Pergunta para a CPI: por que Dilma está privatizando a Petrobras?

José Sérgio, da Braskem, conversa com Dilma, da Petrobras. Lula assiste interessado. A foto é de 4 de dezembro de 2007.

Da Veja:

Será duro para a oposição furar o bloqueio erguido pelo governo contra as investigações da CPI da Petrobras. Se isso ocorrer, os senadores deveriam incluir na lista de questionamentos à direção da estatal o caso da Petroquímica Triunfo, uma gigantesca planta industrial, localizada no interior gaúcho, que produz matéria-prima para a produção de plásticos. A Petrobras detinha 85% do capital da Triunfo. Os outros 15% estavam nas mãos da família Gorentzvaig, cujo patriarca, Boris, foi um dos pioneiros da implantação do Polo Petroquímico do Sul, no fim da década de 70. Logo que a Triunfo começou a operar, nos anos 80, a Petrobras e os Gorentzvaig se desentenderam. Desde então, digladiam-se na Justiça para saber quem deve dar as cartas na Triunfo. Para encerrar o litígio, o juiz Mauro Gonçalves propôs em junho do ano passado que a estatal vendesse sua parte aos Gorentzvaig por 250 milhões de reais. A Petrobras topou sair do negócio, mas cobrou um valor maior por sua participação: 355 milhões de reais. Os Gorentzvaig concordaram com o novo preço. O negócio deveria ser sacramentado em outubro, durante uma audiência de conciliação judicial. Mas a advogada da Petrobras, Andréia Damiani, foi ao tribunal para dizer que a empresa não queria mais acordo. Alegou que já havia passado muito tempo desde que a empresa fizera a contraproposta e "razões estratégicas" impediam a conclusão do negócio. A advogada reclamou, também, do pedido de due diligence, investigação contábil, jurídica e econômica feita antes do fechamento de grandes negócios. Para ela, a due diligence iria "embolar o meio de campo". No mês passado – e é aí que o caso se torna curioso –, a Petrobras decidiu repassar a Triunfo para outra empresa, a Braskem, da qual é sócia minoritária, por 250 milhões de reais, pagos em ações. Preferiu receber 250 milhões de reais em ações por 100% da Triunfo a 355 milhões de reais em dinheiro por 85% da mesma empresa. Os Gorentzvaig, minoritários na petroquímica, foram obrigados a sair do negócio e a também aceitar ações da Braskem em troca de sua participação. "Entregaram a Triunfo para a Braskem", diz Caio Gorentzvaig. A Petrobras alega que o negócio é lícito e contribuiu para a "consolidação da indústria petroquímica nacional". Controlada pela Odebrecht, a Braskem já era dona do polo petroquímico da Bahia e da refinaria paulista de Paulínia. Diz Gorentzvaig: "Vamos à Justiça para tentar derrubar essa transação".
.....................................................................................................
Art. 28º O Conselho de Administração é o órgão de orientação e direção superior da Petrobras, competindo-lhe:

VIII - aprovar a transferência da titularidade de ativos da Companhia, inclusive contratos de concessão e autorizações para refino de petróleo, processamento de gás natural, transporte, importação e exportação de petróleo, seus derivados e gás natural, podendo fixar limites de valor para a prática desses atos pela Diretoria Executiva;

Dilma Rousseff, sempre é bom lembrar, é a Presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
......................................................................................................
Palácio do Planalto, 4 de dezembro de 2007, várias autoridades discursam em reunião onde a Braskem e a UNIPAR se associam para atuar em Camaçari:

Presidente Lula: Isso aqui não pode terminar sem a Dilma falar.

Ministra Dilma Rousseff: É que eu acho que é muito mais do que isso, sabe, José Sérgio(presidente da Braskem)? Eu acho que a petroquímica foi algo importante que o País tentou estruturar nos anos 70. Acho que, dos anos 70 até hoje, nós demos alguns passos, mas havia uma grande confusão acionária que impedia que grupos extremamente pulverizados tivessem porte e tamanho suficientes para disputar um espaço de fornecimento de produtos petroquímicos aqui no Brasil e no mundo. Eu acho que hoje é um grande passo, porque se formam dois grandes grupos privados nacionais, com a Petrobras como minoritário relevante, estratégico e estruturante.
..................................................................................
AO TRANSFORMAR A PETROBRAS EM ACIONISTA MINORITÁRIO, DILMA ROUSSEFF NÃO ESTARIA PRIVATIZANDO A EMPRESA? COM A PALAVRA, A CPI!
..................................................................................
A Braskem é uma "cria" do governo Lula que, sob o comando de Dilma Rousseff, fez de tudo para que ela desenvolvesse. Se sair do governo, não duvidem: ela será a presidente do Conselho de Administração da Braskem. A Odebrecht possui 38,1% da empresa, enquanto a Petroquisa - Petrobras Química S/A possui apenas 23,1% e o BNDES tem tão somente 5,4%, fazendo com que o Estado possua 28,5% do empreendimento. Ser minoritário foi uma escolha do governo, pois foi a mão privatizante de Dilma que conduziu a estatal a entregar várias participações que possuía para a Braskem, criando uma espécie de monopólio privado no setor. Foi pela mão privatizante da Dilma que valiosas participações que a Petrobras detinha na Copesul, Ipiranga Petroquímica, Ipiranga Química e Petroquímica Paulínia, além da opção escandalosa em relação à Petroquímica Triunfo, relatada por Veja, foram entregues para que surgisse este monopólio chamado Braskem, que já detem mais de 50% do PVC, do poliestireno e do polipropileno no país. Em detalhes, o acordo de investimentos Braskem-Petrobras previa o aporte na Braskem das participações da Petrobras nestas empresas petroquímicas:
• 37,3% do capital total da Companhia Petroquímica do Sul – Copesul (responsável pelo fornecimento de 34% do eteno consumido no Brasil).
• 40% do capital total da Ipiranga Química (distribuidora de produtos químicos) e Ipiranga Petroquímica (responsável pela produção de 16% das resinas feitas no Brasil).
• 40% do capital total da Petroquímica Paulínia (fábrica de polipropileno que é o primeiro projeto greenfield da Braskem, com entrada em operação em 2008).
• Além disso, o acordo previa a opção de aporte de 100% do capital total da Petroquímica Triunfo.
Tudo isso e a Petrobras ficou minoritária no empreendimento. Qual o senador que tem peito para investigar este escândalo? Isto é ou não é privatização? Até quando a nossa oposição vai se borrar perna abaixo só porque também recebeu meia dúzia de centavos dos doadores de sempre? Vão encarar ou vão lamber o chão novamente, sendo derrotados pelo discurso mentiroso da privatização?
......................................................................................................
QUEM ESTARÁ FINANCIANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO ACELERADA DA BRASKEM? SERÁ O BNDES? POR QUE A PETROBRAS NÃO É SÓCIA DA PDVSA, MAS SIM A EMPRESA DA ODEBRECHT? E AÍ, SENADORES, ESTÃO COM MEDINHO DO SEU EMÍLIO, COLUNISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO E DONO DA BRASKEM?

37 comentários

Bom dia a todos.Coronel,deixa ver se entendi direito.A PTbras deixou de vender por 350 milhoes em dinheiro vivo e depois recebe 250 milhoes em açoes?Isso ai é mais um negocio da China ou algum turco passou por la batendo na porta?

Reply

Coronel,
Pra corrupto sem vergonha nenhuma mutreta é difícil.Com a cara de pau que elles têm,a facilidade de mentir e negar seus crimes,o aparelhamento que já conseguiram implantar em todas as instituições,...chegaram num ponto que, como diz a Veja, furar um bloqueio erguido pelo governo é uma tarefa hercúlea.Fraquinhos como a oposição se mostra,é evidente que só vão levar a pior.Não é com discursinhos encenados,com críticas no plenário,com caras e bocas que a oposição vai derrotar essa gang.
Toda vez que um petralha é contestado ele já tem uma frase feita, um jogo de palavras,uma sedução planejada pra ganhar a parada.

"o negócio é lícito e contribuiu para a "consolidação da indústria petroquímica nacional".

Apenas um amontoado de palavras sem fundamentos pra confundir o momento, abafar críticas e continuar o trambique.

Tá difícil a coisa. Políticos de oposição deveriam fazer estágio em sindicato. No momento só estão conseguindo passar por bobos e palhaços nas mãos da quadrilha.

Reply

Coronel:

E quanto da PTbras está nas mãos dos Fundos de Pensão, que por sua vez estão na mãos dos sindicatos?

Marquinhos10

Reply

Alô amigos
recebo e passo "de grátis'
"gerador de conversa lero-lero".
coloca um assunto e sai um caminhão de m....sem sentido,só para encher lingüiça.
Eu adesconfio que o PT usa este programa faz um bom tempo.
Só espero que os amigos não o utilizem por aqui.

www.dicas-l.com.br/lerolero

é do perú
kkkkk

ai meus textos
abraços

Reply

Se for na mesma negociata da BrOi, o nome pode ser PetroleOla ou PetrOla ou PetrUla ou PtBras.

Quando era Brasil Telecom o código era o 14. Mudaram os orelhões para Oi e o codigo não mudou para o 13, mas 31.

Tecle 0 (zero), o código 31, depois o código DDD da cidade e o número do telefone.

Reply

Esses trambiqueiros só gostam mesmo de enfiar a mão na grana que não é deles.Trabalhar,produzir, gerar riqueza.... nem pensar, não gostam, não fazem, não sabem. Gastam a rodo e estão sempre pendurados,procurando de onde arrancar mais e mais.Esse é o verdadeiro perfil dos bolivarianos.Gastões, trambiqueiros e insaciáveis.
............
Do CH:
"Chávez pede apoio ao BNDES
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, apoio financeiro a projetos que sejam tocados por empresas brasileiras naquele país. Entre as propostas que podem ser desenvolvidas por empresas brasileiras está a construção da linha 5 do metrô de Caracas. As obras das linhas 3 e 4 já haviam sido tocadas pela brasileira Odebrecht. O governo venezuelano também espera a participação de grupos nacionais em obras de infraestrutura e parques industriais".
...............
Lula enfia o dinheiro bradsileiro no rabo dos vizinhos,não investem no Brasil para gerar empregos, e prendem o curral eleitoral no bolsa familia.Esse povinho é da mesma laia, não gostam de trabalhar,só querem enfiar a mão no dinheiro do contribuinte, por isso elegem trambiqueiros, pra garantir a grana que vem fácil.

Reply

O estímulo sorrateiro do governo para a reconstrução de monopólios em mãos privadas no Brasil oferece em perspectiva um horizonte estatizante como está ocorrendo na Venezuela...

Está no ar.

Os grandes empresários devem estar se convencendo de que há uma direção inexorável no continente rumo ao isolamento político.

E como negócio é negócio e ganhar dinheiro é o objetivo... certos apegos românticos a patrimônio com endereço fixo para ser fotografado não faz o sentido que tinha...

O precente aberto por Chávez e a amplitude da tomada ideológica do Foro de São Paulo sufocando adversários do socialismo do séc.XXI parece estar determinando a reversão no investimento em preparação a mudanças abruptas nas jovens democracias do sul.

Esse horizonte estatizante deve estar sendo percebido em breve pela população quando a necessidade de acentuar a polarização entre o candidato do PT e do PSDB vier a confirmar a impressão de se estar gestando um negócio de cifras inimagináveis dando vantagens irrecusáveis ao empresariado para ceder o controle dos monopólios ao governo.

Que perspectiva insólita vislumbra-se para a democracia brasileira !

O povo que já sofre barbaridades com os serviços obrigatórios do governo, por imposição constitucional, (vide SUS), vai amargar a degradação dos serviços 'remonopolizados' em mãos, ainda, majoritariamente privadas em compasso de espera indefinida...

Elucubrações, na minha opinião, muito pertinentes.

.

Reply

Desculpem mas, o copy/paste nao funciona bem aqui.
********************************
A tabela abaixo mostra o Brasil como recordista mundial de emissao de moeda c/ um aumento de 39.94%
********************************
Esse dado nao e divulgado no Brasil. Como e que pode uma emissao brutal de moeda dessa justificar os dados oficiais de inflacao? A resposta e simples e nao surpreende: o desgoverno manipula e mente descaradamente os dados sa economia real.

Global Economics
Country GDP CPI Central
Bank Rate Money Supply
(Y/Y%) (Y/Y%) (%) (Y/Y%) Aggregate
Australia 0.3 2.5 3.00 16.32 M3
Brazil 1.27 5.61 11.25 39.94 M2
Canada -2.4 1.2 0.25 12.87 M3
China 6.1 -1.2 5.31 18.73 M2
France -0.9 0.3 1.25 2.72 M3
Germany -1.7 0.6 1.25 6.16 M3
India 5.3 7.81 6.00 19.69 M3
Japan -4.3 -0.1 0.10 -0.47 M4
Mexico -1.6 6.04 6.00 17.27 M4
Russia 1.2 14.0 12.50 14.13 M2
South Korea -4.30 3.882 2.00 8.91 M3
Spain -0.7 -0.1 1.25 1.98 M2
Switzerland -0.1 -0.4 0.25 4.08 M3
United Kingdom -4.1 2.9 0.50 18.77 M4
United States -2.6 -0.4 0.25 8.28 M2

Source: Bloomberg
(As of 04/29, Updated monthly)

Reply

Aí, a gente circula e percebe que as noúres são de fato o que são.

ÉPOCA – O senhor acredita que teremos um sistema político melhor?
Lula – Acredito. Já é quase um consenso entre as pessoas que fazem política que precisamos de uma reforma profunda. Os partidos não podem ser aquilo que são hoje. A reforma é inexorável. A coisa mais barata para uma eleição neste país é você aprovar o fundo público de campanha. Não dá para você ficar numa promiscuidade entre o político e a classe empresarial. As coisas têm de ser mais transparentes. Os partidos têm de ter força. Você tem de negociar com o partido, não com pessoas. Eu acerto uma coisa com um deputado em nome do partido, aí vem um (outro) deputado e diz: “Não, não era isso”. Você precisa de instrumentos de negociação. E para isso a questão da lista é importante. Porque aí o presidente tem com quem negociar. Nós mandamos sete propostas para o Congresso. Eu não queria. Passei muito tempo achando que não era uma coisa do Executivo, mas do Legislativo. Quando vi que eles não faziam, decidi que devia mandar. Se quiserem utilizar, utilizam.

ÉPOCA – A conversa sobre economia mudou. Antes da crise, falavam-se em Estado mínimo e desregulamentação. Agora não. O mundo vai ficar mais intervencionista?
Lula – Acho esse debate equivocado. A questão não é saber se o Estado deve ser mais ou menos intervencionista. Não defendo um Estado gestor. Defendo um Estado regulador e indutor. Quando você faz um debate ideologizado, não faz nem um nem outro. É um crime tentar negar o papel do Estado e dizer que o mercado deve regular tudo. Somente o Estado tem a competência e a obrigação de pensar em todos. No setor econômico, cada um está pensando em se salvar. Quem tem de pensar no conjunto da sociedade é o Estado. É ele que tem de estar olhando para saber como é que vai fazer para alavancar os de baixo. Fico muito feliz que a teoria do Estado mínimo e do mercado máximo ruiu. E isso não foi na Venezuela, na Bolívia ou no Paraguai. Foi nos Es-ta-dos-Uni-dos-da-A-mé-ri-ca-do-Nor-te. Na Alemanha. Na França. Na Inglaterra. Quando o Lehman Brothers quebrou, quem se tornou o salvador da pátria? O Estado. A GM já não sabe mais nada. A Ford já não sabe mais nada. Os banqueiros também não. Quem sabe? O Estado. Isso aconteceu por uma providência de Deus, que restabeleceu a normalidade do papel de cada um.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI73927-15223-3,00-LUIZ+INACIO+LULA+DA+SILVA+QUEM+VIER+DEPOIS+DE+MIM+VAI+PEGAR+O+PAIS+MAIS+PRE.html

Reply
Lulla, a cabeça da serPenTe mod

AO TRANSFORMAR A PETROBRAS EM ACIONISTA MINORITÁRIO, DILMA ROUSSEFF NÃO ESTARIA PRIVATIZANDO A EMPRESA? COM A PALAVRA, A CPI!Será que NENHUM senador irá explorar isso, MAIS QUE CLARO que é Lulla e camarilha que estão privatizando a PTrobrás?

Reply

Minha plataforma política para o Brasil é simples: cacetete, camburão e cadeia.

Com os ladrões (do pé-de-chinelo ao engravatado) desativados o Brasil volta a crescer.

Parafraseando a bandeira: ¨Ordem é Progresso¨.

Reply

Chávez pede apoio ao BNDES"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, apoio financeiro a projetos que sejam tocados por empresas brasileiras naquele país. Entre as propostas que podem ser desenvolvidas por empresas brasileiras está a construção da linha 5 do metrô de Caracas. As obras das linhas 3 e 4 já haviam sido tocadas pela brasileira Odebrecht. O governo venezuelano também espera a participação de grupos nacionais em obras de infraestrutura e parques industriais."[CH]

A esta hora hora o Lulla já comprou a vaselina e está fazendo alguns exercícios de flexões, aquela que fica de quatro.

E o Brasil é que se f***. E ninguém faz nada.

Reply

A matemática é que é falha, tá tudo ceto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essas contas aí , como diria Méxtribebum, é tudo trambique!

Reply

" A sorte de Lula é que tal CPI depende da fragilizada situação de senadores, cujos partidos receberam nada menos que R$ 39,9 milhões “doados” na campanha de 2008 por empresas que fecharam grandes contratos com a Petrobras. " A.T.

PS. O compromisso com a verdade estimula a pesquisar a fundo onde há probabilidade de sermos surpreendidos por atuações inesperadas. É grave, senhoras e senhores. Muito grave.

Reply

Braskem?

Fui ver no site da Braskem quem são os membros do conselho administrativo e não consegui. Tem que ter login e senha, é uma área restrita que necessita de cadastro.

Estranho. Tem site que é assim, tem que informar se o animal de estimação foi vacinado e etc.

Reply

Coronel, a Petrobrás é o calcanhar d´aqueles!!! Aqueles do pt que estão se apoderando do Brasil para não mais saírem. Se a oposição deixar passar esta oportunidade , logo estaremos vendo moeda de 1 real circulando com a cara do cara, ou com uma outra cara descarada qualquer da quadrilha.

Reply

Coronel:

este trecho me chamou a atenção:

A advogada reclamou, também, do pedido de due diligence, investigação contábil, jurídica e econômica feita antes do fechamento de grandes negócios. Para ela, a due diligence iria "embolar o meio de campo".

Ou seja, como a empresa ia ser investigada, a Petrobras impediu isso, e argumentou que isso iria "embolar o meio de campo".

É o que o PT vai argumentar na CPI, o tempo todo: que a investigação vai embolar o meio de campo.

Hereticus

Reply

BRASKEM S.A.
CNPJ 42.150.391/0001-70

ATA DA 559ª REUNIÃO DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO - 14/05/2009

Assinaram

Presidente
Marcelo Bahia Odebrecht
Vice-Presidente
Djalma Rodrigues de Souza
Secretária
Marcella Menezes Fagundes
Álvaro Fernandes da Cunha Filho
(p/Newton Sergio de Souza)
Alfredo Lisboa Tellechea
Antonio Britto Filho
Edmundo José Correia Aires
Francisco Pais
José de Freitas Mascarenhas
José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha
Newton Sergio de Souza
Paulo Henyan Yue Cesena

Abraço

.

Reply

Atraso na Investidura de Conselheiro
Tomoyoshi Egami, eleito como membro suplente do Conselho de administração da Companhia em 15/04/2009...

Reply

Vamos treinando, gente:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ei=LjAYSqe1KaOclQeF_JzUCw&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=braskem+conselho+administra%C3%A7%C3%A3o&spell=1

.

Reply

Mais ou menos Off topic:
Vale a pena dar uma olhada neste link, que leva ao MuCo - Museu da Corrupção, criado pelo Diário do Comércio:

http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm

Reply

Coronel, resposta fácil : pois a EMBRAER, a VALE e a TELEFONIA já escaparam do aparelhamento ..

Das grandes fontes de grana .. sobraram só a PETROBRAS, a CEF e o BANCO do BRASIL. O resto, é dinheiro de pinga para o Lula ( PT - SP ) e seus companheiros.

O PT hoje deve ser o partido mais rico do mundo. Criaram a pirâmide do imposto sindical junto com o dízimo dos funcionários públicos pendurados.

Mereciam o NOBEL de economia em 2010 .. rsrsrsrs

Reply
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Coronel, essa compra da Braskem pela triunfo foi feito com dinheiro do BNDES ?, se foi ,mostra mais a gravidade dessa aquisição!!!!!!!!!!!!!

Reply

Caso haja alguma CPI, será tão tendenciosa quanto são as que estão por aí, distribuindo pizzas.
A minha de qualquer sabor, por favor - e com 'engov'.

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Como diz Olavo de Carvalho, é prática da canalhada comunista: "acuse do que você é, acuse-os de fazer o que você faz".

Os vagabundos sempre acusaram os outros de serem corruptos. Será que ainda é preciso provar quem são os maiores corruptos?

Será que ainda é preciso mostrar quem pratica privataria?

Reply

Antonio Brito filho?
na Braskem?
filho do Antonio Brito,
ex-globo,ex-ministro Tancredo-ex-governador RS e gerenciando fábricas de sapatos etc para irem para a China?.

ai meus gens
abraços

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Chavez é o bode na sala. É a estratégia do Foro de São Paulo. Enquanto dos se preocupam com o bode, o "moderado e palatável" vagabundo cachaceiro vai se apossando de tudo. O pior é que a tática funciona....

Reply

Coronel,

Corrigindo:

A Dilma não está privatizando a PeTrobras e sim DOANDO com financiamentos sucessivos do BNDES

Palavras do Ali Babá:

"A política de vocês é privatizar, privatizar, privatizar. A nossa é investir no social, no social, no social"
Lula, debate com Alckmin
Fonte: BBC ,
08/10/2006

Átila

Reply

Alô amigos.
alô Sharp...
olha que dinheirão que recebeu a Braskem do GOVERNO
aqui
http://uk.reuters.com/article/bondsNews/idUKN1230972220090512
ai meus debentures
abraços

Reply

ops...fui atropelado pelo post..

MAS..
também a Braskem vai despedir:
aqui
http://www.fibre2fashion.com/news/textile-news/newsdetails.aspx?news_id=7262
ehehehe
aqui a gentem tem de sê ligero

ai meus baianos na rua

abraços

Reply

mas se está despedindo/despediu PODE RECEBER INCENTIVO DO GOVÊRNO?
ué num intindi.
O nove dedos não vai xingar esta gente kapitalista que usa o dinheiro nosso de cada dia para especular no mercado financeiro?
abraços

Reply

Por uma questão de sobrevivência, o Brasil terá que ir até onde for preciso para se livrar dessa súcia.
E a cada dia parece que terá que ir mais longe.
Já vivemos experiência histórica semelhante. Eu ainda era criança, mas sou razoavelmente informado. E fico realmente admirado daquela situação explosiva ter sido dominada como por um passe de mágica. Sobrou competência? Ou a bravata era só isso mesmo e se desmanchou sozinha?
Na verdade, aquela experiência histórica guarda muito pouca semelhança com a situação atual. Fundamentalmente, a força com que podemos contar é a nossa mesmo, e precisamos exercê-la. Caso contrário, o campo estará livre e mais espaços serão arrebatados. Ainda há resistência, e a hora é agora. Que cada um cumpra o seu dever. Depois, quem sabe, nos encontraremos. Mas desde já estamos juntos, exatamente no cumprimento do dever.

Reply

Coronel

A CPI da Petrobras, criada para investigar contratos suspeitos, é tomada de assalto pela turma que gosta de cargos – principalmente na própria estatal, Renan e Collor manobram para comandar a investigação: o objetivo é usar a CPI para obter lucro pessoal.

Para se ter uma ideia do tipo de manobras em curso, o candidato a investigador-mor da CPI é ninguém menos que o ex-presidente Fernando Collor, derrubado da Presidência da República em 1992 por corrupção graças justamente aos trabalhos de uma CPI. Secundando Collor, aparece outro notório parlamentar, o senador Renan Calheiros, um tipo que só se move por interesse próprio e de seu nebuloso grupo político-empresarial. Estão o tempo todo em busca de cargos e acesso ao Erário. Renan encara a CPI da Petrobras, cuja instalação ele apoiou, como uma excelente oportunidade de negócio. Seus representantes na CPI, como sempre, vão apoiar o governo em troca de favores. O grupo já colocou no pano verde sua principal reivindicação: a nomeação de um aliado para o cargo de diretor da Petrobras responsável pelo pré-sal, a bilionária reserva encontrada a 7 000 metros de profundidade no litoral sudeste.

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6753&Itemid=1

Reply

Olha Coronel, depois de tudo que ji aqui , penso que se não aparecerem homens de brio, de coragem e com espírito público de fato, NADA VAI MUDAR e o piior . vão acabar emlameando os poucos sobreviventes desse mar de lama que se tornou o País da era lua/dilma.Meu café da manhã foi pr^brejo.Dora

Reply

Coronel,
o texto que saiu na Veja sobre a P.Triunfo está todo errado. Não é uma megapetroquímica, é uma fabriquinha que faz menos de 100 mil t/ano de polietileno de baixa densidade por processo de alta pressão, um troço que não se constrói mais no mundo há pelo menos 15 anos. Já passaram vários acionistas pela empresa, como Aplub e Dow, mas ninguém topa esse Gorenztvaig. Existem muitos processos envolvendo essa sociedade, um deles até sobre o suborno de um juiz gaúcho com a compra de um carro por parte desse acionista. É muita lama para uma empresa só. O lace dele para comprar a companhia foi só um blefe.
Outra coisa: a Braskem não tem nada da Refinaria de Paulínia. Ela é sócia da Petrobras numa fábrica contígua de polipropileno.
Além disso: José Sérgio é presidente da Petrobras. O ex-presidente da Braskem se chama José Carlos (está na ETH - Odebrecht). O atual presidente executivo da Braskem é Bernardo Gradin.
Minha opinião: se a Exxon, a Shell e a BP já pularam fora da petroquímica, a Petrobras deveria fazer o mesmo, em vez de ficar queimando dinheiro para enriquecer plutocratas como os controladores da Braskem (leia-se Odebrecht) e da Quattor (leia-se Unipar). Cada dólar investido na produção de petróleo rende 11 dólares. Cada dólar investido em petroquímica rende apenas outro dólar (dados da Exxon).
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Este grupo que controla a Braskem (me recuso a mencionar o nome pois tem ligações com o capeta e o nazismo) já faz maracutais a várias decadas,em todos os governos. Por ganância e algumas migalhas a mais retirou o patrocinio da Petros prejudicando centenas de trabalhadores ativos e aposentados. São verdadeiras hienas e abutres, pisam no pescoço das mães por um dinheirinho a mais.

Reply