de dados estatísticos sobre a incidência da doença e índices de cura.”, completa.Atualmente o tratamento que oferece a maior chance de cura para a maioria dos pacientes com linfoma não-Hodgkin é a combinação de quimioterapia associada a anticorpos monoclonais, os medicamentos inteligentes. “Os anticorpos monoclonais combatem as células cancerosas preservando as sadias. Estes medicamentos não são disponibilizados pelo SUS e a população em geral é submetida a quimioterapia convencional que não proporciona os mesmos resultados.”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Dr. Carlos Chiattone. “É falta de ética médica não oferecer tratamentos mais modernos para os pacientes sob a alegação de custo”, ressalta Dr. Chiatonne. Leia mais aqui.

O Coturno Noturno voltou.

Sem compromisso com o compromisso, mas totalmente comprometido com a democracia ameaçada. Obrigado pelos votos da enquete ao lado.

Diga pra Dilma que eu volto!

No dia 27 de março, o Blog publicou um post mostrando uma ficha da ministra Dilma Rousseff, que descrevia os seus velhos tempos que tanto a orgulham quando convém, com uma mudança bem humorada: a foto foi atualizada para mostrar a nova fisionomia embotacada e repuxada da candidata. No dia 18 de abril, o Blog publicou um outro post avisando que a foto da ficha era "flagrantemente falsa". E que tinha caído a "ficha" lá no QG vermelho sobre a gravidade do "material". Hoje, o blog do Mascate financiado pelo BNDES, que não é chapa-branca mas tem acesso a uma carta da Dilma na íntegra, mesmo que ela só tenha sido enviada a Folha de São Paulo, publica a tal missiva da ex-membro da VPR, onde o Coturno Noturno é citado pela ministra como um dos blogs de "extrema direita" que divulgaram a ficha. Ministra Dilma, a gente somos de extrema direita(isso ainda existe, uai?) ou será que a gente somos, antes de tudo, apenas extremamente direitos? Este é o grande dilema, que faz com que a toda-poderosa candidata dispare contra este pequeno blog que, segundo os comentaristas lá do capacho da mão rápida e peluda, parou de funcionar por medo de represálias. Ora, ora, ora. "Diga pra velha que eu volto! Diga pra ela se tratar!"E volto não tão crazy como antes, com o beneplácito dos leitores e pelo voto direto, mas com a minha melhor qualidade: a capacidade ilimitada de irritar petralhas até dos mais altos escalões. Candidata, a gente nem começou.
......................................................................................................
Voltei mesmo antes dos 300 votos porque as pesquisas de boca-de-urna indicam uma vitória arrasadora do bom senso do blogueiro e dos seus leitores. Mesmo se todos os votos que ainda faltam forem contra a volta do Blog, a nossa união e a nossa amizade já venceram a batalha. Estamos combinados. Nada será como antes. Será melhor ainda. Eu mesmo votei umas 100 vezes para voltar logo. Obrigado e amo vocês. Estou morrendo de pena da Dilma.

O Blog volta? Se voltar, volta como? Vote.

Não estou doente. Não estou com medo. Não fui ameaçado. Não tem homem neste país para peitar o Coronel. Não dou a mínima para petralhas, pois nunca perdi uma batalha para eles.Não revelo a minha identidade porque isto prejudicaria a minha vida profissional, mas o farei assim que pendurar os coturnos, com muito prazer! O Aluízio Amorim me conhece. O Tambosi também. Aliás, estou devendo um café aos dois, me cobrem. A Lúcia Hippolito conhece o Coronel de foto. O Reinaldo Azevedo sabe quem sou. Sobre boatos e ilações: aos 54 anos, estou vendendo saúde e jamais utilizaria um linfominha básico, que 99,9% dos brasileiros curam na fila do SUS, para tentar fazer fama e aumentar a popularidade. Não sou um petista sujo e não sou candidato a nada.O Blog parou porque cansei de dar murro em ponta de faca. Acordar às 6 e em vez de caminhar ali em cima, na foto, ficar descobrindo a mais nova falcatrua das ratazanas corruptas nas entrelinhas da imprensa chapa-branca. Dormir às 2 para manter os comentários devidamente liberados e o blog atualizado. E no meio disso tudo, trabalhar 10 horas por dia para garantir o primeiro escritório para os meus dois filhos advogados, uma casa nova para os passarinhos que vem comer todos os dias, em liberdade, na minha casa ou um I-Phone de aniversário para a NG atualizar o seu twitter na hora do intervalo lá na universidade. Foi absolutamente por cansaço e frustração com a política do Brasil. Pensam que não sinto falta do Blog? Tanto quanto do cigarro que parei há cinco anos atrás, depois de uma temporada de 15 dias entre emergência e UTI, por causa de um erro médico. Querem o blog de volta? Ok, aí ao lado vai uma enquete e, quando chegar a 300 votos, a gente decide em conjunto. Democraticamente. Agora é com vocês.
......................................................................................................
Fiz questão de deixar passar alguns comentários de recalcados, de insensíveis, de apressados, de ratazanas, para que todos possam conhecer o que corre por trás do Blog e o tipo de pressão que o blogueiro sofre, como se tivesse que estar disponível para prazer e deleite dos navegantes. Estes comentários saltam pela sua maldade em meio a tantas mensagens fantásticas que a maioria dos comentaristas aqui deixou. Só tenho a agradecer. Se estivesse doente, já teria levantado, jogado as muletas e andado sobre as águas. Muito obrigado.
O Blog parou, mas não será tirado do ar por enquanto, por um motivo muito simples: não cortar os laços de amizade e camaradagem que foram criados entre os comentaristas. Este espaço ficará aberto por tempo indeterminado para que a comunidade do Coturno Noturno possa trocar idéias, postar comentários, passar informações, atualizar as notícias, debater temas e ir migrando para novos lugares da blogosfera. Os comentários e posts serão liberados o mais rápido possível, todos os dias. Será um prazer continuar lendo vocês.

Muito obrigado.

No dia 15 de novembro de 2007, nascia o Coturno Noturno. Um blog totalmente republicano, até na data. Hoje, no contador ao lado, este blog anuncia 1.095.244 visitas. Um outro contador mostra que chegamos a 6.376 posts em 524 dias, uma média de 12 textos diários. Muito obrigado. No dia 23 de abril de 2009, morre o Coturno Noturno, em decorrência dos profundos ferimentos recebidos no dia anterior.Já dizia Alexei de Tocqville: "quando o passado não ilumina o futuro, o espírito vive em trevas." Impossível o coração e a razão resistirem ao que ocorreu, no dia de ontem, com a democracia brasileira, tão duramente defendida ao longo da nossa pequena história de país. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário não comemoraram o dia 22 de abril, uma das mais importantes datas do país, a do seu descobrimento. Quanto simbolismo. O Executivo despachou internamente e às 16 horas embarcou novamente para a Argentina. Enquanto isso, o Legislativo tentou lavar a lama que o envolveu em mais um escândalo, o das passagens aéreas, sem, logicamente, devolver o dinheiro roubado dos cofres públicos. Por sua vez, o Judiciário ofereceu à nação uma das provas mais contundentes de que o Brasil é um país que chegou ao fundo do poço, no momento em que um ministro afirmou que o presidente do STF, a nossa suprema Corte, estava destruindo a Justiça do país. Em dias normais, o Coturno Noturno aprofundaria estes temas, com a participação brilhante dos seus comentaristas. O dia não é normal. É o último dia. O Coturno Noturno pára por aqui. Favor não enviar flores e nem e-mails. Muito obrigado a todos vocês. A blogosfera continua, mas o blogueiro perdeu a esperança.

Vem aí o pedido de desculpas do Joaquim.

Logo ele, o ministro que está julgando o mensalão, tem este acesso de fúria contra o presidente do STF. Resta ao destrambelhado pedir desculpas, formalmente. A nota oficial dos demais ministros foi o recado mais do que claro. Amanhã o Joaquim amarela ou ficará em posição insustentável. E Gilmar Mendes, com grandeza, vai aceitar. Observação: Joaquim Barbosa agiu de modo planejado, usando as palavras certas. Capanga não quer dizer nada, é apenas guarda-costas. Ele sabia, claro. Ele é petista.
Gravíssima a acusação do ministro indicado por Lula, Joaquim Barbosa ao presidente do STF, Gilmar Mendes: "Vossa Excelência não está na rua, está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro." Com isso, o ministro engrossa o coro do petismo, de agressão gratuita aos meios de comunicação e à liberdade de imprensa, desrespeitando a capacidade de discernimento do jornalismo brasileiro, ao mesmo tempo que contribui para a campanha de desqualificação do Judiciário, afrontando a classe à qual pertence.

Tchau, Joaquim, por unanimidade.

O ministro Gilmar Mendes, Presidente do STF, recebeu, oficialmente, o apoio de 8 dos ministros, com apenas uma abstenção, da ministra Ellen Gracie, que está viajando. Joaquim Barbosa é parte interessada no tema e não assina. Tampouco Gilmar Mendes. Desta forma, não cabe recurso do ministro destrambelhado e mal-educado que foi desautorizado pela Suprema Corte por unanimidade. Deveria, na verdade, renunciar ao seu posto. Tchau, Joaquim.

Lexotan para Joaquim.


O clima esquentou entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a sessão plenária desta quarta-feira. Ao discutirem um embargo de declaração impetrado pela Procuradoria Geral da República (PGR), o ministro Joaquim Barbosa disparou contra o presidente da corte, Gilmar Mendes. No momento mais quente da briga, Barbosa afirmou que Mendes "está na mídia destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro". Leia mais aqui.

Bolsa Família amplia eleitorado em 12%.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome deve começar em maio a ampliação do número de beneficiários do Bolsa-Família. De acordo com o ministro Patrus Ananias, no próximo mês o programa já deve receber 300 mil novos beneficiários que estão na nova faixa de renda permitida para receber a ajuda mensal. Antes os beneficiários tinham que ter renda mensal per capita de até R$ 120 e agora esse limite foi estendido para R$ 137. Em agosto, outras 500 mil pessoas vão ser incorporadas e em outubro mais 500 mil, fechando assim a meta de 1,3 milhão de novos beneficiários do programa em 2009. Segundo o ministro, apesar de ter mais gente no Bolsa Família - com o acréscimo o programa passa de 11,1 milhões para 12,4 milhões de pessoas -, o governo está trabalhando para que o beneficiários deixem de necessitar da ajuda mensal. Leia mais aqui.

Nada mais transparente do que uma cela.

O país poderia começar uma campanha de moralização instalando os parlamentares em gabinetes totalmente transparentes, feitos sob medida para quem não respeita a lei e o dinheiro público. À direita, vemos o presidente Michel Temer em visita a um tradicional gabinete de deputado, daqueles onde os parlamentares trocam favores e até bilhetes aéreos, de portas fechadas. À esquerda, vemos o gabinete ideal onde a maioria dos congressistas deveria cumprir os vários mandatos a que fazem jus pelo que estão causando aos cofres do país. Claro que de portas bem fechadas também. Fica aqui a sugestão para mais transparência na política: botar os criminosos na cela.

Lugo, o bispo garanhão.

Apareceu mais um filho do bispo Lugo, presidente do Paraguai: o terceiro. Desta vez o filho é com uma "cumpanhêra" professora e dirigente social chamada Damiana Hortensia Morán Amarilla, que só não se manifestou antes para não prejudicar a carreira do bispo à presidência. A situação é tão hilária que não resiste a um trocadilho: Dá-me, Ana! Dá-me, Ana!

A farra também é da Imprensa.

Havia três ministros presentes no Fórum dos Empresários: Henrique Meirelles(Banco Central), Reinhold Stephanes(Agricultura) e Orlando Silva(Esporte). O Código de Conduta da Alta Administração Federal prevê, a respeito de presentes e brindes:

A Comissão de Ética Pública, com fundamento no art. 2º, inciso V, do Decreto de 26 de maio de 1999, e considerando que:

a) de acordo com o art. 9º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, é vedada a aceitação de presentes por autoridades públicas a ele submetidas;

b) a aplicação da mencionada norma e de suas exceções requer orientação de caráter prático às referidas autoridades,

Resolve adotar a presente Resolução de caráter interpretativo:

1. A proibição de que trata o Código de Conduta se refere ao recebimento de presentes de qualquer valor, em razão do cargo que ocupa a autoridade, quando o ofertante for pessoa, empresa ou entidade que:

I – esteja sujeita à jurisdição regulatória do órgão a que pertença a autoridade;

II – tenha interesse pessoal, profissional ou empresarial em decisão que possa ser tomada pela autoridade, individualmente ou de caráter coletivo, em razão do cargo;

III – mantenha relação comercial com o órgão a que pertença a autoridade; ou

IV – represente interesse de terceiros, como procurador ou preposto, de pessoas, empresas ou entidades compreendidas nos incisos I, II e III.

Se os ministros viajaram em vôos fretados e aceitaram hospedagem por conta do evento saíram fora da lei. Foram vendidas mais de 90 cotas de patrocínio para empresas, o que comprova o potencial de "lobby" que o evento oferece. Nestas horas é que aparece a imprensa chapa-branca para não dar uma linha sobre o tema. Entre os patrocinadores estão: Isto é, Exame, Caras, Estadão, Gazeta Mercantil, Grupo RBS, Rede Bandeirantes, Record, Jovem Pan, Eldorado, Canal Rural, entre outros. Fora as dezenas de jornalistas especialmente convidados para a boquinha paga, entre outros, pela BrasilPrev e os Correios.

Pergunta no ar.

Pelo menos um político famoso esteve presente com a esposa no Fórum Empresarial em Comandatuba. Poderia responder se pagou a passagem do próprio bolso ou não. Ou como se sente recebendo um presente de empresários, respondendo por uma grande secretaria do Estado de São Paulo.

Do site do Fórum:

As participações do ex-governador GERALDO ALCKMIN, atual secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e de sua esposa LU ALCKMIN, estão confirmadas durante o 8º FÓRUM EMPRESARIAL/2ºFÓRUM DE GOVERNADORES. ALCKMIN traz contribuições FÓRUM, pela sua experiência, durante os debates dos seminários.

Pauta do dia.

O 8o. Fórum Empresarial, onde a empresária Luiza Trajano desancou o verbo em cima de Michel Temer e outros parlamentares, em função dos sucessivos escândalos envolvendo o Congresso Nacional, foi realizado no magnífico Hotel Transamérica, um resort do Banco Real em Comandatuba, Ilhéus, Bahia. O evento começou sábado, dia 19, com a presença de no mínimo três ministros: Henrique Meirelles, Reinhold Stephanes e Orlando Silva. Depois chegaram Michel Temer, presidente da Câmara, acompanhado de uma verdadeira bancada suprapartidária. Durante o final de semana, seguido de feriado de Tiradentes, as discussões de moralização política dominaram o seminário. A pauta é simples, senhores jornalistas: estes políticos pagaram a sua própria passagem? Levaram família? Usaram a cota do Congresso? E os ministros, foram de jatinho? Pagaram as estadias ou ganharam da organização composta por empresários de peso, entre os quais Dona Luíza? Quanto a BrasilPrev pagou para patrocinar o evento? Enfim, os arroubos do "pacote moralizador" proposto por Temer lá no sol e no mar de Comandatuba foi acompanhado de algum embrulho?
......................................................................................................
Soldado informa nos comentários:
"Não houve farra de passagens pagas com dinheiro público para o fórum que reuniu, neste final de semana, na Bahia, empresários, governadores e parlamentares. O empresário João Dória Júnior, que promoveu o evento, não deixou ninguém gastar dinheiro. Pagou as passagens de todos, fretando dois Air Bus A 320 e um Boeing para levar seus poderosos convidados a Comandatuba." (Alerta Total, 20-04-09)
A questão continua em aberto:
Existe almoço grátis? Desde quando homens públicos podem aceitar presentes de empresários e promotores, ainda mais com patrocínio da BrasilPrev? O que diz a Constituição Federal e o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados? Quer dizer que, se o parlamentar receber bilhetes e estadias de presente de empresários, pode levar familiares e passar o final de semana dentro de um resort de luxo?

Procura-se dinheiro desesperadamente.

Dilma anda sumidinha porque o PAC empacou de vez. E vai empacar ainda mais, por falta de dinheiro, devido a queda da arrecadação. Depois da tungada que Lula está planejando para a poupança, vem aí o golpe da gasolina, que consiste em aumentar o imposto cobrado sem, no entanto, elevar o preço ao consumidor. Para isso, o valor de venda da Petrobras na refinaria vai cair, afetando as margens de lucro da estatal, que já deixou de contribuir com R$ 15 bilhões ao ajuste fiscal do governo federal em função da sua péssima situação de caixa. A conta é simplória: a Petrobras baixa o preço e ferra os seus acionistas, enquanto o governo aumenta a CIDE, da qual fica com 75% e repassa apenas 25% para os estados. Preço do litro e CIDE somados mantêm o mesmo valor na bomba. Aliás, por falar em bomba, logicamente que a Petrobras vai ir de novo raspar os cofres do BNDES, recebendo aquele dinheiro bom e barato. É o velho e conhecido governo Lula: com o perdão da expressão, uma verdadeira cadeia de produção de cagadas.

Dedetização

"Não há ilícito. A passagem era vista como uma vantagem do parlamentar, que economiza. Não tem que devolver porque não houve erro. A Casa toda fez. Acho que está na hora de a Casa ter coragem de se defender. Estão colocando nomes de pessoas sérias como se fossem bandidos! Acho que a imprensa quer fechar o Congresso".

ACM Neto(DEM-BA), corregedor da Câmara, que julga os processos da Casa e que foi com a patroa à Paris, em viagem paga pelo nosso bolso.
....................................................................................................
Nada disso, deputado, ninguém quer fechar o Congresso, muito menos a Imprensa que em grande parte também recebe por lá os seus caraminguás. O que o eleitor quer é fazer uma dedetização para matar ratos, baratas e traças que habitam e abundam há várias gerações por ali. E mais, deputado: nem todos são bandidos, mas sério, sério mesmo, não tem nenhum.

Pacote moralizador.

Itens que não podem faltar no "pacote moralizador" da Câmara dos Deputados, proposto pelo seu presidente Michel Temer, do PMDB.

Repercute no exterior a farra das passagens aéreas.

O jornal El País, da Espanha, publica reportagem generalizando a corrupção do Congresso do Brasil, dando destaque às manifestações indignadas dos eleitores. Leia aqui.

Melô do Gabeira.


Quem nunca aterrissou no Rio de Janeiro cantarolando e assobiando Tom Jobim, boca aberta e olhos atordoados diante de tanta beleza? Quem não lembra da sua primeira chegada ao Galeão ou ao Santos Dumont? A diferença é que nós, pobres mortais, pagamos o nosso bilhete para nos apaixonarmos perdidamente pela Cidade Maravilhosa. Já os parentes e amigos anônimos do deputado carioca Fernando Gabeira, do Partido Verde, têm um motivo a mais para cantar o Samba do Avião a todos os pulmões, na sua chegada: voaram de graça, com bilhetes aéreos corporativos da Câmara presenteados pelo deputado, pagos por nós, pobres brasileiros, que amamos o Rio de Janeiro.

Pobres eleitores de Gabeira.

Pelo jeito, o deputado Fernando Gabeira(PV-RJ) continua sem entender a diferença entre o público e o privado. Afirma em compungido artigo em seu blog: " Não adianta pensar mais que alguém possa gerir cotas de passagem solitáriamente. A única coisa que um parlamentar pode gerir sem prestar contas é o seu próprio salário. Fora disso, tudo é passível de questionamento". Como assim, deputado? O senhor tem que prestar contas do seu salário como todos nós. Aliás, o prazo encerra no último minuto de 30 de abril. Ou político corrupto, além de todas as mordomias, ainda é isento de Imposto de Renda?
......................................................................................................
Comentário de uma leitora e eleitora, no blog do Gabeira:

" É triste, duro e dilacerador assistir a isso sem me lembrar de total tristeza que senti por meu candidato, Fernando Gabeira, ter perdido, de maneira imoral, suja e corrupta, a eleieção para prefeito carioca. Espero, fervorosa, Gabeira, que você elucide sua postura para seu eleitorado e nos faça entender, se é que há entendimento, os motivos de seu nome estar presente nesse episódio. Não posso aceitar, e falo por mim, que com um salário mil vezes maior que de muitos trabalhadores, que pagam todas as suas passagens e gastos com o próprio salário, você tenha precisado recorrer a essa injustiça para obter passagens. Sei que "facilidades" são ofertadas aos políticos as custas do povo brasileiro, que sua muito para saldar impostos escorchacantes, imorais e impróprios, mas pessoas retas, bacanas fazem sua vida unicamente com aquilo que as sustentam e nada mais. Triste com tudo isso, fico no aguardo de um posicionamento seu para que esclareça a seu eleitorado tudo o que as mídias veiculam nessa momento."

Paula Regina, 21 de abril de 2009.

Petismo antiamericano dá tiro no pé.

A cara de um, o focinho de outro.

Começa a custar caro para o Brasil a iniciativa de Lula de enviar Celso Amorim para ajoelhar no tapete persa e organizar a visita ao Brasil que será feita pelo presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no próximo dia 6 de maio. No último incidente causado pelo iraniano que está fazendo a bomba atômica, nada menos do que 40 países levantaram e saíram da sala quando ele investiu contra Israel, durante a conferência sobre racismo realizada pelas Nações em Durban, África do Sul. Palavras textuais de Ahmadinejad sobre os judeus "recorreram a agressão militar para tirar as terras de uma nação inteira com o pretexto do sofrimento judeu. Enviaram imigrantes da Europa, dos Estados Unidos para estabelecer um governo racista na Palestina ocupada". No Brasil, a Confederação Israelita do Brasil publicou nota onde afirma: "Acreditamos [...] que a visita de Ahmadinejad ao Brasil, prevista para maio, não responde aos interesses da construção da democracia em nosso país e tampouco envia a sinalização correta a um líder que, em vez de priorizar o diálogo, cultiva o confronto. Repudiamos a eventual presença de Ahmadinejad no solo de um país como o nosso, democrático e hospitaleiro, que acolheu tantos sobreviventes do Holocausto." O próprio Itamaraty foi obrigado a lançar uma nota onde informa que "O governo brasileiro tomou conhecimento, com particular preocupação, do discurso do presidente iraniano que, entre outros aspectos, diminui a importância de acontecimentos trágicos e historicamente comprovados, como o Holocausto". Segundo o texto, o Brasil aproveitará a visita do de Ahmadinejad ao país para "reiterar ao governo iraniano suas opiniões sobre esses temas". Então, tá, o Brasil vai chamar o presidente do Irã ao Brasil para passar uma reprimenda nele. Me engana que eu gosto.
......................................................................................................
O Irã importou R$ 1,1 bilhões do Brasil em 2008, sendo responsável por 0,57% das vendas externas do país. É um parceiro inexpressivo, assim como todo o Oriente Médio, responsável por cerca de 4% das exportações brasileiras.

Enquanto batem palmas...

Jilmar Tatto é um dos mais atuantes deputados do PT. Faz parte do Diretório Nacional e até já foi candidato à presidência da sigla. Na gestão de Marta Suplicy foi o responsável pela implementação do Bilhete Único no sistema de transporte coletivo feito por ônibus de São Paulo. Por meio desse mecanismo, o passageiro pode realizar viagens pagando somente o valor de uma passagem. Jilmar Tatto não é somente um especialista em transporte viário. Também é doutor em transporte aéreo pago pelo nosso bolso. Neste caso, o bilhete é um sonho: não custa nada para ir nem para vir. O deputado pagou 28 viagens ao exterior com o dinheiro público, usando a sua verba de deputado petista. Jilmar Tatto, apesar de suas ligações históricas com os perueiros e com aquele "comando" da capital, é um crente do terço bizantino. Estava ao lado de Dilma Rousseff naquela missa eleitoral do Padre Marcelo. Os dois puderam ser vistos batendo palminhas para Deus. Que bom que fossem mais a este tipo de evento. Ficariam com as mãos ocupadas e as riquezas do Brasil estariam em maior segurança.

Lugo denunciado por estupro.

Do ABC Color:

A senadora colorada Lilian Samaniego compareceu esta manhã na Fiscalía General del Estado e denunciou o presidente Fernando Lugo por delito de estupro em prejuízo de uma jovem, segundo revelou posteriormente a jornalistas. A senador afirmou que promovia a ação em seu caráter de "mulher" para que se investiguem ilícitos perpetrados pelo denunciado. A denúncia se refere à relação sexual que manteve com a jovem Viviana Carrillo Cañete quando esta era menor de idade e com quem teve um filho, explicou a senadora colorada: " Como mulher não podemos deixar que nada aconteça, nossa sociedade reclama e Fernando Lugo deve esclarecer" os fatos que ocorreram, agregou a parlamentar.

Comunista não come criancinha: explora.

Na foto, os donos do Segundo Tempo em Santa Catarina: João Ghizoni, comunista; Rui Oliveira, comunista; Simone Fraga, comunista. Não é um projeto, é um aparelho.

É impressionante. Tem laranja podre no ar. Estou há horas procurando o CNPJ do Instituto Contato, uma ONG comandada pelo PCdoB em Santa Catarina, que mantém a sua máquina partidária em cima do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, onde o ministro é o comunista Orlando Silva. O programa oferece esporte no contraturno dos estudantes e despeja caminhões de dinheiro pelas mãos dos membros do partido em prefeituras e instituições amigas. Este é o site do Instituto Contato. Nele está escrito que o mesmo mantém, em convênio com a Eletrosul (estatal) e com o BESC/Banco do Brasil (empresa pública) mais de 100 núcleos do projeto em Santa Catarina. Aí vamos para o Portal da Transparência e não aparece nenhum Instituto Contato. Nada. Tem laranja podre no ar. O Instituto Contato é presidido pelo comunista Rui Oliveira e os recursos são obtidos junto ao ministério por João Ghizoni, assessor especial do ministro, também comunista. O relações públicas do Instituto Contato é Tiago Andrino, presidente da União Catarinense dos Estudantes, candidato a deputado federal pelo PCdoB, nas últimas eleições. No lançamento do projeto Segundo Tempo em Santa Catarina, em março último, o discurso foi feito por Simone Fraga, comunista, secretária de Finanças do partido em Santa Catarina. Não há dúvida alguma que o Segundo Tempo é um aparelho comunista que comeu R$ 79 milhões, em 2008. A CPI das ONGs já flagrou a falcatrua no Brasil inteiro, mas não tem maioria para aprovar o relatório. Quem descobrir o CNPJ da ONG vermelha, coloque na área de comentários.
....................................................................................................
Sharp Random pesquisou e postou:

NÚMERO DE INSCRIÇÃO CNPJ - 85.170.652/0001-27
DATA DE ABERTURA 23/10/1991
NOME EMPRESARIAL: INSTITUTO CONTATO
TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA): ASSOCIACAO CONTATO
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
94.30-8-00 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
93.29-8-99 - Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente
93.19-1-01 - Produção e promoção de eventos esportivos
94.93-6-00 - Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
94.99-5-00 - Atividades associativas não especificadas anteriormente

No entanto, você coloca no Portal da Transparência e não aparece ninguém com este CNPJ. Se a instituição recebeu milhões do governo Lula, onde está o laranja podre da história?

Coturnaço.

Ontem, às 13:11, o Coturno Noturno publicava um post pedindo intervenção no estado do Pará, tendo em vista o descontrole em que mergulhou o estado conduzido pela petista Ana Júlia Carepa.

Hoje, o Estadão publica a seguinte reportagem:

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou ontem o governo do Pará de ser tolerante e conivente com a violência de sem-terra contra fazendeiros. Em nota, a entidade acusou a governadora Ana Júlia Carepa (PT) de adotar uma política de "deliberada omissão". Por isso, enviará representação à Procuradoria-Geral da República para que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine intervenção no Estado. Leia mais aqui.
......................................................................................................
Aqui a Nota Oficial da CNA, publicada ontem ao final da tarde.

Uma na foice, outra no martelo.

Em dezembro de 2008, o Coturno Noturno publicava este post, onde destacava:

O nome da ONG é Instituto Contato e, em 2007, já recebeu mais de R$ 4 milhões do Programa Segundo Tempo, envolvendo as estatais como Eletrosul e BESC na execução do programa. O presidente do Instituto Contato é Rui Oliveira, filiado ao PCdoB. O assessor especial do Ministério dos Esportes é João Ghizoni, que coordenou a campanha Inovar Florianópolis, do PCdoB, à prefeitura da capital. É um dos participantes fundadores do Instituto Contato e já exerceu cargos como a presidência da Fundação Catarinense de Esportes. No último dia 24 de novembro, seria lançado o Programa Segundo Tempo para Santa Catarina, com a presença da senadora Ideli Salvatti(PT-SC) e do ministro Orlando Silva(PCdoB). A cerimônia foi suspensa em função das chuvas em Santa Catarina. O valor liberado, segundo informações extra-oficiais, é de R$ 16 milhões.

Hoje o Estadão publica:

O Ministério dos Esportes repassou para a organização não-governamental Bola Pra Frente R$ 8,5 milhões em 2008, o terceiro maior volume de recursos transferidos pela pasta para "entidades privadas sem fins lucrativos". Os dados constam de relatório levantado pela ONG Contas Abertas, publicado pelo jornal Correio Braziliense. A Bola Pra Frente só perdeu no ranking de repasses para o Comitê Olímpico Brasileiro (R$ 28,7 milhões) e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (R$ 24,9 milhões), responsável pela organização do mundial da modalidade em Brasília e no Rio, no ano passado.Localizada em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a entidade é beneficiada pelos recursos milionários do programa Segundo Tempo, criado para "democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte". A ONG é dirigida pela ex-jogadora de basquete Karina Valéria Rodrigues, eleita vereadora em 2008 e filiada ao PC do B, partido do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que admite ter pretensões políticas para 2010. O valor recebido pela Bola Pra Frente corresponde à metade do que recebeu todo o Estado de São Paulo e é maior do que a soma do que o ministério transferiu para outras 12 unidades da Federação no ano passado. Leia mais aqui.
......................................................................................................
O Ministério dos Esportes é um dos maiores antros de corrupção com dinheiro público. Cada enxadada é uma minhoca. Vermelha! As contas do Pan não fecharam até hoje. O santo por lá deve ser forte. E vermelho!

A gente só quer honestidade.

O pior de tudo não é o crime em si. É a justificativa que vem sendo dada para ele. Comprar passagens para a esposa ou a amante viajar para Paris ou Miami, com dinheiro público, é apenas decorrência da falta de caráter, de decência e de honestidade dos parlamentares brasileiros, sem exceção. O pior de tudo, no entanto, é assistir homens públicos, que deveriam zelar pelo patrimônio da nação, eleitos para fiscalizar o bom uso do nosso suor transformado em impostos, "entenderem" que o dinheiro público, quando não é gasto, passa a pertencer a eles. Esta conclusão é de uma desonestidade tão grande que explica, por si só, toda a roubalheira e todos as falcatruas que estes senhores e estas senhoras têm cometido contra o país. Quem é capaz de embolsar dinheiro público na forma de uma passagem aérea, acha perfeitamente natural receber propina de uma empresa interessada em contratar uma obra pública. Ou ter a sua campanha e a sua vida regiamente pagas para representar interesses de um setor, compondo as famosas "bancadas" que se unem para defender privilégios e distribuir emendas orçamentárias. Ou, ainda, vender o seu voto em troca de cargos e influência em empresas públicas. Se você é um executivo, sabe muito bem que, ao fim de uma viagem, tendo recebido uma diária ou um adiantamento, juntará as suas notas e comprovantes de despesas, prestando contas centavo a centavo. E que isto faz parte da mais cotidiana prática empresarial. Já no serviço público, a corrupção sistêmica e endêmica avalizada por estes senadores e deputados impele o servidor a embolsar o que restou da diária ou arranjar umas notinhas falsas para não ter que devolver o troco. Roubar faz parte da distribuição de renda safada que promovem no setor público. A verdade é que estamos sendo roubados diuturna, voraz, desavergonhadamente, por quem? Pelo Fernando Gabeira, que vergonha. Pela Luciana Genro, quem diria. Pelo Rodrigo Maia, pasmem, jovem liderança e presidente de um partido. O que está acontecendo hoje no Brasil é um roubo generalizado usando a tática do descuido. Enquanto o senador nos distrai com belos discursos da tribuna, os seus assessores roubam passagens aéreas, recebem presentinhos de empreiteiras, acertam votações para favorecer aos doadores de campanha. Enquanto o deputado nos engambela com uma proposta de CPI contra a corrupção, os seus assessores são usados como empregadas domésticas, os apartamentos funcionais são transferidos para filhos, os parentes são empregados nos gabinetes ao lado, naquele famoso troca-troca para evitar o nepotismo. Tem cabimento um homem com vergonha na cara defender que não sabia que a cota de passagens aéreas que recebe do Congresso Nacional é um bem público? Que deve ser usado com parcimônia? Que deve ser usufruido apenas quando é absolutamente necessário e em prol do povo? Como é que podemos confiar nesta escória, nesta gentalha sem escrúpulos, nestes párias da ética? Será que agora terão a coragem de abrir os gastos e de acabar de vez com as cotas de passagens aéreas e com as mordomias que os tornam reféns das dezenas de "diretores" do Congresso Nacional? Há um dito popular que afirma que "político bom é político morto". O eleitor não quer morte, o eleitor só quer honestidade.

Velha amiga de guerra.

Do Painel da Folha:

Santinho! Tão logo soube que José Múcio (Relações Institucionais) namorava a próxima vaga a ser aberta no Tribunal de Contas da União, Dilma Rousseff chamou o colega para uma conversa. Seu tom em nada lembrava a simpatia da ministra-candidata.

Ninguém tasca. Dilma lembrou a Múcio que a ideia do Planalto é instalar Erenice Guerra na vaga do TCU -ainda que alguns antevejam problemas no Senado, por onde a indicação tem de passar. Número dois da Casa Civil, Erenice saiu desgastada do caso do dossiê de gastos de FHC.
......................................................................................................
Ora, o Senado, quando é que o Senado vetou algum nome? Lembram do Pagot, que agora manda no DNIT, que foi aprovado mesmo envolvido em "trocentas" denúncias? É só mandar um bilhete de primeira classe para a amante do "senadô". A aprovação sai na hora, uai. De vereda, tchê! Vixe, não podia ter nome melhor!

O primeiro e-mail.

Senadores e deputados:

A partir desta data, estaremos registrando, a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo, a nossa indignação com a corrupção que tomou conta do Congresso Nacional. Vamos denunciar os favores pessoais que suas “excelências” recebem para aprovar projetos. Vamos repercutir o seu envolvimento e de seus partidos nos escândalos com dinheiro público. Vamos explicar didaticamente para o seu eleitor o roubo que significa pagarmos passagens aéreas para as suas esposas e amantes. Nosso movimento vai aumentar a cada dia. Estamos repassando o e-mail de cada um de vocês para toda a blogosfera e todas as redes sociais da internet. Nenhum de vocês vai escapar da nossa atenção e fiscalização. Vocês representam o que existe de mais podre na pobre democracia brasileira. Não, senadores e deputados. Nós não queremos fechar o Congresso. Nós queremos é impedir que vocês e todos os seus companheiros, sem exceção, sejam reeleitos. Não duvidem da nossa força e determinação. Isto não é uma ameaça. Isto é uma manifestação democrática. Chega de corrupção. O que é imoral não pode ser legal.
Nós vamos limpar a lama e a podridão do Congresso Nacional. Nós não vamos lavar as mãos, vamos lavar a nossa consciência: não vamos reeleger nenhum de vocês em 2010!
......................................................................................................
RECORTE E COLE NO SEU E-MAIL:

Aqui, a lista.

Aqui, as lideranças do Senado. Aqui, a mesa diretora do Senado. Aqui, as lideranças na Câmara. Aqui a mesa diretora da Câmara. É trabalhoso, mas depois que você formar um grupo no seu e-mail, poderá copiar e colar notícias, comentários e opiniões o dia inteiro, para todos eles. Não é uma bela forma de protestar? Já pensaram 200, 2.000, 20.000 e-mails por dia batendo na caixa postal dos parlamentares? Já pensaram botar os nossos deputados e senadores a navegarem conosco o tempo inteiro? Não sei porque lembrei do Rambo: "eu sou seu pior pesadelo". É por aí.

Ação afirmativa contra a corrupção.

Se os leitores e comentaristas toparem, vamos começar hoje mesmo. Redigimos daqui um texto objetivo e direto manifestando a indignação do povo brasileiro contra a corrupção que grassa no Congresso Nacional. Em seguida remetemos por e-mail ao presidente da Câmara e ao presidente do Senado, assim como para as lideranças dos partidos políticos. Em nome de cada um, sem citar o Blog. Adianta alguma coisa? Bom, não mandar adianta muito menos. Quem se habilita a fazer um texto irretocável? A área de comentários está aberta. Não é isso que eles chamam de ação afirmativa ou o termo só serve para boiolas, quilombolas e indiobolas?

Desabafo.

O que mais tenho lido neste blog são comentários no estilo: ah, não adianta nada, está tudo dominado... isto tudo é culpa das FFAA, estes frouxos... o problema é a URSAL, o Foro de São Paulo, o Clube de Bilderberg, o escambau...não há mais nada a fazer, acabou...É o radicalismo a serviço da não reação e da não mudança. É o comodismo a serviço do que aí está, afinal de contas não há nada a fazer que possa mudar qualquer coisa. Que merda é não ter esperança, não é mesmo? Democracia? Participação? Crítica? Denúncia? Pressão? Nada disto adianta, quanta inocência do blogueiro. É um diuturno você não sabe de nada, na verdade é muito pior...Então, Coronel, você não viu que o fulano, no blog tal, publicou que isto e aquilo... E lá vem uma nova denúncia estarrecedora sem uma única prova, documento, testemunho, fato ou evidência. O cara vai lá, tira uma conclusão absolutamente fantástica. Como não pode provar a veracidade do que afirma, porque é mesmo uma fantasia, do outro lado ninguém pode desmentir e lá vamos nós praticando o Brasil do fim do mundo. Este blog busca fatos para sobre eles tirar interpretações e conclusões. Este blog não os inventa e nem os cria. Por isso, é extremamente brochante ouvir pregações de golpes militares, de campanhas para fechamento do congresso, de desqualificação do judiciário, de descrença na democracia. Aqui, decididamente, não é lugar para este tipo de discurso. Só acaba com a credibilidade do blog. Se no post abaixo pedimos uma intervenção no Pará, depois dos fatos de ontem, o fazemos baseado em fatos concretos. Estão lá, listadinhos da silva. Aí temos que ouvir que o estado já está sob intervenção dos bolcheviques ou do raio que os parta, que o blogueiro não está indo a fundo na questão. Pois é. Se vamos continuar não entendendo a sutileza de uma frase como " Fernando Henrique Cardoso, Pai do Real x Lula, Padrasto da Poupança", aí não vale mais à pena. Se acham que o blog está rendendo homenagens a FHC, aí é de pegar o boné e ir embora. Quem pode mudar o país não somos nós, esta meia dúzia de gatos pingados. O nosso papel é liderar, provocar, agredir, gerar movimentos, orientar pensamentos, organizar campanhas, estruturar idéias, influenciar, formar opiniões, pressionar, pressionar, pressionar. Em cima da realidade e do que seja perfeitamente comprovável e compreensível. Honestos. Corretos. Cidadãos brasileiros. Sejamos um pouco mais cuidadosos. Ninguém quer cassar o direito à crítica, por mais dura que ela seja. Ninguém quer impedir a denúncia séria. Pior do que esquerda burra é direita que se acha sabida demais. É por isso que eles estão lá e nós estamos aqui.

Intervenção federal no Pará, já!



O governo petista de Ana Júlia Carepa não tem mais domínio sobre a situação do Estado do Pará. O estado transformou-se em terra sem lei. Há mais de 100 ordens de reintegração de posse e a governadora nada faz para cumprir, protegendo a ilegalidade. O episódio da Fazenda Espírito Santo ocorreu porque, desde fevereiro, a governadora petista nada fez para cumprir as determinações judiciais. Depois do caso da menina estuprada dentro de uma prisão estadual, por dezenas de presos, durante semanas, além de diversos casos de trabalho escravo, de prostituição infantil, de mortes e mais mortes em hospitais públicos e agora com o MST agindo como uma verdadeira guerrilha rural, não dá mais para esperar: intervenção federal no Pará, já!

......................................................................................................

E não falta dinheiro para a governadora do PT Ana Júlia Carepa. Em 2009, já recebeu R$ 1,2 bilhões do governo Lula. O Rio Grande do Sul da governadora tucana Yeda Crusius recebeu a mesma quantia, apesar de possuir uma população 30% maior. Dinheiro não falta para a governadora dançarina de carimbó. Falta competência, falta responsabilidade, falta gestão.

Tentativa.

Postei um vídeo interessante, à direita do blog. Mas não consegui formatar corretamente. Se alguém puder postar uma dica de como não cortar a imagem, agradeço.
.....................................................................................................
Obrigado, Gus, está corrigido!

Lula para presidente da ALBA.

Quando terminar o segundo mandato como presidente, em 31 de dezembro de 2010, Luiz Inácio Lula da Silva quer continuar na vida pública. O desejo foi manifestado em entrevistas publicadas, no fim de semana, nos jornais La Nación (Argentina) e ABC (Espanha). Ao diário de Buenos Aires, disse que "gostaria de trabalhar, e muito, na integração latino-americana".Que tal ser nomeado presidente da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas)? O cargo lhe cai bem, pelos imensos apoios prestados ao Foro de São Paulo, às FARC, à ditadura cubana...

Governo Lula é um grande palanque.

Embalados pelo espírito eleitoral do fim de governo, 17 dos 35 ministros devem deixar o cargo, em abril de 2010, para fazer campanha. A saída anunciada abre o apetite do PT e do PMDB, principais partidos da base aliada, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva procura conter a debandada e já avisou que a maioria dos ministros-candidatos será substituída pelos secretários executivos.A lista inclui a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que também sairá do governo seis meses antes da eleição, como manda a lei, para concorrer à sucessão de Lula. Seguindo o caminho da ministra, muitos de seus colegas de Esplanada já se articulam nos bastidores para fechar alianças, aproveitando viagens de trabalho para visitar redutos eleitorais. Leia mais aqui.

PAC se arrasta pela má gestão petista.

Do senador Sérgio Guerra(PSDB-PE), presidente dos tucanos, em artigo de hoje na Folha:

O Programa de Aceleração do Crescimento, carro-chefe dos investimentos da União em infraestrutura, é mais uma prova da fraqueza gerencial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.O PAC, com suas várias iniciativas vindas do governo anterior e adaptadas sob nova sigla pelo Palácio do Planalto, completou dois anos com desempenho sofrível: 62% dos projetos estão atrasados. Até dezembro passado, R$ 1,9 bilhão em verbas previstas pelo programa nem sequer foi empenhado. Apesar dos alegados percalços burocráticos, o resultado ruim deve-se mesmo ao péssimo gerenciamento.A gestão Lula tenta usar a mesma abordagem de programas anteriores, mas com piores resultados. O pico de investimentos públicos federais deu-se na era Fernando Henrique Cardoso, com 1,12% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2001. Na fase Lula, foi 0,97% em 2007. Hoje, a expansão dos improdutivos gastos públicos federais continua concentrada nas despesas correntes, e não nos investimentos.Em 1996, o governo do PSDB adotou a prática de implantar projetos de alcance estratégico, e o presidente Fernando Henrique optou por enfrentar o desafio de alcançar suas metas com o auxílio da máquina pública.Para tanto, lançou mão de métodos avançados de gerenciamento de projetos e sistemas de informação em tempo real. Os programas Brasil em Ação (1996-99) e Avança Brasil (2000-02) foram implantados sob essa inspiração moderna.Para assinalar alguns, lembramos dos aeroportos e sistemas de saneamento para desenvolver o turismo no Nordeste (Prodetur), o gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), a interligação Norte-Sul dos sistemas elétricos, a conclusão da hidrelétrica de Xingó, os portos de Suape e Pecém, o porto de Sepetiba (concluído 60 dias antes do cronograma), a hidrovia do rio Madeira, a Ferronorte, a linha de transmissão para o oeste do Pará, a duplicação das rodovias Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte) e BR 101 (trecho São Paulo-Curitiba-Florianópolis), o Rodoanel de São Paulo (trecho oeste) e tantos outros. Todos realizados dentro dos prazos estabelecidos.Onde estão as diferenças? Os 42 projetos do Brasil em Ação e os 50 projetos do Avança Brasil foram selecionados tendo por base o planejamento territorial do país e as políticas públicas de maior capacidade de transformação da nossa realidade. O PAC, por sua vez, com seus 2.000 projetos, não expressa uma visão estratégica. É apenas uma coleção de obras.Projetos capazes de acelerar o crescimento são aqueles de efeito multiplicador do investimento produtivo privado e nos quais cada real de investimento público induz muitos outros reais de investimento privado. Esse foi um dos critérios de seleção de projetos promotores do desenvolvimento nos dois governos FHC.O Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur) é um exemplo dentre vários. Os novos aeroportos, o saneamento básico e a recuperação de sítios históricos ou ambientais no litoral do Nordeste provocaram e continuam provocando inúmeros investimentos privados de micro a macroempreendedores. A oferta de gás natural no Sul e Sudeste (Gasbol) teve igual efeito nos investimentos industriais e de energia.Implantar grandes projetos no setor público não é tarefa fácil, pois depende da superação de barreiras ambientais, burocráticas, institucionais, políticas etc. Por isso, exigem grande capacidade de gerenciamento.Os métodos de trabalho e o desempenho dos gerentes e suas equipes devem romper com a tradição burocrática da administração pública. Os alvos desejados requerem disposição para inovar: seleção rigorosa dos gerentes de projetos com delegação de mais poder a eles, responsabilização da linha gerencial de cada projeto (ministro, secretário ou presidente de entidades públicas e gerente), decisões em tempo real com informações de qualidade, vinculação do fluxo de recursos à execução física, acionamento rápido e monitorado das decisões de escalões superiores para superar obstáculos, estímulo à cobrança de resultados pela sociedade.Nenhum ministro consegue cobrar resultados e, sobretudo, responsabilizar outro ministro pela falta de resultados. Nesse sentido, a divulgação de gastos não é a melhor forma de informar a sociedade. A avaliação fundamental é a da execução física: o que vem sendo realizado de concreto com o dinheiro público gasto.A capacidade de gerenciamento é de longe o fator mais importante. Os projetos estratégicos devem merecer uma atenção especial em todos os níveis, inclusive do presidente da República. Nem que seja apenas entre um palanque e outro.

Muito barulho para pouco PAC.

O desempenho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está longe de refletir o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da ampliação dos investimentos públicos para enfrentar a crise mundial. Nos dois primeiros anos de existência do PAC, o governo federal conseguiu gastar apenas 28% do orçamento destinado aos projetos. Agora, se quiserem cumprir o cronograma previsto e inaugurar as obras até 2010, ano da eleição do substituto de Lula, os ministérios terão de gastar mais de R$ 37 bilhões em apenas um ano, o dobro da soma das execuções de 2007 e 2008, segundo cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os primeiros números do ano, no entanto, não apontam para este caminho. Até 31 de março, o governo havia gasto apenas 4% dos recursos disponíveis. Se forem excluídos os valores de restos a pagar (empenhados em anos anteriores, mas não desembolsados), a execução cai perigosamente para 0,8% do orçamento atual. Nesse ritmo, especialistas calculam que apenas metade das obras do PAC, que dependem de recursos do governo, será concluída até o ano que vem. "O que podemos concluir é que há muita propaganda e nenhuma gestão para acelerar os investimentos", afirma o professor de avaliação de empresas do Ibmec São Paulo, Eduardo Padilha, especialista em infraestrutura. Leia aqui.

Lula dobra custo da máquina pública.

Da Folha (do jornal e da folha de pagamento do funcionalismo):

Desde seu início, em 2003, o governo Lula quase dobrou os gastos com a folha de pagamentos do funcionalismo público federal. O valor saiu de R$ 70 bilhões, no final de 2002, para R$ 137 bilhões em fevereiro passado. A diferença, de R$ 67 bilhões, equivale a mais de seis vezes o custo do Bolsa Família, programa que beneficia 45 milhões de brasileiros, direta ou indiretamente. Ou duas vezes o orçamento disponível para o recém-lançado programa de habitação popular "Minha Casa, Minha Vida", que pretende construir 1 milhão de casas populares. Dos R$ 67 bilhões de aumento, apenas R$ 9 bilhões resultam do simples crescimento vegetativo da folha (calculado em 2% ao ano). Todo o restante é produto de contratações e de reajustes salariais.O governo contratou 300 mil novos funcionários -metade deles, militares. Também imprimiu um ritmo inédito de reajustes que elevaram a distância entre o ganho dos trabalhadores do setor privado e o de funcionários públicos federais.Um servidor civil do Executivo federal ganha, em média, seis vezes mais que um trabalhador do setor privado, e se aposenta com benefício previdenciário sete vezes maior."O problema desses números é a irreversibilidade", diz o economista Alexandre Marinis. "O próximo presidente não terá a opção de reverter esses aumentos, mesmo que parcialmente, para programas sociais mais eficientes."O governo tem dito que os reajustes e as contratações fazem parte de uma estratégia para recuperar a eficiência do Estado, após uma década de reformas liberais malsucedidas.A equipe econômica alega ainda que o custo de contratações e reajustes é compatível com o aumento da receita tributária no período. De fato, a receita líquida do governo central com tributos -já excluídos, portanto, os repasses para Estados e municípios- vinha aumentando sensivelmente. Entre abril de 2006 e fevereiro de 2009, ela cresceu R$ 161,2 bilhões.Segundo Marinis, o problema é que, ao contrário dos salários, as receitas tributárias não são permanentes. E a turbulência econômica já derrubou em R$ 11,33 bilhões a arrecadação fiscal no primeiro trimestre deste ano.

Sem foto, sem declaração.

E a V Cumbre de Las Américas terminou sem foto oficial e sem declaração assinada, a não ser pelo anfitrião, Trinidad Tobago. Acima, uma tentativa de foto sem Uribe, sem Chávez, sem Obama, sem Evo e com Lula usando aquela jaquetinha ridícula, além de Cristina Kirchner vestida de Barbie. E haja bananas!

MST usa jornalistas como escudos humanos.

O Fantástico acaba de mostrar os guerrilheiros do MST atacando uma fazenda, usando jornalistas como escudos humanos. Foram rechaçados à bala, como papai ensinou. Se existe cerca, existe dono. Daqui a pouco o vídeo estará à disposição.

100/001 - Campeão Invicto.

O Batata, comentarista do Blog, pediu para que eu soltasse o grito preso na garganta. Nem houve gritos, aos 10 do primeiro tempo já estava 2x0. Dejavu: 8x1 na final de hoje foi o mesmo placar da final de 2008. A única diferença é que, desta vez, na trigésima nona conquista do campeonato gaúcho, a campanha foi invicta, com apenas um empate em vinte e um jogos. Lembrou aquele Inter campeão brasileiro invicto. Confesso que fiquei constrangido em tocar no assunto no blog. Até porque fui ao super (gaúcho fala assim) aqui em Jurerê, com a camisa nova tri-legal do centenário. Parado na fila, fui inquirido: "Quanto foi o jogo?"Respondi: " Cara, vencemos." O sujeito da fila insistiu: " Mas quanto foi?" Respondi novamente: " Você está me deixando constrangido! Não vou dizer!" Ele insistiu: "Gaúcho, fala!" Aí lasquei: "8 a 1. Sem gol de falta, sem gol contra, sem gol de pênalti, o outro time com onze..." Não sou dado a vaticínios, mas hoje vi jogar o campeão da Copa do Brasil e próximo campeão brasileiro. O Inter 100 anos está realmente demais. Igual só daqui a outros 100. ( O 100/001 significa a primeira conquista no ano do centenário.)

A escrotidão de Lula.

A manchete no ABC da Espanha é esta: " Lula da Silva: es importante que Estados Unidos no espere gestos de Cuba para dar otros pasos". Revoltante, não acham? Qualquer ser humano que não faça parte desta esquerda decrépita e jurássica acompanha o sofrimento vivido pelos cubanos, debaixo dos tacões da ditadura assassina dos Castro. Uma frase destas sim, causa mais do que azia, causa uma úlcera no leitor mais informado. Por que não exigir nada em troca de Fidel Castro e seu irmão, o assistente de assassinatos a sangue frio de Che Guevara? Que não roubem mais da metade do dinheiro que os cubanos-americanos enviam, por exemplo. Que soltem alguns dos quase 300 presos políticos, jogados nas masmorras do regime sem direito à defesa. Mas vocês ainda não viram tudo. Sabe o que Lula respondeu sobre o problema do narcotráfico na América Latina? O velho chavão de que não há tráfico sem demanda e jogou o problema para os Estados Unidos, como se o país que ele governa não fosse um dos maiores consumidores mundiais, graças à incompetente, insuficiente e indecente política de segurança pública do governo petista, que transforma as nossas fronteiras e o nosso espaço aéreo em um queijo suiço e as nossas ruas em centenas de cracolândias. Lembrou que a própria Hillary Clinton disse que o americano é um "consumidor voraz". Mas não teve o peito de informar que dados da ONU indicam que a Venezuela, do seu amigo Chávez, é o corredor para envio de 70% das drogas para a Europa e Estados Unidos. Especialmente aquele pó chamado cocaína, produzida com as folhas de coca boliviana incentivadas por Evo Morales e fabricada nos laboratórios clandestinos das FARC colombianas que ele, Lula, insiste em não reconhecer como uma organização terrorista. Nestas entrevistas dadas lá fora é que vemos o quão desprezível é o presidente do Brasil. Ele é a grande fonte de inspiração para todas as falcatruas cometidas pelo seu partido. É um verdadeiro mestre da escrotidão. Leia aqui a entrevista.

Três cositas.

Ei, assistente de assassinatos a sangue frio! Quer acabar com o embargo americano? Basta fazer três cositas: soltar os presos políticos, dar um mínimo de liberdade ao povo oprimido e diminuir a taxação sobre as remessas financeiras feitas pelos parentes em Miami para os pobres na ilha. Os burocratas do partido estão metendo a mão nos dólares para sustentar a elite comunista. Este é o recado final de Obama para Raúl Castro. É o pequeno passo que o mundo civilizado espera dos zumbis sanguinários de Cuba.

Lugo entrega petróleo para Chávez.

Muy amigos!

É manchete de capa do ABC Color, principal jornal paraguaio. Às escuras, sem passar pelo Congresso, o bispo taradão entregou a Petropar para a PDVSA do mico mandante, por 10 anos. Aqui a cópia dos documentos. Aqui a matéria completa.

Cuba pelos cubanos.

Para 11, 3 milhões de cubanos que vivem na ilha-prisão, há 1,5 milhões de cubanos norte-americanos que podem literalmente sustentar um projeto de reconciliação nacional. O U$ 1 bilhão de dólares que remetem anualmente para os seus familiares pode se multiplicar, com o fim do embargo, através de empresas e atividades produtivas que usarão a mão-de-obra barata de Cuba unida à especialização desenvolvida pelos exilados cubanos. Tudo selado com laços de sangue e de ternura. Este poderá vir a ser o espírito invencível da integração que irá destruir a ditadura castrista. Os cubanos-americanos não são párias, fazem parte da elite hispânica nos Estados Unidos.São proprietários de 140.000 empresas, que faturam U$ 50 bilhões de dólares por ano. Sua renda per capita é de U$ 70 mil ao ano e 23% possuem curso superior, o dobro das demais comunidades latinas. Não são simples imigrantes, mas uma comunidade empreendedora e de significativo peso político no país. Sobre o embargo, não vamos esquecer que o colapso da economia cubana não se deu por culpa dos Estados Unidos, mas sim pelo fim dos subsídios mantidos pelos soviéticos, que enviaram para Fidel Castro uma média de U$ 3 bilhões anuais durante 32 anos. Antes disso, nenhum Lula, Evo, Chávez, Raul ou Fidel era queixoso contra o fechamento do país. Sem o dinheiro fácil dos russos e pela incompetência genética do comunismo, hoje Cuba é um imenso camelódromo, um mercado negro de proporções imensas e totalmente descontrolado. Nada mais propício para um choque capitalista comandado pelos próprios cubanos, desembarcando no José Marti com liberdade para empreender. Hoje o país não tem massa salarial, não tem empregos, não tem propriedade privada, só se mantem por meio de uma ditadura violenta, que usa a força de forma direta ou dissimulada, torniqueteando qualquer iniciativa em prol da liberdade, bancada pelo Foro de São Paulo e pela esquerda decadente latino-americana. O problema é que não existe nenhum setor econômico que possa impulsionar uma mudança na ilhota comunista, como ocorreu nos países asiáticos, que foram incentivados a desenvolver uma imensa capacidade produtiva. O futuro de Cuba, pela sua geografia e seus indicadores de educação, é se transformar em economia de serviços: turismo, tecnologia, inovação, no lugar de cana-de-açúcar e de charutos. Será que os barbudos fedorentos e assassinos estão dispostos a este risco? Claro que não. Por isso, não é errado analisar que acabar o embargo, mesmo que Cuba não ofereça a mínima reciprocidade, poderá ser o rastilho de pólvora que falta para fazer a liberdade incendiar o país. Não será preciso jogar granadas em cima de "los botocudos". Bastará chicletes, chips e cheeseburger.

361 anos.

O Exército Brasileiro comemora 361 anos no dia de hoje. Lula e Nelson Jobim, em viagem à Cúpula das Américas, não enviaram mensagem. José Alencar, presidente em exercício, também não deu o ar da sua graça. Aqui a mensagem do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, publicada no site, que foi atualizado pela última vez em 16 de abril de 2009, por ocasião da cerimônia de entrega de espadas aos novos oficiais-generais.

Tucano de pirata.

Aécio não sobrevive sem Serra. Agora o governador mineiro quer andar por aí junto com o governador paulista em grandes eventos da oposição. Triste destino. Ter que usar o adversário como escada para chamar atenção. Aécio é um nada à esquerda fora de Minas, o mais petista dos grandes estados brasileiros. Por isso, sua única chance de sobrevivência é virar um tucano de pirata. Empoleirado no ombro de José Serra.

E a onça virou poodle.

A onça feroz virou um poodle das elites.

Além de meio amalucado, o Protógenes é um cara esperto. Mesmo antes de se filiar ao PSOL da Luciana "Amalucada" Genro, já recebe as passagens aéreas para participar de comícios do partido por aí. O PSOL assume a condição de mais corrupto dos partidos políticos brasileiros. Não, não sejamos injustos, agora empata com o PT, que fez até pesquisa onde constatou a sua condição inquestionável. Veja o que a moça da goela privilegiada e ética conveniente diz:"Eu usei da minha cota para que ele pudesse participar de um evento político. Acredito que pode, inclusive, ter sido mais de uma vez."Ela considera a prática legítima. "Se não usarmos a nossa cota de passagens, elas são canceladas. Acho normal que possam ser usadas para fazer política. É um despropósito que se use para a famílias passarem férias no exterior e não possamos usá-las para fazer política." O aviãozinho do Protógenes caiu. Caiu sobre a cabeça da moça dos cabelos de fogo, que acha que política partidária deve ser feita com dinheiro dos nossos impostos. E o fundo partidário, existe para quê, deputada? Para pagar as contas da senhora no supermercado?

Benfeitor de Lula não precisa licitação.

O Diego Mainardi já escrevia lá em 2007:

"No último dia 17, o esquema de propinas da empreiteira Gautama foi desmantelado pela Polícia Federal. No mesmo dia, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou que a empreiteira Andrade Gutierrez se tornara a maior mantenedora do PT, tendo doado oficialmente ao partido, no ano passado, mais de 6 milhões de reais, 2 dos quais depois da campanha presidencial. Ninguém se deu ao trabalho de associar os fatos. Ninguém comparou as duas empreiteiras. As regalias que a Gautama ofereceu aos políticos de todos os partidos foram detalhadas pela imprensa. As regalias que a Andrade Gutierrez ofereceu a Lula foram caridosamente escondidas...A amizade entre os donos da Andrade Gutierrez e Lula é conhecida...Uma das donas da Andrade Gutierrez deu uma cirurgia plástica a Lurian... Uma das donas da Andrade Gutierrez ofereceu uma estada de seis meses em Paris a Lurian. A Andrade Gutierrez, por meio da Telemar, entregou bem mais do que isso à Gamecorp. E continua a entregar. Quanto? Oito milhões de reais? Doze milhões de reais? A Andrade Gutierrez pertence a outra categoria de empreiteira. Disputa todas as maiores verbas do PAC, dos 2,47 bilhões de reais para construir navios petroleiros aos 3,7 bilhões de reais destinados à usina hidrelétrica de Belo Monte. O melhor caminho é decretar uma moratória das obras públicas, ao mesmo tempo em que o Congresso instala uma CPI e contrata uma auditoria independente para esquadrinhar os repasses do governo. É isso ou a Andrade Gutierrez aceita pagar para todos nós uma plástica no nariz."
....................................................................................................
Naquela época, o Mainardi ainda não sabia que Lula mudaria a lei para que a Telemar dos Andrade comprasse a Brasil Telecom. E tampouco que, como noticiam os jornais de hoje, a Andrade Gutiérrez receberia as obras de Angra 3 sem licitação, quando havia pelo menos uma interessada: a Camargo Corrêa. Justamente a Camargo Corrêa que vai ter que ficar com o rabo no meio das pernas porque a "máquina" do Lula, tendo como braço armado a Polícia Federal, arrasou com a sua imagem no último mês. Mera coincidência? No Brasil do PT é sempre assim. Quando o assunto é assunto, sempre tem uma falcatrua maior atrás. Somos mesmos uns patetas neste Brasil dos compadres do Lula.